Vista Sleep mode estragou a BIOS e o Disco

baguitos

Power Member
Tenho PC novo desde a semana passada e estava tudo a correr até este fds.
Tenho o Vista Ultimate x64, e corria tudo bem, até que instalei o Avast. Reiniciei o PC e depois de utilizar um pouco, como de costume, coloquei em sleep mode.

Quando voltei, pressionei qq tecla mas o PC não respondeu. Ligou-se (não deu nenhum bip) e reiniciou, ficando assim.
Desliguei directamente na fonte, e quando liguei a mesma coisa. abri a caixa, retirei a RAM e a grafica e a Bios "não se queixou", simplesmente não arrancava.
Fiz um reset da MB (P5Q-E) através do jumper, e lá ficou OK.

No entanto desde então, e quando voltou (desta vez já fez mais qualquer coisa), tive que entrar na BIOS porque estava tudo em default.
Até aqui menos mal pensei eu: Vou fazer update á BIOS e entretanto não uso o sleep mode. Agora, o que é realmente grave:

Sempre que arranca o windows corre o chkdsk . Faz até as 67% e depois continua com o windows. No entanto sempre que reinicio volta a dizer que o disco está "corrupto" e corre o chkdsk ... até aos 67.
Fui ao event view e tenho lá varias entradas de NTFS: "a estrutura de ficheiro está instavel ...". Tenho um ficheiro que não consigo apagar (numa pasta do Microsoft Windows search) …
Já tentei fazer tudo para compor o sistema de ficheiros, mas não tenho tido sorte nenhuma… :(
Agora (há pouco) decidi colocar novamente o PC em sleep mode, e arranca …. Pronto … está na mesma, não dá sinal de si… lá terei que fazer de novo o reset à BIOS.

Depois disso deverei formatar e instalar de novo … um Linux !!

Há alguma ferramenta do tipo chkdsk que faça o serviço melhor???
 
Update:

Já não corre o chkdsk sempre que reinicio o PC, no entanto caso o decida fazer para na mesma nos 67%.
E se for ao event view tenho lá "uma mão cheia" de System Error do NTFS a mencionar que a estrutura de ficheiros está inutilizavel :sad1:.

Existirá outra solução que não a formatação?
Após a formatação se o Disco ficar com bad sectors (qual a melhor ferramenta para confirmar isso? ), o facto de ter apenas 15 dias nas minhas mãos, dá-me direito de accionar a garantia e pedir 1 novo?

Obrigado.
 
Update:

Existirá outra solução que não a formatação?
Após a formatação se o Disco ficar com bad sectors (qual a melhor ferramenta para confirmar isso? ), o facto de ter apenas 15 dias nas minhas mãos, dá-me direito de accionar a garantia e pedir 1 novo?

Obrigado.

Tenta correr a recuperação do sistema.

Após a formatação se o Disco ficar com bad sectors (qual a melhor ferramenta para confirmar isso? ), o facto de ter apenas 15 dias nas minhas mãos, dá-me direito de accionar a garantia e pedir 1 novo?

Obrigado.

Não sei se esse tipo de avaria é cobrado pela garantia.
 
Ve as definiçoes de energia ACPI na Bios.

Pois, eu ainda não percebi bem a questão do S1 e do S3.
De qualquer forma, na minha outra maquina (P5K-E) tive um problema parecido (só não era necessário fazer um clear RTC RAM ) e um update á BIOS resolveu.

Relativamente ao disco, vou correr o Data Lifeguard da Western Digital, a ver se consigo resolver alguma coisa, senão formato tudo, corro o data lifeguard no DOS e instalo o windows de novo.
 
Após uma semana a entrar e sair do Sleep mode sem qualquer problema (apos um update à BIOS), eis que hoje voltou a ficar preguiçoso :(

Cliquei numa tecla do Teclado e nada... no botao do Power liga, reinicia e fica assim mesmo (não deu nenhum bip).:sad1:

La desliguei a fonte, abri a caixa e fiz um reset através do jumper. Já voltou bem, mas agopra estou com medo de voltar a entrar em Sleep Mode.

Hibernar não será solução, pois 4 GB de RAM ainda é qq coisa, estar sempre a fazer boot do Windows parece-me a solução a seguir, mas quando isto começar a ficar complicado, acho que prefiro experimentar um Linux, ou usar apenas o ASUS Express Gate quando quero apenas usar a net (este nao demora nada a arrancar :D ).

Vou experimentar colocar no ACPI o modo S1, a ver se resolve.

Isto acontece a mais alguém?
 
Back
Topo