Vírus ameaça redes peer-to-peer de partilha de música e vídeo

JuSt_Me_AnD_yOu

What is folding?
Embora com poucas incidências detectadas, a Sophos reportou a identificação de um novo worm que se dissemina através de redes P2P e traz consigo uma mensagem anti pirataria. Aparentemente criado em França, o Nopir.B aparece disfarçado de ferramenta de cópia de DVDs, levando os utilizadores menos prevenidos a instalar o executável no seu computador.

Depois de infectado o PC, o Nopir.B exibe uma imagem com uma mensagem anti pirataria e tenta apagar todos os ficheiros MP3 armazenados no computador e ainda os .com, para além de desligar diversas ferramentas do sistema.

"O vírus identifica as pessoas que eventualmente possam estar envolvidas em pirataria, mas falha ao não conseguir distinguir os verdadeiros criminosos dos que obtiveram arquivos de MP3 de forma legal", refere Graham Cluley, analista da Sophos, em comunicado.

O Nopir.B tem ainda um nível de alerta baixo, devido também ao reduzido número infecções detectadas. A Sophos avisa porém os utilizadores de redes P2P para que estejam atentos e mantenham os seus sistemas de antivírus actualizados.

Fonte: tek.sapo.pt
 
sim este virus foi mesmo encomendado por uma editora quaquer...
esta cena de tentar apagar os mp3 todos... vai la vai. vou mas é gravar esta gaita toda em DVD's.. mais 1000 paus em backups, ja me tão a fazer entrar em despezas, raio c'os parta! cornos nascam a quem cria virus! que lhes nasca um pinheiro no cu!

se isto vira moda...
enquanto tiver apenas em programas de copias de dvd, menos mal...
 
Gostava de saber como é que o vírus se espalha pela rede p2p. usa exploits dos clientes p2p? Ou simplesmente faz-se passar por outro programa (tipo gravador DVD neste caso) e o pessoal faz download feliz da vida?
 
Agora as editoras partem para a guerra, com armas mais poderosas, nem que destruam os PC's de milhoes de users para poderem continuar com o negocio tiranico >(

Não sei porque o objectivo de apagar o .com e ferramentas de sistema :mad: daqui a pouco os users vão é masé mandar granadas para a sede da RIAA :004: :004:
 
estigma disse:
Nada como renomear as extensões para extensões "pessoais"... pelo menos eu faço isso, já á algum tempo.

Oh si, depois como vais ouvi-las? o Winamp não aceita...

ahh e renomear milhares de ficheiros a mão, ui :rolleyes: A não ser que tenhas um utilitário "automatico" :D
 
destr0yer disse:
Oh si, depois como vais ouvi-las? o Winamp não aceita...

ahh e renomear milhares de ficheiros a mão, ui :rolleyes: A não ser que tenhas um utilitário "automatico" :D

:x2:
I have my way!

Garanto-te que não me da trabalho nenhum.
Mp3, Avi, etc... (tudo o que é media) tem uma "extensão pessoal" no meu pc.

:p
 
destr0yer disse:
Oh si, depois como vais ouvi-las? o Winamp não aceita...

ahh e renomear milhares de ficheiros a mão, ui :rolleyes: A não ser que tenhas um utilitário "automatico" :D


nao precisa de ser ah mão, crias um batch file com as instruções e siga :)
 
Mas usam extenção pessoais para que? por causa dos virus? ou outro motivo qualquer? Já uso MP3 a mais de 6 anos :zzz:

E não tem como colocar uma "politica" pelo SO que impede o acesso não autorizado a certas pastas :rolleyes:

Da forma que por defeito não se pode apagar ficheiros de sistema, porque não ter um esquema para impedir acesso não autorizado as mp3 por parte de programas :rolleyes:
 
Última edição:
Back
Topo