1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Vista - XP Network Share

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por pasteldenata, 11 de Agosto de 2007. (Respostas: 1; Visualizações: 1533)

1. Bem, depois de tanto post/fórum e de dois dias de dedicação acho que devo deixar a minha solução... Pelo menos agora funciona nos meus PCs...

Para começar o ambiente...
    O ambiente cá no databurgo inclui 2 desktops e 1 laptop, os desktops são vista e xp, o laptop é xp... O ISP é netcabo, tenho um router wireless (desde 2002 mas que passou nos testes todos da ferramenta de validação da microsoft sobre o vista!!!)...
    Outros dispositivos de rede são uma multifunções com servidor de rede sobre impressão/scanner/leitor de cartões de memórias, o fax não é compatível (pelo menos é o que eles dizem mas também não faz falta)...

Para curiosidade o router tem como grupo de trabalho "Villa", os PCs têm como grupo de trabalho "VILLA" e o servidor de rede da multifunções "WORKGROUP"... mesmo para xp já tinha ipv6 nas placas de rede...

Como toda a gente, nos tempos XP-XP-XP funcionava tudo às mil maravilhas comparado com o que se seguiu! entrei na era vista e Vista-XP ou XP-Vista nada...

Para especificar mais detalhadamente, o Vista ligava à net e conseguia configurar o router mas não abria os shares do XP! o XP fazia o inverso... E consegui instalar a multifunções para impressão e scanner no Vista mas não conseguia usar o leitor de cartões de memória (funciona como drive mapeada em rede), este pormenor parece-me importante por causa do grupo de trabalho diferente.

As primeiras alterações foram as comuns, instalei o patch no xp indicado pela MS WindowsXP-KB922120-v5-x86-PTG, certifiquei-me que a detecção de topologia blá blá blá estava instalada, o grupo de trabalho era o mesmo para os pcs e router, fiz uns pings, uns restarts e bati com a cabeça na parede.

Depois lembrei-me no desktop xp que escondia os ícones para os upnp (locais de rede) por que impede alguns ícones de aparecerem no system tray... modifiquei o estado e nada, e também passei o netbios a enabled sem resultados.

Depois alterei o vista... no centro de rede e partilha tem lá a opção personalizar, mudei o nome para VILLA (Rede privada), a partilha de ficheiros está ligada, a da pasta pública também e desactivei a partilha protegida por palavra passe (no meu caso nenhum user tem pass)... E voilá, agora funciona... o xp com o \\pcvista mostra a pasta pública e o vista com o \\pcxp mostra os shares, sem problemas... mapeei o leitor de cartões de memória através do servidor de rede da multifunções sem problemas também (e têm nomes de grupos de trabalho diferentes).

Para finalizar, o vista e o laptop foram sempre "IP dinâmico", o desktop xp, o router e o servidor de impressão foram sempre "IP definido"... E li algures que os routers ficarem malucos, quedas de ligação à net, etc, dizem alguns que não tem a ver com o vista... Cada vez que traço o mapa de rede ou o diagnóstico com o Vista o meu router reinicia umas três vezes seguidas... É uma das críticas apontadas ao Vista, por usar dois protocolos de rede e o upnp, sobrecarrega, e deve enviar pacotes que os routers não suportam...

Espero não me ter esquecido de nada, e espero que isto sirva a alguém...

2. Funcionou comigo!

Olá, após ter lido o seu post, apercebi-me que eu tinha a opção "pedir palavra passe" activada no pc com o vista, que após a ter desativado ficou tudo resolvido.. Obrigado.

Partilhar esta Página