1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Virtual osX

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por TCB13, 13 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 847)

  1. TCB13

    TCB13 Power Member

    Boas...

    Aqui mais uma das minha duvidas complicadas de responder lol

    Como posso cirar uma maquina virtual dentro do mac em que possa instalar outro mac-os?

    que programas? como? etc etc...
     
  2. bruno_eg

    bruno_eg Banido

    Acho que ainda não é possível (não consegui pelo Google), pelo menos não estou a imaginar maneira para isso. Por incrível que pareça existe soluções para PC Windows (PearPC) mas não vejo nenhuma para Mac OS.
    Mas também abre uma pontinha sobre uma discussão que foi desenterrada no forum a um tempo atrás ... será legal? Mas isso não te sei responder e será melhor um moderador decidir.
     
  3. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Estivemos aqui à discussão e chegámos à conclusão que a instalação do PearPC viola o EULA do Panther (última versão do OS X suportada pelo PearPC).

    Mas a tua questão é diferente e, francamente, sem grande valor útil. Vejamos.

    Meter o Panther, Jaguar, Puma ou OS 9 num Mac com processador intel, é impossível pois todos eles foram compilados apenas para PowerPC e não para x86. Não foi por acaso que o modo Classic desapareceu do Tiger para Macs com processador intel.

    Poderás, eventualmente, num Mac com PowerPC encontrar algum software de virtualização que te permita fazer isso. Não sei se o VirtualPC o permite. Como te disse, não vejo qualquer vantagem nesse facto pois o Tiger tem já mais de dois anos e todas as aplicações que continuam a ser actualizadas já têm versões para este OS X (se são Universal Binary é outra questão).

    O OS 9 é suportado dentro do OS X para PowerPC, pelo que reitero, não entendo muito bem a tua dúvida.
     
  4. TCB13

    TCB13 Power Member

    a questão é colocar um tiger dentro de um tiger ou um leopard dentro de um tiger... se á virtual pc's no windows tambem devia haver no mac...
     
  5. bsod

    bsod Power Member

    Eu já consegui pôr o Tiger a bombar no PearPC! Mas não sei se existe uma release jeitosa para Mac (especialmente usando já os binários Intel).

    BTW Demiurgo, já tenho no meu iMac o SheepShaver com o OS 8 instalado, para correr aplicações antigas... mas para já não vi necessidade, e como arranjei agora uma máquina PowerPC que corre OS 9, se calhar vou apagar a máquina virtual...

    Além disso, aquilo era muito buggy, se bem me lembro (já não mexo naquilo há algum tempo). E só emulava até ao 9.0.4, salvo erro.

    Tenho é o Basilisk a emular o 7.1 bastante bem, fica estupidamente rápido (até assusta! :))
     
  6. aclaud

    aclaud Power Member

    A título de curiosidade posso saber qual o propósito de teres um tiger dentro de um tiger?
     
  7. bsod

    bsod Power Member

    Provavelmente para testar apps sem comprometer o sistema principal.

    BTW... o PearPC que eu testei (usei um P4 3 GHz, com 1 GB de RAM e uma 9200SE) corria o Tiger, mas de uma forma asfixiantemente lenta... as animações praticamente não corriam, e crashava por toda a parte...

    Além disso, não tinha suporte para rede, USB nem nada! E a emulação G4 (AltiVec) é experimental. Portanto, se for para alguma utilização que não seja "epah, consegui pôr isto a dar! Yupi!! :p Agora vou apagar, foi engraçado enquanto durou" esquece. ;)
     
  8. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    bsod,

    Como disse a última release do PearPC suportava *apenas* o Panther, pelo que utilizando o Tiger outra coisa não seria de esperar.

    Bem mais importante que isso é termos chegado à conclusão que até a EULA do Panther exigia qu a instalação fosse feita em Macs (quanto ao Tiger nunca houve dúvidas do mesmo requisito), pelo que a conversa sobre o PearPC fica por aqui.

    TCB13,

    Não resolves a coisa instalando o Tiger num disco externo? Pk a necessidade de virtualização?
     
  9. abc

    abc [email protected] Member

    Além de que se podem testar todas as apps e mais algumas no Mac OS X sem comprometer minimamente a saúde do sistema. Caso seja esse o objectivo, é completamente pueril.

    As únicas apps que podem ser chatas são as que têm tentáculos para o sistema como as da Adobe ou o Stuffit, mas a vasta maioria de apps não representa qualquer perigo para a integridade do sistema.
     
  10. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    Vê-se mesmo que não percebem nada disto... :)

    O intuito de criar máquinas virtuais macosx dentro de um sistema Macosx tem tanta validade como meter várias máquinas/servidores virtuais linux a correr em linux... se quizerem "revender/alugar ou simplesmente partilha" com vários utilizadores dando a cada um deles previlégios de administração sobre a sua quinta sem que se comprometa a máquina principal ou uma das secundárias... Se isto faz muito sentido em ambiente comercial onde se pretende garantir a não contaminação de qualquer espécie, ou revogação de direitos de administração de outros utilizadores, faz mais sentido ainda quando se vai usar uma máquina em ambiente de formação onde tens que dar acesso a vários utilizadores a estas ferramentas ade admin em simultaneo...
     
  11. abc

    abc [email protected] Member

    É óbvio que uma coisa desse tipo não vai ser feita usando exclusivamente uma máquina e se o objectivo é ter tudo alojado numa máquina existem soluções como o AFS ou o NetBoot.
     
  12. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    sim, mas isso é para fazer alterações definitivas num computador... se isto for destinado para um curso por exemplo com 3 elementos, e para durar uma ou duas semanas, com o menor esforço possível... a melhor solução é soluções de virtualização, com várias máquinas virtuais a correr em simultaneo :)

    outra das hipóteses seria, por exemplo para experimentar uma nova versão do sistema operativo... uma que ainda não é definitiva...
     

Partilhar esta Página