Periférico Viewsonic VLED221wm - Led + TN sem futuro?

tmgp

Moderador
Staff
Vejam aqui a primeira review a este modelo: http://www.bit-tech.net/hardware/2008/11/14/viewsonic-vled221wm-22-widescreen-monitor/1

1.jpg


Aparentemente o led não resolve problemas de backlight bleeding quando associado a painéis TN. A review refere mesmo que em alguns casos as lâmpadas CCFL obtêm melhores resultados.

The LED backlight leaks through in much the same way as a CCFL tube. In that regard, LED technology is no substitute for the inkier blacks produced by a good PVA panel. There's some evidence of backlight bleed along the top and bottom edges of the panel, too.

It's also a little disappointing to note that white tones are not demonstrably cleaner or purer than a conventional CCFL monitor with a TN panel. Nor is there much evidence of improved colour accuracy. Like any TN screen, the VLED221wm's fundamental colour balance is frankly a little wonky.

@ http://www.bit-tech.net/hardware/2008/11/14/viewsonic-vled221wm-22-widescreen-monitor/3

Será o OLED a única esperança para os monitores? Ou são apenas efeitos de ser a primeira unidade a ser comercializada?
 
Acredito que digam que backlight com lâmpadas CCFL pode ser melhor que backlight com LEDs rafeiros. De qualquer outro modo, é mentira.

Não creio que seja necessário estar à espera de OLEDs para obter imagens de qualidade porreira. De facto, os painéis (H)-IPS já são excelentes nesse aspecto, IMO.

Neste caso, a diferença da qualidade de imagem é pequena por um motivo simples - painéis TN são maus. Painéis TN com LED backlight...não deixam de ser maus! É uma solução semelhante a trocar a carroçaria de um carro por uma desenhada para fazer 30 por uma linha...e manter as mesmas peças para a força motriz - pode notar-se uma pequena diferença, mas acaba por ser negligenciável.
 
a questão é que como se sabe o mercado vai pelo mais barato, e isto é mau indício...

se o mercado for invadido por esta combinação Led+TN, e se se verificarem estes resultados na generalidade, vai ser ainda mais difícil do que é hoje em dia encontrar um bom monitor sem largar euros com fartura... dado que o led vai ser vendido como next gen.
 
Mas já é difícil encontrar um bom monitor sem gastar uma quantidade incrível de dinheiro! Haha. Ou isso, ou se opta por modelos antigos (e, provavelmente, usados) como o HP L2035, que continuam a custar o mesmo que os TN novos de tamanho equivalente.

Não sei até que ponto será vantajoso para os fabricantes encher o mercado de monitores TN + LED a baixo preço, na medida em que o custo de fabrico fica superior (pelo menos por enquanto!) à combinação TN + CCFL. Caso vendam mais caro não vejo grande mercado para esse tipo de monitores, para além dos compradores incautos.
 
Acredito que digam que backlight com lâmpadas CCFL pode ser melhor que backlight com LEDs rafeiros. De qualquer outro modo, é mentira.

Não creio que seja necessário estar à espera de OLEDs para obter imagens de qualidade porreira. De facto, os painéis (H)-IPS já são excelentes nesse aspecto, IMO.

Neste caso, a diferença da qualidade de imagem é pequena por um motivo simples - painéis TN são maus. Painéis TN com LED backlight...não deixam de ser maus! É uma solução semelhante a trocar a carroçaria de um carro por uma desenhada para fazer 30 por uma linha...e manter as mesmas peças para a força motriz - pode notar-se uma pequena diferença, mas acaba por ser negligenciável.

Paineis TN são o MENOS MAL. Passas a idéia que TN são a maior porcaria na face da terra quando não são assim ;)

Claro que IPS e PVA tem melhores cores, mas enquanto a industria não apostar em força nestes, os TN vão continuar serem reis e senhores do TFT low-mid cost.

Já se 1 gajo quer 1 PVA ou IPS... Já tem que largar o couro e o cabelo... E não tamos a falar de +25% ou afins, é sempre 3 a 4x! De tal modo que quem comprar isso é só designers...
 
Paineis TN são o MENOS MAL. Passas a idéia que TN são a maior porcaria na face da terra quando não são assim ;)

Claro que IPS e PVA tem melhores cores, mas enquanto a industria não apostar em força nestes, os TN vão continuar serem reis e senhores do TFT low-mid cost.

Já se 1 gajo quer 1 PVA ou IPS... Já tem que largar o couro e o cabelo... E não tamos a falar de +25% ou afins, é sempre 3 a 4x! De tal modo que quem comprar isso é só designers...
Menos mal? Que há pior que os TN? Os CPA não têm expressão no mercado (acho que nunca vi nenhum). Os MVA estão a meio caminho entre os TN e os IPS (e já sem grande expressão, também), atrás dos PVA. Os IPS estão no topo. Estou a esquecer-me de alguma coisa?

Não digo que não tenha havido evolução nos TN, porque isso é mentira. No entanto, comparar um Samsung 913N (um modelo já relativamente antigo, eu sei) com um NEC 2090UXi torna-se ridículo. É como passar da noite para o dia. A côr. Os ângulos de visão. É tudo melhor no NEC numa proporção que não é razoável.

Estavas a dizer que estava a passar a impressão de que os TN são a pior porcaria à face da terra. Na verdade, a minha opinião não é diferente dessa. Prefiro um CRT low/mid end que um TFT com um TN low/mid end. Especialmente os da Asus. Mas admito que isso poderá ser só um pet peeve (não são assim tão piores que os restantes :P)

Nesse sentido (e ontopic), pôr led backlight num TN é pôr lipstick on a pig. It's still a pig :P. E vendê-lo a um preço incrível é...bom, não preciso de continuar.
 
Pior que TFT? um CRT, por exemplo. Prefiro de longe um TFT a um CRT... Os CRT's realmente bons em imagem também faziam-se pagar e BEM por eles e com PVA e IPS ai nem vale mais nada...

E mesmo TN tem evoluido e bem... Os TFT's de hoje batem aos pontos em qualidade de imagem TFT's de 3-5 anos.

Provavelmente ou és demasiado exigente ou andas a procura de um ecrã para uso profissional. Normalmente uso profissional não se liga a valores. É bom, mesmo que custe 1 fortuna? siga.

Agora para casual user os TN's oferecem qualidade, oferecem baixo consumos de energia, menos espaço, menos radiações, etc do que um CRT.

Claro que gostava de ter um PVA ou IPS, mas pagar 3x mais para ter cores um pouco melhores?

E por fim, a tecnologia LED se bem implementado tem vantagens do género
-> Diminuição do consumo
-> Melhoria do contraste e definição de pretos. Passa a ter preto praticamente verdadeiro :P Melhor que isso só mesmo OLED (onde o pixel emite luz, logo 100% definição de cores e luminosidade)
-> Pode mesmo melhorar as cores se o espectro de luz dos leds for mais rico que CCFL
 
Última edição:
Pior que TFT? um CRT, por exemplo. Prefiro de longe um TFT a um CRT... Os CRT's realmente bons em imagem também faziam-se pagar e BEM por eles e com PVA e IPS ai nem vale mais nada...

(...)

Agora para casual user os TN's oferecem qualidade, oferecem baixo consumos de energia, menos espaço, menos radiações, etc do que um CRT.
Estamos a comparar qualidade de imagem, não os outros factores (que compreendo que sejam de peso na hora de escolher um monitor), pelo que essa afirmação não é verdadeira - é inegável que um CRT da mesma gama de preços que um TFT apresenta melhores ângulos de visão, contraste e fidelidade de cores.

Mas sim, se eu for utilizar o computador para editar uma folha de cálculo de vez em quando, o TFT é mais fininho e cansa menos os olhos que um CRT. Com certeza.

Provavelmente ou és demasiado exigente ou andas a procura de um ecrã para uso profissional. Normalmente uso profissional não se liga a valores. É bom, mesmo que custe 1 fortuna? siga.
Um PVA não é um painel para uso profissional, como queres fazer crer. E não sou demasiado exigente - nem sugiro que a malta compre o hardware de que gosto mesmo. Mas factos são factos, e os TN não são bons. Se há malta que não note diferença ou não se importe? Acredito que sim. Fazendo um paralelismo, há quem não se importe de ouvir música em headphones de €1 (nem note diferença para uns porreiros), mas estes não deixam de ser maus por isso
.
Claro que gostava de ter um PVA ou IPS, mas pagar 3x mais para ter cores um pouco melhores?
Para um IPS acredito que pagues bastante mais (embora nem esteja bem ciente do preço dos TN de grandes dimensões, um HP
LP2475W - que nem é dos melhores - fica por uns €550 - €600). Para um PVA, isso já não é assim!

Modelos de 22'' TN razoáveis custam €190 - €200, certo? Um HP LP2275w (com um S-PVA porreiro) vem para os €375 - €400. E há outros modelos mais antigos que diminuem ainda mais o fosso. Como se vê, são mais caros, mas não TÃO mais caros. É uma questão de opção, como já fizeste passar.

E por fim, a tecnologia LED se bem implementado tem vantagens do género
-> Diminuição do consumo
-> Melhoria do contraste e definição de pretos. Passa a ter preto praticamente verdadeiro :P
-> Pode mesmo melhorar as cores se o espectro de luz dos leds for mais rico que CCFL
Isso é tudo verdade, mas pelo menos nos primeiros tempos tudo o que tiver LED backlight virá com aumento de preço, e as
Melhor que isso só mesmo OLED (onde o pixel emite luz, logo 100% definição de cores e luminosidade) melhorias não são significativas (como também dizem os senhores na análise)
 
Estamos a comparar qualidade de imagem, não os outros factores (que compreendo que sejam de peso na hora de escolher um monitor), pelo que essa afirmação não é verdadeira - é inegável que um CRT da mesma gama de preços que um TFT apresenta melhores ângulos de visão, contraste e fidelidade de cores.

Eu já tive CRT's e vários TFT's e digo que prefiro a imagem de TFT. CRT de baixa-media gama só tem melhor ângulo de visão (e hoje em dia isso é cada vez menor e os TFT's são para serem usados de frente, tirando nas TV's) e pretos.

Um PVA não é um painel para uso profissional, como queres fazer crer. E não sou demasiado exigente - nem sugiro que a malta compre o hardware de que gosto mesmo. Mas factos são factos, e os TN não são bons. Se há malta que não note diferença ou não se importe? Acredito que sim. Fazendo um paralelismo, há quem não se importe de ouvir música em headphones de €1 (nem note diferença para uns porreiros), mas estes não deixam de ser maus por isso
PVA já pode ser considerado semi-profissional. Depois há outras questões, como tempo de resposta. Para jogos um TN é bem mais rápido. Claro que edição de imagem é irrevelante se faz 4 ou 12 ou 16 ms...

Sobre som não vale a pena comparar, porque é um campo onde as diferenças crescem exponencialmente. Ouvires som num headphone de 1 € ou 25 € ou 100 € a diferença é monstruosa mesmo com uma source ranhosa. Já em tecnologias de TFT's não se aplica.


Modelos de 22'' TN razoáveis custam €190 - €200, certo? Um HP LP2275w (com um S-PVA porreiro) vem para os €375 - €400. E há outros modelos mais antigos que diminuem ainda mais o fosso. Como se vê, são mais caros, mas não TÃO mais caros. É uma questão de opção, como já fizeste passar.

Mas lá está. É o dobro do preço, mas será que tem o "dobro" da qualidade de imagem? Ou seja a relação custo/benefício.

Infelizmente nunca tive oportunidade de usar um PVA ou IPS para comparar... São tão raros que nem isso dá :p
 
Esse HP LP2275w é muito interessante... backlight bleed nulo, que é o que me irrita mais nos TFTs de 22" actuais... por isso é que o meu sony hx73 se têm mantido fielmente ao serviço :)

o que me irrita na história dos painéis é teres pouca opção por parte dos fabricantes... não me importava de pagar mais 100 ou 150 eur por um bom monitor, dado que para mim é o periférico com maior duração de vida, e de importância fundamental...

por isso é que a julgar pela combinação tn+oed, acho que vou ter de esperar ainda bastante até trocar de monitor... mas no entanto vou ver esse HP LP2275w que fiquei curioso... :)
 
O novo Macbook Pro que tem um LCD com iluminação por LEDs é bastante melhor que o antigo. Quando um LCD é bom, não é TN, vê-se claramente a grande vantagem dos LEDs, e acrescento mais uma vantagem que é a maior longevidade do TFT.
 
Esse HP LP2275w é muito interessante... backlight bleed nulo, que é o que me irrita mais nos TFTs de 22" actuais... por isso é que o meu sony hx73 se têm mantido fielmente ao serviço :)

o que me irrita na história dos painéis é teres pouca opção por parte dos fabricantes... não me importava de pagar mais 100 ou 150 eur por um bom monitor, dado que para mim é o periférico com maior duração de vida, e de importância fundamental...

por isso é que a julgar pela combinação tn+oed, acho que vou ter de esperar ainda bastante até trocar de monitor... mas no entanto vou ver esse HP LP2275w que fiquei curioso... :)

Esse HP LP2275w tem o acabamento em glossy ou é matte?
 
Eu queria mesmo era um 215TW :) (mas com HDMI :P), infelizmente não pude gastar 450€, por isso comprei este :) 160€ (foi cá no fórum), pelo preço fiquei satisfeito, a qualidade para ver uns filmes/séries é razoavél.

O único senão é não ter ajuste de altura :(
 
isso do backlight com LED's é mto giro se eles tiverem modelação de luminosidade segundo as zonas escuras/claras, senão é a m3rd@ que ccfl e as possíveis diferenças são efeito placebo, uma vez que o principio de funcionamento dos led's brancos é idêntico aos ccfl: luz ultravioleta convertida por florescência para luz visível, sendo a vantagem o consumo, dependendo do nº de led's
 
Back
Topo