Video nas SLR?

O que acha da opção de ter video nas DSLR?


  • Total voters
    86
nao e o programa, e ter tempo tanto para filmar em varios takes como depois montar akilo tudo. existem milhares de situacoes em k tens de fazer zoom enkanto filmas e nao podes simplesmente parar para trocar de lente ou para re-focar... para fazer um filme consegues por takes, ja k controlar os intervenientes do video, e podes repetir as vezes k for preciso ate teres td acertado, agora na vida real isso e um obstaculo...

Por ter ainda algumas dúvidas acerca da polivalência da D90 é que não tenho certeza de nada, mas seguramente apresenta mais qualidade e possibilidades que uma camera de filmar DV normal de 300 euros (tirando o factor "tempo de gravação").

Na questão do zoom, pronto, é uma limitação, a lente fazer autofocus quando fizesses zoom já seria pedir de mais, mas quem sabe num futuro não muito distante isso apareça. Mas é algo que não me preocupa, em filme raramente uso zoom, mesmo com cameras de filmar.

No que diz respeito aos vídeos apresentados, a nível de composição/cor quem faz um bom vídeo também faz uma boa foto. É preciso ter algumas noções do que se está a fazer, senão mesmo que tenhas uma camera profissional vai parecere sempre um vídeo ranhoso do youtube. É como nas fotografias, a mesmíssima coisa. Os vídeos que apresentei foram feitos por pessoas que obviamente sabem o que estão a fazer.

Há ainda outra questão que me surgiu. Será que a D90 faz Auto Focus em modo de vídeo? Acho que sim ou não?
Na faz auto focus, é manual. Fazes zoom, e depois focas. POde limitar um pouco em certas situações, admito perfeitamente, mas é como dizes, a nível de filmagem propriamente dita deixa envergonhadas muitas cameras de 2 e 3 mil euros ;)
 
Última edição:
isso ja se sabe, nao faz auto focus, fica o foco k tiver no inicio do filme, se fizeres zoom "borras a pintura toda", a nao ser k vas ajustando com MF, mas fazer zoom e MF ao mesmo tempo e com precisao deve requerer MT pratica (para nao dizer outra coisa :P). por takes fazes bem e c/ melhor IQ k uma makina de video, mas tens de parar a accao, fazer zoom, acertar o foco e continuar a accao.

se por exemplo tiveres a filmar uma prova de 20 minutos de motocross, com uma makina de filmar normal sais dela com a totalidade da prova gravada, chegas a casa cortas um pouco e facilmente fazes um bom video de 5-10 minutos. c/ DSLR, para teres planos diferentes tens de trocar de lente, mudar aberturas, focar, etc e depois de "espremeres o sumo" (montagem final) deves ficar com nao mais k 1-2 minutos. mas claro, esses 1-2 minutos vao ser espectaculares e com uma qualidade mt acima da makina de filmar.
 
isso ja se sabe, nao faz auto focus, fica o foco k tiver no inicio do filme, se fizeres zoom "borras a pintura toda", a nao ser k vas ajustando com MF, mas fazer zoom e MF ao mesmo tempo e com precisao deve requerer MT pratica (para nao dizer outra coisa :P). por takes fazes bem e c/ melhor IQ k uma makina de video, mas tens de parar a accao, fazer zoom, acertar o foco e continuar a accao.

se por exemplo tiveres a filmar uma prova de 20 minutos de motocross, com uma makina de filmar normal sais dela com a totalidade da prova gravada, chegas a casa cortas um pouco e facilmente fazes um bom video de 5-10 minutos. c/ DSLR, para teres planos diferentes tens de trocar de lente, mudar aberturas, focar, etc e depois de "espremeres o sumo" (montagem final) deves ficar com nao mais k 1-2 minutos. mas claro, esses 1-2 minutos vao ser espectaculares e com uma qualidade mt acima da makina de filmar.

Filmar com uma DSLR obviamente obrigará a uma metodologia diferente que a usada com uma camera de filmar. Mas a propósito disso, é uma concepção errada que as pessoas têm que se deve filmar tudo de seguida e depois fazer cortes no filme. É muito mais simples ter várias sequências separadas e depois montar em casa. Facilita imenso a pós produção. Mas isso são outras conversas :D (e obriga a ter outros conhecimentos)
 
Na faz auto focus, é manual. Fazes zoom, e depois focas. POde limitar um pouco em certas situações, admito perfeitamente, mas é como dizes, a nível de filmagem propriamente dita deixa envergonhadas muitas cameras de 2 e 3 mil euros ;)

isso ja se sabe, nao faz auto focus, fica o foco k tiver no inicio do filme, se fizeres zoom "borras a pintura toda", a nao ser k vas ajustando com MF, mas fazer zoom e MF ao mesmo tempo e com precisao deve requerer MT pratica (para nao dizer outra coisa :P). por takes fazes bem e c/ melhor IQ k uma makina de video, mas tens de parar a accao, fazer zoom, acertar o foco e continuar a accao.

se por exemplo tiveres a filmar uma prova de 20 minutos de motocross, com uma makina de filmar normal sais dela com a totalidade da prova gravada, chegas a casa cortas um pouco e facilmente fazes um bom video de 5-10 minutos. c/ DSLR, para teres planos diferentes tens de trocar de lente, mudar aberturas, focar, etc e depois de "espremeres o sumo" (montagem final) deves ficar com nao mais k 1-2 minutos. mas claro, esses 1-2 minutos vao ser espectaculares e com uma qualidade mt acima da makina de filmar.

Ok, thanks aos dois. Nesse caso não dá mesmo. Na vida real isto tem de ser sempre a andar. O modo de vídeo para mim por enquanto nas SLR é bom para fazer uns vídeos artisticos com umas cores e uns DOF soberbos. Para usar na prática, por exemplo, para fazer um vídeo institucional é complicado e não é a melhor solução. Acho que vou juntar mais algum € para comprar uma Canon H1.:D (8000€). Porque para estar a comprar uma XL2 que faz "apenas" DV de grande qualidade vai-se tornar complicado porque o HD veio para ficar e ainda que o HD destas máquinas não seja puro, sempre está preparado para o futuro.

Mesmo assim sou bem capaz de trocar o corpo da D70s por esta D90. Vamos ver, de qualquer forma acho que o modo vídeo é positivo e quem sabe no futuro não possa surgir algo mesmo muito interessante com a evolução disto...

Filmar com uma DSLR obviamente obrigará a uma metodologia diferente que a usada com uma camera de filmar. Mas a propósito disso, é uma concepção errada que as pessoas têm que se deve filmar tudo de seguida e depois fazer cortes no filme. É muito mais simples ter várias sequências separadas e depois montar em casa. Facilita imenso a pós produção. Mas isso são outras conversas :D (e obriga a ter outros conhecimentos)

Completamente. Alterar entre planos de pormenor, planos médios e grandes planos é fundamental para conferir ao vídeo dinamismo. Filmar um plano geral sempre da mesma forma torna-se monotono. Daí que eu digo que para alternar rapidamente entre um plano geral e um plano de pormenor o zoom e o auto-focus são simplesmente fundamentais. As funções manuais são soberbas, mas é para fazer cinema e curtas metragens por exemplo. Eu sei usar os modos manuais de uma máquina de filmar profissional, desde o ajuste do WB, ao controlo da iris, etc. Contudo quando estou a filmar algo com um cariz mais comercial, seja um vídeo promocional para uma empresa de desporto aventura, seja um vídeo institucional de uma empresa industrial, seja a fazer a cobertura em modo de reportagem para qualquer coisa, é literalmente impossivel andar com ajustes manuais, tudo tem um timming limitado.

Já para fazer cinema/curtas metragens, video-clips, filmagens em estudio, tudo é feito com mais calma. E aí este modo video da D90 encaixa como uma luva pois a qualidade cromática e a liberdade em termos de profundidade de campo fazem toda a diferença e são coisas que no mundo vídeo só se conseguem com máquinas de milhares de euros.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Já para fazer cinema/curtas metragens, video-clips, filmagens em estudio, tudo é feito com mais calma. E aí este modo video da D90 encaixa como uma luva pois a qualidade cromática e a liberdade em termos de profundidade de campo fazem toda a diferença e são coisas que no mundo vídeo só se conseguem com máquinas de milhares de euros.

Cumps,
michael c

não posso deixar de discordar.. sorry :D, a não ser que queiras fazer uma curta/longa baseada em planos fixos, uma dSLR é extremamente imprática, por melhor que seja a imagem que consiga produzir.. fica-se limitado a planos muito curtos e se quiseres fazer uma movimentação de câmara (não estou a falar de zoom) vais obter resultados muito fracos, pelo menos pelos samples que tenho visto por aí.

para mim é indiferente ter video ou não numa dSLR porque se alguém quiser mesmo fazer vídeo, vai ter sempre que ir por uma câmara vídeo.
Já agora a XL2 apesar de não ser HD é uma excelente câmara e tem uma qualidade de imagem invejável, apesar da alta definição se afirmar cada vez mais, não quer dizer que não haja espaço para outras tecnologias e outros suportes..

não quero ser nenhum velho do restelo, mas o ímpeto pelas inovações tecnológicas nem sempre é necessáriamente positivo, ainda hoje se vêem curtas feitas em super 8 que têm grande qualidade técnica e artística, não se tem de andar sempre na vanguarda tecnológica (nem é possivel hoje em dia, que quase todos os dias aparecem coisas novas) para fazer trabalhos de qualidade.

cumps
 
não posso deixar de discordar.. sorry :D, a não ser que queiras fazer uma curta/longa baseada em planos fixos, uma dSLR é extremamente imprática, por melhor que seja a imagem que consiga produzir.. fica-se limitado a planos muito curtos e se quiseres fazer uma movimentação de câmara (não estou a falar de zoom) vais obter resultados muito fracos, pelo menos pelos samples que tenho visto por aí.

No problem, a discordar é que a gente se entende.:) Depende muito, percebo onde queres chegar. Mas geralmente numa curta metragem usam-se muito mais planos fixos. Claro que podes ter travellings, pans e tilts. Mas no global penso que com uma boa pré-regulação manual e com algum tweaking das definições no decorrer do movimento poderás fazer um bom filme. Acho que a limitação mesmo é nos zooms que serão impossiveis de fazer. Mas numa curta não se utilizam praticamente zooms, daí eu ter dito que para estas situações onde importa acima de tudo a estética e qualidade de imagem o modo vídeo de uma SLR pela liberdade que dá em termos de lentes, cores e DOF poderá ser uma boa solução. Mas percebo o teu ponto de vista e concordo que em algumas situações poderá realmente ficar-se limitado. Mas na maioria deve satisfazer muito bem.

para mim é indiferente ter video ou não numa dSLR porque se alguém quiser mesmo fazer vídeo, vai ter sempre que ir por uma câmara vídeo.

Para mim não é indiferente, mas concordo na outra parte, para fazer realmente vídeo por enquanto só com uma câmara de vídeo a sério.

Já agora a XL2 apesar de não ser HD é uma excelente câmara e tem uma qualidade de imagem invejável, apesar da alta definição se afirmar cada vez mais, não quer dizer que não haja espaço para outras tecnologias e outros suportes..

Sem dúvida, a XL2 é uma camara simplesmente fenomenal. Já muitas vezes tive oportunidade de trabalhar com uma e de facto a qualidade é mesmo muito boa. Contudo, existe um pequeno "problema". A nível comercial se tens um cliente que quer fazer um vídeo corporativo para passar num LCD/PLASMA numa feira por exemplo a qualidade vai deteriorar-se a olhos vistos. Isto porque o suporte para HD de 720P ou 1080P não vai existir e o que vai acontecer é que por exemplo filmando em PAL DV 24FPS 16:9 (720x576) essa resolução de 720x576 vai ser "esticada" para 1280x720 (no caso de o LCD suportar 720p) ou no pior caso para 1920x1080 (no caso de o LCD ser maior e for 1080p full hd). Tal como na fotografia o que acontece ao ser aumentado é simplesmente "estourar" e isto faz com que depois tenhas o cliente "à perna" a perguntar porque aquilo dá tão mal no plasma que ele comprou para o stand da feira.:D Algo vindo de uma XL2 é simplesmente fabuloso para se ver numa televisão convencional. Aí a qualidade e detalhe é uma coisa impressionante. Para plasmas e lcd's terás de ir para algo Full HD, isto é uma desvantagem da revolução digital que se tem assistido no sector.

Cumps,
michael c
 
depende da lente e do k estas a focar, se tiveres a focar infinito, fizeres zoom e continuares a kerer focar o infinito, nao perde o foco.

agora focar algo perto e fazer zoom vai em mt lente desfocar o mm ponto.
 
Eu tenho necessidades profissionais nas duas áreas e estás enganado. Nas máquinas de filmar tambem usas várias lentes e acredita que não são nada baratas. Uma máquina de filmar mais ou menos boa que nem sequer ainda faz HD ou HDV é a Canon XL2. Tem custos variáveis dependendo onde compres mas anda na casa dos 4000€. Traz apenas uma lente. Se eu pudesse comprar um bom tripé e desenrascar-me a fazer vídeos com a SLR que custa 2500€ seria uma excelente opção. A área de vídeo é extremamente cara e se puderes juntar o util ao agradável, melhor.

Não digo que neste momento a Canon 5D Mark II seja já uma boa alternativa a uma máquina de filmar dedicada como a XL2. Mas, como referi, a funcionalidade tem potencial e no futuro quem sabe não se possa desenvolver e evoluir para algo usado por muitos profissionais da área da fotografia e vídeo.

Cumps,
michael c

calma lá que eu estou a falar de camaras de video amadoras, n estou a falar de máquinas profissionais.
uma Canon XL2 n é comparavel a uma 5d mk2. uma 5d nc tera as mesmas prestaçoes de video que uma máquina profissional, logo a começar no zoom e tempo de gravação.
até ja disse no topico da d90 que até percebo o interesse em colocar estas mariquices de live view e video em slr de entrada, mas em corpos profissionais acho-as 100% inuteis

eu acho k percebo onde keres chegar, as marcas investiram no desenvolvimento desta feature kando podiam ter investido no desenvolvimento de outras, como mais fps ou isos mais elevados. ai concordo plenamente ctg, para mim esses features eram preferenciais sobre o modo video.

basicamente é isso
 
É-me indiferente, apenas se não tornar a máquina mais cara (o que eu não me acredito muito), mas acho que é um caminho interessante que os fabricantes poderão explorar.
Para já, na minha opinião, não passa de mais um item para constar ao lado dos "27500 triliões" de MP, para aqueles que gostam de andar a competir para ver quem tem a p*la maior, mas não deixo de compreender que exista mercado para tais funções.
 
Não sou gajo de fazer filmagens, provavelmente porque nunca tive uma máquina que filmasse. Talvez viesse a experimentar se tivesse uma máquina que gravasse com qualidade aceitável (para o resto já me chega o telemóvel).
 
Odman, com o sentido de composição que tens (pelas fotos que vi) acho que irias gostar bastante de produção e edição de vídeo.:) Compra uma D90.:D

Cumps,
michael c
 
Sou completamente a favor. Não se perde nada, e é uma feature importante que se perde de compacta para SLR.

Acho uma optima feature. E que devia ser implantada em todas as cameras. Claro que não se descarta nenhuma se não tiver, mas é um ponto fortíssimo a favor da tal SLR.
 
Nao devo de utilizar, vi filmes da D90 e.. Lol! A qualidade de HD é tudo menos boa..


importas-te de deixar aqui os links para os videos que falas.


votei que sou a favor, obviamente.

é algo que não interfere com a capacidade fotografica da máq, portanto ter a hipotese de video é uma mais valia.
 
Back
Topo