1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Vista + ubuntu8.10 - problema partições

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por korvina, 6 de Novembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 1303)

1. korvina

korvina Power Member

Pessoal, estou com uns problemas é o seguinte:

Tenho um portátil praticamente novo (lg s510 com Vista). Quando liguei o pc pela primeira vez usei os cds que lá vinham instalei tudo na boa. Durante a instalação foram feitas partições... C (vista) D (data) + uma para o recovery system.

Acontece que agora quero instalar o ubuntu 8.10... utilizei o gestor de discos do windows para tirar 20 gb do D.

Corri o live cd e na parte de instalação das partições escolhi o modo manual.. para por o ubuntu nos 20 Gb nao alocados... mas quando escolho o espaço não alocado todos os botões ficam inactivos e nao consigo proceder à instalação.

isto é como estava o disco antes de tirar 20gb do D

alguem sabe resolver isto/ajudar? já agora porque disco0 e disco1 e porque duas partições EISA no disco0 uma com 1,5 gb e outra com 7gb porque não só uma com 8.5 Gb??

http://www.4freeimagehost.com/uploads/fc2be938ff9c.jpg

Última edição pelo moderador: 6 de Novembro de 2008
  2. korvina

korvina Power Member

ninguém?! .. :( preciso de instalar o ubuntu8.10

3. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

pk nao instalas dentro do windows?

4. korvina

korvina Power Member

?!

:eek:

5. petersaints

petersaints Power Member

Realmente estás com o essas partições meio maradas...

Quanto ao que disse o Ghostryder... devia ser a isto que ele se referia: http://wubi-installer.org/

6. olly

olly Power Member

Nem é preciso tanto, o CD do Ubuntu, se o corres a partir do windows dá-te a hipótese de "instalar a partir do Windows".
    i.e. vai-te pedir um espaço em disco para instalar (podes tentar atribuir esses 20Gb) e ele próprio vai instalar o linux e criar o boot. Se algum dia te chateares (:)), podes desinstalar o Ubuntu como se fosse um programa normalíssimo.

7. korvina

korvina Power Member

desconhecia que desse para fazer isso... de qualquer modo o que eu queria mesmo ter uma partição para win, uma para o ubuntu e uma para dados...

8. te-x

te-x Power Member

não sei se sabes ou não, mas cada disco só suporta 4 partiçoes primarias (não me perguntes porque que eu tambem nao estou informado sobre isso). Tenho o mesmo portatil que tu no entanto só tenho uma recovery de ~2gb e o vista e dados.
    Com essas 4 partiçoes que já tens o limite já foi atingido, pelo que vais ter de mudar ai qualquer coisa.

Como ubuntu precisa de duas partições, a swap e a ext3, não as podes criar normalmente, porque assim ias ter 5 partiçoes. O que podes fazer é:
    Com o espaço que vais atribuir ao ubuntu (incluindo o swap) crias uma Extended Partition. Dentro desta partição extended podes criar um numero qualquer de partiçoes LOGICAS que queiras.

Assim, se não quiseres apagar nenhuma das partiçoes de recovery, podes guardas os ficheiros que tens na partiçao D, formatar esta partiçao, mas em vez de primary partition escolhes extended partition. Dentro da extended crias 1 partiçao logica para dados, uma logica para swap e 1 para o ubuntu (ext3).

Não podes é por o vista nessa partiçao extended porque ele não arranca por ai, no ubuntu não há problema nenhum.

Não sei se o texto ficou demasiado confuso lol, se não tiveres percebido alguma coisa diz. Quase de certeza que esta é a origem do problema ;)

9. korvina

korvina Power Member

sim, já sei disso (tive a pesquisar)

tambem sei isso

bom o que penso fazer é uma clean installation do sistema todo...
    fazer backups das coisas, formatar apagar todas as partições... e é aqui que tenho dúvida...

POSSO ELIMINAR AS DUAS PARTIÇÕES EISA SEM PROBLEMAS?

10. korvina

korvina Power Member

Alguem sabe se é seguro eliminar as partições EISA?

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

São partições de recuperação ... se gravaste os dados ou tencionas não as usar, sim é seguro...

12. korvina

korvina Power Member

ok. obrigado. eu tenho os cd's de system recovery que vieram com o pc de qualquer forma. Mas queria ter a certeza que não fazia mal apagar as eisa.

obrigado.

Partilhar esta Página