1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Virtualização - Dúvidas.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Nephilin, 9 de Setembro de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 794)

1. Nephilin

Nephilin Power Member

Olá a todos!

Estou a pensar comprar um sistema quadcore, para jogar, trabalhar extensivamente multimédia (3d, video e imagem), e também ir aprofundando mais os meus conhecimentos de linux e redes.

A minha ideia com o quad core, e como não me apetece estar a a instalar dual, tri ou quad boots. :), seria ter um SO principal instalado e depois correr os restantes so's (estou a pensar em 2 (trabalhos e lazer)) em vmware.

Estava a pensar ter o ubuntu a correr de base (não sei se 64 ou 32 bits) e o vmware ou virtualbox com a máquinas virtuais a correr alternadamente (conforme fosse para jogos ou para trabalho) 2 instalações do windows xp Pro, e criar outras máquinas para testar versões de linux, etc, e quem sabe uma com o vista para experimentar.

O que acham e o que é que opinam?

2. eyeliner

eyeliner Power Member

Vais precisar de muita RAM e um sistema poderoso.
    Para correres os Windows, recomendo o Microsoft Virtual PC. :)

A aceleração 3D interessa? Acho que as máquinas virtuais não o suportam.

Acho essa uma boa ideia. Haja é máquina para ele. ;)

3. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Se é só para testes, brincadeiras, aprendizagem, etc, é uma boa forma de o fazeres. Eu uso o VMware e neste momento até estou a instalar o xorg no Gentoo virtual que instalei. Uso o Vista como host porque eu trabalho em Windows.

4. Nephilin

Nephilin Power Member

@ eyeliner : estou a pensar num q6600 com 4 gB de RAM e uma 8800gts. Acho que dá conta do recado :) Até porque quando estiver a trabalhar ou a jogar só vou ter uma máquina virtual a trabalhar. Quanto à aceleração 3d dá-me jeito principalmente por causa dos jogos, e para fazer renders 3d com o 3dStudio ou outro software 3d qualquer. Vou ter de averiguar melhor isso que disseste. Quanto ao Microsoft Virtual PC, não sei, parece-me muito pesado...

@ Nazgulled : Como disse é para trabalhos, diversão e testes/aprendizagem. Uma máquina virtual para trabalho, uma para jogos (as duas em XP) e outras para os mais variados testes.

Já agora qual é o sistema "base" que recomendam? Linux, windows, 32 ou 64 bits e porquê?
    É que eu ainda estou um pouco indeciso em relação isto. Estou pensar utilizar o ubuntu 64 por causa da performance (apesar de não ter muitos conhecimentos de linux, mas já vi uns tutoriais algures que explicam como fazer isso)

Obrigado pelas respostas. :)

5. Nephilin

Nephilin Power Member

Então, mais ninguém opina sobre o assunto. :zzz:

6. xupetas

xupetas Banido

tirando a ideia do virtualpc q foi apresentada concordo basicamente contudo que se encontra aqui escrito.
    no entanto e se continuares com a tua ideia (mto correcta) de utilizar linux como o host das vm's aconselho-te vivamente a utilizares um filesystem de alto debito como por exemplo xfs.

Uma coisa importante é evitar concorrência de acesso de máquinas virtuais ao mesmo disco (mesmo que o armazenamento destas ultimas esteja em discos virtuais) de forma a não teres IO wait.

Finalmente e assumindo que utilizes vmware aconselho-te a colocares estas linhas no teu file .vmx de configuração de cada VM:

mainMem.useNamedFile = FALSE
    MemTrimRate = 0
    sched.mem.pshare.enable=FALSE

Estas linhas tem q ser colocadas via gedit ou vi no ficheiro.vmx de cada máquina virtual com elas desligadas e sem estares na consola virtual vmware desse servidor

Alguma duvida apita....

7. ShadeX

ShadeX Power Member

Mas alguem leu o post do rapaz? Ele diz muito claramente "jogos". O primeiro que achar que mete jogos 3D em condições (ou sequer a correr...) numa box virtual que dê um passo em frente... Ninguem?

Ok, isso resolve já à frentex a questão do host ser Linux. Não vai ser. Ah, claro, ele podia usar Wine ou semelhante... Ok povo, larguem as d****s. Até o ppl mais hardcore de *nix admite que a "game scene" vai de má a quasi-não-existente.

@Nephilin:

Infelizmente estás como eu... Gostava, sim gostava. Posso? Não não posso. Tbm não aconselho dual-boot, é pouco prático. O que aconselho vivamente é um XP limpinho e nLite'd a fazer de host. XP+Drivers+VMWare/VirtualBox/VirtualPC. Nada mais que isso. Consome uma miséria de RAM. Em seguida uma imagem do HD ainda limpo. A partir dai é ctg. Instalas os jogos e jogas. Se der pró torto, resturas a imagem do HD em 5mins...

Btw, corre certas apps no host (implica obviamente um SO e imagem dele maiores...). É que certas coisas tipo Photoshop (com imagens grandes) e After Effects (a fazer seja o que for) são de vómitos em vboxes.

8. Nephilin

Nephilin Power Member

@ xupetas : obrigado pelas dicas. :)

@ Shadex : Achas que a virtualização seja com o vmware, o virtualbox ou outro não vai dar para jogos? Eu também não estou a pensar em nada de extravagante. Para aí os jogos até ao fim deste ano e com resoluções baixas (1024*768). Também não é a parte mais importante se não der para jogar bioshock ou novidades não me preocupo muito.

Obrigado pelas respostas. :)

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Eu não disse jogos deste ano. Disse jogos, ponto final. Já vais ter sorte se correres o Quake. Versão DOS...

Tens DirectX no VMWare... E quando eles dizem que é experimental, significa que não funciona quase nunca. Em condições pelo menos.

Tens VESA no VirtualPC, bom para jogos de DOS, e a uma velocidade que faz o DOSBOX parecer rápido.

No VirtualBox não sei, mas estimo um cenário igualzinho.

Fs, no VMWare até coisas que são só DirectDraw puro e duro se arrastam, quanto mais 3D.

Mas pronto, se não acreditas instala um deles no teu SO do momento e corre o 3DMark2001SE. Já tem barbas e dá-te logo uma bela ideia de como isso vai "correr".

Para saber o pq de 3D ser pouco viável basta pensar um cadito. Acesso ao hw. Directo e irrestrito por parte dos drivers, via API pela parte das apps. Logo, se esta a correr dentro de uma vbox, a app vai à API que vai ao driver virtual, que passa ao hypervisor que traduz de volta para API calls e manda para a API do host que envia para o driver... Se alguem achar isto viável em termos de performance levante o braço...

10. xupetas

xupetas Banido

e por acaso ja leste tu que para ele jogar não é o mais importante?

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Eu leio que não é muito importante jogar bioshock, novidades e/ou altas resoluções. Mas efectivamente nenhum jogo vai ser importante, pq ele não vai conseguir jogar nada em condições que valham um carapau.

Ms prontos, só com factos logo têm aqui. Esta discussão é académica pq o povo já "been there done that, doesnt work". Foi já à uns bons tempo, continua a mesma m***a.

p.s. Ele mencionou apps 3D. Logo deve querer dizer "preciso de suporte OpenGL". E pretendem que ele o arranje onde? E as apps de video a trabalhar numa vbox... hmmm...

Última edição: 10 de Setembro de 2007
  12. zyThuM

zyThuM Power Member

Bem... De Virualização não percebo muito, mas qual o problema do dual boot?

Tipo tens o grub com duas entradas uma para Linux (ubuntu whatever), e outra para Window(s).

E instalas o VMWare num Linux ou no Windows para brincar :p

Pelo o que sei a virtual machine é fixe e tal, mas se queres correr coisas pesadas, tás um bocado lixado (sem ofença :p).

Em linux se queres performance vai para Gentoo :D custa um bocado ao inicio mas é uma distribuição muito boa :D quando comecei a usar Gentoo também percebia pouco de Linux mas com ajuda e algum tempo perdido a aprender sozinho, lá comecei a perceber da coisa ;)

13. ShadeX

ShadeX Power Member

No entretanto ontem deu-me na bolha de benchar o bicharoco...

Isto são os resultados de um A64 3800+ c/ uma 7600GS.

[​IMG]Windowed

[​IMG]FullScreen

[​IMG]Nativo

p.s. Já sei que o meu score nativo sucka... esta 7600GS é da variedade DDR2... No max do OC dá 18000 e trocos... Mas tudo o que eu jogo é DX8 e a antiga era um Ti4200. Para mim o que ela dá chega :)

p.s.2 O 3DM2001SE, alem do score "brilhante", tem erros em texturas, e não correr nem o Nature nem nenhum teste que implique PS's. Pra jogos é uma maravilha tais limitações. Um dia que joguem Doom3/Quake4 nuam Ti4200 ou inferior percebem o que quero dizer...

14. zyThuM

zyThuM Power Member

Eu tenho uma Ti4200 também, mas nunca joguei ao Doom3 nem ao quake 4 :p

Mas sim a placa é já um bocado velhinha, mas aguentava se bem no CS :p

Só que hoje em dia o meu pc de secretaria está a ganhar pó, agora so uso mesmo o meu portatil :D

Partilhar esta Página