1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vida util de um Obturador

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Koncaman, 25 de Março de 2007. (Respostas: 78; Visualizações: 10727)

1. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Bem, na 5ª feira devo receber a minha DSC-R1 :D

pelo que sei, a maquina vem com cerca de 7000 fotografias tiradas (contadas pelo nº que vem no nome dos ficheiros, não sei se essa numeração é "resetavel", se não é, mas não interessa), o que creio que não são muitas fotografias para a maquina em questão.
    Ainda assim, gostava de ter uma ideia de mais ou menos quantas fotos um obturador faz nas devidas condições.
    Creio que a questão pode ser util a mais gente, sobretudo agora que as SLR e os seus modos continuos começam a ficar a preços interessantes, e para todo o pessoal interessado em comprar maquinas usadas...

2. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

em relação à contagem ser resetável, ela é.. mas 7000 com certeza que é a contagem verdadeira.

isto funciona tipo a kilometragem de um carro. :D

depende de modelo para modelo de máquina e claro que normalmente aumenta com o preço do equipamento. o tempo de vida de um obturador é sempre estimado "por baixo" por parte da marca e, se não estou em erro, a Canon aponta os 50.000 disparos para a 350D, 100.000 para a 30D e 300.000 para a nova 1D MKIII.

a R1 como máquina de topo dentro das bridges, deve fazer uns 40.000 disparos à vontade. :)

3. bluei16_

bluei16_ Banido

E se for uma máquina tipo um Sony Dsc W7? :D

4. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

a d70s por exemplo são 100 mil... lol

bluei don't know mas deve rondar os 25 mil talvez!

5. bluei16_

bluei16_ Banido

:) not bad... mas eu gasto isso "num instante" lol... (i think...)

6. jpvaz

jpvaz Power Member

Tudo depende... fiz uma rápida pesquisa no Google e encontrei várias páginas onde dizem que o valor oficial fornecido pela Nikon para o modelo D70s é entre os 50 e os 60 mil disparos e não 100 mil como indicado anteriormente.
    Tb encontrei vários comentários de utilizadores da Nikon D70s a dizer que tiveram problemas com o obturador por volta dos 35 mil disparos tal como encontrei outros utilizadores a dizerem que já tem mais de 110 mil disparos e nunca tiveram um único problema...

Estes valor são só estimativas e não devem de ser levados à letra.

Os valores apresentados são "valores de tempo médio entre falhas", isto não quer dizer que se o fabricante anuncia que a máquina tem um ELT (Estimated Life Time) de 50 ou 100 mil disparos, a máquina chega a esse valor e deixa de funcionar.

Para teres 1 ideia vê este site:

http://olegkikin.com/shutterlife/canon_eos20d.htm

Neste caso (Canon 20D) tens valores que vão desde falhas no obturador após 5.500 fotos e tens máquinas que ainda estão a ser usadas após 70.000

Tens nessa mesma página outros modelos de máquinas sobre os quais podes ver estatisticas sobre o tempo de vida médio do obturador.

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

e já agora.

obturador dá para ser substituido.. como foi dito.. não é a morte da maquina :p

quanto aos 100mil clicks com a d70(s) é o numero mais ouvido :)

até porque conheco 2 pessoas que já vao com mais de 80 mil nelas :p

8. bluei16_

bluei16_ Banido

Boa dica :) por acaso não fala na W7 nem derivados... tudo empty

9. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

mas eu andava precisamente à procura desse MTBF, nem estava à espera de um valor muito preciso.

so queria era saber mais quantas fotos é que posso esperar poder adicionar às 7000 com que a maquina ja vem :)

Obrigado pelo site ;)

10. timber

timber Zwame Advisor

A R1 nesse ponto deve durar muito mais que uma SLR. O obturador é electrónico. Não é mecânico.

11. The King

The King Power Member

Isso é válido também para uma vulgar point and shot ?
    Ou a reparação é mais cara do que comprar uma nova ?

É que quando comprei a máquina, com a tesão do mijo cheguei às 700 num piscar de olhos.

12. Slider

Slider Colaborador
    Staff Member

A quantidade de maquinas no site que o jpvaz postou é demasiado pequena para tirar qualquer tipo de conclusão.... quando tiver umas boas centenas ou milhares por modelo aí sim.. quem perceber de estatística minimamente compreende a razão.

Não vale a pena ficarem alarmados :P.

Última edição: 27 de Março de 2007
  13. jpvaz

jpvaz Power Member

Concordo plenamente com o que afirmas-te.

Só em alguns modelos é que já tens lá uma quantidade "razoavél" de máquinas a partir das quais pode-se fazer um cálculo estatístico mínimamente fiável. De toda a maneira, sempre dá para se ficar com uma ideia aproximada dos dados...

Apesar de não ter nada a ver com o site em questão, encorajo todos os que tiverem disponibilidade para tal, a participarem no site e colocarem lá as estatísticas das vossas máquinas.

14. bluei16_

bluei16_ Banido

Se eu puser 1000 na W7 não ajuda muito pois não? :007:

15. Não te preocupes a cortina dessa máquina não é igual às SRL por isso não tens número de clicks limitados

16. vsmn

vsmn Power Member

Então e qual é o custo para trocar obturador/cortinas/espelho whatever?
    Ok, depende da máquina mas em média..

17. bluei16_

bluei16_ Banido

Explica lá essa

18. timber

timber Zwame Advisor

Deve ser uns 200 a 300€. Para uma máquina que não tenha uso profissional (ou amador intensivo) provavelmente mais vale comprar uma nova

Esta câmara não tem uma cortina física (com lâminas de metal ou tecido como as Leicas analógicas). O próprio sensor electronicamente faz a obturação. Por isso não existe material físico para se desgastar.

Última edição: 4 de Abril de 2007
  19. bluei16_

bluei16_ Banido

Olha que acho que não. Eu vejo o obturador a fechar quando tiro uma foto

20. f.damiao

f.damiao Banido

Desculpem lá desenterrar este tópico, mas para não criar outro decidi aproveitar este. O que acham da compra de uma Nikon d80 com 15.000 disparos?

Partilhar esta Página