1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Video em SLR's de Baixo Custo

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Cleophas, 29 de Outubro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 990)

  1. Cleophas

    Cleophas Power Member

    Viva!

    Tanto quanto sei existem apenas duas SLR's com função VIDEO, e custam ambas mais que muito!...

    Alguém tem ideia (ou boato...) se a curto prazo esta poderá a ser uma função generalizada nas SLR's (como se está a tornar, por exemplo, o Live View)

    Obrigado!
     
  2. cardosoaac

    cardosoaac Power Member

    Eu penso que a tendencis será essa, pelo menos nas de gama média ou de entrada, tal como referiste, o live view! Apesar de dispensável, torna a máquina mais vendável!
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Sim, tenho a certeza absoluta que vai ser a próxima grande moda nas DSLR, depois da grande moda da limpeza do sensor e mais recentemente a grande moda do live view.

    E é bastante mais interessante do que muitas pessoas pensam (que não estão ligadas ao vídeo, e portanto compreendo que tenham essa opinião), e com o "boom" que aí se adivinha pode ficar ainda muito mais interessate.


    Aquilo vem lá, quem quiser usa, quem não quiser, não mexe, simples :)

    ps: e por favor não venham outra vez com a conversa do encarecimento da máquina à conta disto, o liveview foi uma tecnologia feita de raíz (isto não é, porque é baseado precisamente no liveview) e não encareceu as máquinas ...
     
    Última edição: 29 de Outubro de 2008
  4. Cleophas

    Cleophas Power Member

    Para mim seria neste momento decisório na compra de uma SLR vs Bridge. Não gosto de vídeo e gosto de fotografia. Detesto andar com a camara de filmar atras. Acho que o vídeo não me dá a liberdade que a foto dá. Mas por vezes é preciso fazer um vídeo exporádico (é mesmo isso que pretendo, funções básicas) de uma determinada cena engraçada. Por isso considero que seria muito útil. E quem diz que isso vai encarecer muito as máquinas ou desvirtuar o conceito de dSLR não está muito por dentro do mundo da tecnologia em geral... digo eu...
     
  5. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Claro, concordo com tudo o que disseste :)

    Até que ponto uma máquina destas vai, num futuro mais ou menos distante, acabar com a necessidade de comprar uma camera de filmar de gama baixa/baixa-média (até 600 euros), é o que falta saber, mas estou crente que sim, e estou crente que não vai demorar muito.
     
    Última edição: 29 de Outubro de 2008
  6. Elijah Price

    Elijah Price Power Member

    Não sei, ruimoura. Não sei se isso será assim tão positivo.

    Não sei se me agrada a ideia das câmaras fotográficas se tornarem numa espécie de híbridos, com os fabricantes a terem que dividir preocupações entre as componentes fotografia e vídeo para satisfazer os consumidores de um mesmo produto (se o cenário em que acreditas se vier a confirmar). Se esse cenário se puder confirmar sem que os meus receios se confirmem também, é como disseste: o vídeo está lá. Quem quer liga, quem não quer não liga.
     
  7. Cleophas

    Cleophas Power Member

    Claro que alguns produtos ou até mesmo marcas vão perder o foco na qualidade fotográfica. Mas não será certamente um mal geral, pelo que só temos, nós os consumidores, a ganhar...
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    É assim, para já só foi dado o primeiro passo, pela Canon e pela Nikon, mas a qualidade fotográfica de ambas as máquinas não saiu minimamente abalada (bem, na Canon então não podia mesmo, e a D90 é um salto enorme de qualidade).

    Além do mais, no caso da Canon, eles não terão que se cansar muito com a tal "divisão de preocupações" (eu entendo o que queres dizer), são basicamente o líder mundial a nível de filmagem digital, com uma gama de cameras de filmar vastíssima. A tecnologia já a têm, só têm que a adaptar ...

    Quanto à nikon, bem, lá terão que se esforçar mais um pouco, mas nada do outro mundo, porque a partir do momento em que apareceu o liveview a tarefa ficou muito facilitada.

    Estou mesmoa ver a Sony ali ao virar das esquina a espumar de raiva por não terem sido os primeiros a lançar isto ;)

    Além do mais, esta discussão da possível perda de qualidade/aumento de preço, como já disse, é perfeitamente dispensável, porque a verdadeira "revolução" foi o liveview, não a gravação de vídeo nas dslr, e não implicou nenhum "desvio de atenção" dos fabricantes e consequente perda de qualidade, pelo que já se pode perfeitamente comprovar.
     
    Última edição: 29 de Outubro de 2008
  9. Elijah Price

    Elijah Price Power Member

    Mas eu disse o que disse partindo do pressuposto que as câmaras de filmar na ordem dos 600< euros deixariam de existir por causa do vídeo incorporado nas câmaras fotográficas. Não estou a falar de gastos nem de falta de tecnologia.

    Estou a dizer que do ponto de vista do consumidor, se hoje estiver satisfeito com uma câmara de filmar, os fabricantes terão que apresentar um novo modelo que me convença a comprar uma nova. Ou seja, o que se faz hoje para o público-alvo das câmaras fotográficas (que é a mesma coisa, só troco de câmara fotográfica se for para saltar de gama ou por características adicionadas a um novo modelo que me convençam a fazê-lo) terá que se fazer em simultâneo para quem compra estas câmaras para ter acesso a uma câmara de vídeo e para quem as compra pelo interesse na fotografia.

    Por enquanto o vídeo "está lá" e pronto. Quem quer outro tipo de profundidade tem outras opções dedicadas. No entanto, se se vier a confirmar o que dizes, não estou a ver a situação a ser tão facilmente contornada mas pronto.
     
  10. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Ainda havemos de ter maquinas fotograficas a fazer o telejornal :P
    Daqui a uns anos penso que todas as DSLR terão video mas até lá...
    Eu como já me esprecei penso que uma DSLR a serio n devia ter nada dessas mariquisses mas criam de tudo pa vender.

    Cumps
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Pah, acho que nas gamas baixas é muito provável que venham a haver "hibridos" de video e fotografia.
    Já nas gamas altas, mesmo que as SLR venham a fazer video, não me parece que se venham a criar hibridos, pela razão apontada pelo Elijah Price. Certamente que um profissional de fotografia precisará de coisas que encarecem a máquina, ou que acabam por tornar a máquina um tanto ou quando desadequada às necessidades de um profissional de video, e vice-versa.
    Não me parece que nas gamas de topo seja possível criar um tal hibrido que responda bem às exigências de dois tipos de utilizadores diferentes, mas igualmente exigentes.

    É como pedir um carro que consiga ser competitivo tanto na F1 como no Dakar.
     
    Última edição: 29 de Outubro de 2008
  12. Pentrite

    Pentrite Banido

    Consigo imaginar um fotojornalista com uma máquina pequena e silenciosa que faça boas fotos e uns videos porreiros a dar-lhe bom uso. É uma das possiveis aplicações da nova geração de máquinas EVIL que estão a surgir.
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Muitos fotojornalistas usam máquinas grandes e barulhentas (D3.... 1D... lol).
     
  14. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    cada vez faz mais sentido o flickr ter possibilitado adicionar videos...
     
  15. Pentrite

    Pentrite Banido

    Muitos não são todos, eu se tivesse que andar no Darfur, nas ruas de Bagdad, campos de refugiados ou em outro local pacifico do género desses, gostaria de andar o mais leve e discreto possivel.
     
  16. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Claro... Mas não sei se já reparaste que o material de vídeo High-End é tudo menos pequeno. Daí eu achar que ao nível profissional uma só máquina dificilmente vai conseguir convencer dois grupos distintos de profissionais. Mesmo que possa vir a ser perfeita para um grupo especifico que dependa de video e foto (jornalistas).
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Bem, devo ter os standards muito baixos, mas da última vez que reparei, uma Canon 5D era uma máquina de gama bem alta. E já grava vídeo em HD. É tudo muito manual e sem grandes ajudas da electrónica, como em cameras dedicadas, mas grava, e com uma qualidade absolutamente descomunal.

    A D90 por seu lado abriu o caminho para o vídeo nas máquinas de gama baixa. A Sony não se vai deixar ficar para trás, por exemplo, e a Canon então nem é bom falar.

    E não vai ser "daqui a uns anos", até porque já aconteceu ;)

    Btw, vejam este pequeno filme feito totalmente com uma 5D, vale bem a pena pelas cenas nocturnas, é pornografia visual no seu mais alto estado -- http://www.usa.canon.com/dlc/controller?act=GetArticleAct&articleID=2326
     
    Última edição: 30 de Outubro de 2008
  18. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    A 5D é um corpo profissional, mas é o mais baixo dessa gama. Eu estou a falar de corpos de topo, como as 1Ds e D3 (e de quem os usa, obviamente).
    Achas que algum profissional desse nível, mas da área de vídeo, trocaria a sua máquina de filmar XPTO por uma 5D?
    Achas que a 5D é um corpo que já satisfaz as necessidades dos dois mercados, no nível em que se insere?

    Não trabalho com vídeo, mas tenho um familiar que é profissional nessa área, por isso quando falar com ele posso-lhe perguntar. No entanto, duvído seriamente que a 5D consiga ser vista como uma opção viável pelo mercado profissional de vídeo.
     
  19. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Mas ninguém falou no vídeo nas DSLR (por agora) como um factor de escolha ou não de uma determinada máquina. É um extra porreiro, mas não passa disso, para já, obviamente, e nas máquinas de gama alta isso é ainda mais evidente.

    Para já, ninguém fala em substituição das cameras de filmar (gama baixa/média), mas com o tempo, porque não? E aí sim, se tiver que escolher entre uma DSLR com vídeo que me permita poupar imenso material e peso (e dinheiro) e uma DSLR normal + camera de vídeo, claro que escolho a primeira, se esta me permitir igualar em certos aspectos a camera de filmar dedicada (sabendo de antemão que a qualidade proporcionada pela vídeo da DSLR é imensamente superior).

    E estou a comparar sempre com cameras de vídeo amadoras, quem é profissional não pensa nestas coisas ... para já ;)
     
  20. Cleophas

    Cleophas Power Member

    ruimoura, tocaste no ponto.

    A minha dúvida inicial era essa, porque a falta de video é a única razao que me vai certamente levar a comprar uma bridge (ou superzoom) em vez de uma dSLR. Não quero uma máquina de filmar PRO nem nada que se assemelhe!

    Queria mesmo saber é se "versões mais baratas" da D90 sairão nos próximos tempos... mas entendo que ninguém possa fazer futurologia...
     

Partilhar esta Página