Visual Basic 2008 Base Dados

ruipedro

Membro
Ola boa tarde a todos... apreendi na escola o vb no qual me dei bastante bem mas tinha uns graficos antigos no entanto instalei o 2008 e fiquei a perceber que nao entendo nada disto, gostava de saber como adicionar remover editar procurar registos no vb2008 com ligação a uma base de dados do access.

se nao estou em erro antigamente usava db.recordset...... e agora nao vejo nada disso. enfim
se alguem me poder ajudar ficava muito agradecido.

MSN: DELETED!

Desde ja Obrigado.

PS: peço desculpa aos moderadores se o topico e repetido procurei este assunto mas n encontrei.
 
Última edição pelo moderador:
tdo o ado havia no vb6 a partir do .net versão 2001 (ado.net), esse ado foi tdo completamente modificado.

agra ate parece mais facil, tens dataset,datateble, datarow , executenonquery, este ultimo serve para tazer insersões e updates a bd ,tdos os outros parafazer selects.

para inicio tems de descobrir qual a string de ligação a bd, e depois para te habituares fazes selects simples tdos dentro de uma string para conseguires fazer as coisas, depois ja podes começar a tratar as coisas com objectos para simplificares codigo..

eu ja trabalhei com vb, mas a 7/8 meses mais ou menos mudei para c# o que acho mais eficiente e potente, é so meu ponto de vista..


é so uma dica..
 
Oi amigo . Realmente o que acontece é que apartir do lançamento do VIsual Studio 2002, surge o ADO.NET , que não se assemelha em nada com a antecessora tecnologia de basede dados ADO - incluida no VB6.
Se reparares, o IDE do Visual Studio 2008 tem uma interface muito mais atractiva e easy-development.

Podes por exemplo criar queries, sem teres que "fazer tudo á unha", que é como dizer, escrever linhas de código!!
Com uns poucos cliques(e mediante o Database in Solution Explorer), podes fazer uma ligação á base de dados, que o proprio IDE desenvolve-te esse mesmo código.

VÊ este tutorial:
http://msdn.microsoft.com/en-us/magazine/cc163472.aspx

Abc!
 
eu ja trabalhei com vb, mas a 7/8 meses mais ou menos mudei para c# o que acho mais eficiente e potente, é so meu ponto de vista..
é so uma dica..

como é que dizes isso? se ambas as linguagens trabalham sobre a plataforma .Net, eu gosto + da sintaxe de C# agora é tão eficiente e potente como VB.Net ou outra qualquer linguagem .Net
 
como é que dizes isso? se ambas as linguagens trabalham sobre a plataforma .Net, eu gosto + da sintaxe de C# agora é tão eficiente e potente como VB.Net ou outra qualquer linguagem .Net

É só uma questão de sintaxe e não de ser melhor ou pior ... nada mais!


@ruipedro

Vê se estes pequenos artigos ajudam:
VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte I
VB.NET: Gestão de Dados em SQL Server - Parte II

Estão feitos para SQL mas mostra com funciona em Access (é idêntico)
http://vbtuga.blogspot.com/2008/04/vbnet-gesto-de-dados-em-sql-server_16.html
 
Back
Topo