Visual Basic 2008

FabricioSilva

Power Member
Bem eu estou a criar uma aplicaçao la para a escola e terei que utilizar o controlo Sub-Forms para o Visual Basic 2008, mas nunca utilizei esse controlo,nem imagino como possa ser utilizado/Criado.
Ja estive a pesquisar um bocado na net,e so encontrei umas coisinhas para VB6, por isso peço que se alguem tiver conhecimento do uso desse controlo,que me desse uma ideia ( Luzinha,de como e usado ), para poder utilizar la na aplicao.


Cumps,Fabricio : :P
 
greven, ele até disse...
Visual Basic 2008

Por sub-form estarás-te a referir a algo como MDI containers ?

Terás de adicionar um form MDI Container, ou de alterar a propriedade "IsMDIContainer" de um form existente.
Depois, como exemplo rápido, só tens de fazer isto (espeta um botão para a form MDI e certifica-te que tens outro form com o nome Form2):

Código:
Form2.MdiParent = Me
Form2.Show()

Se for isso, aí tens. :p
 



Meu Form Menu com o botao, o tal form inicial em que quero clicar no botao,e nao abrir uma nova janela,mas sim mudar o conteudo da mesma ( Na area do botao,pois o resto ficará igual) .

96f81a4fb314239ca917f264ced34502.JPG


Codigo do Form Menu, com o respectivo botao criado ( So para o exemplo)

bd2ef74d9e9b1312ec6303b661779c7f.JPG


Form Utilizadores ( O tal form 2 que disseste)

efdc540f4035986857d98b59102fe23d.JPG


O seu respectivo codigo ( sem nada)



O que percebi foi por o codigo que pus no botao, mas da um erro :
"Form that was specified to be the MdiParent for this form is not an MdiContainer."

Este erro dá no Form do botao ( Naquele tal codigo)...


Agora com isto conseges me explicar um pouco melhor? E que nao eprcebi muito bem antes.
Abraço e muito obrigado!
 
Primeiro que tudo tens que definir um form principal como MDI. Experimenta ir a "Adicionar Novo Item", has-de lá ter um que é o MDIForm.

Depois nesse metes num butao o código que o ribeiro55 te deu mas, o formulario que tas a chamar no butao nao pode ser o MDIForm.

Em principio isso deve-te resolver o problema e deves perceber como funciona e porque.
 
Primeiro que tudo tens que definir um form principal como MDI. Experimenta ir a "Adicionar Novo Item", has-de lá ter um que é o MDIForm.

Depois nesse metes num butao o código que o ribeiro55 te deu mas, o formulario que tas a chamar no butao nao pode ser o MDIForm.

Em principio isso deve-te resolver o problema e deves perceber como funciona e porque.

So uma ultima questao, ja consigo faser o que quero, so que ha um ultimo retoque,tipo quando clico no botao,ele abre o outro form,dentro desse form, e consigo mexer para ca e para la ,o segundo form que chamei, nao ha algo que simplesmente traga-o, e nao se consiga mexer mais?
 
Esqueceste-te da primeira coisa que disse:

"Terás de adicionar um form MDI Container, ou de alterar a propriedade "IsMDIContainer" de um form existente."

Mas já está resolvido, ok.


Agora, se o que queres é abrir o form e fixá-lo, não sei se não seria mais fácil teres vários "panels" ao invés de forms. Dessa forma conseguias o aspecto que pretendes a todo o tempo. Podes também considerar "tabs", agora fixar um form, penso que via propriedades não te safes, e no código sinceramente nunca exprimentei estar a fixar-lhe a location por cada tentativa de recolocação.
Aconselho-te "panels" e jogo de visible=false/true.
Se tiveres o código organizadinho, e fora do form, que onde não deve estar, não te baralhas. Caso contrário, vais ter todas as situações no mesmo form e vais arranjar uma bela confusão.

EDIT: Desde quando é que o ID é de preenchimento obrigatório para o utilizador :P ?
Cuidado com isso.
 
Esqueceste-te da primeira coisa que disse:

"Terás de adicionar um form MDI Container, ou de alterar a propriedade "IsMDIContainer" de um form existente."

Mas já está resolvido, ok.


Agora, se o que queres é abrir o form e fixá-lo, não sei se não seria mais fácil teres vários "panels" ao invés de forms. Dessa forma conseguias o aspecto que pretendes a todo o tempo. Podes também considerar "tabs", agora fixar um form, penso que via propriedades não te safes, e no código sinceramente nunca exprimentei estar a fixar-lhe a location por cada tentativa de recolocação.
Aconselho-te "panels" e jogo de visible=false/true.
Se tiveres o código organizadinho, e fora do form, que onde não deve estar, não te baralhas. Caso contrário, vais ter todas as situações no mesmo form e vais arranjar uma bela confusão.

EDIT: Desde quando é que o ID é de preenchimento obrigatório para o utilizador :P ?
Cuidado com isso.

Eu nem tinha reparado , o meu prof e que disse que era pa por o Id,por mim nao e necessario,ja vou alterar, obrigado eu ja vou faser as alteraçoes e experimentar essas opções.
Muito obrigada,depois digo qualquer cena :007:
 
Back
Topo