1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Visor LCD ou "visor reduzido"

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por CaRaMeLo, 7 de Agosto de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 993)

1. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Bom dia pessoal,

É preferível utilizar o visor LCD da máquina fotográfica ou aquele mais pequeno, e porquê?

Obrigado.

2. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

wtf?
    mas que raio de pergunta...
    depende do tipo de situaçoes, podes preferir tirar com um em certas ocasioes e tirar com o outra em outras ocasioes.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E já agora de que máquina estamos a falar? lol

4. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Bom, é uma pergunta como outra qualquer...

A máquina é uma Pentax K20 e a história é esta, um colega meu teima que é melhor usar o visor mais pequeno porque consegue-se detectar se estamos a tremer ou não com a imagem. Eu digo que tanto faz, com a condicionante de que o visor LCD ao sol é mais problemático de se conseguir ver.

5. kadeR

opa como te digo depende de situaçao para situaçao.... ainda para mais numa dslr.
    na minha opiniao usar o live view numa dslr é completamente fora do esquema, se um gajo quer uma coisa "asserio" nao vai tar a fazer da camara uma p&s.
    o teu colega disse que se consegue ver se tas a ter termideira pelo ovf (optical view finder ou o ecran pequenino como tu lhe chamas) mas na realidade o que te mostra o live view é o que o sensor vai captar... ou seja, se estiveres com o anti-shake desligado o que vais ver no ovf como no lcd vai ser exactamente a mesma coisa, a tremideira vai ser a mesma. agora se tiveres o anti-shake ligado ai vais notar diferença pk a imagem que tu ves no ovf é refletida num espelho que espelha a imagem que é captada na lente, ja no LCD a imagem (live view) é captada pelo sensor e apresentada a ti ja com a tremideira moderada devido ao anti-shake. dai a diferença que o teu colega fala.

agora diferenças entre elas, para mim e para a maioria que vais aqui encontrar é tudo fan de OVF (e o teu colega tem razao em preferir o ovf), a trabalhares so com o ovf a maquina fica muito mais rapida em praticamente todas as situaçoes, paralem de veres exactamente o que se esta a passar com uma qualidade que nem se compara a do LCD basta dizer que é uma imagem espelhada do real.
    No LCD a maquina torna-se mais lenta em focagens , burst´s e coisas semelhantes.... mas como te disse depende de situaçao para situaçao por exemplo se tiveres no meio de uma multidao e quiseres tirar uma fotografia vais ter de meter a camara por cima da cabeça e vais estar impossibilitado de olhar pelo ovf o que para estas situaçoes o live view da muito jeito.

cumps, e soz pelo testamento =)

6. marcopinho

marcopinho Power Member

Concordo completamente contigo.
    Acho que está bastante esclarecedor. O OVF é melhor na maioria das situações.
    Cumprimentos;
    Marco Pinho

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

tirando situacoes especificas o viewfinder e melhor.

8. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Só tenho é que agradecer pelo testamento :P
    Excelente explicação. :009:

9. kadeR

sempre as ordens =)

cumps

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E mais uma coisa: As Pentax têm estabilizador no sensor, por isso se usares o viewfinder não vês os efeitos da estabilização (ao contrário do que foi dito lá em cima).

De resto, especialmente estando a falar de uma SLR, o OVF usa-se sempre que possível. Tal como já foi dito, a máquina perde capacidades quando usa o LiveView (mostra a imagem no LCD), inclusive torna-se mais ruídosa porque o uso dessa função provoca um aquecimento do sensor.
    Agora claro, tal como o kadeR explicou, há sempre algumas situações em que usar o LCD é mais prático.

11. kadeR

i said that...:o

cumps =) :lol:

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah, só li aquilo na diagonal, mas fica reforçada a ideia. :)

13. kadeR

yap eu reparei, tambem tava so na trips xD
    cumpz =)

Partilhar esta Página