1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

VistaPE - O LiveCD do Windows Vista

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Romani48, 23 de Junho de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 10135)

  1. Romani48

    Romani48 Power Member

    Venho dar a conhecer ao pessoal o "sucessor" do BartPE, não é do mesmo criador mas tem a mesma finaldade.

    [​IMG]

    Para que serve?
    Este programa permite aos utilizadores detentores de um disco do Windows Vista, atravez de scripts automatizados criar um CD de arranque que permite diagnosticar problemas com o seu software e hardware caso não consiga aceder ao Computador atravez do Windows.

    Podem encontrar o site do programa aqui (versão inglesa)

    Têm também lá um pequeno tutorial, mas quando arranjar tempo sou capaz de efectuar um para colocar na zona das reviews daqui do fórum.

    Fiquem agora com umas imagens do programa:

    Fiquem bem e vão deixando feedback :D

    Já agora aproveito para dizer que fiz um search no forum e não encontrei nada, pelo que penso que isto não seja repost
     
    Última edição: 26 de Abril de 2008
  2. steelballzz

    steelballzz Folding Member

    mas o bartPE nao funciona no vista...?
    ainda não tentei.....
     
  3. Romani48

    Romani48 Power Member

    Não, pelo menos já tentei e não deu..
     
  4. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    É bom ver o VistaPE a ser discutido em Português dado que este projecto de CD de arranque tem contribuição portuguesa há já algum tempo através do winbuilder.. ;)

    http://vistape.boot-land.net/eng/about.html

    A filosofia é bastante diferente do programa do bart e basicamente torna a vida mais simples para melhorar e criar cd's de arranque.

    Tenta a última versão
    http://winbuilder.net

    Para a semana vamos também começar com um projecto novo para reciclar o bartPE e até já temos um espaço para este efeito no fórum oficial do bartpe: http://www.911cd.net/forums//index.php?showforum=40


    Tenta o programa e vê as diferenças tanto no modo como fazes os CD's e nos resultados que obténs.

    Também existem diferenças entre o NTFS usado pelo Vista que criam problemas quando acedidos por CD's baseados em XP.

    Seria bom ter uma participação mais activa do pessoal aqui de Portugal.

    :)
     
    Última edição: 10 de Novembro de 2008
  5. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

  6. Cage57

    Cage57 Power Member

    Não tinha conheçimento disto, ando desactualizado :x2:, mas é muito bom, já utilizei o BartPE por diversas vezes, agora fazer o mesmo com o Vista é excelente mesmo.
     
  7. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

  8. Nuno Brito, preciso de sua ajuda. Como faço pra adicionar meus programas portáteis e arquivos, fotos, áudios no VistaPE? Criei o VistaPE na minha USB e funciona perfeitamente. Dúvidas:
    1. Teria como instalar o Java Runtime Environment no VistaPE?
    2. Teria como editar e limpar o Registro do Sistema Operacional do computador usando o VistaPE? Tentei e não consegui.
     
  9. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    1. Chamam-se "App scripts" e encontras imensos deles aqui: http://www.boot-land.net/forums/index.php?autocom=Downloads&showdlforum=7
    Também podes usar o Download Center dentro do WinBuilder - e fazer o download directo dos app scripts que gostas.

    Ou então aprendes a fazer app scripts - não é dificil mas envolve compreender e mais tarde replicar o processo de instalação do programa que queres correr. (trabalho de detective como lhe chamo..)


    2. Existem certamente ferramentas para editar o registro.
    O spybot (por exemplo) permite realmente limpar uma instalação do windows de viroses e isso inclui a limpeza de registro. Também o encontras no link fornecido acima.


    :)
     
  10. DarkButterfly

    DarkButterfly Power Member

    Salvo erro existem aplicações - pelo menos 2 - que permitem a conversão de uma aplicação para script. Posso estar enganado, mas julgo já me ter cruzado com uma pela net há uns meses atrás durante uma pesquisa relacionada com scripts.
     
  11. Romani48

    Romani48 Power Member

    Já saiu a Beta 12.. Nuno, o suporte para o Win2008 está completamente funcional?
     
  12. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Dentro do próprio Winbuilder está incluída uma ferramenta para criar app scripts - é apenas necessário incluir os ficheiros do programa e editar os valores (título do atalho, nome da pasta do programa, ,etc). Escrevi um pequeno tutorial que explica passo a passo (inglês): http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=4424

    E existe a ferramenta "MakeScript" criada pelo Pedrole15 que foi actualizada há poucos dias atrás: http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=508

    Mas de qualquer modo, prefiro avisar que estas ferramentas são indicadas apenas para os programas que já têm características "portáteis", caso contrário terás de adicionar os passos que imitam o processo de instalação do programa.


    No pior dos casos um programa-pesadelo pode:

    - Precisar de instalar vários DLL/OCX no sistema
    - Necessitar de muitas dependências (DLL's na pasta System32)
    - Colocar infindáveis entradas no registro que só se aplicam a caminhos estáticos (por exemplo um windows "completo" usa o C:\ enquanto que um CD de arranque do windows usa o X:\)
    - Precisa de instalar serviços ou drivers
    - Requer uma plataforma mais complexa (.NET por exemplo)

    ------

    Raramente encontrei um programa que fosse assim tão complicado de tornar "portátil" - o único que nunca consegui ter sucesso até ao momento foi o Office 2003 porque já se tornava um script tão grande e complexo que preferi correr o Open Office como alternativa.

    Às vezes leva um bocado até conseguir o que se espera mas é mesmo importante aprender os passos de instalação do programa para que tudo corra bem.

    --------------------------------------
    O autor do VistaPE (NightMan) anda desaparecido há alguns meses e ainda não tenho nenhuma cópia do Windows 2008 para experimentar e saber como funciona mas outro autor (AllanF) lançou um projecto chamado "PE21" que funciona à base do novo WAIK 1.1 que é usado por padrão no Windows 2008 e Windows Vista SP1: http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=4431

    Experimentei-o e ainda precisa de uns melhoramentos facilitar o uso mas funciona bem. A vantagem de usar o WAIK é que podemos fazer o download gratuito pelo site da microsoft: http://www.microsoft.com/downloads/...FamilyID=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08

    Também ouvi dizer que o Vista SP1 trazia a opção para criar CD's de arranque mas ainda não tenho certezas quanto a estes rumores ou se esta opção apenas vem disponível para os utilizadores "Ultimate".

    :)
     
  13. Muito obrigado Nuno, mas já consegui o que queria. É só colocar a pasta do programo portátil na raiz do USB e depois do VistaPE ativo ir até o drive da USB e executar o programa. E sobre a pergunta: 1. Teria como instalar o Java Runtime Environment no VistaPE USB? eu procurei e não achei, esse programa é tipo uma plataforma onde outros programas são executados. tenho uns programas que só executam se essa plataforma estiver instalada. O que devo fazer? E não abusando como faço para que as alterações/configurações que são feita no VistaPE USB, como criar ou excluir um atalho fique permanentes?
     
  14. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Quando estiveres em dúvida podes usar o seguinte método:
    http://www.google.pt/search?source=...t-land.net+Java&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=

    E desta maneira podes procurar dentro qualquer site por aquilo que precisas - neste caso usamos o boot-land porque é o sítio onde o VistaPE é discutido por hábito.

    E resulta nestas páginas:
    http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=2599
    http://www.boot-land.net/forums/?showtopic=3680


    Não experimentei nenhum desses scripts porque nunca necessitei mas creio que deve ser aquilo que procuras.


    :)
     
  15. lfernandes

    lfernandes Power Member

    alguém me sabe dizer se o programa dá para fazer um live cd a partir de um dvd de recuperação (da HP)?
     
  16. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Não funciona.

    Ou usas o DVD de instalação ou usas o WAIK.

    Mas em realidade te digo que é muito bem possível fazer o que pedes mas isso também seria complicado porque não é uma fonte standard - ou seja - está sujeita às alterações do fabricante que podem muito bem variar de modelo para modelo dentro da própria marca.


    Se não tens o DVD do Vista, podes fazer o download gratuito do WAIK a partir do site da Microsoft: http://www.microsoft.com/downloads/...FamilyID=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08

    :)

    *Esqueci-me de avisar:

    O Nightman respondeu a dizer que já tinha a versão praticamente pronta com bastantes alterações e melhoramentos mas ainda não tem a certeza de datas por enquanto.

    :)
     
    Última edição pelo moderador: 30 de Abril de 2008
  17. Tenho pesquisado há meses e já procurei no google, você sabe como crio um programa portátil? Se possível um manual e o programa.
     
  18. rpnetwork

    rpnetwork Power Member

    Thinstall

    O bartPE já experimentei, mas quando instalar o vista (outra vez...) espero vir a experimentar esse xD
     
  19. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Para fazeres um programa portátil tens de fornecer as condições mínimas para que o programa funcione.

    Os programas "simples" correm directamente sem precisar de mais nada enquanto que podes chegar a programas extremos onde tens de simular os mais ínfimos detalhes da instalação para que corra noutro windows.

    O thinstall não é gratuíto (custava perto de $1000 USD da última vez que vi), por esse preço mais vale usar a cabeça e fazer as coisas por ti mesmo.

    ------

    Talvez um dia escreva um tutorial em português mas são muitas as variáveis e provávelmente iria ser uma leitura aborrecida porque a maior parte do trabalho envolve muito tempo perdido em testes.

    :)
     

Partilhar esta Página