Virus/trojans/spy-ware (I hate them)

Archangel

Power Member
Vou-vos contar algo que sucedeu comigo. Ora bem, há cerca de dois dias atrás resolvi formatar o pc. Como tinha emprestado a um amigo o cd de instalaçao do anti virus e da firewall (uso o AVG e a Sygate), resolvi instalar o windows e sacar esses dois programas logo de seguida. Assim o fiz.... ora, entrei na net, fiz o download dos respectivos programas e instalei o anti virus e a firewall e assim que reiniciei o pc, o anti virus detectou-me um trojan/virus qualquer... que em principio deverá ter entrado logo quando me liguei à net da primeira vez. Bom, lá fiz um scan ao pc para remover o virus... e para minha surpresa, tinha 9 virus/trojans no pc, seis deles consegui remover, os restantes três nao. Prontos, pensei para comigo, vou ter de apagar os ficheiros manualmente. Era bom nao era? Mas nao deu, dava sempre um erro... bom, pensei para comigo, vou editar o msconfig ou o registo, de modo a nao pemitir que estas virozes iniciem no próximo arranque. Mas para minha grande surpresa, nem o msconfig, nem o regedit, abriam... NADA... como se nao existissem.. aparecia o processo no gestor de tarefas, mas nao abria nenhuma janela. :rolleyes: Enfim, reiniciei o pc no modo de segurança de forma a tentar remover a porcaria, mas nem assim consegui. Nao conseguia editar o msconfig nem o registo. E nao dava para apagar os ficheiros causadores desta confusao. Bom, lá reinicio o pc novamente, e desta vez... >( assim que acabava de colocar o meu username e estava para entrar no windows, o pc reiniciava... inumeras vezes isso aconteceu... a unica maneira de entrar no windows era através do modo de segurança. Mas que de nada servia.... se fosse entrar normalmente, o windows estava sempre a reiniciar ainda antes de eu poder mexer o rato. :005: Através do modo de segurança deu para ver que dava um erro qualquer que provocava isso, mas agora nao me recordo qual o erro. Tinha algo a ver com um serviço "Netman" ou algo parecido... :( Lembro-me também que enquanto eu tava na internet sem anti virus, nem firewall, o processo "drwatson.exe" consumia toda a minha memória!! Enfim, foi um verdadeiro pesadelo. Depois disso tive de ir buscar o cd com o anti virus e a firewall de forma a poder instalar o windows novamente e logo de seguida o anti virus, nao fosse isso acontecer novamente.

Vida de cibernauta tá cada vez mais dificil... :( Só por curiosidade, já vos aconteceu algo parecido?
 
Yup! Aconteceu-me da ultima vez que formatei o pc. No meu caso os virus/trojans/spy-wares tavem a consumir-me toda a minha largura de banda de upload. E então formatei logo de seguida outra vez o pc. Dps de instalar o windows as 2 primeiras coisas a instalar foram o NAV e a sygate firewall. E apartir dai td correu bem. Parece que este vai ter de ser o procedimento a efecutar daki em diante sempre q formatar o pc :sad:
 
epa para te ser ...

Para te ser sincero o NAV nao vale um **... tenta o kaspersky nao te vais arrepender e enquanto a ferwal tenta a outpost tb nao te arrependes.... :fart:
 
Bem não sendo para aqui chamados os gostos em termos de programas de cada um, existe uma verdade universal.. que é a seguinte.. todos nós devemos ter o ficheiro de instalação do antivirus e o ficheiro de actualização do mesmo sempre que formatamos e instalamos o windows.. tudo porque qualquer ligação a net não protegida acaba por dar em virus/trojans/etc..

A mim também me aconteceu algo semelhante.. tive de formatar o disco do sistema 2x pk a primeira como formatei NSFD fast não me removeu as viroses.. logo tive mesmo de formatar a fundo o disco do sistema.. dps instalei os programas que uso normalmente! :)

- AVG free edition (porque é porreiro e é GRATIS!)
- Adwatch SE (porque é grátis e remove tudo o que seja trojans e outros!)

Firewall uso a interna do windows e nunca tive problemas! :)
 
Pessoalmente uso o Kaspersky professional + a Outpost, por norma tem dado bons resultados.
Quanto a esses problemas, epá é o normal, quando um tipo se liga á net agora tem que andar sempre preparado senão tau!
 
Ghost021 disse:
Pessoalmente uso o Kaspersky professional + a Outpost, por norma tem dado bons resultados.
Quanto a esses problemas, epá é o normal, quando um tipo se liga á net agora tem que andar sempre preparado senão tau!

Não uso f/w
Não uso A/V
Não uso windows
Não tenho virus
Não tenho problemas...

Conseguem ver um padrão...?
 
[BoB]Marley disse:
bem me parecia.. mas como esse é-me desconhecido, por isso é ke perguntei. ;)
vou ver o ke é... em termos de drivers, tem alguma contra indicação?

Não tenho o TV-out do portatil a funcionar, nunca sequer tentei, nem o scanner, mas esse é porque não há mesmo drivers ( ou pelo menos da última vez que vi, que já foi há uma porrada de meses).

De resto tudo bule, gráficas, USB2... yada yada yada.
 
Tafinho:
Quando vi que o ultimo reply era teu e pelo titulo da thread imaginei logo o que devias ter dito:D

Pois é amigos.
Instalação do XP é obrigatório meter um antivirus com as ultimas definições (sim devem ter feito isso antes) e uma firewall que tenham ai por casa.
Sem isso têm virus e trojans logo que se ligam. Não depende dos sites que visitam. Nem precisam de visitar nenhum site para isso acontecer.
O Tafinho pode explicar isto melhor de certeza:)

Depois temos Linux.
Mesmo que tenham 500 mil razões para que não queiram usar Linux e para as pessoas que não usem modem adsl por usb terem um live cd deixa que naveguem na net sem complicações.
Recomendo Knoppix e em particular o Mepis ou Ubuntu. Mepis se se sentirem mais à vontade com um ambiente parecido com o Windows e o Ubuntu para um aspecto ligeiramente diferente mas familiar. A diferença é que um usa o KDE e o segundo o Gnome.

Mas têm razão o Tafinho é mau. Ele goza com os comuns mortais que nunca usaram Linux o que não é a mesma coisa que instalar Gentoo:D. Mas diria que se têm um disco por ai em casa daqueles pequenos experimentem um dia. Linux é facil para o basico claro e não vão ter qq problema a navegar na net. Trust me;)
 
kazuza disse:
Não, não é! :D :D :D :D

Só faltavas tu tb:D

O kazuza fala porque tem o Clarkconnect a fazer de gateway / firewall.
Fora de brincadeiras. Se tiverem um router com firewall tb já ficam bastante mais protegidos.

Amigo kazuza. Está melhor assim:)
 
as preocupaçoes para quem tem windoze é plo menos o sp2 e os updates que saem entretanto prontos a instalar antes de entrarem na net. n uso fw, apenas o kaspersky uma vez de cada duas semanas prai e o spybot, windoze actualizado e o suf para n ter dores de cabeça. n gosto mt de fw´s e até agr n teem sido necessarios...

soluçao para os problemas de windoze....é o que ja foi dito....linux

[]´s
 
Metro disse:
Tafinho:
Quando vi que o ultimo reply era teu e pelo titulo da thread imaginei logo o que devias ter dito:D

Pois é amigos.
Instalação do XP é obrigatório meter um antivirus com as ultimas definições (sim devem ter feito isso antes) e uma firewall que tenham ai por casa.
Sem isso têm virus e trojans logo que se ligam. Não depende dos sites que visitam. Nem precisam de visitar nenhum site para isso acontecer.
O Tafinho pode explicar isto melhor de certeza:)


Eu passo um exemplo, que é uma das poucas vantagens do ADSL usado em Portugal em relação ao Cabo, por ethernet.

Imagine-se uma pessoa que acaba de montar o kit netcabo, chega a casa, activa aquilo, monta aquilo. É PROVÁVEL que 30s de pois do modem se registar pela 1ª vez, já esteja infectado, e que daí a outros 30s apareça a fatídica janela a dizer que o PC se vai desligar.

Quando se instala a net pela 1ª vez num PC com mais de 6 meses não há a mínima hipotese de não apanhar vírus. As vulnerabilidades do windows em relação à internet são tantas que só quem não olha para as descrições do windows update é que não acredita.

Aliás, nunca percebi isso. É só olhar para o windows update e ler "update crítico de segurança", 5, 6 e até 7 por semana, mas será que ninguém acha isso estranho...?
 
tafinho... já o linux, ou o gentoo não tem erros... veio perfito ao mundo...

eu sou fã de linux, mas convenhamos que ser faccioso é um bocado abuso.

o linux so tem menos virus porque é mto menos atacado, pq n fazem virus propositadamente para este ou aquele programa... tal como fazem para o outlook. pq a maioria dos virus sao feitos para prejudicar a M$...ou achas q o que tu usas é isento de erros...

wake up
 
Andr0m3da disse:
o linux so tem menos virus porque é mto menos atacado, pq n fazem virus propositadamente para este ou aquele programa... tal como fazem para o outlook. pq a maioria dos virus sao feitos para prejudicar a M$...ou achas q o que tu usas é isento de erros...

Isso é simplesmente falso.
A própria arquitectura do linux é menos propensa a erros desse género.
É verdade que existem bugs e falhas em linux, agora dessas contam-se pelos dedos de uma mão aquelas que permitam fazer alguma coisa.
Por exemplo, 65% dos servidores web do mundo correm linux. Não achas que se fosse possível criar-se um vírus para apanhar esses servidores já não teria sido criado.

Depois outras barbaridades como as falhas de segurança do Outlook simplesmente não existem

Porque achas que nunca se criou para linux algo do estilo CodeRed ou Sasser!?!?!? o Código fonte até está disponível... É isso que as pessoas não percebem. Ao se ter o c
código disponível faz com que esse género de falhas sejam vitualmente inexistentes.

Claro que além disto ainda há um detalhe técnico que aumenta a segurança, mas por um factor que é aparentemente inócuo: o facto de existirem tantas distribuições distintas de linux torna quase impossível criar um virus (caso seja mesmo possível) e fazê-lo distribuir, uma vez que é provável que um virus que funcione em Fedora já não funiona em Mandrake, e de certeza que não funciona em Gentoo.

Dizer que o Linux é mais seguro só porque tem menos utilizadores é só atirar areia para os olhos, e não olhar para as coisas como elas realmente são.
 
Última edição:
Back
Topo