Via's AMD PCI Express chipset starts sampling

jll

Power Member
Roadmap Q3 this year the target


By INQUIRER staff: Tuesday 20 April 2004, 15:42

ROADMAPS VIEWED by the INQUIRER show that Via has already started sampling its PT890 chipset. And it's scheduled in June of this year for mass production.

Via is also sampling its AMD K8T890 chipset which supports PCI Express, and that's slated to be released in Q3 of this year. It has an integrated graphics version of this chipset. Both chipsets are suitable for Athlon 64s and Opterons.

The K8T890 supports 1GHz Hypertransport, giving 1GHz DDR 16-bit full duplex amounting to 2GT/second. The Via P4 chipset supports 800MHz system buses, dual 64-bit channels, DDR2/DDR1, PCI-Express and AGP 8X, and an Ultra V Link.

It will also sample its PM 890 DX9 chipset starting this July. This has integrated DeltaChrome from S3, presumably this is part of the ChromeEverywhereVision Nadim has in his mind. µ


More info: http://www.theinquirer.net/?article=15432
 
Se isso for para Socket 939 vai ser *a* mobo deste verão.
Se não for vou ficar fulo, pois estou a dizer a um amigo meu para esperar por este verão para comprar um Athlon 64 939 com PCI Express! >(
 
...Ao menos tem PCI-Express e AGP.
Se bem me lembro os novos chipsets da Intel vão deixar de suportar AGP da noite para o dia, não é?
 
Ya tem AGP e PCI-E

Mas por mim podia so ter PCI-E, jah que vou trocar bord e gráfica ao mesmo tempo.
E claro tb podiam mandar a porta paralela e a série de vela.
E jah agr o IDE e o lixo das disketes :lol: :lol:

Podia ser que assim a bord fosse baratinha :)
 
Não há pics dela? :(

Edit:
cebit2004_k8t890.jpg


A slot preta é a slot PCI-Express, não é?
 
Última edição:
Tb prefiro so com PCI-E
A minha nf2+barton+9500 reformam-se no dia que eu achar que ta bom para comprar uma board com A64 939 e o vencedor do nv40 ou R420 ou derivaçao destes. Ate la tou sentadinho quietinho.
E acho bem para a VIA este lançamento mas preferia uma board nforce. Tenho melhor memoria da minha actual nforce2 que dos KT's anteriores. Se a VIA for melhor e hora de virar a casaca mais uma vez
 
EPA,

confesso que estava céptico em relação à coexistência do AGP com o PCI-Express 16x. Mas assim sendo tudo muda de figura.

Estava à rasca porque tinha todo o interesse em ter AGP/PCI Lock para tirar o devido partido do meu sistema actual, mas comprar uma board com AGP, a esta altura do campeonato não fazia muito sentido, enquanto que passar para PCI Express 16x implicaria uma gráfica melhor que a que possuo e tudo junto iria dar uma factura muito alta.

Mas essa foto aliviou-me bastante. Upgrade com os desejados locks e a placa PCI Express 16x a condizer, apenas para mais tarde.

Excelente!! :D

Para quem está indeciso entre nForce3 e Via (dos novos):

Tenho uma K8T800 e considero esta board quase perfeita. Se tivesse os locks seria isso mesmo.

Agora adicionem eventuais melhorias no chipset, somando o PCI Express 16x e AGP8x (disponivel à mesma), suporte para os futuros 1Ghz HTT CPU's e às já habituais carradas de features e não mudava um milimetro a esta board. O nforce3 250 apenas poderá fazer sentido se a decisão para a placa gráfica pender para a nVidia, pois os ForceWare (n sei bem como ) trazem algumas melhorias na performance quando se usa ambas as nvidia em conjunto ( em alguns casos), de resto, este chipset fica taco a taco com o actual VIA k8t800, portanto não conseguirá chegar ao Pro e muito menos ao K8t890, penso eu. Talvez na sua versão Pro, a lançar mais tarde, se consiga redimir e eclipsar os VIA...

É esperar pelas reviews e depois logo se vê, mas tem bom aspecto. ;)
 
Última edição:
Zealot disse:
Não há pics dela? :(

Edit:
cebit2004_k8t890.jpg


A slot preta é a slot PCI-Express, não é?


Ora aí está aquilo que se pode chamar um layout de *****...

A começar pela alimentaçao, passando pelos IDEs/Floppy e acabando no chipset...


:rolleyes:

[]z
 
Para te ser sincero não vejo grandes problemas no layout. Talvez os IDE tragam problemas com as gráficas compridas, tipo as da nVidia, mas tudo isso é irrelevante porque esta é uma "reference board" da VIA. Os fabricantes terão as suas próprias configurações, concerteza. Estou confiante nesse aspecto. :)
 
SilveRRIng disse:
EPA,

confesso que estava céptico em relação à coexistência do AGP com o PCI-Express 16x. Mas assim sendo tudo muda de figura.

Estava à rasca porque tinha todo o interesse em ter AGP/PCI Lock para tirar o devido partido do meu sistema actual, mas comprar uma board com AGP, a esta altura do campeonato não fazia muito sentido, enquanto que passar para PCI Express 16x implicaria uma gráfica melhor que a que possuo e tudo junto iria dar uma factura muito alta.

Mas essa foto aliviou-me bastante. Upgrade com os desejados locks e a placa PCI Express 16x a condizer, apenas para mais tarde.

Excelente!! :D


Tou de acordo contigo, porque tb tou na tua posição ;)

O que me assusta é que estas boards (chipset) não venham para socket 754!? :'(
 
o k me está a chatear é que lá fora já toda a gente tem amd fx51 e 53 e cá em portugal anda tudo a chupar no dedo!!!! afinal knd é que sai em pt esses cpu's???
 
Joni,

Tens razão. Quando acabei de escrever o post, lembrei-me do "detalhe" que a board da imagem era para socket 939. No entanto estou convencidissimo que surja a respectiva congénere para 754. Faz todo o sentido que assim seja. Já há imensos CPU's de 754 pinos no mercado pelo que seria de todo desejável haver boards que permitem a transição.

Mais tarde ou mais cedo aqui um dos Gurus do fórum "posta" uma imagem com uma destas maravilhas para sckt 754. :D (fingers crossed)
 
Esses cpu's existem cá, o problema é o preço, o FX51 cá está a cerca de 750/800€... :(

Deixa os 939 aparecerem, juntamente com as boards com novos chipsets que vamos ver! :D


Mas esta treta do PCI-Ex é que me lixa o juizo... porque isso significa que ao comprar a placa em AGP, só a poderei ter por pouco tempo devido a transição :(


Já começo a ficar fdd com a Intel...

1º foi desistir da ideia da Lian Li PC71 devido ao BTX...
2º Desistir dos P4 devido ao socket 775...
3º Porcaria do PCI Express...
 
Mas ó Rap,

O problema do PCI Express está semi-resolvido, já que poderás manter a tua AGPzita por mais uns tempos e adquirir uma destas belas boards que, se nada entretanto justificar mudança nova de board, poderás mais tarde aplicar-lhe uma PCI Exp. Por exemplo quando as q estão agora a sair estiverem mais em conta ;)
 
SilveRRIng disse:
Mas ó Rap,

O problema do PCI Express está semi-resolvido, já que poderás manter a tua AGPzita por mais uns tempos e adquirir uma destas belas boards que, se nada entretanto justificar mudança nova de board, poderás mais tarde aplicar-lhe uma PCI Exp. Por exemplo quando as q estão agora a sair estiverem mais em conta ;)

Mas não percebes que o gajo queria isso na Intel? :P
Faz-me lembrar aquele user melga chamado Intel. Só via Intel à frente! :D
 
O problema é para quando!

Imagina, compras agora a placa por 600€, daqui a 3 meses vendes a placa por 500... ou 450€.

O problema é que tal coisa seria possivel caso o AGP se mantivesse.
Mesmo que se mantenha por muito mais tempo, a ideia do PCI-Ex vir brevemente, ou não, mas vem de qq forma, arruina-te imediatamente os planos de upgrades a preços decentes...

Ou seja, é extremamente dificil depois arranjar um comprador para a placa sabendo à partida que, mesmo que seja só em 2005 e que a placa fique nas mãos dessa pessoa depois só 3 meses, só por causa da ideia do PCI-Ex, a placa desvaloriza imenso...


É como comprares um Opel Astra agora, sabendo que o novo vai sair muito em breve (supostamente dia 24 de Abril)... Depois de o comprares, já sabes que ele desvalorizou imenso devido ao facto de saber-se que vai sair um modelo novo.


É por isso que qualquer placa que seja, em AGP, agora por muito boa que seja, vai dar-me sempre uma dor de cabeça enorme em decidir ficar com ela, porque é um caso em que sei que será dinheiro deitado a rua... :(
 
Intel... Intel...

Esse nome não me é estranho.

Ouvi dizer q é uma empresa que também fabrica CPU's, compatíveis com os da AMD, que se debate para sobreviver no meio, na sombra da AMD.

Espero que eles consigam lançar bons produtos. Dava jeito uma beca de concorrência à AMD...





:P
 
Back
Topo