Vista mais seguro o OS X 10.4?

Por estranho que parece (talvez pareça para alguns), concordo com o Latrine :)
De qualquer modo, vendo apenas o "bolo todo" e não esmiuçando as "partes que formam o todo", actualmente e para o que faço (sendo eu o que eu considero um "profissional no campo artístico"), o Mac dá-me mais segurança e menos chatices. Bem, sempre o fez, devido ao paradigma/dicotomia máquina-software que sempre foi apanágio da Apple.
Ou seja, mesmo tendo em conta as novas filosofias do actual Windows Vista - e concordando que está melhor estruturado que os anteriores Windows - o Mac com o seu OS X continua a servir-me muito melhor.
E, voltando à "vaca fria" da segurança, já estive a fazer uns test-drives ao Vista e aquela cena do "Cancel or Allow" é chata comá potassa. O meu cunhado (que é um PC user assumido e adora cascar na Apple e no Mac OS X) disse-me logo que o Mac também está sempre a pedir login/password. Bem, é verdade que o pede... mas para operações para as quais é preciso provar que somos realmente o administrador da máquina. O Windows Vista pergunta para quase tudo!! É do mais chatinho que conheci ;)
 
Aí dou.te razão... com o inconveniente de estar a aprofundar a prática do OK OK OK oK, neste caso allow a tudo... sem se ler. ( acho que foi a melhor peça de publicidade que a apple fez na linha dos I'm a mac... está muito bem apanhado) mas dá para desactivar... passando a ser exigido o login completo do user de administração para fazer tudo... excepto usar o que existe
 
Última edição:
Mas, desactivando isso, não se derrota todo o propósito da "segurança"? Ou seja, volta-se ao modo "good(bad) old Windows" em que processos maliciosos podem alterar ou apagar ficheiros em locais que não se devia mexer.

Rui Batista
 
Não... perdes é a capacidade de instalar um software numa conta comum, apena pela introdução doa password.

Passa a exigir a entrada no computador com username e pass de administração para poderes executar operações de sistema... aliás como é desde o windows NT... e que ninguém configura ;)
 
é verdade que se usassemos uma conta sem previlégios de administrador evitavamos alguns problemas no windows, mas o problema não está só nos utilizadores, está também na falta de capacidade da m$ de produzir um sistema fácil de usar dessa forma. quando instalei o XP pela última vez tive o cuidado de criar apenas uma conta de administrador e contas separadas para os utilizadores, mas o meu irmão recusa-se a usar outra conta que não a de administrador, isto porque a acha demasiado limitada. antes que venham dizer que o problema é do utilizador e não do windows, ele usa o MacOS no portátil e aí não usa a conta de root.
 
Sim, mas ele tem razão j´aque para desempenhar tarefas com instalar coisas tem que fazer um switch user para poder instalar... com o VIsta isto não acontece e está mais perto do MAC:.. tem o user dele "rasca" e sempre que quizer instalar uma coisa é só introduzir a pass do "Sudo"...

Mais uma vez lembrem-se que esta thread é vista VS macosx 10.4 e não versus Windows de sempre
 
Ou seja, o Windows ou é chato ou é limitado. Não há maneira de não chatear e ser seguro ;)

Rui Batista

O Vista é chato,muito chato mesmo...e não é que seja seguro,porque aquilo(sem um AV)não é nada.Seja,faz-te perguntas por abrir/executar tudo e qualquer,permitir ips e direcçoes,mas isso é "muito bom" para um utilizador experiente,que sabe o que quer e pode aceitar...claro que um utilizador "normal" não sabe e acaba por aceitar,e já se pode lixar,ou então não aceita e não faz nada...lol...
Os dois teem os seus prós e contras...Falo/critico vista pk conheço,ja OSX ñ sei...
 
E, voltando à "vaca fria" da segurança, já estive a fazer uns test-drives ao Vista e aquela cena do "Cancel or Allow" é chata comá potassa. O meu cunhado (que é um PC user assumido e adora cascar na Apple e no Mac OS X) disse-me logo que o Mac também está sempre a pedir login/password. Bem, é verdade que o pede... mas para operações para as quais é preciso provar que somos realmente o administrador da máquina. O Windows Vista pergunta para quase tudo!! É do mais chatinho que conheci ;)

E se te informasses um bocadinho em vez de falares à toa sobre o Vista como é tão típico por aqui? Esses prompts 'chatos' que aparecem na maior parte das aplicações para operações de 'rotina' acontecem na sua maior parte em aplicações que não foram desenvolvidas de base para o Vista, porque não foram desenvolvidas tendo em conta as novas restrições impostas pelo Sistema Operativo nas questões de acesso. Basicamente a Microsoft quer que as software houses desenvolvam software que respeite determinadas guidelines para que as aplicações funcionem numa espécie de 'bolha' e que não haja a minima possibilidade (a não ser que o utilizador assim o permita) de alterar ficheiros/definições consideradas 'sensíveis' para a segurança do sistema operativo.

Agora, como é obvio o UAC é chato por enquanto tendo em conta que 99% do software que ai anda foi desenvolvido para o o XP e grande parte deste software não foi desenvolvido seguindo "boas práticas" que a Microsoft agora impõe, agora espera uns 4 anos quando a maior parte do software for developed for vista e vais ver a janelinha do UAC a aparecer muito, muito menos vezes..

Agora chega destas guerrinhas estúpidas Vista vs. OS X 10.4/.5. O próprio mote desta thread é, vá, um pouco idiota por si mesmo(sem ofensa). Agora criar uma thread só porque a opinião de um hacker, um tipo suspostamente especializado em segurança caiu-lhe mal no goto ergo na opinião do OP só pode ter sido comprado/encomedado, sem qualquer outro fundamento é algo desconcertante no minimo(Sim, não temos que engolir tudo o que nos dizem e devemos pensar por nós próprios, agora refutar algo porque simplesmente é Microsoft, é um bocado..)!

Epá, a serio, escusem lá dessas guerrinhas.. já vi aqui alguns comentários tão inflamados que ainda não percebi como o Demiurgo não interviu.. Se tivesse sido eu a escrever já tinha levado um warning no minimo :biglaugh:

EDIT:
Uso o Vista desde Dezembro, sem AV e corre igual ao dia de instalação.. tirem dai as conclusões que quiserem! (E tou a pensar em adquirir um MBP já daqui a uns seis meses, refresh do hardware e tal eh ;))
 
Última edição:
E se te informasses um bocadinho em vez de falares à toa sobre o Vista como é tão típico por aqui? Esses prompts 'chatos' que aparecem na maior parte das aplicações para operações de 'rotina' acontecem na sua maior parte em aplicações que não foram desenvolvidas de base para o Vista, porque não foram desenvolvidas tendo em conta as novas restrições impostas pelo Sistema Operativo nas questões de acesso.

Isso não é bem assim.

já foi há algum tempo porque desactivei o UAC há meses, mas aquilo era mesmo chato e mal desenhado, mesmo sem outras aplicações envolvidas.

Lembro-me de, para apagar um ficheiro (devia ter alguma extensão que o Vista achava importante ou estar nalgum local considerado importante) tive que autorizar 2 vezes o seu envio para a reciclagem e autorizar 2 vezes o esvaziamento da reciclagem...

Outra questão são os certificados do IE. Autorizo ou não a abertura da página?
Se disser que "Não, e fechar a janela" o Vista diz-me que alguém está a fechar a janela e pergunta-me se autorizo....

O certo é que no OSX quando insiro o nome e password de administrador sinto que era mesmo algo que não queria que alguém fizesse sem o meu conhecimento.

O cancel or allow do Vista, ainda por cima desligado da autorização do administrador, simplesmente banaliza o UAC e leva ao click indiferenciado no Allow...
 
Isso não é bem assim.
[..]

tive que autorizar 2 vezes o seu envio para a reciclagem e autorizar 2 vezes o esvaziamento da reciclagem...

Outra questão são os certificados do IE. Autorizo ou não a abertura da página?
Se disser que "Não, e fechar a janela" o Vista diz-me que alguém está a fechar a janela e pergunta-me se autorizo....

[...]

O cancel or allow do Vista, ainda por cima desligado da autorização do administrador, simplesmente banaliza o UAC e leva ao click indiferenciado no Allow...

Não é tão exagerado como dás a entender, tu proprio o disseste, desligaste o UAC faz uns tempos e a tua percepção de como o UAC é parece algo distorcida. Nunca tive que autorizar duas vezes seguidas a mesma operação! Nunca se passou comigo nada disso no IE7(e olha que eu costumava odiar o IE a nova iteração está realmente muito boa e mais rápida que o Firefox.. exceptuando claro quando falamos na questão do respeito pelos standards definidos pela W3C..), quando algo me aparece a pedir Auth no IE normalmente relaciona-se com scripts ActiveX/Java e alguns plugins aquando da instalação dos ultimos ou quando se correr scripts potencialmente perigosos.

Mas é aquele género de coisa, eu nunca na minha vida desligaria o UAC do Windows. É a unica coisa que me faz correr o computador sem achar necessário um anti-virús :-)

Concordo plenamente com a ultima parte, mas pessoalmente não vejo como a Microsoft poderia ter feito de outra forma.. pelo menos até a chegada do Windows 'Vienna' em que as apps supostamente irão correr numa espécie de sandboxed environment. E sim tenho noção que a maior parte das pessoas que utiliza o SO não conseguirá distinguir do que autorizar ou não autorizar por falta de conhecimentos, mas ao menos assim para a Microsoft, sempre pode alegar que a culpa não é do seu sistema operativo mas das pessoas ahahah :-P. Social Engineering ftw!

Nem mais... é essa a minha experiência. O Vista é "over-zealous", vulgo... chato comá potassa!!

Rui Batista

lol.
 
Bem, a culpa é da filosofia de base do OS, que não começou logo da melhor maneira. Logo, a culpa é realmente da Microsoft ;)

Rui Batista
 
Não é tão exagerado como dás a entender, tu proprio o disseste, desligaste o UAC faz uns tempos e a tua percepção de como o UAC é parece algo distorcida. Nunca tive que autorizar duas vezes seguidas a mesma operação! Nunca se passou comigo nada disso no IE7
Pois, mas a mim aconteceu (4 clicks para autorizar o apagar de um ficheiro) e o que referi acontece mesmo no IE7, se quiseres reproduzo imediatamente a situação: por exemplo em moodle.fct.unl.pt
There is a problem with this website's security certificate.





The security certificate presented by this website was not issued by a trusted certificate authority.




Security certificate problems may indicate an attempt to fool you or intercept any data you send to the server.


We recommend that you close this webpage and do not continue to this website.

green_shield.png
Click here to close this webpage.


red_shield.png
Continue to this website (not recommended).



O click here to close this webpage avisa que "The webpage you are viewing is trying to close the window"

:)
 
Pois, mas a mim aconteceu (4 clicks para autorizar o apagar de um ficheiro) e o que referi acontece mesmo no IE7, se quiseres reproduzo imediatamente a situação: por exemplo em moodle.fct.unl.pt
There is a problem with this website's security certificate.




The security certificate presented by this website was not issued by a trusted certificate authority.




Security certificate problems may indicate an attempt to fool you or intercept any data you send to the server.


We recommend that you close this webpage and do not continue to this website.

green_shield.png
Click here to close this webpage.


red_shield.png
Continue to this website (not recommended).



O click here to close this webpage avisa que "The webpage you are viewing is trying to close the window"

:)

Nunca me tinha aparecido este erro à frente, mas não tem nada de especial. Presumo que se andas neste género de fórums tens algum conhecimento da coisa, e não vejo a tua admiração em o IE te dizer isso, basta olhares para o código que aparece quando fazes mouse-over sobre o link de fechar esta webpage:

javascript:closePage()
A ordem é dada por javascript e não a própria aplicação a fechar-se a si mesma, dai que apareça o prompt por obvios motivos de segurança.. Agora podes é questionar-te o porque da opção da Team do IE7 em escolher que esse género de mensagem fosse apresentada dessa forma, em html em vez de outro género de mensagem, um pop-up, um prompt etc.. E pode haver vários motivos os quais não vale apena andarmos aqui a atirar ao ar de o porque.. tera sido laziness, segurança, user-friendly?? Não sabemos e a não ser que um de nós esteja envolvido no desenvolvimento da app tambem não o vamos saber :-P

O que interessa, e como podes ver não tem nada a ver com o UAC, é o próprio IE que te pergunta se queres fazer o que o script diz ao browser para fazer :-) (até o podias ter desligado que isso aparecer-te ia na mesma)
 
Última edição:
Eu percebo o que dizes, mas acho que diz qualquer coisa sobre a falta de atenção que a Microsoft dá a estes pormenores, pelo menos pela minha experiência.

Se é o próprio IE7 a apresentar aquela página (não é o site, é mesmo o IE7) não faz muito sentido pedir a autorização do utilizador para o facto que a opção que eles criaram e que nós escolhemos estar a fechar a página....

Pequenos detalhes como este são muito chatos quando se repetem na utilização do dia-a-dia.
Por exemplo agora com o Vista para remover um dispositivo USB em segurança, além do que já faziamos no XP (ícone no canto inferior direito -> remover) agora ainda temos que carregar em OK para fechar a janela popup que aparece em seguida...
 
Que queiram ter o Vista eu ainda compreendo... Agora usar o IE é que já me dá um bocado a volta à cabeça, mas cada um é como cada qual!

Podem voltar ao tópico.
 
amigos devo de vus dizer mas isto é realidade. tenho um vizinho meu quem ta com virus no windows vista =)

é o k digo windows nao vale nada...

força apple seras smp a mia preferida mais os IMAC e mac book pro =)
 
É natural que comecem a surgir vírus para o Vista mas acredita que é um SO muito mais seguro que as antigas versões do Windows. O Vista é em muitos aspectos mais seguro que o OS X. A meu ver só falha em coisas onde o OX S tem a vantagem de ter as suas origens no universo *nix.
 
Back
Topo