Vida util de um Obturador

É como diz o CoisaX, 100K dão mesmo para muitos disparos. Muito provavelmente vamos fazer upgrade à máquina muito antes de esgotada a vida útil do obturador. E o preço para mim tem exactamente o efeito contrário, não comprei uma máquina "cara" para a andar a poupar.

Com o passar do tempo também passa o efeito novidade e geralmente o pessoal acalma. Nos caso em que não acalmam provavelmente ao fim de pouco tempo já estão a pensar no upgrade de corpo. :D

Olá Almeida100

Com as DSRL pode colocar-se o dilema durabilidade vs necessidade ou facilidade em efectuar, in loco, alterações importantes. Este é o ponto positivo das DSRL.

Adquiri uma Canon 7D nova, e, portanto, relativamente cara. Não deu para a 5D Mk II, mas paciência... Esta também é muito boa e pode ser considerada como uma profissional APS. As estruturas dos corpos são idênticas nas duas.

Devemos ter em conta o que podemos fazer com a máquina que temos, de modo a não precipitar a sua 'morte'. Com uma 7D 'posso' disparar mais do que com uma 1000D no mesmo intervalo de tempo, por exemplo; isto ao nível da Canon.

A 7D tem anunciado um tempo de vida médio do obturador de 150 000 disparos. Pode ser mais ou menos, depende. Curiosamente, a 5D mk II tem o mesmo tempo anunciado. Uma 1000D terá quanto muito 50 000 (ou menos) disparos como tempo médio de vida do obturador.

São números grandes, mas atingem-se muito facilmente. Agora, tudo depende das posses de cada um e da finalidade para que utilizam a máquina. Falo pelo meu caso, de amador dedicado (não de disparador compulsivo) com os 'trocos' contados.

A não ser que seja uma imagem muito importante, como disse o Xcoisa, de algo longínquo, temos que ter a certeza de que saiu bem, ou, pelo menos, saiu. Para fotografias mais correntes, na minha filosofia, há que poupar, fazendo-se a concentração devida no que se vai fotografar. Assim há menos possibilidade de erros, o que pode ser comprovado na visualização posterior. Enfim, numa frase: não devemos esbanjar disparos.

E, de facto, com o passar do tempo e de um modo geral, acaba a novidade e dá-se uma utilização mais racional à máquina.
 
A Canon anunciou há uns tempos atrás a vida média esperada do obturador e a gama de entrada (1000D e companhia) tinha 100.000 disparos. Mesmo com 20.000 disparos ao ano, a máquina vai durar em média 5 anos, nessa altura provavelmente já se avariou por outros motivos, já a troquei por outra ou já me fartei de fotografia.

Mas claro que o obturador também pode morrer ao fim de 5000 disparos ou aguentar 200.000. Na minha opinião não vale a pena preocuparmo-nos excessivamente com isso, acho que é um falso problema.
 
Com as DSRL pode colocar-se o dilema durabilidade vs necessidade ou facilidade em efectuar, in loco, alterações importantes.

Sou +1 que acha que não é dilema nenhum. Até sou bastante paranóico com o meu equipamento, mas reconheço que é uma doença e não tem nada da racional.


Devemos ter em conta o que podemos fazer com a máquina que temos, de modo a não precipitar a sua 'morte'.

Como ainda há pouco um user cá do fórum teve a infelicidade de descobrir, uma máquina pode "morrer muito antes do tempo". A tua sugestão de "não usar o preview" parece-me mais uma superstição inútil do que uma solução prática.

É preciso "viver a vida" e o equipamento é para se usar.

Se compraste uma 7D mas depois não a usas porque tens medo "que se gaste", então mais valia teres comprado uma 1000D em segunda mão. Com o dinheiro de uma 7D podias gastar muitas 1000D, e até podia acontecer que nunca chegasses a gastar a primeira.


como disse o Xcoisa

EDIT: Recorda-se a todos os utilizadores que associado a cada post existe uma opção "Editar" que permite corrigir este tipo de gralhas
 
Última edição:
Em maquinas como a 7D , a 8 FPS, tambem é verdade que o numero anda depressa... mas para isso existe o AF-Drive ou lá como se chama isso para evitar "tiros sem cartucho".
 
bah eu não me preocupo muito com o obturador, se tiver que fazer muitos disparos faço, nem sequer penso nisso.. os 150k anunciados são apenas uma estimativa, pode ir muito mais além disso..
 
Em maquinas como a 7D , a 8 FPS, tambem é verdade que o numero anda depressa... mas para isso existe o AF-Drive ou lá como se chama isso para evitar "tiros sem cartucho".
Anda depressa se quiseres... Elas fazem vários FPS, mas não significa que tenhas que os usar. Nada te impede de tirar foto a foto. Mesmo em desporto/acção, a ideia não é metralhar até encher o buffer, mas sim tirar meia dúzia de fotos no momento certo.

PS: Não percebi essa do AF-Drive para não dar "tiros sem cartuxo". lol Existe uma opção bem enterrada nos menus, que diz para não tirar fotos sem cartão, mas não entra aí AF-Drive nenhum.
 
acho que ele se referia a "multiplos disparos acidentais" (ficar com o dedo no trigger tempo demais e ao fim de 1s ja la foram 8 fotos "iguais")
 
Para já um pedido de desculpa ao CoisaX, por lhe ter trocado o nickname. :D

Até pode ser que eu esteja a ser zeloso demais, talvez influenciado por certas notícias pessimistas acerca das DSLR. Eu tenho a minha há pouco tempo. Sou, portanto, um novato nas digitais, embora tenha mais experiência com as de filme, ou analógicas, cerca de 30 anos.

Pelos vistos estou aqui em minoria, em total minoria. Possivelmente vocês têm mais prática com digitais do que eu. Se assim for fico contente e já posso usar a minha máquina com mais descontracção e sem tanta preocupação de avariar. Tenho que ter um cuidado, que aliás sempre tive, o de proteger a máquina contra eventuais choques.

Obrigado pelas vossas opiniões.
 
Última edição:
boas

a minha 40D "morreu" aos 6700 "clicks" foi azar? nao sei.
comprei a maquina em novembro de 2008, por tanto 2 anos e 5 messes 6700 disparos nao e nada exagerado, pelo contrario parece-me pouco uso, a maquina nunca teve um uso abusivo foi sempre e so usada por mim, e com tudo o cuidado, quando fazia alguma sessao de fotos no final tinha sempre o cuidado de a limpar (exterior) retirar a bateria e o CF, nuca caíu nem sofreu graves alteraçoes de temperatura, de um momento para o outro simplesmente deu "err 99" fiz de tudo para ver qual seria o erro nada ressultou, mandei para a canon resultado: avariou o circuito de disparo e as cortinas, valor 370€, de notar que usei sempre lentes canon.

pode ser simplesmente azar... ou nao mas isso prova que nem sempre os tais 100.000 clicks sao efectivos..

nelolopes
 
@Rui Marto

O Warlord percebeu o que eu queria dizer :D

O AF-DRIVE que permite ajustar :

- Disparo único.
- Disparo contínuo a alta velocidade (Máx. 8 disparos por seg.) H
- Disparo contínuo a baixa velocidade (Máx. 3 disparos por seg.)

Ter em H para fazer um retrato, é muito possivel que 90% das fotos é para o lixo :D

...

Na 450D é mais fácil.. é ligar a redução de ruido ISO e passa a "low" LOL

...

Aproveito ainda para dizer que, apesar de sofrer do "Sindroma de limpezas", tenho esfolado bem um corpo que foi projectado para fotos de férias ( desde chuva, incêndios e alguns "choques" evitaveis ) . No dia em que investir num corpo mais caro, ainda mais o vou esfolar, precisamente porque custou mais, e exijo que ele esteja à altura do preço.

EDIT:

Para já um pedido de desculpa ao CoisaX, por lhe ter trocado o nickname. :D

Até pode ser que eu esteja a ser zeloso demais, talvez influenciado por certas notícias pessimistas acerca das DSRL. Eu tenho a minha há pouco tempo. Sou, portanto, um novato nas digitais, embora tenha mais experiência com as de filme, ou analógicas, cerca de 30 anos.

Pelos vistos estou aqui em minoria, em total minoria. Possivelmente vocês têm mais prática com digitais do que eu. Se assim for fico contente e já posso usar a minha máquina com mais descontracção e sem tanta preocupação de avariar. Tenho que ter um cuidado, que aliás sempre tive, o de proteger a máquina contra eventuais choques.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Estás perdoado :D

Experientes ou não ( por exemplo eu sou mais experiente em fenomenos paranormais com a minha 450D ) , é mais uma "psicologia" de usar q.b.... já que custou $$$.

Vê o exemplo do nelolopes.

boas

pode ser simplesmente azar... ou nao mas isso prova que nem sempre os tais 100.000 clicks sao efectivos..

É uma estimativa média, e infelizmente ficastes na parte minima. Quando estive na Photostation ( a minha estava na sala de operações :D ) chegou lá um individuo com umas 1D's e uma 40D. ele pediu ao técnico para confirmar o numero de disparos, posi desocnfiava que já tinha passado os 200.000!! Um pouco depois o técnico confirmou que já ia mais a caminho dos 250.000!!

Ah, e foi essa que até hoje ainda me faz comichão, pois o técnico perguntou se ele queria todo o obturador ou apenas o "aro"...?!
 
Última edição:
@nelolopes: parece-me que tiveste mesmo azar, não é normal isso acontecer...

a minha máquina está com perto de 60.000 sempre com uso normal, tenho cuidado e trato bem o material, o que não quer dizer que o trate como se fosse de porcelana.. Neste momento a máquina está impec, tanto em funcionamento como estéticamente, a não ser que tenha algum azar ainda vai fazer certamente o dobro dos clicks que tem agora.

o que me parece é que se as máquinas dão problemas ou é com poucas actuações (e aqui põr-se a questão do "Quality Control" ou é quando já estão mesmo bastante rodadas e chegam efectivamente ao fim do seu período útil de vida.. pelo menos na gama semi-pro e superior..

cumps
 
Última edição:
a minha 40D "morreu" aos 6700 "clicks" foi azar? nao sei.
(...)
pode ser simplesmente azar... ou nao mas isso prova que nem sempre os tais 100.000 clicks sao efectivos..
Foi azar, podes ter a certeza disso. Se isso fosse o padrão, já tinham sido tiradas de circulação. A minha caiu ao chão N vezes, apanhou chuva, lama, até mesmo sangue e bocados de carne humana. :p E posso-te dizer que de certeza que já ultrapassou esse número.

@Rui Marto
O Warlord percebeu o que eu queria dizer :D
Ah! Não tinha percebido... Mas sim, tens razão. O "H" tem "cola de principiante". :p Por acaso, como estou habituado, já nem ligo, mas volta e meia lá saem dois disparos.

o que me parece é que se as máquinas dão problemas ou é com poucas actuações (e aqui põr-se a questão do "Quality Control" ou é quando já estão mesmo bastante rodadas e chegam efectivamente ao fim do seu período útil de vida.. pelo menos na gama semi-pro e superior..
Isso não tem a ver com o QC, é mesmo um "fenómeno" conhecido no mundo da engenharia como "curva da banheira".
Todas as máquinas têm uma probabilidade muito alta de falhar quando são novas, por isso é que nas fábricas se costuma meter os componentes a fazer ciclos ou rodagem. Neste caso, isto significaria por exemplo, meter os obturadores a fazer 1000 ou 2000 disparos ainda antes de serem montados nas máquinas. Isto para ultrapassar a tal fase inicial, em que há muita probabilidade de falha.
Após aquela fase, entras na fase das falhas aleatórias, que é a fase em que a probabilidade de falhas é mais baixa. Nesta fase já está mais que testado, portanto pode haver falhas ocasionais, mas são mais raras. Normalmente quando entras nesta fase, o produto já está nas mãos do consumidor.
Por fim, tens a fase em que te aproximas do fim do ciclo de vida do produto. Aí começas a ter as falhas derivadas do desgaste e a probabilidade das mesmas começa a aumentar.

Isto varia de produto para produto, mas normalmente ninguém recebe produtos acabadinhos de montar. Se for pouco importante, pode acontecer, porque aí o fabricante troca por um novo e pronto. Se forem coisas de maior valor ou que já provoquem mais chatices, o produto é vendido já a meio daquele período crítico inicial. Se forem coisas muito importantes, que não possam ser trocadas, ou que possam colocar o utilizador em risco, normalmente o produto só é vendido depois de se ter a certeza que já está na fase das falhas aleatórias, ou seja, no período de maior fiabilidade.

No contexto das DSLR, um exemplo da curva poderia ser:
Fase inicial crítica - até aos 10.000 disparos
Fase aleatória - dos 10.000 disparos até aos 90.000
Fase final de vida - a partir dos 90.000 disparos
 
Isso não tem a ver com o QC, é mesmo um "fenómeno" conhecido no mundo da engenharia como "curva da banheira".
Todas as máquinas têm uma probabilidade muito alta de falhar quando são novas, por isso é que nas fábricas se costuma meter os componentes a fazer ciclos ou rodagem. Neste caso, isto significaria por exemplo, meter os obturadores a fazer 1000 ou 2000 disparos ainda antes de serem montados nas máquinas. Isto para ultrapassar a tal fase inicial, em que há muita probabilidade de falha.
Após aquela fase, entras na fase das falhas aleatórias, que é a fase em que a probabilidade de falhas é mais baixa. Nesta fase já está mais que testado, portanto pode haver falhas ocasionais, mas são mais raras. Normalmente quando entras nesta fase, o produto já está nas mãos do consumidor.
Por fim, tens a fase em que te aproximas do fim do ciclo de vida do produto. Aí começas a ter as falhas derivadas do desgaste e a probabilidade das mesmas começa a aumentar.

Isto varia de produto para produto, mas normalmente ninguém recebe produtos acabadinhos de montar. Se for pouco importante, pode acontecer, porque aí o fabricante troca por um novo e pronto. Se forem coisas de maior valor ou que já provoquem mais chatices, o produto é vendido já a meio daquele período crítico inicial. Se forem coisas muito importantes, que não possam ser trocadas, ou que possam colocar o utilizador em risco, normalmente o produto só é vendido depois de se ter a certeza que já está na fase das falhas aleatórias, ou seja, no período de maior fiabilidade.

No contexto das DSLR, um exemplo da curva poderia ser:
Fase inicial crítica - até aos 10.000 disparos
Fase aleatória - dos 10.000 disparos até aos 90.000
Fase final de vida - a partir dos 90.000 disparos

Nunca tinha ouvido esse termo "curva da banheira", mas parece-me bem :)

Em relação aos testes de obturador antes da assemblagem, é normal que existam, não me parece é que sejam na ordem dos milhares de actuações, devido ao tempo que levaria a efecuar esses testes atrasaria toda a linha de montagem. parece-me mais plausivel eles testarem exaustivamente alguns de cada lote e os restantes levarem apenas um teste rápido..
 
Eu disse 1000 ou 2000 como exemplo, na realidade até podem ser 100 actuações. Mas até teres um produto final, não costuma (nem deve) haver esse tipo de diferenciação. Isso sim, já são práticas de QC. É como nos carros, independentemente do QC, todos eles fazem a mesma rodagem antes de sair da fábrica. Ou seja, não é um teste, é uma espécie de rodagem para as peças irem ao lugar.

PS: Mas isto depois também é como fazer pipocas. :p Metes o pacote no micro-ondas e programas 10min. Se começas a ver que a partir dos 3min já só estala uma ou outra, passas a meter só 3min. Cabe à fábrica optimizar o processo, para por um lado minimizar as falhas e por outro não perder tempo desnecessário.
 
Última edição:
Existe um site onde as pessoas se registam e dizem quantos disparos tem a máquina e vê as estatísticas da máquina. sei que a D200 tem uma probabilidade de 85% de passar os 200 000 disparos pelos utilizadores lá. Como tb havia pessoal com 1 milhao de disparos...lol Eu vendi a pouco tempo a minha D80 com 50 000 e comprei uma D200 com 20 000. Jogar pelo seguro nunca fez mal a ninguém...lol.
 
Vou fazer aqui um desenterro.

Reparei hoje que a minha 600D esta nos 92.000 actuaçõess (tenho um bichinho por timelapses sim....) . E comecei a preocupar-me. Porque é algo que preciso profissionalmente e para o curso tambem e que nao tenho dinheiro para comprar outra camara. Vi que substituir o obturador eram um 200/300€, esse valor mantem-se actualmente?
Se bem que se temos o equipamento é para lhe dar uso... tanto pode dar o berro com 4.000 disparos porque a deixei cair como outra coisa que possa acontecer.
 
Back
Topo