Virus no Mac??

SimaoRibeiro

Power Member
Boas pessoal! O caso é o seguinte, tenho um MBP com o Tiger e recentemente os meus contactos do msn tem me vindo dizer k tenho virose! :\ Dizem que aparece aqueles links a dizer para ir ver não sei o kê, vosses devem saber do que se trata. Bem se aguem souber o que poderá ser ou assim que apite. :shifteye:


Cumps
 
Quem tem "virus" é na verdade a tua conta do msn, não o Mac ... Tem acontecido a muita gente, metem os mails naqueles sites do tipo "vê quem te bloqueou" ou algo do género e depois admiram-se que tenham as contas invadidas por spam.

Não estou a dizer que é o caso, mas é o mais provável. Do Mac não é de certeza.
 
Sim, é a tua conta que está infectada e nao o teu computador.

Eu também estou constantemente a receber mensagens dessas de contactos meus, mas eu "nunca mandei" para nenhum contacto simplesmente porque nunca uso essas porcarias do "vê quem te bloqueou" e afins.
 
Quem tem "virus" é na verdade a tua conta do msn, não o Mac ... Tem acontecido a muita gente, metem os mails naqueles sites do tipo "vê quem te bloqueou" ou algo do género e depois admiram-se que tenham as contas invadidas por spam.

Não estou a dizer que é o caso, mas é o mais provável. Do Mac não é de certeza.

O Mac pode ser imune a 99,99% dos virus, worms e afins mas não quer dizer que não possa ser portador! é uma das razão que os mac quando trab em rede com pc devem ter anti-virus para não se correr o risco de infectarem os PC c/windows da rede.

cmp's
 
O Mac pode ser imune a 99,99% dos virus, worms e afins mas não quer dizer que não possa ser portador! é uma das razão que os mac quando trab em rede com pc devem ter anti-virus para não se correr o risco de infectarem os PC c/windows da rede.

cmp's
Mas como já foi dito, neste caso é mesmo a conta do messenger infectada. Tenho muitos contactos meus nessa situação.
 
O Mac pode ser imune a 99,99% dos virus, worms e afins mas não quer dizer que não possa ser portador! é uma das razão que os mac quando trab em rede com pc devem ter anti-virus para não se correr o risco de infectarem os PC c/windows da rede.

cmp's

Eu disse que do Mac não era de certeza não porque o Mac possa ou não ser infectado, mas porque é um caso típico de infecção da conta do msn ...
 
Ja sei entao por que devo ter isso! Eu costumo clicar nesses link k o ppl me manda no gozo para o meu amigo cá de casa ver! L0ol0ol aquilo tenta logo correr uma aplicaçao Ms-dos e eu rio-me... pronto, é o k dá as brincadeiras!
 
Boas pessoal! O caso é o seguinte, tenho um MBP com o Tiger e recentemente os meus contactos do msn tem me vindo dizer k tenho virose! :\ Dizem que aparece aqueles links a dizer para ir ver não sei o kê, vosses devem saber do que se trata. Bem se aguem souber o que poderá ser ou assim que apite. :shifteye:


Cumps

Experimenta alterar a pass da conta do MSN.
 
Não tenho conhecimentos disso. Dizem que há uns trojans que pedem a pass do sistema para se instalarem loool

De facto isso seria muito inteligente :-)

Mas hey, há mails que te enviam a pedir os dados da conta bancária para actualização, e as pessoas caem na mesma, portanto já acredito em tudo.
 
Existem mas são mais raros...

Afinal de contas, que se incomoda a criar virus para mac, se 99% das pessoas usam windows? Muito pouca gente... Mas o certo é que já existem soluções antivirus para mac...
 
Existem mas são mais raros...

Afinal de contas, que se incomoda a criar virus para mac, se 99% das pessoas usam windows? Muito pouca gente... Mas o certo é que já existem soluções antivirus para mac...

Já existem há muito tempo, mas são uma total perda de recursos e de tempo. A bicharada que existe actualmente só se instala se o utilizador quiser mesmo!
 
Quase Concordo...

Certo que por muitas vezes a culpa é do utilizador, com coisas tipo smiles pro msn, por exemplo. Mas não nos podemos resumir a isto. Um exemplo. Um hacker passa no site de um programa qualquer (legítimo) e troca o setup do programa por um algo parecido.

O utilizador instala o programa e não sabe que instalou também qualquer coisa que não devia... Li há algum tempo um artigo acerca de um esquema deste tipo e achei bastante perfeito. Quando encontrar de novo publico o link...

Quanto aos antivirus para mac, cada vez são menos desnecessários....
 
Quase Concordo...

Certo que por muitas vezes a culpa é do utilizador, com coisas tipo smiles pro msn, por exemplo. Mas não nos podemos resumir a isto. Um exemplo. Um hacker passa no site de um programa qualquer (legítimo) e troca o setup do programa por um algo parecido.

O utilizador instala o programa e não sabe que instalou também qualquer coisa que não devia... Li há algum tempo um artigo acerca de um esquema deste tipo e achei bastante perfeito. Quando encontrar de novo publico o link...

Quanto aos antivirus para mac, cada vez são menos desnecessários....

Enquanto não houver razões para me preocupar, não instalo nada. Os trojans eram distribuídos ou em torrents manhosos ou em programas também eles duvidosos.
 
Experimenta alterar a pass da conta do MSN.

Acho que isto é capaz de ser a única solução. Virus para mac existem de certeza, mas sem o utilizador dar a password de administrador não acho que possam fazer mossa. Pode acontecer é termos o mac infectado com virus de windows! Passamos os virus de pen para pen e depois quem se lixa são os nossos colegas que usam windows. Isto está sempre a acontecer :P
 
Última edição:
Acho que isto é capaz de ser a única solução. Virus para mac existem de certeza, mas sem o utilizador dar a password de administrador não acho que possam fazer mossa. Pode acontecer é termos o mac infectado com virus de windows! Passamos os virus de pen para pen e depois quem se lixa são os nossos colegas que usam windows. Isto está sempre a acontecer :P
Mas a questão é se é um vírus no mac a ser passado via msn :rolleyes:

Não fujam ao tópico, gente!
 
Pode acontecer é termos o mac infectado com virus de windows! Passamos os virus de pen para pen e depois quem se lixa são os nossos colegas que usam windows. Isto está sempre a acontecer

Se o vírus é para windows não infecta o teu Mac e não é detectado por um anti-vírus para Mac. A menos que queiras instalar anti-virus para testares se as pens dos teus amigos têm vírus... :P
 
Mas a questão é se é um vírus no mac a ser passado via msn :rolleyes:

Não fujam ao tópico, gente!

Se reparares, eu dei aquela que acho ser a solução para o problema em questão.

É óbvio que não é o computador que está infectado, pois essas mass messages são mandadas por sites que dizem oferecer serviços em troca do nosso mail do msn e password. Mudando a password, o programa de mass message do dito site não consegue fazer login, logo não há mais mensagens em nosso nome.

Se o vírus é para windows não infecta o teu Mac e não é detectado por um anti-vírus para Mac. A menos que queiras instalar anti-virus para testares se as pens dos teus amigos têm vírus... :P

É precisamente isso. Os Macs podem não ser infectados, mas uma pen vinda de um mac user pode conter 20 ou 30 vírus para Windows. Se ligarmos a nossa pen a um PC com windows e este infectar alguns ficheiros, nós como mac users nem reparamos. Quando se liga a pen a outro pc com windows... Já se sabe o que acontece. Outro exemplo para attachments:

http://antivirus.about.com/od/macintoshresource/tp/macvirusfaqs.htm disse:
5. What's this downstream protection I keep hearing about?
Some vendors of Mac antivirus software focus more on what is known as "downstream protection". Briefly, that's designed to protect Windows users from Windows-based malware that is sent from a Mac user. As an example, Sally uses Mac OS X 10.5 (Leopard). She receives an email with an infected attachment. That particular attachment can't infect her Mac, but if she sends it on to Bob, a Windows user, and Bob opens the attachment, his system could be protected. Downstream protection means that the Macintosh antivirus scanner is scanning for Windows-based malware.

Num ambiente de trabalho em equipa, o Mac user deve-se preocupar não só consigo mas com o que manda aos colegas de trabalho. Penso eu.
 
Última edição:
É precisamente isso. Os Macs podem não ser infectados, mas uma pen vinda de um mac user pode conter 20 ou 30 vírus para Windows. Se ligarmos a nossa pen a um PC com windows e este infectar alguns ficheiros, nós como mac users nem reparamos. Quando se liga a pen a outro pc com windows... Já se sabe o que acontece. Outro exemplo para attachments:

O problema não é do mac, se não do dono da pen que não tem os devidos cuidados. Não vou ser eu a tomar medidas de segurança e perder recursos e tempo a favor de outros, quando o meu sistema é seguro!
 
Back
Topo