Vista Shutdown (e dura...dura...)

VeNoM27

Power Member
Boas malta.

Estou aqui com um problema e venho pedir aqui uma ajudinha.

O que se sucede é o seguinte. Cá por casa temos um portátil com o windows vista home premium 32 bits, o qual é mais utilizado pela minha irmã. Ultimamente o raio do bicho demora eternidades (45 minutos para cima) a desligar, ou simplesmente a terminar a sessão.

Como não sei o que ela coloca no portátil, o meu primeiro passo foi correr o anti vírus e uns programas para detectar spyware. Efectuei também a verificação de erros do disco, mas não adiantou de nada pois o "sintoma" ainda cá mora.

É que cada vez que ligo o portátil e o utilizo, vejo-me obrigado a desligá-lo pelo butão o que não é lá muito benéfico.

Ele arrancar, arranca na boa, agora a desligar...:nie2:

Sinceramente não sei a que se deve isto, pois começou a fazer isto do nada, segundo ela.

Agradecia uma ajudinha se possível :P

Cumpz.
 
Obrigado José Alberto.

Só uma questão, no Vista onde é que se vê o processo que poderá estar a causar conflito.
Segui-me pelo o que está indicado no tópico que me deste mas não apareceu o que era suposto :009:
 
Obrigado José Alberto.

Só uma questão, no Vista onde é que se vê o processo que poderá estar a causar conflito.
Segui-me pelo o que está indicado no tópico que me deste mas não apareceu o que era suposto :009:

Pois, isso é que não sei.

Podes, por exemplo, ir à barra de procura, escrever msconfig, e na aba de Iniciar (Startup) tiras o visto aos processos que não queres que arranquem ao Iniciar o Windows (deixa o Antivirus, a Firewall e outros programas MESMO necessários), depois reinicia o SO.

Quando ele estiver, de novo, a correr, desliga o SO. Se ele desligar depressa é que era um desses processos.
 
também poderá haver um erro numa variável de sistema, o tempo que ele espera para forçar o desligar de um programa. se tiver lá uns zeros a mais, pode acontecer coisas deste género.


Start Regedit.
Navigate to HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Control.
Click "Control" Folder.
Select "WaitToKillServiceTimeout"

diz o valor que lá tem
isto é no xp, mas suponho que no vista será igual. não tenho aqui maneira de verificar neste momento
 
Última edição:
Encontrei, acho eu lol. No registo de Eventos tem lá diversos avisos, entre os quais encontrei 2 processos que atrasam o shutdown do sistema operativo. O msnmgr.exe (MSN) e um spool qualquer coisa. Terminei o Spool e desinstalei o MSN. Tudo na mesma, mas curiosamente o ficheiro que supostamente pertencia ao MSN ainda lá anda.

O mais estranho disto tudo é que agora durante o shutdown, aquilo demora tanto tempo que o computador desliga-se sozinho. Tipo, meti para reiniciar, ele passado tanto tempo desligou-se. Voltei a ligar o portátil e lá apareceu a dizer se queria iniciar o Windows normalmente, segurança etc.

Agora ia a fazer um restauro de sistema, e ele diz-me que o disco tem erros. Lá estou eu a correr o verificador de erros outra vez...grrrrrrrr:005:
Eu já digo o valor da variável, deixar só acabar a verificação de erros.

Cumpz.
 
Bem a variável está como deve estar, penso eu. 20000
Desactivei agora tudo no separador startup do msconfig e rapidamente fez restart.
Definitivamente existe lá algum processo que mete isto completamente a anhar.

Agora saber qual é...:wscared:

Tenho lá inúmeros a dizer Intel, outros a dizer S.O Windows e tal. Suponho que esses sejam para deixar.
Até agora deixei esses, o antivirus e o defender.

Desactivar alguns podes atrofiar com algo?

Cumpz.
 
Última edição:
Ficam as imagens então:











Actualmente apenas encontro-me com o Antivirus activado. Desinstalei o MSN aparentemente fca bom, volto a instalar caldo entornado, mesmo com a aplicação msnmsgr desactivada.
Com o MSN instalado essa aplicação já aparece no gestor, mesmo não estando o MSN em uso.

Cumpz.
 
Última edição:
Eu deixo o RAID Event ligado. Mas quanto ao resto, não estou a ver nada esquisito.

Desligando desde o Modo de Segurança também demora muito tempo (o modo de segurança carrega o essencial do SO, por isso seria curioso ver se o comportamento é o mesmo)?
 
Acabei de testar e em modo de seguraça é super rápido a desligar.


A aplicação msnmsgr.exe não está associada ao MSN? É que neste momento nem sequer tenho o MSN cá instalado, no entanto continuo a tê-la nos programas de arranque(por agora está desactivada). Mas basta instalar o MSN e puffff...:confused:

Cumpz.
 
Back
Topo