1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vídeo com um dos fundadores do [email protected]

Discussão em '[email protected]' iniciada por Dazkarieh, 15 de Março de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1191)

1. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

É aqui http://murl.microsoft.com/videos/xerox/Forum2004/pande_OnDemand_100_100K_320x240.htm

É uma palestra de 1 hora muito interessante dada pelo mesmo onde explica praticamente todo o funcionamento do Folding, desde de como se chegam a resultados a como são analisados, às perspectivas futuras, etc etc etc. As informações contidas são de fácil percepção devido a comparações muito hábeis com exemplos simples, mas para mim de difícil explicação escrita devido a muitos termos técnicos e explicações longas. Se quiserem aprofundar o conhecimento sobre o trabalho que é intrínseco ao Folding, vejam isto que vale muito a pena :)

Desta forma, vou aqui resumir algumas coisas que me parecem ser de interesse mais a abrangente ou simplesmente mais relacionados com o ramo informático.
    De um modo geral, todo o tipo de drogas usados na medicina relacionados com proteínas são feitos a pensar na sua formação “ideal”, ou mais usual, sendo que as suas capacidades se perdem exactamente nos piores casos, ou seja, no caso de deformações ou más formações. Esta questão acaba por ser “ignorada” pela extrema dificuldade em calcular estas formas. Existe uma quantidade astronómica de formas que a mesma proteína pode tomar por “erros” na sua formação, quer interna, quer mesmo no meio que a envolve. É aqui que o Folding entra. Este não se preocupa no processamento correcto da proteína, mas sim no caso de as coisas correrem mal. Nem sempre a entropia é perfeita. No fundo, o que nós fazemos em cada WU que processamos é a simulação da formação de uma proteína (ou parte dela). Isto é efectuado muitas vezes e de diferentes formas, sendo essa uma das razões o porquê da mesma proteína ser foldada milhares de vezes. Esses dados são recolhidos e tratados cientifica e estatisticamente. No fundo, o que se pretende é encontrar um modelo, uma equação, uma matriz para o que sucede na Natureza (se é que existe..) e, de alguma forma, antecipá-la ou arranjar solução para diversos acontecimentos (para quem viu o filme “Pi”, isto ainda se torna mais interessante ;) ) Até lá, muitos avanços já existiram e resultados começam cada vez mais a aparecer. Os parâmetros usados para as diferentes simulações é impressionante... Equações de Newton, energias e forças de ligação, etc...

Depois de falar de muitos dos problemas que se colocaram e de como os ultrapassaram, chega à parte em que fala de como é aproveitado o nosso PC. Aqui chega uma declaração que a mim me surpreendeu. Ele afirma que dentro de 4 anos, o proveito que o Folding irá tirar da gráfica será 3 vezes maior do que tira actualmente do CPU (em termos percentuais). Pois é, meus senhores, preparem a carteira para gráfica e deixem, para já, o processador em paz. Ele explica isto devido ao crescimento actual da gráfica ser superior ao dos CPU’s (quebrando mesmo a Regra de Moore) e o que se quer é aproveitar a parte gráfica que não será aproveitada devido ao baixo crescimento dos CPU’s face às GPU’s (já se começa a verificar esse gap com o SLI). Acaba com uma afirmação impressionante: “Calculamos que, em 4-5 anos, seremos 1 BILÃO de vezes mais rápidos do que somos actualmente com o CPU”. Isto também devido à previsão de que as ligações à net terão um grande crescimento também, o que proporcionará uma transferência muito mais eficiente.

Muitas outras coisas são faladas. Se tiverem interesse, vejam o vídeo. Se tiverem algum dúvida, coloquem que tentarei responder. Simplesmente estar a fazer uma exposição completa do que é dito é impossível ;)
    Um grande abraço

2. Dazkarieh

Excelente, Metro. Estava à procura no forum do Folding, mas apenas encontrava posts vagos e nada sobre o tema "GPU" si :)

Vou também agora dar uma voltinha no CPU+Clearspeed e + Cell

Keep Folding :x2:

3. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

pois tás...principalmente á hora que foi...5H30 da manha? :lol: isso é que é trabalhar.. :D

4. Dazkarieh

Ahhhh pois tem! Ou pensas que a vida é fácil.. :D :002: Infelizmente, a vida não são só babes.. :x2:

5. DekkeR

DekkeR Power Member

Estive a ver agora o filme... 1h01m .. 63,5MB ..

O essencial já foi dito pelo Dazkarieh. A questão da utilização do GPU para foldar é bastante debatida, falam até em aproveitar a capacidade de processamento do GPU na PS3.

Para quem estiver interessado em saber mais sobre a parte técnica do projecto recomendo mesmo a visualização do vídeo :)

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Nice.
    Dekker dá para guardar o vídeo de alguma maneira? Eu não consegui fazer isso...

7. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

8. DekkeR

DekkeR Power Member

Eu experimentei fazer isso e não deu, ele guardou-me o .asx com 110 bytes.

Mas.... depois de ele fazer o download do video, façam um search por "pande" e deve aparecer o video nos ficheiros temporários do browser, depois é só fazer copy :)
    Foi assim que consegui gravar.

9. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

eu consegui sacar assim... mas primeiro deixei-o em play uma beca,so depois é que fiz save as...

_zZz_

10. Dazkarieh

Partilhar esta Página