Guia Vista lite ou Windows 7 num netbook.

mstrtch

Power Member
Este tutorial não foi testado em todos os Netbooks, mas sim apenas no Acer Aspire One. É algo muito fácil de fazer, mas aconselho vivamente a que faça isto por própria vontade e responsabilidade. Não me responsabilizo por danos feitos ao netbook, feitos pelo Windows.
Para a instalação precisa de uma pen USB, de 4GB (i), o DVD ou CD (caso seja Lite) do sistema operativo, o netbook (óbviamente).
Primeiro de tudo: é necessário que a motherboard seja compativel com USB (universal serial bus). Para isso ligu a PEN e entre na bios, e configure o boot de modo à pen ser a primeira opção de boot.
Depois desligue o netbook.
Preparemos agora a unidade USB:
Abrir a prompt de comando em Iniciar , Executar, cmd
  • Agora escreva os seguintes comandos e dê Enter em cada um deles
  • 1. Diskpart (espere que apareça o cursor nesta nova janela)
  • 2. List Disk
  • 3. Select Disk 1 (o 1 será para substituir pelo número da PenUSB);
  • 4. Clean
  • 5. Create partition primary
  • 6. Active
  • 7. Format fs=fat32 quick
  • 8. Assign
  • 9. Exit
Agora é só copiar os ficheiro do DVD/CD para a pen. De seguida ligue a Pen ao netbook e instale o Windows Vista ou Windows 7.

P.S. Instalei o Windows Vista no Acer Aspire one. Instalei o Starter Edition, mas não gostei. Voltei e instalei o Basic. Um bocado froxo. Fiz um Vlite e removi alguns componentes (até que os ficheiros ficaram 2.8Gb aproximadamente, e instalei), e gostei muito do que vi.
P.S. 2 : Já fiz isto a mais de 10 magalhães. Aconselho o Professional, ou o Home Premium. A Professional corre que nem uma maravilha. E sim, eliminei o Linux, e as partições todas, para ficar com um disco de 30 gb :)

Cumprimentos;
mstrth
 
Última edição:
Também resulta no Magalhães !!

Bom tutorial.
Decidi aplicar no magalhães e... Testado e aprovado. Windows 7 e Vista Lite a correr no Magalhães.
A interface 'Aero' corre com uma fluidez aceitável.
O Windows 7 faz boot em em menos de 30 segundos. (já o windows vista demora mais um bocadinho :D)
 
boas,

eu quando chego à parte de List Disk so me mostra o Disk 0 que é o disco rigido... supostamente tambem tem de aparecer a pen nessa lista certo?

cumpz
 
Bom tutorial.
Decidi aplicar no magalhães e... Testado e aprovado. Windows 7 e Vista Lite a correr no Magalhães.
A interface 'Aero' corre com uma fluidez aceitável.
O Windows 7 faz boot em em menos de 30 segundos. (já o windows vista demora mais um bocadinho :D)

Boas.
Obrigado a todos pelos comentários.

Já agora, eliminas-te todas as partições ?
 
Última edição:
bom tut ! dos mais simples que vi pela net ! eu de kkl forma usei uma caixa ext 3.5 de um disco , e meti lhe a drive de dvd ! e pronto =) o magalhaes reconheceu e foi instalar normalmente ! mas da proxima tento este ;)

nos favoritos ;)

Cumps
 
Sim....eliminei.

Obrigado pela resposta. Nunca formatei o magalhães "a topo". Só outros. Formatei o magalhães no sábado, depois de perguntar aqui, apaguei as partições todas, formatei, instalei o Windows 7 Professional.

Corre fluído, com Glass, mas gasta cerca de 680 de Ram, com 1gb. A adicionar, o disco que claramente é mais prático com uma partição (é 40 GB).

Por ter 1Gb de ram, aquece um bocado.
Vou ver se desactivo uns serviços. Mas tá porreirinho.

O Magalhães não parece o mesmo...

Este tutorial encontrei numa revista da PC Guia, dos inicios dos EEE Pc (701) e como é simples, postei...

Fiquem bem.
 
E que versão do 7 se instala? A normal? Queria testar num EeePC 901. Com 12GB de disco dá? Ist tem fixo uma particao de 4GB e uma de 8GB.
Obrigado desde já
 
E que versão do 7 se instala? A normal? Queria testar num EeePC 901. Com 12GB de disco dá? Ist tem fixo uma particao de 4GB e uma de 8GB.
Obrigado desde já

No teu caso, assim como o de possuidores do Aspire One com SSD, recomendo que dispendam uns 30€ para trocarem o SSD (que, além da baixa capacidade, é extremamente lento nas operações de escrita, principalmente o do Aspire One) por um disco rígido mecânico de 1.8" com conector ZIF. Já fiz isso em 2 Aspire One A110 (os que têm Linux/SSD) e o resultado foi espetacular, com o 7 Ultimate. Ah, claro, antes de tudo, fiz um upgrade da ram (de 512mb para 1.5Gb). Não é tão difícil como soa - se houver interessados posso postar tutorial (no EEE é mais fácil que no AAO, mas nada do outro mundo) - e injectam nova vida nessas pequenas grandes máquinas :)
 
No teu caso, assim como o de possuidores do Aspire One com SSD, recomendo que dispendam uns 30€ para trocarem o SSD (que, além da baixa capacidade, é extremamente lento nas operações de escrita, principalmente o do Aspire One) por um disco rígido mecânico de 1.8" com conector ZIF. Já fiz isso em 2 Aspire One A110 (os que têm Linux/SSD) e o resultado foi espetacular, com o 7 Ultimate. Ah, claro, antes de tudo, fiz um upgrade da ram (de 512mb para 1.5Gb). Não é tão difícil como soa - se houver interessados posso postar tutorial (no EEE é mais fácil que no AAO, mas nada do outro mundo) - e injectam nova vida nessas pequenas grandes máquinas :)

Muito bom. Onde compro esses discos de 1.8' ZIF? Sobre o tutorial, eu sou um interessado! :cool:
 
Última edição:
Estou a tentar seguir este tutorial para um aspire one mas não estou a conseguir instalar.
Falo este passos todos meto a imagem iso na pen. Faço o boot pela pen mas depois aparece no ecrã:

"Rem disc ou outro suporte"
"Prima tecla p/ reini"

Alguém sabe porque está a acontecer isto e qual a solução?

Cump
 
Estou a tentar seguir este tutorial para um aspire one mas não estou a conseguir instalar.
Falo este passos todos meto a imagem iso na pen. Faço o boot pela pen mas depois aparece no ecrã:

"Rem disc ou outro suporte"
"Prima tecla p/ reini"

Alguém sabe porque está a acontecer isto e qual a solução?

Cump

Caro amigo, não é a imagem iso que se mete dentro da pen; é o conteudo da imagem iso (monte a imagem com o virtual clone drive) e copie entao o conteudo para a pen.

Imagem do Glass no magalhães 1:
http://img40.imageshack.us/i/imagem0073o.jpg/
(qualidade de 5310 ...)
 
Damn .. Até instalava no Eee 4G mas o SSD só tem 4GB mesmo e ainda deve ficar carote meter um com mais capacidade.
Mas também tinha que fazer um update à Ram, visto só ter 512MB DDR2.
 
Boas.
Existem uns discos denominados zif. Ainda não ouvi muito falar nisso, mas dizem que é mais barato. De qualquer maneira o preço não deve compensar (uma vez que um netbook dos novos custa algo a partir dos 250 euros).
 
O tutorial tá excelente. Mas é curioso que funciona bem com vista e Seven, mas com XP não, é normal?
Não estou a conseguir formatar através da Pen com XP, alguma dica.

Cpts
 
a mim tambem nao me reconhece a pen... no diskpart :(

ja' testei no portatil (asus a6va) e agora no trabalho..

e foram 2 pen's diferentes, de 4gb cada... :(

cumps!!
 
a mim tambem nao me reconhece a pen... no diskpart :(

ja' testei no portatil (asus a6va) e agora no trabalho..

e foram 2 pen's diferentes, de 4gb cada... :(

cumps!!


o windows xp não suporta diskpart para pens

a pen tem de ser feita em vista ou wm windows 7

para fazer uma pen para instalação de XP, essa tem de ser feita em XP mas sem o diskpart, tem de se utilizar este procedimento http://www.911cd.net/forums//index.php?showtopic=22857
 
Back
Topo