1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

visual basic 6

Discussão em 'Programação' iniciada por Rikazzold, 8 de Dezembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1844)

1. Rikazzold

Rikazzold Power Member

Boas

Estou a desenvolver o Bingo em VB6.

Numa array de 18 valores são gerados números aleatórios de 1 a 48 mas esses números não podem ser repetidos. Só que eu não consigo fazer com que os números não se repitam.
    Tenho aqui o código do botão que fiz.
    A variavel Z serve para correr as array de labels da última para a primeira para verificar se há números iguais. Só que não funciona.

Alguém me poderá ajudar?
    Cumps.

2. naoliveira

naoliveira Power Member

O teu problema está em que só verificas se tens números repetidos uma vez, por exemplo, supõe que encontras o número 20 repetido,aí geras outro por exemplo, o 14, mas este 14 pode já existir noutro vector e aí deixas de ter o 20 repetido e passa a ter o 14.

O que tens a fazer é mal acabes de gerar o número verificas logo se ele já existe.

Private Sub cmd_iniciar_jogo_Click()
    Dim x As Integer
    Dim z As Integer

For x = 0 To 17

lbl_num_sorteio(x) = Int((Rnd * 48) + 1)

' verifica todos os nºs já sorteados
    For z=0 to x-1
    If lbl_num_sorteio(z) = lbl_num_sorteio(x) then
    lbl_num_sorteio(x) = Int((Rnd * 48) + 1)
    z=0 ' volta a verificar partir do 1º nº sorteado, o novo nº gerado pode já existir
    end if
    next

End Sub

3. Rikazzold

Rikazzold Power Member

: D Obrigado. Acho que já entendi o raciocínio. Realmente não vi as coisas nessa perspectiva mas faz todo o sentido.

Cumps.

4. Estou no tecnologico de informatica, e preciso fazer um projecto. e resolvi fazer um quizz em VB6. mas estou com dificuldades sobre a ligação a uma base de dados e como fazer a própria base de dados, já que nunca estudamos isso. se me pudessem ajudar... :)

5. Rikazzold

Rikazzold Power Member

Lol se estás num curso tecnológico de informática e queres uma BD espera pelo fim do 2º período ou Início do 3º... é que eu até lá também não te posso ajudar XD
    Mas se queres assim tanto começa por ver como se criam ficheiros. Depois parte para o access

Cumps.

6. mas para essa altura tenho de ja ter o projecto pronto.
    mas bigada na mesma! :)

Partilhar esta Página