Vista mais seguro o OS X 10.4?

Não uses cores sff!

E não, o tempo de resposta para falhas de segurança não é melhor no windows. Tanto que até há empresas que fazem eles patches e os vendem.
 
cores de cor, colorido etc...

O fórum tem várias skins que variam fundo escuro ao claro portanto escrevendo com cores está-se a lienar uma parte dos leitores.

É melhor escrever sem qualquer formatação.
 
cores de cor, colorido etc...

O fórum tem várias skins que variam fundo escuro ao claro portanto escrevendo com cores está-se a lienar uma parte dos leitores.

É melhor escrever sem qualquer formatação.

Desculpem la o off-topic mas eu apenas copiei o que tava no primeiro post...n usei nenhuma outra cor.Por isso n entendi,sempre respeitei isso.Mas peço desculpa.
 
A resposta original à ComputerWorld:

I have found the code quality, at least in terms of security, to be much better overall in Vista than Mac OS X 10.4. It is obvious from observing affected components in security patches that Microsoft's Security Development Lifecycle (SDL) has resulted in fewer vulnerabilities in newly-written code. I hope that more software vendors follow their lead in developing proactive software security development methodologies.

Ele baseou-se nos componentes afectados por patches recentes de segurança publicados pela Microsoft...
Ou seja, parece que não viu mesmo o código, certo?

Cumps.
 
não li esses posts todos para cima, mas só deixo aqui esta informação:
esse senhor que levou para casa os 10mil $, não foi a usar uma vulnerabilidade do Mac OS X por si só..... explorou uma vulnerabilidade do Safari.
E lá lhe deram o dinheiro....
 
não li esses posts todos para cima, mas só deixo aqui esta informação:
esse senhor que levou para casa os 10mil $, não foi a usar uma vulnerabilidade do Mac OS X por si só..... explorou uma vulnerabilidade do Safari.
E lá lhe deram o dinheiro....

Por acaso foi uma vulnerabilidade do quicktime que afecta qualquer um que o tenha instalado. Seja em OS X ou Windows, quer use o Firefox, IE, Safari, etc.

Se dizes que o OS X tem uma vulnerabilidade (e têm) então o Windows (c/quicktime) também tem exactamente o mesmo buraco.
 
e o safari é o quê? isso é como dizer que a culpa dos virus não é do windows, é do internet explorer LOL
A segurança do OS e dos programas que nele correm sao completamente diferentes.

ajax disse:
Por acaso foi uma vulnerabilidade do quicktime que afecta qualquer um que o tenha instalado.
Por acaso, o que li e ouvi dizer é que tinha sido uma falha no Safari que o deixava aberto a um ataque por Cross Side Scripting. (se puder, vou tentar confirmar)
 
Última edição:
Por acaso, o que li e ouvi dizer é que tinha sido uma falha no Safari que o deixava aberto a um ataque por Cross Side Scripting. (se puder, vou tentar confirmar)

Nem sempre o que se lê é verdade e pior um pouco quando está relacionado com hype gerado à volta de produtos da Apple. Quando é sobre segurança então a histeria é total. :D

Que tal leres o que o próprio Zodi disse acerca do assunto?

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1595243&postcount=13
 
essa entrevista fala de quase tudo menos da vulnerabilidade em si.
"Java-based vulnerability in QuickTime" não diz se tem haver com scripting ou não.

De qualquer maneira...e respondendo ao nome da thread: eu acho que o Mac OS X (tiger) é mais seguro que o Vista.
 
Eu tenho o windows vista e gosto mto dele mas um coisa é certa, mais pessoas têm o Windows (qualquer versão) do que um Mac por isso é normal que se encontrem + problemas de segurança com o windows, pois é neste OS que ha mais pessoas a procurar erros..
 
Há programas malicioso para Mac. Eu podia fazer um .sh que fazia rm -rf ~/ mas isso não seria um virus.

Um virus é mais uma coisa do tipo em que abres um email e o sistema vai abaixo, E ele reproduz-se pelo sistema, causado falhas sistémicas e reenviando-se a outras pessoas.

Isso sim é um Virus, e é quase impossivel de se fazer no Mac OS X devido à sua base *nix.
 
Isso sim é um Virus, e é quase impossivel de se fazer no Mac OS X devido à sua base *nix.

PAh, eu acho que é como tudo na vida.. Impossivel até ser feito..

SE calhar o que este "rapaz" quer dizer é que relativamente o código do Vista pode ser mais seguro que o do OS X.. realemente assim até é capaz de ter razão..

Mas isto também não muda muita coisa pois não? Eu continuo a precisar mais do windows do que o MAC / Linux, e não é por um ser menos seguro que o outro que me mudo... caso contrário tinha mos 2 soluções:

Acabar com a Internet, e mesmo assim... uma vez tive um virus no winME (:rolleyes:) que apareceu porque o CD foi mal gravado (tinha feito umas alterações num cd, nada a ver com o SO em si) mas ficou mal gravado e surgiu o virus, posso dizer que foi isto que aconteceu, pois não o tinha ligado á net e só tinha mesmo o AV (não era do AV...) coisas da informática..

Ou então acabamos com os PCs e prontos.. vamos para as maquinas de escrever :D
 
essa entrevista fala de quase tudo menos da vulnerabilidade em si.
"Java-based vulnerability in QuickTime" não diz se tem haver com scripting ou não.

De qualquer maneira...e respondendo ao nome da thread: eu acho que o Mac OS X (tiger) é mais seguro que o Vista.

Meu caro, é dito claramente pela própria pessoa que descobriu a vulnerabilidade que a mesma se encontra no Quicktime. Foi exactamente o que eu disse no meu post e não discuto factos.
 
PAh, eu acho que é como tudo na vida.. Impossivel até ser feito..

SE calhar o que este "rapaz" quer dizer é que relativamente o código do Vista pode ser mais seguro que o do OS X.. realemente assim até é capaz de ter razão..

Mas isto também não muda muita coisa pois não? Eu continuo a precisar mais do windows do que o MAC / Linux, e não é por um ser menos seguro que o outro que me mudo... caso contrário tinha mos 2 soluções:

Acabar com a Internet, e mesmo assim... uma vez tive um virus no winME (:rolleyes:) que apareceu porque o CD foi mal gravado (tinha feito umas alterações num cd, nada a ver com o SO em si) mas ficou mal gravado e surgiu o virus, posso dizer que foi isto que aconteceu, pois não o tinha ligado á net e só tinha mesmo o AV (não era do AV...) coisas da informática..

Ou então acabamos com os PCs e prontos.. vamos para as maquinas de escrever :D

Pah, é assim. Tu para fazeres algo que consiga estragar verdadeiramente o sistema em GNU/Linux (falo do pouco que eu sei, e não falo de sistemas *nix based, mas suponho que seja semelhante) tens que ter permissões de administrador. Para teres permissão de administrador tens que meter a passzinha para tal, já que não te ligas como root mas sim como um utilizador normal. Penso que apanhar virus numa conta sem privilégios no windows é ligeiramente mais dificil do que numa conta de admin.
Mas ai é que reside a diferença entre Windows e GNU/Linux; tu nunca és administrador do PC, a não ser durante uns segundos em que estas a mover um ficheiro, a instalar um programa, a compilar um kernel. E para fazeres as estas operações, tens que meter a password. E friso bem a importancia de meter a password. E para bem para bem devias ter de a meter sempre que quisesses fazer uma operação que envolva privilégios de root (o sudo supostamente corrompe um bocadinho essa lógica), pois assim o facto de codigo malicioso poder correr no computador depende apenas de ti, e não de culpas da forma como o SO esta arquitetado. Ok, dá mais trabalho estar sempre a meter uma password. Ainda por cima se a pass for tiver > 10 digitos, letras maiusculas e minusculas, numeros, @'s, acentos e demais simbolos. Ok, é possivel ter segurança e facilidade ao mesmo tempo, mas é dificil. Ao fim de algum tempo acabas por decorar a password de tantas vezes que instalas programas, moves ou apagas um ficheiro, e escreves aquilo com uma velocidade bastante superior ao resto das coisas, mas isso são outras histórias.

Mas resumindo, essa história de GNU/Linux não ter virus reside no facto de não haver utilizadores que justifiquem a virose poderá ter algum fundo de verdade se ao mesmo tempo for verdade a história que são as empresas de AV a fabrica-los. Se não for verdade, é ligeiramente mais dificil, a não ser que o programador tenha algum tipo de projecto megalomano para dominar o mundo.

Uff, acho que escrevi demasiado. :p
 
Portanto, não há vírus para Mac porque como só tem 3% da cota de utilizadores mundiais não se justifica fazer um vírus para o Mac, certo?
E, este assunto de o Mac não ter vírus e o Windows ter muitos e o camandro, é um assunto mais que debatido, certo?
Se eu fosse um programador assim daqueles mesmo geek/nerd, sabem o que fazia? Só para calar esses "palermas" do Mac, fazia um vírus para o Mac. Um mesmo lixado que, para além de reduzir os ficheiros do disco a uma amálgama ininteligível de zeros e uns, ia mostrando um slideshow de mensagens anti-Mac e pró-Windows.
Mmmmmm, mas parece que eu sou o único "would-be" geek/nerd a pensar assim, em todo mundo, de entre centenas de milhares de potenciais programadores.
Não haverá, em todo o mundo (e olhem que o mundo ainda é assim pró grandote), um programador que queira fazer um vírus para o Mac só para calar a boca aos Mac users?!?
Não será algo minimamente apetecível?
Mmmmm, então porque é que ainda não há vírus dignos desse nome para o Mac? Só um par de proof of concept que não se propagam sozinhos, que exigem que o utilizador os execute manualmente e que, ainda por cima pedem username/password.
É o mesmo que um ladrão que bate à porta e pede por favor para entrar... como vírus, não são grande coisa.
Mas vá, porque é que ainda não há vírus para Mac OS X? Vírus a sério... um programa que se propague sozinho, sem permissão do utilizador e que tenha uma acção hostil para com o computador e seus ficheiros.
E não me venham dizer que é porque não se justifica. Não acredito que num universo de centenas de milhar (número perfeitamente arbitrário, mas creio que estou a acertar por baixo), ninguém tente fazer um vírus para Mac, por carolice, para calar os Mac users ou simplesmente porque sim.
Desculpem mas, se há pessoal que ainda fabrica coisas para Spectrum (já vi protótipos de leitores de cartões flash para Spectrum e até interfaces para discos ATA para Spectrum), porque não há pessoal a fazer vírus para Mac? E acreditem que o universo de utilizadores de Spectrum é bem inferior ao universo de utilizadores de Mac.
A resposta é simples: é porque é mesmo muito difícil, quase impossível, criar um vírus para Mac.
Senão, desafio qualquer um dos programadores daqui a tentar fazer um. Acho que há uns quantos "crânios" por aqui. Não são capazes de fazer algo tão simples como um programa que se multiplica via rede (mesmo que seja uma simples intranet) e que mostra uma mensagem a dizer "ISTO PODIA SER UMA VIROSE MUITO GRAVE!!! VOU APAGAR A PASTA DA LIBRARY DESTE SISTEMA PARA O LIXAR COMPLETAMENTE"?
Ou vão continuar a esconder-se por trás do conceito de... "ah, e tal, não vale a pena fazer... não há utilizadores de Mac que o justifique" ?
Ok... façamos um brincadeira... imaginemos que o universo de utilizadores de Mac é grande e... façam um vírus. Experimentem! Quero ver... :)

Rui Batista
 
Ainda há pouco tempo li na net um texto de um "intelectual informático" que indicou vários dos primeiros sistemas operativos, tipo anos 60 e 70, que tinham prá'i "500 utilizadores" e estavam cheios de vírus até ao pescoço, tipo versões do MS-DOS e coisas mais antigas. Com um bocado de esforço talvez eu ainda o consiga encontrar, mas pode ser difícil.
 
Back
Topo