Viagem e Concertos - A6300 ou CANON 6D

Sirpt

Power Member
Boa noite,

Estou a pensar fazer um upgrade da minha primeira máquina - NIKON D3300 - por alguns motivos:
-Passar para full-frame
-Mais fps
-Conectividade embutida
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina + lente
  2. POR QUANTO: Até 900€.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Bandas e paisagem citadina.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Recintos e rua.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Concertos e passeios.
  6. JÁ TENS: NIKON D3300 + 18-105mm (VENDIDA)
  7. COMO É A TUA "REDE": -
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Loja física ou online.
Estava a ver a hipótese da Nikon D5600 (450€ só corpo).
A D5600 com a lente 18-140 (interessante para um uso geral) está a 700€, embora seja mais 250€ por uma lente de kit (com melhor construção e maior distância que a 18-105 que tinha)
Estava a pensar complementar com uma luminosa como a Nikkor 35mm f/1.8 ou AF-S Nikkor 50mm f/1.8G, por exemplo.


O que acham?

Obrigado!
 
Última edição:
- por alguns motivos:
-Passar para full-frame
O que eu acho é que uma é full-frame e a outra não é, e por isso não compreendo a dúvida :biglaugh:

-Conectividade embutida
Isto é gimmicks. Especialmente em fotografia de concertos, em que as fotos precisam sempre de edição porque as luzes de palco lixam tudo, não vais andar a copiar jpegs por wifi quando precisas dos RAW's.




Mas agora falando num tom mais sério...
Eu costumo fotografar concertos. Uso uma 80D, que é o que tenho. Se sinto falta de full-frame? Sinto sempre, no entanto não tenho orçamento para isso.
Geralmente fotografo com primes de aberturas f/1.4 e f/1.8 para poder reduzir ao ISO e isso já me compensa a diferença no tamanho do sensor.

O que eu te digo muito sinceramente é...full-frame vale muito a pena para isso, mas também não tens orçamento. Precisarias de acompanhar a 6D duma 24-70mm f/2.8 e duma 70-200mm f/2.8 para estares bem equipado, e isso custar-te-ia 2000 a 3000€ já olhando para algum material usado. É exactamente o cenário em que eu estou e não dou o salto por causa desse custo.

Por isso, para concertos, o meu conselho é... Ou apostas forte num kit full-frame da pesada, ou fazes o melhor possível com aquilo que tens, e nesse caso eu manteria essa D3300 e gastava o dinheiro em lentes luminosas para melhorar os resultados nos concertos, visto que essa lente não é muito luminosa. Eu colocaria os olhos no par Sigma 18-35mm f/1.8 Art + Sigma 50-100mm f/1.8 Art como primeira opção.
Em alternativa, primes. Uma 35mm f/1.8 + 50mm f/1.8 + 85mm f/1.8, ou as mesmas mas f/1.4. Estas distâncias focais são as que levo sempre comigo, que me deixam satisfeifo com os resultados, e me proporcionam ficheiros com uma boa margem de edição por terem ISO's toleráveis. E a D3300 tem um excelente desempenho ISO, tão bom ou melhor do que a minha 80D

É uma questão de compromisso. Para um concerto precisas de material apropriado para pouca luz, que não é pequeno nem leve.
Para passeio procuras um equipamento prático e normalmente até te safas com lentes de aberturas mais comuns, que também são mais leves.
Parecem-me dois objectivos situados quase em extremos opostos, não seria uma hipótese teres duas câmaras, por exemplo? Uma compacta para passeios e a DSLR para concertos?
 
Última edição:
Falar em comprar uma máquina FF sem falar nas lentes que se pretende associar, não me parece fazer muito sentido, até porque ao que parece sempre fotografaste com uma lente de kit certo?

As lentes full frame são caras (tal como as máquinas).
 
Muito obrigado pelas dicas.

Na altura surgiu um enorme contratempo e ficou tudo adiado... A verdade é que tive de vender a D3300 (também dado o nr de disparos era já o que fazia sentido).

No sentido que disseram estava a ver a CANON EOS 77D (a diferença de preço para a 80D penso que não compense) com a 18-135 F3.5-5.6 IS USM por 899€.
Um pouco acima do budget que tinha planeado, mas fico com um corpo melhor para trabalhar as funções manuais e dá margem para explorar mais lentes.
Arranjar primes de 50mm ou algo por aí. O que acham?

Por outro outro lado também tenho acompanhado a Sony Alpha 7 (da primeira geração) com a lente 28-70mm por 800€.
Aqui seria um futuro investimento em lentes era mais caro...
 
Hmm...não acho que ficasses bem equipado o suficiente em nenhum desses casos.
Para viagem uma 77D com a 18-135mm é óptima, mas para o resto das coisas pura e simplesmente não ficas apto.

Tanto a D3300, como D3400, ou D3500 têm melhor desempenho em ISO elevado do que a 77D e 80D.

mas fico com um corpo melhor para trabalhar as funções manuais e dá margem para explorar mais lentes.
Não sei de onde tiraste esta ideia. O sistema Nikon, nestas vertentes, é tão ou mais completo do que o sistema Canon.

Sinceramente parece-me mais que estás apenas a olhar para os euros e a ver no catálogo o que é que encaixa, mas isso nunca te irá dar um equipamento que cubra todas as tuas necessidades.

No teu lugar, eu mais depressa cortava o orçamento do corpo para metade e tentava gastar o resto em objectivas luminosas. E mesmo assim aconselhava-te a procurar nos usados.
 
Alguém que nunca testou a máquina que teve, fala de necessidade de evoluir...

Agora que vi bem, tu fotografaste com a 3300 sempre com a lente de kit. Eu tive a 18-105 da Nikon e depois de fotografar com a 35mm 1.8, passou a ser muito difícil fotografar com a 18-105, acabando por vende-la pouco tempo depois para comprar uma zoom boazinha, dada a enorme diferença de qualidade das lentes. Obviamente que isto foi sempre com o mesmo corpo. Se tu fotografaste sempre com a 18-105, tu nem tens noção do que o equipamento que tinhas antes conseguia fazer.

Já agora, falaste que o principal motivo da venda da D3300 foi o número de disparos. Qual era mais ou menos o número de disparos que tinhas?

EDIT: Este é um exemplo que eu gosto de dar e que serviu para eu aprender definitivamente que o teu olho, a escolha do momento certo, o conhecimento dos 3 pilares da fotografia, dos modos manuais da tua máquina, a capacidade de escolher um bom enquadramento, a tua capacidade de edição, etc, são muito mais importantes do que ter um equipamento recente ou topo de gama.

Aqui tens a galeria de um membro aqui do fórum, que anda meio desaparecido:
https://500px.com/henriquemartins

Faz scroll até ao fim da galeria e começa a ver a fotografias mais antigas. Clica em algumas que gostes e verifica que muitas delas foram tiradas com uma Nikon D5100 e uma lente de kit 18-55.
 
Última edição:
Eu não disse aquilo no sentido de ser crítico ou de estar a dar para a cabeça, mas sim porque foi antes prestada informação útil, e que me pareceu que não foi utilizada, a julgar pelos conjuntos que disseste estar a ponderar.

Tinhas uma D3300 com uma 18-105, que é um conjunto óptimo para viagem, faltava-te apenas a parte de concertos e pouca luz.
A menos que me digas que a D3300 já estava com 70 ou 80k disparos, sinceramente, não acho que ela precisasse de reforma, ainda dava. É uma câmara com um excelente sensor, faz 5fps em rajada...epá, dá, ela consegue. Não havendo orçamento para mais, eu teria apenas adicionado lentes luminosas como as que falei antes e estava feito.

Da D3300 para a 77D, por exemplo...em desempenho, a diferença é ténue. O sensor da D3300 é melhor em ISOs elevados, a 77D faz mais 1fps (de 5 para 6...nem notas), e a 77D tem um sistema de foco mais completo e mais eficaz em pouca luz, mas sem as lentes apropriadas ele não serve de nada para usar num concerto. E o resto que a 77D oferece são funcionalidades adicionais que servem na sua maioria para facilitar a vida, mas que não tornam possível fazer coisas que não farias na D3300.

Já a Sony a7 da 1ª geração, para usar à noite e a fotografar coisas em movimento, esquece... É uma full-frame mirrorless, mas é das primeiras. O seu sistema de foco fica muito atrás de qualquer uma das outras câmaras que temos falado aqui, incluindo a D3300. Ela é porreira para quem quiser fazer só retrato, por exemplo, ou só paisagem, ou só viagens. Tem um bom sensor, o look de full-frame está lá e a exigência no autofocus da câmara será baixa, mas para o resto das coisas não chega porque vai ser lentinha.

Visto que agora a D3300 já está vendida e falar dela é chover no molhado, se o teu orçamento ainda for o mesmo ou um pouco acima, eu aconselhava a tentares ver talvez uma D3400 usada e uma Sigma 50-100mm f/1.8 Art usada, ou então as duas coisas no grey market.
 
Eu levo os vossos comentários como construtivos e agradeço, a sério.

Por partes:

A venda da D3300
A D3300 tinha já pouco mais de 50k de disparos, sendo que há relatos na internet que começa a falhar neste threshold.
Surgiu a hipótese de vender ao preço de custo passado este tempo todo (onde já rendeu toda esta utilização).
Pelo valor que consegui tenho no minimo a hipótese de fazer o upgrade para 2 gerações acima (a d3500) com uma maquina com zero disparos, por isso compensava sempre fazer a venda.

Próximo kit
Com esta venda o budget passou para 900€, sendo que para a máquina em si dou muita preferência a uma completamente nova (a lente não me importo que seja usada).

As mirrorless já percebi que estão fora do budget (eventualmente a a6300 a 700€, mas depois tinha o problema das lentes).

A Canon 77D ultrapassava o problema de falta de lentes e parecia-me pelas specs uma boa hipótese (mas nunca estive com uma na mão a experimentar).

Indo um pouco da opinião que transmitiram, estava a ver a hipótese da Nikon D5600 (499€ só corpo). Passa a ter 39 pontos de AF e liberta budget para uma lente luminosa usada - penso que valha a diferença de preço em relação a uma d3500.
A D5600 com a lente 18-140 (interessante para um uso geral) está a 700€, embora seja mais 200€ por uma lente de kit (com melhor construção e maior distância que a 18-105 que tinha)
Estava a pensar complementar com uma luminosa como a Nikkor 35mm f/1.8 ou AF-S Nikkor 50mm f/1.8G, por exemplo.

O que acham?

E uma vez mais obrigado por todas as dicas e debates :beerchug:
 
Última edição:
Bom, nesse caso a venda da D3300 não me parece que tenha sido um erro. Ok

Com esta venda o budget passou para 900€
Adiciona isto lá em cima ;)

A Canon 77D ultrapassava o problema de falta de lentes
Qual falta de lentes? :coolshad:


Nikon D5600 (...) Passa a ter 39 pontos de AF
É assim...a questão dos pontos de foco depende sobretudo da tua forma de fotografar. Podem ou não ser úteis. Se na D3300 tinhas o hábito de usar só o ponto central, a tendência será para que o continues a fazer na nova câmara, até porque o ponto central costuma ser o mais fiável.
Eu quando troquei a minha 1200D pela 80D também achei espectacular a ideia de passar de 9 pontos da treta para 45 cruzados, mas agora, um ano e tal depois, se eu te disser que devo ter usado os outros 44 pontos por umas 10 vezes, não devo estar muito longe da verdade. É que a diferença na precisão é mais evidente ao usar lentes luminosas (f/2.8 ou superior), e o ponto de foco central ainda tem a questão de ser o único com melhores capacidades em pouca luz (os tais -3EV que eles falam). Efectivamente ganhei muita precisão, porque mesmo o ponto central da 80D é muito melhor do que o ponto central da 1200D, mas não foi por causa dos 36 pontos adicionais, foi porque ele é mais preciso, mais rápido, e funciona melhor com pouca luz.

Quanto ao que escolher...
Estava a pensar complementar com uma luminosa como a Nikkor 35mm f/1.8 ou AF-S Nikkor 50mm f/1.8G, por exemplo.
Esta é a parte complicada. Se me perguntas "esta ou aquela?", eu respondo-te "as duas".
Por outro lado, uma zoom é sempre muito mais prática, e se me perguntares "isto ou uma zoom?", se calhar eu arrisco a responder-te "a zoom".
Nessa range eu mais depressa arriscava em algo tipo uma Sigma 17-50mm f/2.8. Não é tão luminosa, mas se fizermos uma boa gestão dos momentos em que disparamos, dá para nos safarmos e trazermos algum conteúdo connosco.

Andei um tempo a fotografar concertos só com primes, uma 35mm e uma 85mm. Era o que tinha. É evidente que me fui safando, mas há cerca de meio ano juntei ao kit uma 17-55mm f/2.8, e há coisa de dois meses experimentei-a pela primeira vez num concerto, e...epah, que diferença, facilita tanto usar uma zoom quando se está lá à frente!.. Os 35mm em APS-C às vezes não são suficientemente wide, eu acabava por fazer muitas verticais quando estava com essa lente montada. Usava muito a 85mm para fotografar os outros músicos, mas para o vocalista era a 35mm e muitas vezes tinha que ser na vertical, porque na horizontal já não cabia e não me conseguia afastar o suficiente.

Pondo as coisas numa perspectiva um pouco mais optimista, uma 17-50 ou 17-55 (conforme a marca) + uma 85mm dá um combo relativamente acessível e com muita qualidade. Não havendo budget para uma 70-200, uma 85mm já dá para umas fotos com perspectiva mais comprimida, e dá para fotografar os restantes músicos sem ter que cortar as fotos.

Eu era capaz de ir por aí mesmo. Corpo a gosto + 17-50 + 85mm
 
Pah a minha 85mm f/1.8 custou ~240€ usada. No grey market tem valores parecidos, nova.

A Sigma 17-50 já tem estado na Amazon a 260€, no grey market há mais barata, e nos usados talvez também haja.

Não me parece impossível, com um budget de 900€
 
Estou a seguir os preços da Nikon D5600 body (mas não estou a ver baixar dos 450€) e do kit D5600 + 18-140mm, tal como o preço dessas duas lentes na amazon.
Se as lentes baixarem para valores que encaixem no budget vou avançar, caso contrário vou para já aproveitar o kit com o 18-140mm a 699€.
Muito obrigado pela vossa ajuda!
 
Mas queres a 18-140 para quê? eu sou sempre contra a perda de dinheiro a comprar lentes de kit. Depois de experimentares uma 17-50 2.8, já não vais querer usar mais essa lente... 300€ por uma boa lente, é um excelente preço. Estar a dar 200€ por uma lente mediana, é desperdiçar dinheiro. Eu tive uma 18-105 da Nikon e até andava bem com ela no início, mas quando experimentei uma prime, não consegui ficar mto tempo com a lente e vendi-a para ir buscar a 17-50. Também fui com a ideia da versatilidade e perdi dinheiro, deveria ter comprado só o corpo + a 17-50 2.8 logo no inicio. Tenho uma lente com uma excelente qualidade (a 35mm 1.8) e não me faz confusão nenhuma usar a 17-50 2.8, já a 18-105 (acho que a 18-140 é ligeiramente melhor)...

Acho que a D5600 nunca esteve nem estará abaixo de 450 €. 450 € é um óptimo preço.
 
Mas queres a 18-140 para quê?
Para o pit faz sempre falta ter algo que varie entre os 17-50 pelo menos, por isso estava a pensar avançar para essa mesmo.
Mas existe situações longe do palco ou em viagem que um range maior é muito útil. O melhor seria uma 50-200 ou algo do género mas boa - sem ser kit - e razoavelmente barata. Mas isso já sou eu a pedir muito :wink:
Já agora, aconselhas a Tamron 70-300?
A 85 mm está fora do buget em todos os lados que encontrei.
Se calhar vou avançar mesmo para o body + 17-50 sigma e a posterior arranjar uma de qualidade com maior distância :beerchug:
 
Mas essas lentes têm aberturas pequenas, a questão é essa.
Seja a 18-140, a 55-200, ou a 70-300, todas te vão pôr a fotografar nas condições em que fotografavas antes com a D3300, a f/5.6, a puxar pelo ISO numa câmara APS-C, e com velocidades de obturador baixas.

Mesmo uma 17-50 serve bem para viagem. Há quem viaje só com uma 24-70 em full-frame, eu já viajei com 17-55 na minha 80D, e raramente senti necessidade de outra lente porque o essencial está ali. Aliás, dentro de um mês vou fazer outra viagem e ando a pensar se não me aventuro a levar só a 17-55 sozinha.

Eu recomendei uma 85mm como opção de baixo custo, apesar de tudo. É luminosa, relativamente longa, e não custa um rim. Mas num cenário ideal eu recomendava uma 70-200 f/2.8, isto é, recomendava um conjunto de zooms luminosas, só que isso já são outros valores.
 
Última edição:
(...)
O melhor seria uma 50-200 ou algo do género mas boa - sem ser kit - e razoavelmente barata. Mas isso já sou eu a pedir muito :wink:
(...)

Isso pura e simplesmente não existe. Zoom rápidas são de 1000 € para cima.

Todos nós gostaríamos de ter lentes boas e rápidas dos 8mm aos 800mm, mas não dá e boas lentes tele são muito caras. As pessoas adaptam-se às distância focais que têm. Quando têm só o telemóvel, não deixam de tirar montes de fotos na mesma por não terem zoom.

Eu gosto bastante da Tamron 70-300 VC por atendeu às minhas expectativas, mas sei que não tenho um auto foco super rápido, que não posso usá-la com pouca luz. Quais são as tuas expectativas? É uma quase uma "lente de kit", mas com um bom (grande) range (600mm EDIT: 450mm FF eq) e com razoável qualidade de imagem que custa menos de um terço de uma boa lente. É para fotografar de dia e de preferência no exterior. Gosto de usar esta lente para fotografar pessoas a uma distância suficientemente grande para que as pessoas não se apercebam e consigo fazer uns bons retratos captando as pessoas a agir naturalmente, até com alguma separação de fundo, apesar das baixas aberturas. Uso-a para fotografar a lua, mas já tenho de fazer um grande crop, e é basicamente isso. Tentei tirar fotos de desporto, mas aí com muito movimento já não gosto do resultado na esmagadora maioria das vezes.

Para interiores escuros, com uma distancia focal maiorzinha, concordo que só mesmo a prime 85mm.
 
Última edição:
Back
Topo