1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vista -> Linux -> help

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Beware, 12 de Agosto de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 705)

1. Beware

Beware What is folding?

Pessoal, por favor esclareçam-me nesta dúvida, pois já estou de roda disto á bastante tempo!!!
    Já vi sticky´s, turotiais, videos e mesmo assim não consigo!

A minha dúvida é a seguinte, tenho dois discos rígidos cada um com 250 gigas e pretendo instalar o Ubuntu 8.04 no Vista, de modo a ficar com dual-boot! O problema começa quando começo a tentar instalar o Ubuntu, pois faz tudo bem, mas quando chega a parte de escolher o espaço, ou seja, um dos discos rígidos, ou então instalar manualmente, parece-me que o Ubuntu não reconhece o Vista, pois o Ubuntu diz que tenho dois discos com 250 gigas de espaço "unallocated"!!! Uma vez escolhi um dos discos ("ao calhas", confesso) e fiz porcaria, pois acabei por apagar a partição do vista. Deu-me uma carga de trabalhos por isto tudo de novo bem, mas aqui estou eu de volta.

Também já tentei fazer partições com o GParted, mas quando chega a altura de criar a partição pergunta-me se tenho a certeza, pois aquela acção irá apagar tudo o que tenho no disco rígido e portanto nem arrisco!!!

O Disk Mangager do Vista, também já o usei, e criei uma partição com 100 gigas para o Ubuntu,mas quando vo instalar o Ubuntu pelo CDLIVE, nem reconhece esa partição, apenas os dois discos de 250 Gb cada!!!

Algumas Dicas?

Abraço

2. mbmdec

mbmdec Power Member

normalmente o unallocated significa que tens um espaço no disco que não está preparado, é como se não existisse. Esse espaço deve criado como partição. Deve ser ntfs (para Vista) ou ext3 para linux ou ainda swap (memoria vitual para linux). Só assim é reconhecido e usado pelo S.O. Já agora para criar partições para linux o meu preferido é o Acronis Disk Director em Ambiente windows.

3. tiagomiguel

tiagomiguel Power Member

Utilização a aplicação que que está no site do Ubuntu para instalares a partir do Windows Vista funciona muito bem sem problemas nenhuns. Penso que se chama WUBI

4. Beware

Beware What is folding?

Tentei mesmo agora, mas continuam a aparecer apenas os dois discos rígidos, o espaço que particionei não aparece, e deixei em "ext3".
    Acham que fiz alguma coisa mal?

Pois, eu sei que existe isso, o problema é que não é bem isso que quero, quero o Ubuntu a correr como sistema operativo independente como o windows vista!!!

Mais ideias??

Abraço

5. Camelon

Camelon Power Member

Partition manager, ou paragon partition manager, tanto faz qualquer coisa que faça partições, até mesmo o Gparted. Cria uma partição, e não, não vai apagar o conteudo do disco rigido, se for bem feito. E após isso instalas o ubuntu normalmente :)

6. Inacio77

Inacio77 Power Member

É provavel que tenhas que fazer resize de alguma partição que tenhas, para conseguires ter espaço para criar novas.

7. Beware

Beware What is folding?

Eu sei, eu faço as partições e o vista reconhece-as , mas quando chega ao Ubuntu, ele simplesmente não as conhece, apenas vê os dois discos rígidos com 250 gigas na totalidade (não reconhecendo o espaço ocupado pelo vista)!!!

Contudo, se eu puser um disco rígido externo ele reconhece e verifica logo qual o espaço livre no disco...

Pessoal, alguma forma de saber em qual dos discos rígidos ("/sda" ou "/sdb")está instalado o vista??

Abraço

Partilhar esta Página