Violência nos videojogos

Falando por mim eu gosto de jogos violentos.
Quanto mais violência e sangue existir num jogo melhor. Não sou muito adepto de jogos de terror, mas por exemplo quando saiu um patch para o medal of honor para colocar sangue quando matamos alguém fiquei muito contente.

Por exemplo para mim um jogo em que ande aos tiros ou de porrada sem sangue parece que falta qualquer coisa.

Já jogos violentos há muitos anos, desde o tempo do spectrum. E não foi por isso que tive comportamentos problematicos ou violentos.
Acho que é tudo uma questão de educação. Se os pais sabem que o filho tem tendência para ser problematico e violento convém não lhe darem jogos e filmes violentos, pois pode incentivar ainda mais.
Depois como já disseram há aqueles que apesar de muito jovens, têm noção que é apenas um jogo e que não representa em nada a realidade.

Por acaso no outro dia na ***** vi um miudo que não devia ter mais de 5/6 anos a pedir um jogo ao pai.
O pai virou-se para ele e disse, "escolhe lá um, mas vê lá o que escolhes".
O que é o miudo escolheu? GTA IV.
O pai virou-se para ele e disse, "ainda és muito pequeno para esse tipo de jogos, escolhe outro". O miudo insistiu e o pai disse sempre que não e acabou por levar o LBP.
Foi a unica vez que presenciei uma situação assim, porque normalmente é ao contrario.
 
Porque é que insistem em fazer tópicos destes? Nunca levam a lado nenhum, apenas a insultos e "conclusões" inúteis. Por mim era lock nisto.
 
Porque é que insistem em fazer tópicos destes? Nunca levam a lado nenhum, apenas a insultos e "conclusões" inúteis. Por mim era lock nisto.

Apesar de o tema genérico da violência nos videojogos ser repost o criador levantou uma questão que foi pouco abordada neste fórum e seria interessante de debater que é a questão da nossa posição perante a censura nos videojogos, foi por isso que o tópico não foi fechado ou merged com o último tópico acerca do assunto, infelizmente a questão que seria interessante de debater foi completamente ignorada nos posts seguintes.

Assim sendo vamos lá tentar "salvar" este tópico do :iconlock:

A questão da censura nos videojogos é, a meu ver, uma questão importante porque diz muito acerca da maneira como a própria indústria olha para os seus consumidores.

Se repararmos bem, não existem jogos de temas adultos para as consolas, esses estão reservados para os utilizadores do PC, um exemplo recente disso foi o que aconteceu com o Manhunt 2 em que os programadores foram obrigados a censurar as cenas das execuções para que o jogo pudesse ser vendido, sexo então, nem pensar, podem haver alusões e insinuações mas mais do que isso dá origem a qualquer coisa tipo o processo "black cofee".

Afinal os jogos de consola são só para putos? É que pela forma que as principais marcas de consolas nos tratam é quase impossível pensar de outra maneira, pelos vistos as consolas são para putos e as crianças não sabem ligar um PC.

E isto tem duas consequencias gravíssimas, a primeira é a óbvia limitação criativa imposta a qualquer empresa que trabalhe com consolas a segunda é que se olharmos para o sistema de avaliação de idades recomendadas para os jogos o mesmo está completamente pervertido, está cheio de jogos mesmo violentos que são apenas 16+ e os 18+ além de raros muitas vezes não apresentam um conteúdo que possa ser considerado apenas para adultos já que são censurados com blurs e outro tipo de efeitos que nos impedem a nós, consumidores adultos, de desfrutar da verdadeira experiência do jogo conforme idealizado pelos criadores dos jogos.
 
[...]

A questão da censura nos videojogos é, a meu ver, uma questão importante porque diz muito acerca da maneira como a própria indústria olha para os seus consumidores.

Se repararmos bem, não existem jogos de temas adultos para as consolas, esses estão reservados para os utilizadores do PC, um exemplo recente disso foi o que aconteceu com o Manhunt 2 em que os programadores foram obrigados a censurar as cenas das execuções para que o jogo pudesse ser vendido, sexo então, nem pensar, podem haver alusões e insinuações mas mais do que isso dá origem a qualquer coisa tipo o processo "black cofee".

Afinal os jogos de consola são só para putos? É que pela forma que as principais marcas de consolas nos tratam é quase impossível pensar de outra maneira, pelos vistos as consolas são para putos e as crianças não sabem ligar um PC.

E isto tem duas consequencias gravíssimas, a primeira é a óbvia limitação criativa imposta a qualquer empresa que trabalhe com consolas a segunda é que se olharmos para o sistema de avaliação de idades recomendadas para os jogos o mesmo está completamente pervertido, está cheio de jogos mesmo violentos que são apenas 16+ e os 18+ além de raros muitas vezes não apresentam um conteúdo que possa ser considerado apenas para adultos já que são censurados com blurs e outro tipo de efeitos que nos impedem a nós, consumidores adultos, de desfrutar da verdadeira experiência do jogo conforme idealizado pelos criadores dos jogos.

Isso tudo que referes não é nada mais, nada menos do que o reflexo da mentalidade "criancista" que o público em geral confere às consolas de jogos.

Por um lado temos os putos mimados cheios de atitudes "valentistas" em relação aos jogos; todos desejosos de jogar o último FPS sangrento da moda, independentemente do jogo ter algum outro mérito para além da violência gratuita; e não porque possa ter uma boa história, uma boa jogabilidade, alguma revolução artística ou na direcção do jogo em geral que legitime o uso dessa mesma violência no jogo.

Por outro temos os "adultos" que, como já é hábito olham para tudo aquilo que os filhos mais novos fazem, ou dizem, com um desdém paternalista na linha do: "Oh! Ele ainda é novinho, um dia vai aprender a pensar doutra maneira"! Esperando que essa "sapiência" caia do céu, ou pior, que a própria escola ensine aos miúdos aquilo que já deveriam saber em casa! Depois admiram-se que tenhamos episódios como o daquele em que a miúda lá da escola do porto se virou à batatada à professora por causa da bodega do telemóvel...

Em relação à classificação etária dos jogos; é claro que se encontra "viciada" à partida, e para o lado do exagero parental; porque como é um medium relativamente recente quando comparado, por exemplo com os filmes, ainda é encarado com algum temor devido ao seu franco desconhecimento pelo público em geral! E depois toca de levarem com toda a censura e "medo" em cima!

São coisas, que só com o passar do tempo vão "sarar"; quando alguém de direito finalmente abrir os olhos e decidir "pegar" no mercado dos jogos com uma visão séria e desprovida de preconceitos típicos de quem nunca se informou, ou não usufrui sequer, dos mesmos!

Cumps!

\w/


Porque é que insistem em fazer tópicos destes? Nunca levam a lado nenhum, apenas a insultos e "conclusões" inúteis. Por mim era lock nisto.

Isso depende da cultura, sapiência, e informação de quem participa.
Que depois se vai reflectir na qualidade e utilidade dos posts que remetem!
 
A questão da censura nos videojogos é, a meu ver, uma questão importante porque diz muito acerca da maneira como a própria indústria olha para os seus consumidores.

Se repararmos bem, não existem jogos de temas adultos para as consolas, esses estão reservados para os utilizadores do PC, um exemplo recente disso foi o que aconteceu com o Manhunt 2 em que os programadores foram obrigados a censurar as cenas das execuções para que o jogo pudesse ser vendido, sexo então, nem pensar, podem haver alusões e insinuações mas mais do que isso dá origem a qualquer coisa tipo o processo "black cofee".

Afinal os jogos de consola são só para putos? É que pela forma que as principais marcas de consolas nos tratam é quase impossível pensar de outra maneira, pelos vistos as consolas são para putos e as crianças não sabem ligar um PC.

E isto tem duas consequencias gravíssimas, a primeira é a óbvia limitação criativa imposta a qualquer empresa que trabalhe com consolas a segunda é que se olharmos para o sistema de avaliação de idades recomendadas para os jogos o mesmo está completamente pervertido, está cheio de jogos mesmo violentos que são apenas 16+ e os 18+ além de raros muitas vezes não apresentam um conteúdo que possa ser considerado apenas para adultos já que são censurados com blurs e outro tipo de efeitos que nos impedem a nós, consumidores adultos, de desfrutar da verdadeira experiência do jogo conforme idealizado pelos criadores dos jogos.

Acho que em vez de censurarem os jogos podiam colocar um sistema de controlo no proprio jogo. Como por exemplo escolher a idade de quem vai jogar e até ser alterado ( atraves de um sistema com password) ficaria pre-definido para o que se tinha escolhido.

Na minha opinião a censura dos jogos de video não deviam ir além da censura que existe nos filmes, ou por exemplo os video clips de musica e até mesmo os desenhos animados nas TV´s.
Um jogo é feito com bonecos, os filmes são com pessoas reais.
Acho que se algum pode incentivar à violência são mais os filmes do que os jogos.

Já por varias vezes os estudos demonstram que as consolas são para os filhos, mas quem mais joga são os pais (forma de expressão).

Em relação às classificações dos jogos já por diversas vezes debatida. É um facto que é tendenciosa.


Isso depende da cultura, sapiência, e informação de quem participa.
Que depois se vai reflectir na qualidade e utilidade dos posts que remetem!

Bem falado, ou melhor escrito.
 
Epá eu digo-vos: tenho 15 anos, vejo o Saw(este tipo de filmes gosto sempre de ver acompanhado, principalmente se o acompanhante for do sexo feminino :D) e nao fico tão chocado como colegas meus, mais velhos que eu, uma vez esse filme passou na minha escola, os comentarios foram: "fixe.....", " ai jesus vou sair daki". Quando era um bocadinho mais novo e jogava Caramaggedon, o meu pai dizia " não gosto nada que jogues essa porcaria isso é mesmo violento" , e nunca disse ao motorista para atropelar as velhinhas que vão na passadeira para eu nao cheagar atrasado ás aulas.

Todos os dias noto que tenho mais maturidade do que a maioria dos alunos que andam na escola, sejam eles de 17 ou de 13. Porque é que noto isso? não sei...será do carmaggedon?
 
Última edição:
se existe violência nos jogos e os míudos são influenciados por isso, só os pais é que são responsáveis. Eu tenho vários jogos de guerra e de pancada mas isso nunca me influenciou nem me vai influenciar. Por exemplo, os GTA'S são muito violentos para as crianças mas os pais não querem saber se ele vai andar por aí com uma faca na rua a matar pessoas ou se vai com uma pistola, quer dizer ... Embora eu tenha tido a minha playstation 2 com cerca de 8/9 anos, nunca fui influenciado e era e sou bastante viciado mas há pessoas que pensam que os jogos são a realidade ...

cumps a todos ; D
 
ja jogava gta com 11 e 12 e outros jogos violentos.
Isso não me tornou violento mas acho que os pais devem estar sempre atentos aos filhos, porque como somos todos diferentes alguns podem levar isto dos videojogos de uma forma diferente.
 
Epá eu digo-vos: tenho 15 anos, vejo o Saw(este tipo de filmes gosto sempre de ver acompanhado, principalmente se o acompanhante for do sexo feminino :D) e nao fico tão chocado como colegas meus, mais velhos que eu, uma vez esse filme passou na minha escola, os comentarios foram: "fixe.....", " ai jesus vou sair daki". Quando era um bocadinho mais novo e jogava Caramaggedon, o meu pai dizia " não gosto nada que jogues essa porcaria isso é mesmo violento" , e nunca disse ao motorista para atropelar as velhinhas que vão na passadeira para eu nao cheagar atrasado ás aulas.

Todos os dias noto que tenho mais maturidade do que a maioria dos alunos que andam na escola, sejam eles de 17 ou de 13. Porque é que noto isso? não sei...será do carmaggedon?

tenho 14 e acho o saw fraquinho, gosto de tudo o que é extreme gore, gozo com quem têm medo de f.e.a.r. (:lol:) e sou uma pessoa extremamente pacífica. Quanto À censura dos videojogos, o que têm a dizer.

P.S - Se soubesse que era repost não o tinha criado:wow:
 
Ainda tinha eu 4/5 anos e já jogava jogos propriamente ditos, violentos.. E não ando a fazer nada na vida real que visse nos videojogos. Mas isso já depende da mentalidade de cada um. À uns que não se deixam afectar, outros....
 
Existe violência em todo lado: na rua, televisão, jornais, telejornais, internet, etc... Por mim, isto tudo é o que mais afecta as crainças, e não os videojogos.

Cumps
 
Para não abrir outra thread... Alemanha volta a atacar...

According to several internet sources, including this one Germany's 16 Interior Ministers are rallying to completely stamp out violent videogames.

The online edition of German news magazine Der Spiegel has revealed that interior ministers urged against ‘Killerspiele' (killer games) during a conference held last Friday. Although details are only being shared in English via online translations such as this, it seems clear that German ministers are now serious about preventing another incident like Winnenden on 11 March where a 17-year-old shot 15 people. The previous evening the shooter had been playing the game "Far Cry 2".

Spiegel Online details that the ministers have appealed for "an explicit production and dissemination ban as soon as possible", preventing the development and distribution of all games considered to be violent within Germany.

The Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle (USK) software ratings board already stands in the way of many violent games being released in Germany. The blockbuster "Gears of War" series for Xbox 360 is among them. However the key issue with the latest appeal to the Bundestag, the German equivalent of the British Parliament, is that violent videogames may not be produced on German soil. This would be hard on German based developer Crytek, coincidentally responsible for the original "Far Cry".

Winnenden isn't the first tragedy to move government officials against violent games, and especially those that involve shooting other people. The Columbine High School massacre of 1999 brought that same year's E3 videogame convention under US government scrutiny, forcing first-person-shooters - in particular ultra-realistic ‘simulation' Soldier of Fortune - behind closed doors, viewable by appointment only. In the case of Columbine it was id Software's "Doom" held responsible.

Do violent videogames beget violent gun-toting youths? Are the German ministers over-reacting, or even acting to be seen to be acting? If the German ministers' appeals are accepted, and if the decision proves to be popular overseas, it's likely that UK MPs will see vote-winning opportunities in this country too.

Prudence or politics? You decide.

http://uk.videogames.games.yahoo.com/blog/article/3870/

Hipócritas de maravilha...
 
Que cambada de velhos nojentos, so apetece dizer asneiras... dass nunca na vida pegaram nun jogo, lá porque um retardado qualquer não foi educado ou tem uma defeciencia qualquer desatou a matar, não quer dizer que os outros o vão fazer...

MILHÕES e MILHÕES de pessoas compram e jogam esses jogos, e lá porque um idiota que devia tar internado num hospital, se lembra de fazer uma mrd dessas, vão privar os outros daquilo que gostam.

Metam normas mais rigidas e monitorizações na educação desses retardados, em vez de tirarem aquilo que o pessoal decente (com um cerebro maior que um cão [:D]) gosta.
 
Isso é mesmo de levar as mãos à cabeça... Que culpa temos de uma pessoa não lá bater lá muito bem, e levar o jogo com se fosse real? Enfim..
 
Viva,

O pessoal farta-se de dizer que a culpa é dos pais e dão o assunto por encerrado, mas isso está errado! Vamos supor; os pais da criança são umas bestas, compram-lhe o GTA (primeiro exemplo que me veio à cabeça) e a criança lembra-se de imitar certos actos da personagem em um colega e esse mesmo colega fica sem dentes na boca.
Como é que se resolve este problema? compram-se uns dentes novos para a criança e fica tudo feliz e contente, como se nada tivesse passado, após o sofrimento de uma criança inocente que não tem nada a ver com a irresponsabilidade daqueles pais.

Também existe aqui pessoal a dizer "Eu joguei jogos violentos quando era uma criança e hoje não sou violento", ok, bom para vocês! São do tipo de pessoas que conseguiram não se deixar afectar pelos video jogos e a sua violência, mas só porque vocês são assim não podemos generalizar, logo, tem que haver uma restrição mais rígida para evitar que pessoas mais sensíveis sejam apanhadas por esta "violência fixe" e aconteçam casos como os acima referidos.

PS. Tenho que admitir que joguei os jogos mais violentos da minha época (sempre escondido dos meus pais) e continuo a ser uma pessoa mentalmente saudável mas hoje acho que para a idade que tinha ver cabeças a voar, corpos a explodir e Fatalities do MK :003: não é uma coisa que eu queira que o meu futuro filho veja.

Fiquem bem;)
 
Viva,

O pessoal farta-se de dizer que a culpa é dos pais e dão o assunto por encerrado, mas isso está errado! Vamos supor; os pais da criança são umas bestas, compram-lhe o GTA (primeiro exemplo que me veio à cabeça) e a criança lembra-se de imitar certos actos da personagem em um colega e esse mesmo colega fica sem dentes na boca.
Como é que se resolve este problema? compram-se uns dentes novos para a criança e fica tudo feliz e contente, como se nada tivesse passado, após o sofrimento de uma criança inocente que não tem nada a ver com a irresponsabilidade daqueles pais.

Também existe aqui pessoal a dizer "Eu joguei jogos violentos quando era uma criança e hoje não sou violento", ok, bom para vocês! São do tipo de pessoas que conseguiram não se deixar afectar pelos video jogos e a sua violência, mas só porque vocês são assim não podemos generalizar, logo, tem que haver uma restrição mais rígida para evitar que pessoas mais sensíveis sejam apanhadas por esta "violência fixe" e aconteçam casos como os acima referidos.

PS. Tenho que admitir que joguei os jogos mais violentos da minha época (sempre escondido dos meus pais) e continuo a ser uma pessoa mentalmente saudável mas hoje acho que para a idade que tinha ver cabeças a voar, corpos a explodir e Fatalities do MK :003: não é uma coisa que eu queira que o meu futuro filho veja.

Fiquem bem;)

O problema é que existem pais que não podiam/deviam ser pais... Mas como a taxa de natalidade já é baixa, se fossem regular isso ainda mais baixa seria...

O correcto devia de ser isso mesmo... Antes de serem pais, serem avaliados para ver se tinham competências para isso.
 
Back
Topo