1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Vista, ram e gráfica

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por nickie, 29 de Maio de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1227)

1. nickie

nickie Power Member

Viva pessoal,

Tenho um asus a8js com 2gb ram e uma gráfica Go7700 com 512mb. Recebi o meu dvd do vista e estava a pensar instalar o SO. No entanto, tenho lido neste forum e noutros que o vista parece fazer uma má gestão da RAM (tirando o facto de ele fazer o prefetch e carregar os programas mais utilizados para memória) reservando na RAM o montante de memória da gráfica, ou seja, no meu caso reservar-me-ia 512mb o que faria com que ficasse com 1.5gb RAM disponível. Para além disso essa memória não pode ser usada para mais nada a não ser para a componente gráfica. Alguém me pode confirmar isso? é que assim perco logo 512mb (que raramento uso, por sinal) que bm necessito para correr software de produtividade!!!!

2. FastBoy

FastBoy Power Member

Desde que tenho 2GB o vista porta-se razoavelmente bem. A gestão da RAM é uma controvercia, mas para mim é igual a do XP, a diferença não esta na forma de utilização mas sim na quantidade a utilizar. Enquanto o XP se desenrrasca minimamente com 512 e começa a ser limitado com 256MB de RAM, o Vista com 1GB já começa a ser limitado.

Sim, com 2GB de RAM conta ter sempre entre 380MB a 900MB de ram ocupados com coisas basicas como net e word, mas quando começas a abrir muita coisa, pouco passa dos 1,2GB

3. nickie

nickie Power Member

Obrigado FastBoy! Eu não tenho problemas com o windows utilzar a memória idle para os programas. Se tenho 2gb são para serem utilizados. Sei que o Vista quando necessita de mais memória descarrega o que tem na memória e liberta para o programa que está a necessitar. Até aqui tudo bem e até concordo.
    O meu problema prende-se com a eventual reserva de RAM que parece que o Vista faz tendo por base a memória da gráfica. Pelo quer percebi o Vista reserva RAM de igual tamanho à memória da gráfica e (julgo) que não é libertável quando necessário. Se for libertada quando outro programa necessitar, não tenho qualquer problema com isso. A minha dúvida prende-se com isto: será que liberta? É que pelo que li na net não liberta... O que é uma treta porque o SO está a ser estúpido ao reservar 512mb que raramente são utlizados!

4. Romani48

Romani48 Power Member

Quem te contou as coisas assim, está redondamente engandado, isso já foi mais que debatido..

Quanto á gestão da ram é a melhor que podes ter num sistema Windows.

Quanto á memoria para a gráfica não funciona assim.. Ele reserva 256Mb porém ficas na mesma com 2Gb.. tirando só parte desses 256 SÓ QUANDO PRECISA.

cumps

5. nickie

nickie Power Member

Ou seja, (no meu caso 512mb) ele reserva por defeito 512mb mas se o sistema precisar ele liberta-a até ao montante que necessitar, certo? É que a ideia que eu tinha é que o Vista reservava memória e não a partilhava (estou a falar apenas na parte correspondente ao equivalente à memória gráfica), mesmo que não usasse, ou seja, perdia 512mb ficando apenas com 1.5gb dos 2gb.

Última edição: 29 de Maio de 2007
  6. Romani48

Romani48 Power Member

é "ao contrário" ele reserva e ela está sempre liberta, só a vai usar se precisar..
    Ou seja tu nunca notas nada.. é quase como um processo do Windows Vista..

7. vascorama

vascorama Power Member

é isso, e se tens 2 gb é para fazer uso deles, ou preferias ter o pc lento e 1,5gb de ram livres?

8. nickie

nickie Power Member

Se reparares no meu primeiro post não é isso que digo. o que acontece é que tinha ideia que a memória da placa gráfica que o Vista reserva na RAM não seria libertada quando necessário. Ao contrário do resto dos processos em que o Vista carrega software para memória, mesmo que não esteja a ser utilizado, para que este arranque mais depressa e liberta a memória utilizada por esse software quando necessário, no caso da memória gráfica o vista não a libertava. Já agpr vejam este post:

9. Romani48

Romani48 Power Member

Não concordo..

Eu tenho 256 MB para a gráfica e tenho na mesma 1Gb para os sistema, e o meu consumo de RAM anda nos 300MB (Ve a thread na minha sig)

E o que diz nesse post que deixaste refere ao facto do Vista 32bits não utiliza 4GB (nem mais) porque existe um endereço que ocupa essa memoria, coisa que já não ocorre nos 32bits..

MAs isso nada tem a ver com o vista..

Isso acontece de Linux/XP/MAC..
    é mesmo do sistema..

cumps

10. vascorama

vascorama Power Member

é muito bonito esse texto, mas já deve ser velhinho e o gajo que o escreveu não me parece que seja assim tão inteligente como o quer dar a entender, há motherboards que suportam até 8gb de ram, e há outras que apesar de só suportarem 4gb de ram ainda têm a "phisical adresss extension", e segundo consta, com os c2d a suportarem 64bits e se a versão do vista ou xp tb for 64 nada disso é preciso(pae) para os 4gb serem reconhecidos no sistema operativo.

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

A shared memory pode ser usada para outros fins se necessario...

12. FastBoy

FastBoy Power Member

Não percebo muito da forma de utilização da memoria por parte do SO (a este nivel tão elevado), mas posso dizer que a arquitectura de 32bits dá para endereçar uma quantidade de memória inimaginavel, se não vejam:

nº de endereços de memória endereçaveis = 2E32

cada endereço de memória é de 64bits, 72bits ou 80bits
    supondo o pior caso, 64bits, cada endereço tem (64bits/8)bytes = 8bytes

ou seja, arquitectura de 32bits pode suportar com memória de 64bits 2E32*8bytes

convertendo para GB:
    (((2E32*8bytes)/1024)/1024)/1024 = 1490116119384765625000000GB

Claro que existem modos de endereçamento que podem limitar este valor, mas endereçamento imediato e por registo a nivel do CPU permite logo endereçar uma quantidade de memória inimaginavel.

Logo, não acredito nos limites especulados, é a mesma coisa que aconteceu com o 98 que supostamente estava limitado a 256, depois a 512 e eu corri sem problemas com 768MB.

cump.

Última edição: 31 de Maio de 2007

Partilhar esta Página