Vista -> Linux -> help

Beware

What is folding?
Pessoal, por favor esclareçam-me nesta dúvida, pois já estou de roda disto á bastante tempo!!!
Já vi sticky´s, turotiais, videos e mesmo assim não consigo!

A minha dúvida é a seguinte, tenho dois discos rígidos cada um com 250 gigas e pretendo instalar o Ubuntu 8.04 no Vista, de modo a ficar com dual-boot! O problema começa quando começo a tentar instalar o Ubuntu, pois faz tudo bem, mas quando chega a parte de escolher o espaço, ou seja, um dos discos rígidos, ou então instalar manualmente, parece-me que o Ubuntu não reconhece o Vista, pois o Ubuntu diz que tenho dois discos com 250 gigas de espaço "unallocated"!!! Uma vez escolhi um dos discos ("ao calhas", confesso) e fiz porcaria, pois acabei por apagar a partição do vista. Deu-me uma carga de trabalhos por isto tudo de novo bem, mas aqui estou eu de volta.

Também já tentei fazer partições com o GParted, mas quando chega a altura de criar a partição pergunta-me se tenho a certeza, pois aquela acção irá apagar tudo o que tenho no disco rígido e portanto nem arrisco!!!

O Disk Mangager do Vista, também já o usei, e criei uma partição com 100 gigas para o Ubuntu,mas quando vo instalar o Ubuntu pelo CDLIVE, nem reconhece esa partição, apenas os dois discos de 250 Gb cada!!!

Algumas Dicas?

Abraço
 
normalmente o unallocated significa que tens um espaço no disco que não está preparado, é como se não existisse. Esse espaço deve criado como partição. Deve ser ntfs (para Vista) ou ext3 para linux ou ainda swap (memoria vitual para linux). Só assim é reconhecido e usado pelo S.O. Já agora para criar partições para linux o meu preferido é o Acronis Disk Director em Ambiente windows.
 
Utilização a aplicação que que está no site do Ubuntu para instalares a partir do Windows Vista funciona muito bem sem problemas nenhuns. Penso que se chama WUBI
 
Esse espaço deve criado como partição. Deve ser ntfs (para Vista) ou ext3 para linux ou ainda swap (memoria vitual para linux). Só assim é reconhecido e usado pelo S.O. Já agora para criar partições para linux o meu preferido é o Acronis Disk Director em Ambiente windows.

Tentei mesmo agora, mas continuam a aparecer apenas os dois discos rígidos, o espaço que particionei não aparece, e deixei em "ext3".
Acham que fiz alguma coisa mal?


Utilização a aplicação que que está no site do Ubuntu para instalares a partir do Windows Vista funciona muito bem sem problemas nenhuns. Penso que se chama WUBI

Pois, eu sei que existe isso, o problema é que não é bem isso que quero, quero o Ubuntu a correr como sistema operativo independente como o windows vista!!!


Mais ideias??

Abraço
 
Partition manager, ou paragon partition manager, tanto faz qualquer coisa que faça partições, até mesmo o Gparted. Cria uma partição, e não, não vai apagar o conteudo do disco rigido, se for bem feito. E após isso instalas o ubuntu normalmente :)
 
Partition manager, ou paragon partition manager, tanto faz qualquer coisa que faça partições, até mesmo o Gparted. Cria uma partição, e não, não vai apagar o conteudo do disco rigido, se for bem feito. E após isso instalas o ubuntu normalmente :)

Eu sei, eu faço as partições e o vista reconhece-as , mas quando chega ao Ubuntu, ele simplesmente não as conhece, apenas vê os dois discos rígidos com 250 gigas na totalidade (não reconhecendo o espaço ocupado pelo vista)!!!

Contudo, se eu puser um disco rígido externo ele reconhece e verifica logo qual o espaço livre no disco...

Pessoal, alguma forma de saber em qual dos discos rígidos ("/sda" ou "/sdb")está instalado o vista??

Abraço
 
Back
Topo