1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Virus mortifero

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por askno, 31 de Maio de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 732)

1. askno

askno Power Member

Boas pessoal tinha o windows XP e apanhei um virus que me apareçe um ecra azul qd ta quase a entrar e reinicia... nem em modo de segurança consigo entrar... O que vale é que tenho ubuntu!
    Agora tinha era uma questao, eu tinha o kaspersky, e por acaso tinha desactivado o antivirus para o pc ficar mais rapido, e tava em casa do meu tio a aceder a net atravez do router wireless dele, e pelos vistos ele tambem ja teve este virus foi formatado o portatil dele, a questão é, apanhei do portatil dele ou do router? é que do porattil dele se foi formatado duvido que apanhasse de novo o mm virus, mas mm que apanhasse nesse caso o portatil dele estaria na mm situação alem de que ele tem antivirus.. O que me leva a crer que sera do router isto porque segundo eles o router tambem funciona quando lhe apeteçe... as vezes nao funciona a net, mesmo eu para me ligar com o meu pc demorei so ao fim de algumas tentativas e ke ele la deu o ip por DHCP.
    Portanto a minha questão era se é possivel apanhar um virus deste genero atravez do router??
    Obrigado abraços-

2. spyderboy

spyderboy Power Member

Não é impossível, mas é muito difícil, a não ser que seja um router daqueles em dá pa ligar um disco externo, etc.

O mais provável é os computadores dessa rede caseira terem os ficheiros partilhados sem protecção de password (não necessariamente) e o vírus proliferou por aí...

3. Sim, é possível isso ter acontecido.

Nem mesmo que o teu tio formate o PC dele ínumeras vezes, o vírus não irá desaparecer.

O que aconselho é tentar fazer uma actualização ao firmware do router e ver se resolve algo. Caso contrário, se o router for do ISP, então contactar e ver se talvez eles o trocam, ou pedir suporte técnico.

No teu caso, se tivesses o teu antivirus activado, e se fosse capaz de o detectar, então não te aconteceria nada. Mas, os antivirus não são a única forma de impedir algo de executar no sistema.

O Windows XP, e acredito que em todas as suas versões, contém o Editor de Políticas de Grupo, onde poderias ter criado políticas de restrição de software, e que são um grande aliado.

Partilhar esta Página