1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Video nas SLR?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Pentrite, 26 de Setembro de 2008. (Respostas: 101; Visualizações: 3805)

?

O que acha da opção de ter video nas DSLR?

1. Sou a favor

37,2%
  2. Sou contra

18,6%
  3. É-me indiferente

44,2%
  1. Pentrite

Pentrite Banido

Agora que a Canon e Nikon já apresentam vídeo nas DSLR, continua a ser uma característica das P&S ou passou a ser obrigatório em todos os modelos? Acham que tem utilidade? Vão utilizar?

2. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Nao devo de utilizar, vi filmes da D90 e.. Lol! A qualidade de HD é tudo menos boa..

3. DiegoV

DiegoV Power Member

Também não me parece que vá utilizar. Quando comprei a máquina foi com intenção de tirar fotografias, não me passou pela cabeça andar a filmar.

Mas também não digo "desta água não beberei". Logo se verá se vale a pena ou não.

4. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Para já é-me indiferente, mesmo nas compactas não costumo usar. Agora parece-me óbvio que vai começar a aparecer em todas as que vierem a ser lançadas daqui para a frente e que é uma mais-valia, mesmo que não usada por toda a gente regularmente, e não percebo porque é que alguém havia de ser contra isso.

5. avantix

avantix Power Member

Nunca usei muito a capacidade de video nas minhas máquinas fotográficas, tal como nunca usei muito as capacidades de fotografia na minha máquina de filmar.

É um complemento que pode ser interessante para algumas situações, e por isso é bem vindo desde que não afecte a qualidade do equipamento nas outras vertentes.

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

provavelmente a maior inutilidade juntamente com o liveview

7. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

não sou nenhum velho do restelo.

as câmaras perdem alguma característica para poderem filmar? não.
    se é só benefícios, porque havia de ser contra?

gosto de filmar e se calhar esse ponto até vai ser importante na escolha de uma futura dSLR.

8. Almeida100

Almeida100 What is folding?

A partir do momento que as DSLR ganharam live view, estava aberta a porta para gravação de vídeo.

É uma área totalmente diferente, mas a verdade é que para algumas pessoas é uma novidade muito interessante, porque permite utilizar a gama de lentes que já têm, para fazer vídeo HD. Ainda tem algumas limitações a nível de foco, mas não é fácil/barato arranjar uma alternativa HD que permita tanta flexibilidade em termos de lentes, para gravação de vídeos semi-profissionais.

Exemplo de vídeo com a Canon 5D Mark II:
    http://www.usa.canon.com/dlc/controller?act=GetArticleAct&articleID=2086

Há-de haver muitos realizadores amadores a salivar neste momento.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisamente. Por terem o vídeo não deixam de ter as coisas que já tinham. O vídeo é um extra, e dos bons :)

Por não usarem o vídeo não significa que se possa chamar de inutilidade. Aliás, só quem não estiver a ver a coisa com os dois olhos é que não percebe a potencialidade de uma DSLR no vídeo (lentes fantásticas, gravação com pouca iluminação a um nível muito superior a qualquer camera de vídeo normal, etc, etc ...). É só vantagens.

Uma DSLR que grave em full hd e umas lentes prime e umas fisheye e está a festa feita. É um sonho ;)

E por favor não comparem modos de vídeo maravilhosos das compactas ou modos de fotografia ainda mais maravilhosos das cameras de vídeo com um modo de vídeo hd de uma dslr ... não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra, espero que tenham noção disso ...

E o modo de vídeo da D90 é bastante bom, o vídeo sai com uma qualidade soberba, só o som é que é mono, de inferior qualidade. A qualidade dos vídeos depende de quem faz os vídeos, e de como são editados e enviados para a internet. Também podia dizer que uma topo de gama da Canon é uma bosta porque já vi fotos muito más tiradas com ela, por esse prisma ...

Última edição: 26 de Setembro de 2008
  10. adolfo dias

adolfo dias Power Member

as câmaras poderiam apresentar caracteristicas melhores em vez de filmarem? sim

n será certamente factor decisivo se eventualmente comprar uma slrl. se tiver tem, mas mt provavelmente n lhe darei uso

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

nao utilizei mt na P&S; p/ isso tb n devo utilizar mt nas DSLR. mas sim, e 1 feature k vem pra ficar e mt provavel k a minha proxima dslr o tenha.

se e util? para alguns deve ser, para outros nao, mas IMO ser contra e um pouco estupido, visto k e uma feature k nao prejudica o funcionamento da makina no modo "normal" (fotografia). e nao me parece k se pague mt mais para ter este feature.

a pergunta k tens de fazer e se o modo video inviabiliza essas caracteristicas. se nao inviabiliza o k tem uma coisa a ver com outra?

Última edição pelo moderador: 26 de Setembro de 2008
  12. PCC

PCC Power Member

Desde que não afecte a qualidade das fotos não vejo por que não o ter, é mais um extra que pode ou não vá usar.

Cumps,

PCC

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Não tem nada a ver, precisamente.

Chamo é mais uma vez a atenção para a confusão que alguns estão a fazer entre estes modos de vídeo das DSLR e os modos existentes nas compactas. Uma dslr tem uma infinidade de recursos ao seu dispor que nenhuma compacta/bridge pode algum dia ter, como por exemplo a permutabilidade de lentes, com todas as maravilhas que isso trás, e a capacidade de fazer filmagens em ambientes escuros com um nível superior a cameras de filmar de 1000 euros ;)

Mas pronto, quem não percebe nada de vídeo pode achar isto estranho, admito. Agora daí até votar "contra" ...

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n inviabiliza as caracteristicas que a máquina possui.
    no entanto em vez de video poderia vir com um burst mais rápido, mais pontos de focagem, corpo selado, etc..
    eu (e mts mais) daria mais importancia a comprar uma máquina de gama baixa que fizesse 5fps e n tivesse video do que trazer video e fazer 2fps por exemplo

n sou contra, apenas acho uma inutilidade para 90% do publico alvo que compra uma slr

15. Pentrite

Pentrite Banido

Parece que esse dia está a chegar, o conceito das micro-four-thirds da Panasonic é mesmo esse, recursos de uma SLR numa compacta e também prometem video, com os problemas de AF resolvidos, vamos ver o que sai dai.

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Não acredites muito nisso ... Quando o modo de vídeo for tomado a sério, vais facilmente perceber que podes poupar imenso dinheiro ao comprar uma DSLR com modo de vídeo em vez de estar a comprar uma DSLR e uma camera de vídeo, que incrivelmente vai ser muito mais fraca a nível de imagem que a DSLR.

Mas é uma questão de necessidade e prioridades, lá está.

17. michael c

michael c Power Member

Na minha opinião é uma boa feature. Alias, esta aposta não é à toa. Tem potencial e como já disseram não afecta em nada que a máquina traga outras features ou não. Acho que uma coisa nada tem a ver com outra.

Eu provavelmente iria dar bastante uso a esta feature se tivesse uma boa máquina com esta funcionalidade.

Cumps,
    michael c

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

posso estar a ver mal as coisas, mas acho que pouca gente se interessa a sério pelas duas coisas.
    compra-se uma máquina de filmar por menos do que se compra uma slr. dps nas slr são precisas lentes numa máquina de filmar n.

mas são gostos e opinioes.
    como ja disse se tiver tem, mas n vou comprar um modelo de proposito só pq tem video

19. michael c

michael c Power Member

Eu tenho necessidades profissionais nas duas áreas e estás enganado. Nas máquinas de filmar tambem usas várias lentes e acredita que não são nada baratas. Uma máquina de filmar mais ou menos boa que nem sequer ainda faz HD ou HDV é a Canon XL2. Tem custos variáveis dependendo onde compres mas anda na casa dos 4000€. Traz apenas uma lente. Se eu pudesse comprar um bom tripé e desenrascar-me a fazer vídeos com a SLR que custa 2500€ seria uma excelente opção. A área de vídeo é extremamente cara e se puderes juntar o util ao agradável, melhor.

Não digo que neste momento a Canon 5D Mark II seja já uma boa alternativa a uma máquina de filmar dedicada como a XL2. Mas, como referi, a funcionalidade tem potencial e no futuro quem sabe não se possa desenvolver e evoluir para algo usado por muitos profissionais da área da fotografia e vídeo.

Cumps,
    michael c

20. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Não vejo porque ser contra quando uma coisa quando esta não afecta nada no restante.
    E pensava eu que quem lida com fotografia teria uma mentalidade aberta e criatividade apurada.

Encarem este modo como um largo campo de possibilidades, permuta de lentes, e todas as vantagens associadas a dSLR como baixo ruido etc.
    A indiferença é uma má desculpa, quando até "o que se quer" ultimamente pelo que se vê por aí é features features features. E agora uma feature adicional é-se indiferente.

Partilhar esta Página