1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Viewfinder: Óptico VS Electrónico

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Bensan, 23 de Junho de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1256)

  1. Bensan

    Bensan Power Member

    Qual é a diferença?

    Como se traduz isso em qualidade, versatilidade, utilização, etc?

    Obrigado!

    Cumprimentos,
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Assim por alto o óptico é melhor.

    A diferença é que o electrónico é um mini-LCD enfiado num buraco. Acaba por ser o mesmo que usar o LCD mas sem os problemas do sol. Por estar num buraco acaba por ficar condicionado em tamanho e resolução.

    O óptico é um prisma ou um sistema de espelhos que reflectem a imagem directamente da lente. Não está dependente de mais nada a não ser da lente e do prisma/espelhos.
     
  3. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    logo de caras tas a comparar 2 coisas diferentes.

    viewfinder electronicos é nas bridges, já os opticos são as SLR (o próprio nome vem daí) e algumas compactas (mas não é pela lente obviamente).

    @ rui marto, a resolução é algo que com o tempo tenderá a subir.
     
  4. Bensan

    Bensan Power Member

    Então, por a imagem do viewfinder provir das lentes é que dizem que tem muito melhor qualidade que a imagem que surge no LCD externo, certo?

    E o que se vê dentro do viewfinder é tal e qual o que sai na foto?
     
  5. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Por muito que suba, um óptico nunca estará limitado por isso, nem pela qualidade do LCD. E tem a vantagem que só limita a máquina na velocidade de subida e descida do espelho. Além de ser muito melhor para focar.

    Já agora, só a titulo de curiosidade, já houve "SLR"s com EVF.

    Se for óptico, não. Depende da cobertura (só em máquinas muito boas é que é 100% ou perto disso) e de tu acertares a exposição ou não.
    O viewfinder óptico não te consegue dar uma "antevisão" da exposição da imagem, porque é uma simples lente de vidro.
     
  6. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    geralmente o optico e melhor, mas existem situacoes particulares onde o electronico/liveview tem vantagem, por exemplo kando se usa um filtro de infravermelhos.
     
  7. Andre_pais

    Andre_pais Power Member

    Com ecrãs maiores, mais nitidos, com mais resolução e menos gastadores de energia os viewfinders electronicos poderão chegar perigosamente perto dos opticos.

    Uma dúvida, porque é que as cameras bridge não usam viewfinders como os das slr's? Nada impede as maquinas disso pois não?
     
  8. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Se as bridge tivessem o sistema optico das SLR eram SLR... lol

    Há aí muitas SLR que não dão para mudar lentes e não deixam de ser SLR na mesma!
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Nunca vão chegar perigosamente perto dos ópticos. Os próprios sistemas de live-view têm falhas que um óptico nunca terá, por isso por mais que evoluam, os LCD e EVF podem ser bons companheiros do OVF, mas nunca substitutos.

    As bridges podem ter um viewfinder como os das SLR, não pode é usar a mesma lente que os das SLR, porque viewfinder pela mesma lente só SLRs. Aliás, é mesmo daí que vem o nome Single Lens Reflex.
    Se tiveres um OVF que não usa a mesma lente que o sensor (é o caso da minha máquina), aquilo perde o interesse todo, devido a falhas de posicionamento, precisão e também efeitos de paralaxe.
     
    Última edição: 23 de Junho de 2008
  10. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    só há uma cena que me faz confusão, como é que num viewfinder optico dizem que é melhor para focar se num lcd em que se vê a imagem maior, por vezes não fica bem focado ainda que pareça estar?

    as slrs que me passaram pelas mãos foi só mesmo para testar na loja, não tive utilização em campo
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Porque a menos que um LCD faça uma grande ampliação não vês com "resolução" ou detalhe suficiente para verificar a focagem. E depois tens aquele ruído típico do liveview (nota-se particularmente com a ampliação e em ambientes mais escuros), que também não ajuda em nada.

    O óptico, por cima do espelho, tem um ecrã de focagem, que faz com que notes bem quando é que a foto está focada ou não.
    Por exemplo, a máquina que comprei tem 3 ecrãs de focagem, que podes trocar conforme a situação. Um Standard que é o normal, um Super Precision que é ligeiramente mais escuro mas melhor para focar manualmente e um Precision com grelha.
     
  12. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    @|[-BooT-]|

    nao te eskecas k as DSLR tb teem focus automatico, no viewfinder tb tens umas luzes k acendem sobre os pontos de focagem k obtiveram focus, se a luz acende sobre o ponto correcto entao podes ficar descansado k akela zona esta sharp, dps depende da abertura para o FOV.

    ja em modo de focus manual, as luzes tb vao acendendo a medida que passas pela posicao correcta.
     
  13. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    sim, eu sei dos pontos de auto-focus, mas mesmo assim para fazer um ajuste ou focus manual faz-me um bocado confusão. se calhar experimentando até curto e trabalho bem com aquilo :P
     
  14. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    partilho a experiencia k tenho na minha.

    consigo focar pelo viewfinder, no entando nao consigo ter nem de perto a rapidez e precisao do autofocus, felizmente as luzes estao la para ajudar (embora tenha de premir o shutter a meio), mas tb a lente k tenho nao e nem de perto nem de longe indicada para usar manual focus, e um anel de 3mm na ponta da lente k roda uns 45º, nao da mt jeito, embora claro com alguma pratica se vai la.

    pelo liveview, ai as coisas ficam facilitadas pela possibilidade de fazer zoom 10x a uma area da imagem e ai com mais paciencia andar ali a tentar rodar o anel lentamente ate ficar no ponto :)
     

Partilhar esta Página