Vista em BootCamp

johncool

Power Member
Ora bem,

instalei o Vista via BootCamp, e gostava de saber se alguém já tentou o mesmo. Tive algumas dificuldades em instalar os drivers para as cenas mais específicas do Mac, mas consegui pôr tudo a funcionar.

A minha ideia ao criar esta thread era caso alguém quisesse fazer o mesmo, eu podia meter aqui uma espécie de tutorial no que toca a este assunto.
 
Boa noite!

Também já fiz isso há algum tempo e as coisas que comigo não funcionam são o wireless e as teclas do ejectar e som etc.. mas diga-se a verdade que não perdi tempo nenhum com isso. De resto tá tudo a funcionar muito bem!
 
instalei o vista normalmente como instalei o XP..
dei-lhe exactamente o mesmo uso aos dois.
tenho exactamente a mesma opinião sobre os dois.
 
Peço-vos a todo que não descambem isto em mais uma thread osx vs windows ou windows não presta.

Se quiserem falar *apenas* de como instalar o vista através do bootcamp, óptimo.

PT
 
Tutorial para instalar o Vista via BootCamp:

Nota: Este tutorial tem por base a instalação do Vista num Macbook C2D. Muito provavelmente não deverão haver grandes diferenças se quiserem fazer o mesmo num MacBook Pro. Já no que toca a iMacs e Mac Pros... não posso garantir nada.

1º - Correr o Bootcamp Assistant a fim de criar uma partição e o respectivo cd de drivers. Um pormenor a ter em atenção é que o Vista ocupa consideravelmente mais memória do que o XP (a Business Ed. ocupa 6GB e picos). Por isso meçam bem as vossas necessidades no Windows antes de criar a partição.

2º - Instalar o Vista. Tal e qual como se faz para o XP. Após o 1º passo é só escolher a opção "Start Windows Instalation" e meter o DVD na drive. A instalação é muito "straightforward" e não há grandes preocupações a ter nesta fase.

3º - Após a instalação concluída e já com o Vista funcional, meter o cd de drivers, (não correr o autorun) e copiar o exe (Install Macintosh Drivers for Windows XP.exe) que lá está para o disco (ex. desktop) e fazer Run (maçã+R) do seguinte: "D:\Install Macintosh Drivers for Windows XP.exe /A /v".

4º - Ele irá correr o installer, mas a única coisa que vai fazer é extrair os conteúdos do exe para um folder à vossa escolha.

5º - Ir ao Device Manager e ver quais são os dispositivos sem driver instalado. No caso dos Macbooks serão a iSight, Bluetooth, Wireless e as funções do teclado (Brilho, Som). No caso dos Macbook Pro deverão ainda contar com a gráfica.

6º - Em todos esses dispositivos, fazer "Update Driver Software" e depois fazer "Browse my computer..." e apontar para o folder onde extraíram os drivers do cd e apontem para o sub-folder "Program Files\Macintosh Drivers for Windows XP 1.1.2". O Windows vai instalar a iSight e o Wireless, e vai deixar um "USB Interface Device" com o ponto de exclamação. Este será o Bluetooth.

7º - A iSight e o Wireless vão ficar activos, mas há aqui uma jogada: a iSight não vai funcionar. Se correrem o Messenger e tentarem configurar as definições de vídeo a luzinha da iSight acende, mas a iSight não vai funcionar. Voltar ao Device Manager e fazer novamente "Update Driver" na iSight. Façam "Browse..." mas desta vez escolham a opção "Let me pick from a list..." e escolham o "USB Video Device". Desta forma a iSight já fica funcional.

8º - Nesta fase deparei-me com outro pormenor: o aúdio estava instalado como "Intel High Definition Audio", mas não tinha som. Façam "Update Driver" e apontem para a pasta "Program Files\Macintosh Drivers for Windows XP 1.1.2\Sigmatel". Assim o audio já fica funcional.

9º - Este passo é unica e exclusivamente (julgo eu) para os Macbooks C2D. Se repararem o som tem muitos skips, especialmente quando há acessos ao disco. O problema disto prende-se com o driver da placa wireless. Para isso instalem os drivers pre-n disponíveis em http://drivers.softpedia.com/get/NE...CARDS/ATHEROS-ZIDAS-AR5008-Driver-60275.shtml

10º - Para o teclado vão ao folder "Macintosh Drivers for Windows XP 1.1.2\Apple Keyboard" e instalem o software. Antes de fazerem o reboot que ele pede, vão corram o MSConfig (maçã+R e escrevam MSConfig - também pode ser pelo Regedit para quem já esteja mais habituado a ele) e desabilitem o Keyboard Support do Startup. não me recordo do nome, mas o exe que lá está é o "KbdMgr.exe". Reboot.

11º - Após o reboot, no Device Manager já deverão ter no Human Interface Devices dois "Apple Keyboard Support". Por esta altura a tecla de Eject já deve funcionar. Mas faltam as restantes... Ir ao folder inicial onde extraíram os drivers e no subfolder "System32" há lá um "Brightness.exe". Copiar esse exe para o System32 do Windows e pô-lo no Startup do Windows. No reboot seguinte já o fn+F1 e F2 faz baixar/aumentar o brilho do TFT. Entretanto podem sacar http://www.olofsson.info/InputRemapper_1_0_01_Beta.exe e instalar este utilitário, que faz com as teclas de som também já funcionem. Além de se poder fazer remap às teclas também dá para controlar a velocidade das ventoínhas, dos sensores de luz no MBP e ver as temperaturas do portátil.

12º - Bluetooth... vão a esta página: http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=12293 e façam o download do "btinstall.exe" que está no 2º post a contar do fim (Atenção: não é o que está no link lá exposto, mas sim imediatamente abaixo). Descomprimam o zip e corram o "install.cmd" que lá está. Mais um reboot.

13º - Voltar a ir ao Device Manager, e fazer update ao "USB Human Interface Device" que ficou com o ponto de exclamação. O caminho do driver é: "Macintosh Drivers for Windows XP 1.1.2\BthKicker".

Finalmente o Bluetooth é instalado e deverá estar tudo a funcionar.

Espero que isto tenha sido claro, e que consigam ter sucesso na tarefa. ;)

EDIT: Um pequeno pormenor que me passou ao lado e depois não consegui pôr aqui, o "install.cmd" (do 12º ponto) deve ser posto no startup do Windows, caso contrário o Bluetooth não arranca automaticamente. Ou seja, se quiserem ter sempre o Bluetooth activo tratem de pôr o tal batch file no startup.
 
Última edição:
Uma pergunta, de quanto é o teu disco?

è que isso deve tar bonito, pois julgo ter lido num dos sites da MS que a partição do disco deve ser de 40 gigas. É Verdade?
 
Uma pergunta, de quanto é o teu disco?

è que isso deve tar bonito, pois julgo ter lido num dos sites da MS que a partição do disco deve ser de 40 gigas. É Verdade?

O meu disco é de 80GB... fiz uma partição de 30GB. O Vista que tenho é o Business Ed. Ocupou 6GB e picos de origem. Com Office, alguns torrents e demais aplicações standard tenho neste momento 15GB livres.
 
Back
Topo