1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vírus Para Computadores da Apple Estão a Multiplicar-se

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Globlos, 24 de Abril de 2009. (Respostas: 25; Visualizações: 2340)

  1. Globlos

    Globlos Power Member

    As vendas de Macs aumentaram? Os vírus para máquinas da Apple também. Os especialistas de segurança electrónica não têm dúvidas: há cada vez mais vírus para computadores da Apple.

    Na RSA Conference 2009, evento que reúne em São Francisco, EUA, empresas especialistas em segurança electrónica, foi deixado o alerta para a nova tendência: «Definitivamente, os códigos maliciosos para a Apple estão a aumentar. Quando os produtores de códigos maliciosos vêem uma oportunidade, não a desperdiçam. E não vamos esquecer o efeito da presunção. Muitos dos utilizadores de computadores da Apple acreditam que estão protegidos por raios mágicos e que o espírito de Steve Jobs vai defendê-los onde quer que vão», critica Graham Cluley, Consultor da Sophos, citado pela Vnunet.com.


    Na Kaspersky, o fleumático fundador Eugene Kaspersky, também está de acordo as estimativas que dão conta de um crescendo de ameaças para computadores e telemóveis da Apple e reitera que a prevenção terá de começar com uma mudança de mentalidades.

    «Receio que os utilizadores dops Macs se tornem vítimas fáceis porque muitos acreditam que trabalham com um sistema operative seguro, o que está mesmo muito longe de ser verdade», conclui Kasperky.

    Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/1002261.html
     
    Última edição: 24 de Abril de 2009
  2. Nagashi

    Nagashi Power Member

    Mas não me espanta, a maioria das pessoas que compra apple pensa que tá seguro quando na realidade pode la tar o bichinho em background
     
    Última edição pelo moderador: 24 de Abril de 2009
  3. Underground909

    Underground909 Power Member

    Não sei onde o tradutor da Exame Informática leu a palavra vírus. O artigo original fala em malware. Não são a mesma coisa. Vírus pode ser uma categoria de malware, mas não falta por aí malware que não tem características de vírus. O que está em ascensão é o malware orientado para o Mac OS X.

    Falamos em particular de troianos. Há por aí a circular na net software que aparenta ser uma aplicação legítima e útil mas quando de facto executado instala um cavalo de tróia. Como diz o investigador citado,

    Quem executa código de proveniência duvidosa (como por exemplo, certo software comercial apetecível sacado de redes P2P) e anda por cima com privilégios de administrador, é claro que está sujeito a surpresas... isto é igual quer seja Windows, Mac OS X, Linux, ou o que quer que seja. Os efeitos podem variar, mas o modo de ataque é o mesmo - social engineering.
     
  4. wepsilon

    wepsilon Power Member

    Sem dúvida. Confesso que adoro a designação "social engineering". E não, quem tem MAC não está mais seguro. Apenas existem muito menos virus, troianos, worms e malware que para PC Windows...
     
  5. Cris88

    Cris88 Power Member

    Sim sim claro... Kasperky... Isso é o que?? Cheira-me a antivirus developer... OK OK... Realmente uma noticia vinda desses é como a noticia da Symantec... Querem é negocio...
     
  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Isso é mesmo que dizeres que quem for ao Afeganistão não está menos seguro que em Portugal, apenas existem mais terroristas, assassinos, talibans e bombas na berma da estrada :-)

    O artigo aponta alguns aspectos que todos já sabem (que ter um Mac não é sinónimo de estar 100% seguro), mas adorei mesmo foi a tradução feita pela revista.

    Não há cá bixinhos (!?) para ninguém, nem em background nem em foreground, lamento. Ninguém afirma que um Mac é 100% seguro, basta saber minimamente do que se está a falar, mas bixinhos em background só no zoo.

    Boa! "Hey, utilizador estúpido, tens que meter a password de administrador para correr este programa que te envio, são umas fotos de uma festa a que foste há 500 anos, lembras-te?" ...
     
    Última edição: 24 de Abril de 2009
  7. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Porque é que estas notícias vem sempre dos developers de antivirus? Marketing? explorar novos mercados? Quer-me parecer que sim, no entanto o que eu peço são números. Estão a multiplicar-se? Quantos são? Nos últimos tempos que me lembre só apareceram 3 e todos pediam a pass de administrador para se instalarem.
    Os cães ladram e a caravana segue!
     
  8. dppako

    dppako Power Member

    A Exame Informática adora "abater" tudo o que seja Apple.

    Basta ver os testes que eles fazem aos portáteis e as críticas. Do género, "A nova bateria do macbook pro 17'' não cumpre as 8 horas anunciadas pela marca, ficando-se pelas 4:30 nos nossos testes em windows." Enfim... aliás, todos os testes e análises aos portáteis da Apple feitas por eles são em ambiente windows... o que para mim é um absurdo.
     
  9. Cris88

    Cris88 Power Member

    Por acaso ontem comprei a revista e li essa parte... Só tenho uma coisa a dizer: RI-ME!!

    São estupidos...
     
  10. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não posso ... eles fizeram mesmo isso? :rofl:
     
  11. A minha bomba bem mais que 8 horas... a 20%, 40% de brilho.

    Quanto aos vírus.. é como dizem, nenhum sistema é 100% bullet proof mas também instalar coisas suspeitas feito campeão não ajuda..
     
  12. Cris88

    Cris88 Power Member

    Podes querer que fizeram...

    Passo a transcrever: "Nos nossos teste no Windows, conseguimos quase quatro horas e meia de autonomia. Apesar de ser um valor muito bom para um portátil desta envergadura, a verdade é que fica longe das 8horas anunciadas pela Apple."

    Hilariante...
     
  13. jatbas

    jatbas Power Member

    Não sei porque é hilariante... Afinal, o boot camp não é o saint grail da Apple que até drivers proprietárias utilizada para garantir o máximo desempenho possivel em Windows??? Não foi algo saido das mãos dos habeis programadores da maça?

    Ou a culpa mais uma vez é da Microsoft por ter um SO que afinal não trabalha de forma aparentemente "decente" ao nível da bateria numa maquina "planeada" para executar OS X mas que afinal até dá uns toques em Windows???

    Nem 8 nem 80...

    A bateria do meu macbook também não dura o que diz no livrinho, mas não é por isso que faço defesas cegas.
     
  14. Cris88

    Cris88 Power Member

    Podes querer que é mesmo isso...
     
  15. ruimoura

    ruimoura Power Member

    A culpa é da Exame Informática, que não se deu ao trabalho de perceber que a autonomia anunciada pela Apple é para o OSX. Simples. Tudo o que se encontrar fora deste parâmetro é completamente alheio à Apple, ou será que até isto é difícil de compreender?

    O bootcamp é um extra, é algo que a Apple te facilita, sem qualquer tipo de suporte, mas não o necessitas para nada, se não existisse podias instalar windows na mesma, e instalar os drivers na mesma, é só mesmo para facilitar essa tarefa.

    Já agora, onde é que a Microsoft é chamada à conversa?

    Btw, estava a falar-se de virus ...
     
  16. broculo

    broculo Banido

    Estes artigos fazem-me recordar de um artigo publicado na PC Guia à vários anos ( pode ser lido AQUI ) onde faziam o derradeiro teste Mac vs. PC .
    Tiveram de construir um PC €2000 mais caro que o Powermac G5 para conseguir bate-lo. Além disso tiveram de recorrer a processadores com uma velocidade de relógio superior e uma gráfica com o dobro da memória da do Mac.

    Para quem não conhece vale a pena ler.
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Yep, isso é uma pérola.

    G5 - 2650 euros
    PC - 4700 euros

    Conclusão genial
    :rolleyes:
     
  18. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Só lhes faltava dizer que os Macs são caros! :o
     
  19. Yumon

    Yumon Power Member

    Acho que sim os vírus deixam ser exclusividade do windows e passam a generalizar-se. As empresas de segurança descobriram novos mercados para os seus produtos, e então vá de criar vírus!!!
     
  20. OubeLa

    OubeLa Power Member

    É verdade que os virus para Mac exigem password, ou seja, uma acção do utilizador. Mas será que a maior parte (prai 95%) dos vírus do Windows também não são assim? A diferença é que um utilizador windows que receba um fotos.exe vai lá e clica logo. Provavelmente se esses mesmos utilizadores recebessem um arquivo executavel para Mac, iam clicar na mesma e punham a password sem qualquer problema. A diferença está sim no sistema, mas os números nunca poderão ser comparados dessa forma. Os utilizadores dos dois sistemas são muito diferentes.

    Em relação à noticia em si, não me preocupa. Mesmo quando usava Windows não me preocupava com virus, portanto agora muito menos. O melhor antivirus é o que está entre o teclado e a cadeira.
     

Partilhar esta Página