1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VII Encontro Fotográfico Zwame - Berlengas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Warlord, 20 de Agosto de 2012. (Respostas: 71; Visualizações: 5566)

1. Boas!

Berlengas foi um dos locais falado como um possivel destino para um encontro no ano passado. Chegou a ser falado várias datas, mas uns não podiam no dia X, outros no dia Y, o tempo passou, a época balnear terminou e ficou bem mais complicado lá ir.
    Entretanto estamos em 2012, já para lá de meio da época balnear e se não for agora é mais um ano que passa e ficamos a ver gaivotas em terra :p

As Berlengas voltaram à conversa no encontro flash neste fim de semana passado, e entre nós tentámos forçar uma data para o encontro, e chegámos ao dia: 1 Setembro (Sabado)

Tendo em conta o panorama actual (crise), e sabendo que para além do custo de deslocação até Peniche acresce o custo da viagem de barco até à ilha (ida e volta por 18€ na viamar), decidimos que era uma boa ideia levar a marmita e conviver um pouco sentados na praia (ou noutro local que se encontre) uma vez que os restaurantes lá são caros.

Para terem ideia de uma visita às berlengas: http://osnossostrilhos.blogspot.pt/2011/04/um-dia-na-ilha-da-berlenga.html

Tendo em conta o horario do barco (partida as 10h - regresso às 16:30h), diria que dará tempo para ainda ir explorar Peniche, e para quem quiser ficar ate mais tarde podemos ir tirar umas fotos ao por do sol junto à costa e depois jantar por lá.

Se conseguirmos juntar um grupo aceitavel de pessoas, podemos tentar negociar um desconto para grupo na viagem de barco.

E como sempre, aceitam-se sugestões e alterações ao "programa" aqui apresentado.

2. _Fakir_

_Fakir_ Power Member

Se tudo correr como previsto, eu vou!

3. A.Agostinho

A.Agostinho Power Member

Eu também vou.

4. helius

helius Power Member

Infelizmente talvez não possa ir, esse fim de semana vou ter de trabalhar, no entanto ainda vou ver se consigo fazer uma troca, se der vou.

5. vê lá se consegues trocar isso, senao podemos sempre adiar ate dia 8, mas nao pode mesmo passar desse pq dps "fecha".

6. _Fakir_

_Fakir_ Power Member

Dia 8 não posso eu.

7. Ignis

Ignis Power Member

É pena, ides para as Berlengas logo nas piores horas para fotografar :)

8. estar lá a outra hora implica passar a noite no parque de campismo ou contratar barco particular.

9. Ignis

Ignis Power Member

Se algum dia fôr para lá, fico lá a dormir ou passo directa. Mas depois em peniche também tem muita coisa boa para fotografar.

10. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Vêm aqui para os meus lados.. :)

Já faz alguns anos que não vou às Berlengas.
    Porreiro porreiro era ir de barco pequeno para ir passar a algumas grutas tipo o Carreiro dos Cações... para além de poder ficar até mais tarde, mas claro que em termos de custos saía um bocado mais caro..

11. Consegues descobrir mais informações sobre essa alternativa? (numero de pessoas, preços, etc)

12. schon

schon Power Member

Eh pá... quase que ia, ninguém aqui do Porto quer ir e dividir custos (posso levar o meu carro mas é uma "caganit*"), (ah e que não conduza a rali/piloto)?

Já agora essas tais grutas são nas Berlengas ou noutro local?

Última edição: 21 de Agosto de 2012
  13. São nas berlengas. Já tive oportunidade de visitar por duas vezes as Berlengas e tem lá sítios muito interessantes para tirar umas fotos. Tenham cuidado com as máquinas, uma das vezes que lá fui era tanta gaivota a disparar misseis que parecia que tinham dado laxantes aos animais lool. Não havia quase ninguém sem cabelos "brancos"...

14. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Eu disse 'grutas' mas não são assim muito grandes.
    Há uma ou outra engraçada, lembro-me de uma que tinha fetos [planta] 'pendurados' no tecto, é a maior e é capaz de ser necessário estar o mar calmo para 'entrar'. Mas isto já foi à mais de 10 anos que vi...

Eu já fui mais de uma dúzia de vezes, sem exagero, mas ia em barco pequeno e a maior parte das vezes até para a parte 'de trás' das Berlengas [a Poente] porque ia uma vez ou outra no barco do meu pai/colegas que iam apanhar perceves. Isto numa lancha de fibra com uns 100cv no ínicio e depois com semi-rígido de mais de 200hp, que era bem engraçado.. :D .. era uns 10 min ou menos [conforme o mar] às Berlengas em vez de 45 min do Cabo Avelar Pessoa [o barco 'grande' da Viamar]. À já alguns anos que deixei de poder ir [poderia haver fiscalização e para andar nos barcos de apanha de perceves é necessário ter cédula e licença específica para apanhar perceves...] e entretanto o pai também já se reformou desta actividade [e os kilos de percevos que eu comia esfumaram-se.. lol].

Subir [ao cais] mesmo às Berlengas só fui umas 4 vezes. Não tem assim muito que ver, mas para um dia, é engraçado.
    O pessoal mais jovem é que acampa por lá mais tempo para a boa vida e 'engates'. Que aquilo tem muitas pessoas durante o dia, mas há tarde vai quase tudo embora e só fica lá o pessoal que está acampado e da pousada [e mais recentemente dos quartos com qualidade decente que lá fizeram].

Mas quando disse que era preferível ir num barco pequeno para 'ir a grutas' era a englobar uma volta à ilha que acaba por dar outra perspectiva e oportunidades de fotografia do que ir no Cabo A. Pessoa que é tipo 'autocarro' com arranque no porto de peniche e paragem no cais da Berlenga e vice versa, do mar só vês a parte nascente/oriental da ilha e só no rumo/rota certo que o barco tem.

Julgo que nas próprias Berlengas se podia alugar um barco para ir ver as grutas e se não desse para dar a volta à ilha, pelo menos fazia parte da volta, mas não sei se o homem que fazia isso lá continua e não faço ideia de preços.

Um aviso:
    se estiver dia 'bom' levem calções e demais roupa leve, além de bastante protector solar em cima da pele [pois faz muito calor e o ambiente 'marítimo' propícia a ficar mais bronzeado para os morenos e a apanhar escaldões para os mais brancos] e vai apetecer dar uns mergulhos nas águas cristalinas na zona da praia/cais e também junto ao forte/pousada.
    :)

Posso tentar ver esta semana, se bem que à hora que saio do trabalho e chegar a Peniche [trabalho a 30 km +/-] não sei se os quiosques dos barcos já estão fechados. Ou talvez dê antes de vir para o trabalho.
    Posso lá passar, amanhã talvez não, mas para quinta vou ver se descubro isso então.

15. ok se puderes era fixe :)

e já agora, vais ao encontro? :)

16. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Adenda:
    é na Berlenga mas também há os Farilhões.. não tem tanto que ver [e julgo que não tenha assim grutas] e é só mais pelo mar, para subir é mais complicado e ao longe [visto de Peniche] parece só uma ou duas ilhotas grandes, mas na verdade são várias rochas com uma ilha principal/maior [a que tem o farol] e também tem a sua piada.

Mas ir ao Farilhões só mesmo em barco 'pequeno'/de aluguer e deve sair um bocado caro [ainda é um pouco distante das Berlengas e não é comum haver pessoas/viagens a ir lá].

Para quem gosta de fotografar animais as Berlengas também são boa oportunidade.
    Quem gostar de gaivotas é uma maravilha, como já deu a entender o Tiago rosetta, isto se houver alguém que realmente goste de tante gaivota.. :-D
    Airinhos/corvos marinhos é que só mesmo se andar-se à volta da ilha/ver grutas, porque estes nidificam em locais mais inacessíveis [também devido à população demasiado elevada de gaivotas nas Berlengas]. Mas depois ainda há espécies de fauna e flora características e únicas nas Berlengas [tipo uma sardanisca única, e mais uns quantos que não me lembro]...

17. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Não custa nada. :)
    Ainda não sei se vou.. Depois eu digo.

Se for até tenho que perder mais um par de quilos e fazer umas caminhadas antes, estou um pouco [muito] pesado e subir/descer [cais e depois zona do forte] as Berlengas, principalmente com calor, ainda custa um bocado.
    Agora que penso melhor, nem tenho mala ainda para máquina + lentes... se for tenho que arranjar uma entretanto.
    Vou ver..

18. A escadaria para acesso ao forte até se faz bem a descer, mas depois tens de subir loool ainda têm de andar um bocado e mais uma vez digo, levem mala para as máquinas, pois uma cagadela de uma gaivota na maquina/objectiva é bem provável de acontecer :D

19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Isso mesmo com a mala a máquina pode ser atingida, quando a estiverem a usar/nas mãos. O melhor é usar plástico a proteger..
    Ou então virem com 1D's e L's... que assim vou obrigatoriamente ao encontro para ver 'armamento' deste calibre..

Bem, é melhor não assustar mais o pessoal desde já, senão ninguém vem. :-D

Mais a sério, o pior é na altura da nidificação das gaivotas, que se nos aproximarmos de ninhos há 'ataque'.
    Mas acho que o período de nidificação é mais para meio/final de Setembro [sem certezas].

Última edição: 22 de Agosto de 2012
  20. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Boas,
    Não fui lá ver preços para ir às Berlengas nos barcos mais pequenos, mas disseram-me que deve ser um bocado mais caro que no Cabo Avelar Pessoa [o barco grande da Viamar].

Tinha dito que há lá nas Berlengas um barquito que dá a volta às grutas e confirma-se.
    Acho que até tem uma parte do fundo em vidro [para ver o fundo do mar], leva 10 pessoas de cada vez e uns 4€ por pessoa. Julgo que dá a volta às Berlengas, para ver as grutas 'do lado de trás' [poente] da ilha, não sei se fica muito tempo nas grutas mas talvez se o pessoal oferecer uma bejeca o homem pare mais para que dê mais tempo para tirar belas fotos.. :D

Julgo que a alternativa ao barco grande + o barco pequeno para dar a volta à ilha não deva ficar mais barato.

Opinião:
    Fica em 22€ só as viagens [barco grande + barco pequeno] mas, em especial para quem não conhece, é um 'passeio' que vale a pena e acaba por ser um 'dia diferente'.
    A irem, vale a pena dar a volta à ilha.

E a quem enjoa ou tem um pouco tendência para.. que se cuidem :-D [aka tomar comprimidos antecipadamente].
    No barco 'grande' vai sempre umas quantas pessoas e existe probabilidade de uma delas enjoar/vomitar e isto tem têndencia para provocar mais vómitos a quem já está meio enjoado...

Última edição: 24 de Agosto de 2012

Partilhar esta Página