Vista mais seguro o OS X 10.4?

Mais uma prova de que o argumento de que "não há vírus para Mac porque não se justifica" é um "santo com pés de barro" :)

Rui Batista
 
Os SOs "não dominantes" ainda têm uma vantagem. Mesmo que se faça um virus para estes é o probabilidade de propagação que os salva. Qual a probabilidade de um PC com Mac OS ou Linux ou .... com virus para o respectivo sistema entrar em contacto de transmissão com outro do mesmo sistema? Bastante baixa, o que faz com que a sua propagação seja muito baixa.

O que o rui_mac disse, apesar de talvez um pouco exagerado (IMHO) têm a sua razão de ser, até agora só "virus educados" :p
O que existem são exploits para estes sistemas com objectivo de conseguir acesso de root que exigem uma vontade (e intervenção) especifica por parte do malfeitor. E a maior parte de nós não somos alvos deste tipo.
 
Mais uma prova de que o argumento de que "não há vírus para Mac porque não se justifica" é um "santo com pés de barro" :)

Rui Batista

Os jogos mais hackados/exploitados sao os com maior numero de vendas/mais jogados.
Há gente que só olha para o lado que lhes interessa.
 
Portanto, não há vírus para Mac porque como só tem 3% da cota de utilizadores mundiais não se justifica fazer um vírus para o Mac, certo?
E, este assunto de o Mac não ter vírus e o Windows ter muitos e o camandro, é um assunto mais que debatido, certo?
Se eu fosse um programador assim daqueles mesmo geek/nerd, sabem o que fazia? Só para calar esses "palermas" do Mac, fazia um vírus para o Mac. Um mesmo lixado que, para além de reduzir os ficheiros do disco a uma amálgama ininteligível de zeros e uns, ia mostrando um slideshow de mensagens anti-Mac e pró-Windows.
Mmmmmm, mas parece que eu sou o único "would-be" geek/nerd a pensar assim, em todo mundo, de entre centenas de milhares de potenciais programadores.
Não haverá, em todo o mundo (e olhem que o mundo ainda é assim pró grandote), um programador que queira fazer um vírus para o Mac só para calar a boca aos Mac users?!?
Não será algo minimamente apetecível?
Mmmmm, então porque é que ainda não há vírus dignos desse nome para o Mac? Só um par de proof of concept que não se propagam sozinhos, que exigem que o utilizador os execute manualmente e que, ainda por cima pedem username/password.
É o mesmo que um ladrão que bate à porta e pede por favor para entrar... como vírus, não são grande coisa.
Mas vá, porque é que ainda não há vírus para Mac OS X? Vírus a sério... um programa que se propague sozinho, sem permissão do utilizador e que tenha uma acção hostil para com o computador e seus ficheiros.
E não me venham dizer que é porque não se justifica. Não acredito que num universo de centenas de milhar (número perfeitamente arbitrário, mas creio que estou a acertar por baixo), ninguém tente fazer um vírus para Mac, por carolice, para calar os Mac users ou simplesmente porque sim.
Desculpem mas, se há pessoal que ainda fabrica coisas para Spectrum (já vi protótipos de leitores de cartões flash para Spectrum e até interfaces para discos ATA para Spectrum), porque não há pessoal a fazer vírus para Mac? E acreditem que o universo de utilizadores de Spectrum é bem inferior ao universo de utilizadores de Mac.
A resposta é simples: é porque é mesmo muito difícil, quase impossível, criar um vírus para Mac.
Senão, desafio qualquer um dos programadores daqui a tentar fazer um. Acho que há uns quantos "crânios" por aqui. Não são capazes de fazer algo tão simples como um programa que se multiplica via rede (mesmo que seja uma simples intranet) e que mostra uma mensagem a dizer "ISTO PODIA SER UMA VIROSE MUITO GRAVE!!! VOU APAGAR A PASTA DA LIBRARY DESTE SISTEMA PARA O LIXAR COMPLETAMENTE"?
Ou vão continuar a esconder-se por trás do conceito de... "ah, e tal, não vale a pena fazer... não há utilizadores de Mac que o justifique" ?
Ok... façamos um brincadeira... imaginemos que o universo de utilizadores de Mac é grande e... façam um vírus. Experimentem! Quero ver... :)

Rui Batista

Lol, fizes te me rir, a sério :-D:-D:-D:-D:-D
não é rir sarcasticamente, foi mesmo gargalhadas de felicidade :P lool
tives te piada...

é raro no meio de um Post, Vira-Windows-porque-sim-vai-para-mac-porque-tal lol
 
...Só para calar esses "palermas" do Mac, fazia um vírus para o Mac. Um mesmo lixado que, para além de reduzir os ficheiros do disco a uma amálgama ininteligível de zeros e uns, ia mostrando um slideshow de mensagens anti-Mac e pró-Windows.

...um programador que queira fazer um vírus para o Mac só para calar a boca aos Mac users?!?

...E acreditem que o universo de utilizadores de Spectrum é bem inferior ao universo de utilizadores de Mac.

Rui Batista

1º e 2º Acho q sim, realmente andam por aí alguns "palermas" q acham q têm o "rei na barriga" só pq usam Osx q já se calavam, nada melhor q um virus para isso, faz lembrar os BSOD de Windows q tantos Mac users gostam de referir e depois esquecem-se dos Random Shutdown e Kernel Panic... :-D

3º Será que é ?!... :p

Ainda bem q existem tópicos destes no forum para descontrair e dar umas boas gargalhadas...o lugar q mts colocam um OS (num pedestal) é para rir e isto é válido para Linux e Windows tb...:zzz:

Arranjem uma vida, é só um OS... ;)

PS : A segurança de um OS depende mt dos hábitos e utilização do user, embora um Linux ou OSx seja pela realidade existente naturalmente mais seguro, mas n quer dizer q um Windows n possa ser seguro, tudo depende do seu user...
 
Mais uma vez a discutir-se o sexo dos anjos. Qual o mais seguro, bla bla bla whiskas saquetas, bla bla bla, windows para aqui, os x para ali, a partir do momento em que se trata de programação, milhares e milhares de linhas de código a interligarem-se entre si, feitos por humanos é perfeitamente normal terem as suas falhas.

Na vertente de ser *nix torna-o à partida mais seguro, mas por outro lado eu acredito que bastante menos explorado. Eu pelo menos se tivesse tais capacidades certamente que me estaria a debruçar para os lados do os x pois cada vez tem mais utilizadores e acima de tudo cada vez crentes na fé da maça :002:
 
Os jogos mais hackados/exploitados sao os com maior numero de vendas/mais jogados.
Há gente que só olha para o lado que lhes interessa.
Bem, também há muito software (e alguns jogos) crackados para Mac. Portanto, se há pessoas a preocupar-se (ou a "perder tempo", se acharem melhor) em arranjar cracks para Mac, creio que também devia haver quem se dedicasse a fazer, pelo menos, um vírus. Mas nicles... Estranho não? Será porque não se consegue? ;)

PS : A segurança de um OS depende mt dos hábitos e utilização do user, embora um Linux ou OSx seja pela realidade existente naturalmente mais seguro, mas n quer dizer q um Windows n possa ser seguro, tudo depende do seu user...
Concordo... mas... uma das coisas que eu defendo precisamente quando à "superioridade" do OS X face ao Windows é que, no OS X, o user não tem de andar a preocupar-se, não tem de se coibir de fazer coisas só para manter o sistema seguro e nem tem de andar a "vacinar" o sistema nem a "vestir-lhe armaduras" para se manter seguro.

Na vertente de ser *nix torna-o à partida mais seguro, mas por outro lado eu acredito que bastante menos explorado. Eu pelo menos se tivesse tais capacidades certamente que me estaria a debruçar para os lados do os x pois cada vez tem mais utilizadores e acima de tudo cada vez crentes na fé da maça
Deves ser o único a pensar assim :)
Porque deve haver aí muita gente com as capacidades de produzir um vírus tão terrível que até fazia saltar as teclas do Mac e derreter a placa gráfica e... pelos vistos, ninguém ainda conseguiu.
Eu, mesmo sendo um Mac user, acreditem que, se tivesse a capacidade para tal, iria tentar fazer um vírus. Não que fizesse mal... mas pelo menos um que se reproduzisse e que me enviasse informações sobre o que está nos outros Macs ;)
Até porque os vírus nasceram de programas que não tinham pretensões maléficas. Inicialmente o conceito nasceu (há muitos, muitos anos) para que os utilizadores da AOL (America OnLine) que se juntassem a esta rede de utilizadores (na sua grande maioria, completamente inexperientes no que respeita a informática), não tivesse de instalar nada nem configurar nada. O mainframe da AOL detectaria automaticamente novos nodos de user e instalaria lá todo o software necessário para ser utilizado. Infelizmente, este conceito (e respectivo código de detecção de existência e propagação) foi aproveitado por programadores com intenções menos boas.
Portanto, algo tão simples como um "vírus original" que detecta-se a sua existência num Mac e, se tal não fosse o caso, se multiplicasse, devia ser possível, não? Então porque é que ainda não há?
Mais uma vez lanço o repto: FAÇAM UM MINI-VÍRUS PARA MAC!!! POR FAVOR!! ;)

Rui Batista
 
Mais uma vez lanço o repto: FAÇAM UM MINI-VÍRUS PARA MAC!!! POR FAVOR!! ;)

Rui Batista

Lança esse repto nao só aqui...na "net"...e espera sentado,se é que te podes sentar :p
Devias ter mais cuidado com o que pedes:004: eu é que n entendo nada disso :(

Entendo o teu ponto de vista,e até acho que tens razao,mas será mesmo só assim,porque e dificil?Ou porque ainda nao foi lançado o repto?O código ta lá e a eng. reversa existe.
 
Mas achas que é mesmo preciso que eu, este simples indivíduo, morador num país canininho, lance o repto a nível mundial para que alguém se aventure? Achas mesmo que se não o fizer, nunca ninguém irá sequer tentar fazer um vírus de jeito para Mac? Bem, se assim é, sinto-me muito importante :)
Eu não tenho dúvidas que poderão, eventualmente, num futuro, aparecer alguns vírus para Mac. Mas duvido que façam grande mal e que não sejam bastante fáceis de erradicar. Isto devido precisamente à estrutura de *nix em que se baseia o Mac.

Rui Batista
 
Última edição:
O que posso dizer é que vou já "switchar" novamente para o Windows...Vista :lol: A verdade, é que a minha principal razão para fazer o switch há dois anos atrás, foi a questão da segurança, podem dizer que utilizava mal o sistema, que não tomava precauções (embora tivesse o norton instalado e up to date), que visitava sites que não devia, o que quiserem, mas desde que comprei um iMac nunca mais tive qualquer problema de segurança, nenhum, e sem anti-vírus instalado e sem firewall activada (embora saiba que neste ponto estou a abusar um pouco). Se é porque o código é mais seguro, se é pelo pequeno market share, se é por ser um sistema *nix based, se é voodoo, para mim, e para o utilizador final normal não interessa para nada... A minha conta normal do dia-a-dia é de administrador, não tenho o file vault activado, nunca alterei as minhas passwords, e aqui estou passados dois anos... sem qualquer problema a relatar. Esse exploit de que se fala não está "in the wild", e podem ver num outro post aqui no fórum que afecta o Quicktime em Windows e em Mac. No entanto, espero que esta sensação de segurança que eu tenho não conduza a facilitismo dos programadores da Apple, de tal maneira que descurem o código, e que apareçam então mais exploits dessas falhas, mesmo "in the wild"... Este tipo de acções da ConSec e do MOAB (month of Apple bugs) em janeiro, sinceramente a mim até me dão mais descanso, pois assim sei que os 3rd party developers e os da Apple permanecem atentos, continuando eu a ficar descansadinho a utilizar o meu Mac sem nenhum problema...


Quanto a um post anterior que falava da opinião do "guru de segurança Eugene Kaspersky", queria só lembrar que foi esta empresa que lançou há umas semanas atrás a notícia do "primeiro virús para iPod", que tinha que ser instalado manualmente pelo utilizador num iPod que corresse um sistema não suportado oficialmente pela Apple... é só para recordar.:)
 
Última edição:
Acho que tens de recordar melhor. O vírus infecta a distribuição de linux que se instala no iPod, ficando o mesmo infectado a partir do momento da instalação. Daqui a virem mp3s infectados no futuro vai um pequeno passo, não tenham muitas dúvidas.

Basta pensar que na informática praticamente não existe a palavra "nunca", o que hoje se diz impossível amanha é realidade, e se os sistemas *nix até à data, que se saiba, se tem safado é devido ao pequeno mercado (em forte crescimento) que o mesmo tem e, de quem tem as capacidades, de muito provavelmente usar *nix e se descobrir algo trata de o remendar e guarda isso em segredo. Dúvidas quanto a isto... só mesmo para os ingénuos...

Mas agora, nem falo em relação ao os x, mas sim ao cada vez maior numero de empresas a optar por linux, quer pelo custo monetário, quer pela própria segurança e estabilidade, o numero de ameaças e, o interesse sobre o mesmo vai ser cada vez maior, é uma tendência natural já demonstrada pelo windows.

Agora qual deles é mais seguro, hoje em dia só anda de "pernas abertas" quem quer e quem anda arrisca-se, portanto para mim, isto é uma questão cada vez mais irrelevante.
 
Acho que tens de recordar melhor. O vírus infecta a distribuição de linux que se instala no iPod, ficando o mesmo infectado a partir do momento da instalação. Daqui a virem mp3s infectados no futuro vai um pequeno passo, não tenham muitas dúvidas.

http://www.kaspersky.com/news?id=207575511

Este excerto é de um post meu da thread onde se discutiu esse mesmo "vírus":

"Este vírus é uma palhaçada, mesmo como concept, ou ainda mais por ser um concept... Qual é a justificação de fazer um virus concept no iPod correndo um sistema operativo não nativo, não suportado oficialmente, e utilizado por uma franja minúscula dos utilizadores do iPod? E ainda por cima tem que ser instalado manualmente pelo próprio utilizador...."

Se queriam fazer um concept de um virus no iPod, para sustentar que realmente é possível fazê-lo tinham-no feito no sistema nativo do iPod... Assim como fizeram não tem valor nenhum.
 
Basta pensar que na informática praticamente não existe a palavra "nunca", o que hoje se diz impossível amanha é realidade, e se os sistemas *nix até à data, que se saiba, se tem safado é devido ao pequeno mercado (em forte crescimento) que o mesmo tem e, de quem tem as capacidades, de muito provavelmente usar *nix e se descobrir algo trata de o remendar e guarda isso em segredo. Dúvidas quanto a isto... só mesmo para os ingénuos...
Dúvidas quanto a isto... só mesmo para os ingénuos...

Meu caro, dúvidas não tenho. És ingénuo de facto. Tens noção dos mundos onde *NIX é usado?
É só para saber.
 
Às tantas!!! Eu simplesmente não acredito no "impossível" e esse não querer colocar a simples hipótese em cima da mesa é meio caminho andado para o insucesso. Eu nem sequer estou a falar no presente, porque ai tens toda a razão, mas estava a pensar no que aí vem, que é um uso muito mais generalizado do *nix e de todas as vantagens/desvantagens que isso trás.
 
O que posso dizer é que vou já "switchar" novamente para o Windows...Vista :lol: A verdade, é que a minha principal razão para fazer o switch há dois anos atrás, foi a questão da segurança(...)

pq que n segues o mm principio de há 2 anos e n esperas pelo leo? :D de cavalo para burro é que nc ! :004:
 
pq que n segues o mm principio de há 2 anos e n esperas pelo leo? :D de cavalo para burro é que nc ! :004:

Já estou à espera... Até porque o meu iMac G5 já berra por um upgrade :lol: O plano é também esperar por novos iMacs, e fazer a chamada "substituição directa de avançado por avançado" - à Gabriel Alves - ou esperar pelo subnotebook que se fala, para ganhar mobilidade, e fazer um upgrade de RAM ao iMac G5...:) Espero é que o iPhone não atrase o Leopard ainda mais>(
 
ah bom, o vista foi só um delirio tou a ver :D
iMacs iMacs... hmmm para quando o meu de 24'' ? nunca mais saem os novos :S

bem é melhor voltar ao ontopic senão vem aqui o sr.Demiurgo:rrotflm::hehehmn: :D
 
Bem... esta discussão vai longa... mas não posso deixar de dar a minha opinião (que como sempre será longa)...

Até agora o mundo *NIX/Mac tem-se aguentado pelo que foi dito aqui, e resumidamente por:

1) Estrutura de utilizadores estanque, com o HOME como área de trabalho no resto não mexe!
2) A necessidade de inputs de Password de administração para actividades de sistema...
3) um kernel sólido e separado das acções do utilizador,


Se equacionarem bem isto tudo e compararem com o que está dito/subjacente no post original...

1- O Windows Vista já tem uma estrutura de utilizadores semelhante com user, admins e toda a estrutura de permissões de um UNIX das pastas
2- Já tem a necessidade de introdução de uma pass de admin para alterações de sistema
3- Já tem um kernel sólido (depois de tantos anos a apanhar na cabeça) parece que é desta, modular e isolado dos processos dos utilizadores, e especialmente das drivers desenvolviddas pelas casas externas de software (atenção que isto quase não existe para mac a nível de componentes de sistema, sendo tudo feito indoors e com código fonte fechado logo sujeito a menos exploits - ver exemplo do hacking do wifi que recorreu a um driver externo aberto e uma placa wi-fi adicional...sim... também os há e o controlo de qualidade da Apple é tão ineficiente como o da Microsoft)

Se juntarmos isto tudo à velocidade de "tapar" buracos que segundo as casas de segurança no windows está bem à frente do mac em tempos de resposta (facto reconhecido devido à grande equipa que tem)... teoricamente o artigo e opinião expressa pelo autor está 100% correcto.

Então porque não é assim que acontece? porque é que no mac não há virus? e no windows há bateladas...

Parece que falta uma coisa que dá corpo à teoria do market share... por muito indignante que assim seja Rui_mac...

Primeiro clarifiquemos o market share:

Não são de facto 95% dos computadores a correr windows que está em questão...

Primeiro que tudo, estamos a falar de windows vista e não do windows histórico... isto reduz o valor para 1% de market share (será?)...

Mesmo assim "há indícios" que há mais virus para windows Vista que MAC OSX... Retirando a carga toda histórica que poderá afectar o windows quando corre os módulos em compatibilidade... [Deve ser interessante saber quantos virus há que só afectem o windows Vista ou que tenham sido desenhados expressamente para explorar este Sistema Operativo nas suas novas componentes (Aquele do voice recognition não conta :) )]

Segundo... "real people" não usa *nix. O meu pai não usa Nix... a minha mae recusou-se a aprender windows 98 SE porque era diferente do 98... ( só para se saber o meu pai ainda usa o 98 no escritório num pentium a 166 Mhz com 64 MB de memória... todos os dias... e 0 virus... mas ele usa o word... "não usa o windows 98"... eu uso o windows 98 dele e mantenho-o a trabalhar.. mas eu não sou "real people")

Mais... destes 1% de windows Vista users, quantos é que configuram o seu pc com a estrutura sudo/user do macosx? activando assim a sua principal security feature against dumb users? se 0,1 % o fizer já é um pau!

Mais ainda... daqueles que têm a sorte de ter um amigo como nós que lá vai a casa e configura o windows vista com a estrutura sudo/user...quantos é que nos ligam para desactivar aquilo pois:
a) é uma chatice que não havia antes (sim naqule sistema que ainda ontem tinham no seu computador... pois para eles não é uma mudança de sistema operativo... para eles é um update)
b) não se lembram da password e perderam o post-it
c) de qualquer das formas metem a PWD de forma automática pois estão sempre a ser incomodados com estes pedidos...( o síndroma ok ok ok)- igual no mac... atenção que também se faz disto!


Por outro lado não é o utilizador típico que usa mac. Se reparares bem a demografia de quem usa mac, terás gente mais informada, pessoas que têm mais €€€, e mais cuidado na compra. mesmo nos EUA a grande fatia de Mac users é o ramo profissional, e o Universitário, onde o bom senso impera e as boas práticas, (linux/nix users então nem se fala) e que posteriormente levam a maçã para casa...depois de "educados".

Com isto quero dizer que não é o Mac OSX que é mais seguro... quando muito é melhor configurado out of the box... sem intervenção do utilizador... é mais dumb proof... O problema está em que em 95%+1% do mercado, tens a certeza de encontrares mais dumbs do que em 3%.


Ora nivelando isto tudo o que eu quero dizer é...

Se o mac osx viesse configurado (enfase nisto) por defeito em que o sudo era o primeiro user, e se tivessemos uma quota de mercado de 50% com a mesma demografia... e sabendo como já vimos antes... tecnologicamente as bases dos sistemas são "parecidas"... e a Microsoft é mais rápida a reparar os estragos... então

O windows Vista é mais seguro que o Mac OSX!

Mas como ves... a principal diferença nesta frase face ao real... é a configuração out-of-the box e a demografia... a tal quota de mercado



Já agora se achas este argumento rebuscado... um bom indicador de "ameaças" em macosx VS windows é algo externo ao sistema operativo:

Quantas pessoas em MAC é que achas que respondem a mails de SPAM a pedir para tirar o seu endereço de e-mail da lista de distribuição da publicidade pois não pretende receber mais anúncios de viagra? e em Windows?

Espero que não tenha sido muito extenso! e enrolado! ;)

Não é a quota de mercado... mas sim o que esta encerra!
 
Última edição:
Back
Topo