PlayStation Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown (SEGA)

Daimon

Moderador
Staff
E2PGu_jXIAI-qwx

Data de lançamento: 1 de Junho de 2021
Plataformas: PS4

Sega announced today that Virtua Fighter 5 Ultimate Showdown will be a PlayStation 4 console exclusive. It will include updated graphics built in a brand new engine as well as new online features, with development being led by an "all-star team" from Sega AM2 and Ryu Ga Gotoku Studio [RGG]. It is being developed as part of Sega's 60th anniversary project.

Fonte

 
Última edição:
Espero que se confirme o "leak" de que sera um dos jogos do PS Plus para Junho. Estou super curioso de jogar isto. So a soundtrack da logo vibes de SEGA!
 
Continuo a achar este jogo já ultrapassado. Não fosse oferta do plus e tenho duvidas que tivesse sucesso nas vendas.

Os jogos de porrada evoluiram muito e o que temos atualmente no mercado é muito superior a este.

E nem é preciso vir aos mais recentes.
 
@Lord_MerlliN O objectivo deste jogo não é vender milhões como o MK11 ou FighterZ, por exemplo, mas sim servir como um indicador para possíveis futuros jogos. Afinal de contas, Virtua Fighter esteve ausente durante uma geração inteira. O último VF foi lançado em 2007.

E sim, o jogo pode parecer ultrapassado se comparares com o MK11 ou Guilty Gear Strive, mas a nível de animações, está lá no topo. Esta será a primeira vez que os gráficos de um Virtua Fighter acompanham a qualidade das suas animações.
 
Continuo a achar este jogo já ultrapassado. Não fosse oferta do plus e tenho duvidas que tivesse sucesso nas vendas.

Os jogos de porrada evoluiram muito e o que temos atualmente no mercado é muito superior a este.

E nem é preciso vir aos mais recentes.

Evoluíram em que aspecto? A jogabilidade é a mesma desde os tempos da Dreamcast. Graficamente houve melhorias, mas nos jogos 2d. MK11 e Guilty Gear Strive é uma comparação desnecessária. 2d não é comparável a 3d. E no entanto o Street Fighter não evoluiu muito do 4 para o 5. E este nova versão do Guilty Gear correu com gráficos 2d animados na Ps3 ainda.

Ou seja o único que teve efetivamente mudanças grandes foi o Mortal Kombat.

E a comparar terá que ser o Dead or Alive e o Tekken. E o mais próximo é sem dúvida o Dead or Alive. E graficamente nem o Tekken 7, nem o Dead or Alive 6 estão muito acima deste Virtua Fighter que é um jogo dos tempos da Xbox 360 e Ps3.

Por isso diria que o argumento caiu parcialmente por terra. Pois somente o Mortal Kombat teve uma verdadeira evolução desde os tempos da Xbox 360 e Ps3..
 
Evoluíram em que aspecto? A jogabilidade é a mesma desde os tempos da Dreamcast. Graficamente houve melhorias, mas nos jogos 2d. MK11 e Guilty Gear Strive é uma comparação desnecessária. 2d não é comparável a 3d. E no entanto o Street Fighter não evoluiu muito do 4 para o 5. E este nova versão do Guilty Gear correu com gráficos 2d animados na Ps3 ainda.

Ou seja o único que teve efetivamente mudanças grandes foi o Mortal Kombat.

E a comparar terá que ser o Dead or Alive e o Tekken. E o mais próximo é sem dúvida o Dead or Alive. E graficamente nem o Tekken 7, nem o Dead or Alive 6 estão muito acima deste Virtua Fighter que é um jogo dos tempos da Xbox 360 e Ps3.

Por isso diria que o argumento caiu parcialmente por terra. Pois somente o Mortal Kombat teve uma verdadeira evolução desde os tempos da Xbox 360 e Ps3..

Sim, esse é outro aspecto importante que faltou mencionar, já que os recursos terão de ser usados de forma diferente. VF5 é mais comparável a Tekken, Soulcalibur e Dead or Alive do que propriamente a jogos de luta 2D, em que a câmara fixa permite injectar maior quantidade de detalhe.

 
Que tal esses combates? Que estão a achar do jogo?

Meti umas horinhas nisto, mas parece-me algo inacabado. Modo arcade feito em menos de 1h, ranked games com 2 ou 3 personagens e muita gente ainda verde (plus ajuda). Acho que vou voltar ao jogo mais tarde, se bem que se agora já demora um pouco a encontrar adversários, daqui a uns bons meses... não sei.

Algo desiludido por não ter platina, MK e Tekken tinham e já estava lançado para mais uma.

Lista de movimentos com pouca variedade e combos algo repetitivos. Mas pronto, primeiras impressões de quem só jogou umas horas e com poucos chars.
 
Meti umas horinhas nisto, mas parece-me algo inacabado.

O jogo não está inacabado. Tem em conta que o Virtua Fighter 5 foi lançado em 2006 para as arcadas japonesas e chegou à PS3 e Xbox 360 em 2012. O Virtua Fighter 5 que estás a jogar agora é a versão de 2012 portada e refeita num novo motor de jogo (o Dragon Engine, que é o motor de jogo usado nos Yakuza mais recentes). É claro que não vai ter um story mode estilo o do MK11. Ainda assim, o Arcade Mode é mais longo/tradicional que o do Tekken 7, por exemplo, que é um jogo mais recente. E o training mode também é melhor.

Modo arcade feito em menos de 1h, ranked games com 2 ou 3 personagens e muita gente ainda verde (plus ajuda). Acho que vou voltar ao jogo mais tarde, se bem que se agora já demora um pouco a encontrar adversários, daqui a uns bons meses... não sei.

É claro que a malta está verde. A série esteve ausente durante uma geração inteira de consolas. Até há quem pense que este Virtua Fighter 5 é o mini-jogo dos Yakuza que teve agora direito a um jogo a standalone (não estou a gozar). O lançamento de um jogo de luta é a melhor altura para se jogar, porque é quando a comunidade está mais activa, ou seja, mais gente no online e mais gente a dissecar as personagens.

Lista de movimentos com pouca variedade e combos algo repetitivos.

Só existe pouca variedade se estiveres a fazer button mashing. Algumas personagens têm stances, o que implica conhecer os seus golpes em ambas as variantes. Vanessa Lewis, por exemplo, que tem um Offensive Style e um Defensive Style.

https://virtuafighter.com/commands/list?ver=5c&chara=vanessa

E que tal Jacky Bryant, que é uma das personagens mais straightforward do jogo?

https://virtuafighter.com/commands/list?ver=5fsa&chara=jacky

Como vês, existe muito para aprender.
 
O jogo não está inacabado. Tem em conta que o Virtua Fighter 5 foi lançado em 2006 para as arcadas japonesas e chegou à PS3 e Xbox 360 em 2012. O Virtua Fighter 5 que estás a jogar agora é a versão de 2012 portada e refeita num novo motor de jogo (o Dragon Engine, que é o motor de jogo usado nos Yakuza mais recentes). É claro que não vai ter um story mode estilo o do MK11. Ainda assim, o Arcade Mode é mais longo/tradicional que o do Tekken 7, por exemplo, que é um jogo mais recente. E o training mode também é melhor.
Compreendo isso, mas logo no menu principal aquele logo do lado direito dá-me comichões, por exemplo. Depois vindo de um MK11, passar para este é como vender um Ferrari para comprar um Fiat. Também chegas ao destino, mas a sensação é outra. Para fazer um port e sabendo dos concorrentes atuais neste mercado (não se pode considerar apenas o mercado de 2006) tem que se acrescentar algo. O que eu sinto com este jogo é que o factor nostalgia é motivo para jogar, no entanto acaba por ser um 'está giro' vou voltar aos AAA.

É claro que a malta está verde. A série esteve ausente durante uma geração inteira de consolas. Até há quem pense que este Virtua Fighter 5 é o mini-jogo dos Yakuza que teve agora direito a um jogo a standalone (não estou a gozar). O lançamento de um jogo de luta é a melhor altura para se jogar, porque é quando a comunidade está mais activa, ou seja, mais gente no online e mais gente a dissecar as personagens.
Sim, por isso disse que vou deixar o jogo instalado e vou dar nova oportunidade quando sairem por exemplo os novos jogos do Plus. Acredito que o jogo aí fique mais competitivo, uma vez que ficam os jogadores realmente dedicados. Como apreciador de SF, MK e de ter memórias do VF e Soulcalibur, os confrontos que tive foram diferentes do que esperava.

Só existe pouca variedade se estiveres a fazer button mashing. Algumas personagens têm stances, o que implica conhecer os seus golpes em ambas as variantes. Vanessa Lewis, por exemplo, que tem um Offensive Style e um Defensive Style.

https://virtuafighter.com/commands/list?ver=5c&chara=vanessa

E que tal Jacky Bryant, que é uma das personagens mais straightforward do jogo?

https://virtuafighter.com/commands/list?ver=5fsa&chara=jacky

Como vês, existe muito para aprender.
Tenho jogado da forma que jogo SF e MK, o que acaba por ativar parte desses movimentos. Ando a treinar os main combos, mas ao ver a lista por exemplo, vejo 3. Daí achar que têm pouca variedade.
 
Compreendo isso, mas logo no menu principal aquele logo do lado direito dá-me comichões, por exemplo. Depois vindo de um MK11, passar para este é como vender um Ferrari para comprar um Fiat. Também chegas ao destino, mas a sensação é outra. Para fazer um port e sabendo dos concorrentes atuais neste mercado (não se pode considerar apenas o mercado de 2006) tem que se acrescentar algo. O que eu sinto com este jogo é que o factor nostalgia é motivo para jogar, no entanto acaba por ser um 'está giro' vou voltar aos AAA.

Um é um jogo novo de alto orçamento e o outro é um remaster de um jogo com uma década num novo motor de jogo. Parece-te uma comparação justa? Também é por isso que um foi lançado a 60€ e o outro a 30€ (e também em dois serviços de subscrição).

No entanto, os valores de produção parecem-me algo secundário, já que o importante é a qualidade do pacote e a diversão oferecida.

Tenho jogado da forma que jogo SF e MK, o que acaba por ativar parte desses movimentos. Ando a treinar os main combos, mas ao ver a lista por exemplo, vejo 3. Daí achar que têm pouca variedade.

Ora aí está a explicação do porquê achares que tem pouca variedade: estás a jogar um jogo de luta 3D como sendo 2D. O beginners guide que coloquei há uns posts atrás refere coisas fundamentais a ter em conta que não estás a ter em consideração ao fazeres a afirmação de que existe pouca variedade.

E a lista in-game refere apenas 3 basic combos. Mas é apenas isso; basic combos. Na realidade, a lista de combos é bastante maior e esses combos podem não resultar da mesma forma com todas as personagens.

Lista de combos da Sarah: https://virtuafighter.com/combos/list?ver=5fsa&chara=sarah

 
Back
Topo