visual basic

depende. mas acho que não é preciso esse código todo, e nem sequer a variavel
quem for responder, tem que escolher a opção e depois clicar num botão para confirmar? ou a MsgBox aparece logo ao clicar na opção?

se for no botão então nem é preciso esse código todo, basta pores isto no código desse botão:

Código:
If Option3.Value Then
  MsgBox "Certo"
Else
  MsgBox "Errado"

ou seja, vai apenas verificar se a option3 está seleccionada e dá a mensagem conforme o resultado

esta é a maneira mais simples.
se quiseres que apareça logo depois de se clicar na opção (sem ser preciso usar o botão) então basta ires ao código de cada uma das options e por a MsgBox que quiseres para essa opção, ou seja, metes MsgBox "Errado" para todas as options excepto para a correcta que metes MsgBox "Correcto"

isto tudo assumindo que não estás a pensar em armazenar o resultado. se quiseres no final de tudo mostrar o nº de respostas certas então precisas de fazer pelo menos um contador. se não precisas disso, basta esse código que te disse
 
MPalhas, o que dizes está completamente correcto, e neste caso específico nem percebo como é que não fiz as coisas assim :x
A minha forma de fazer era para caso quiséssemos usar apenas uma função para comparar a resposta obtida. Ou seja,
Código:
Private Function Verificar(number)
  If Option1.Value Then 
    Escolhido = 1
  ElseIf Option2.Value Then 
    Escolhido = 2
  ElseIf Option3.Value Then 
    Escolhido = 3
  ElseIf Option4.Value Then 
    Escolhido = 4
  End If
 
  If Escolhido = number Then 
    MsgBox "Certo!"
  Else 
    Msgbox "Errado!"
  End If
End Function
 
Verificar 2

Mas neste caso específico, como só queremos saber uma escolha múltipla, é mesmo como dizes que se deve fazer.
 
Não estou a conseguir. Nao se importam de por ai um print screen dos comandos de um a programa do tipo a funcionar.

primeiro convinha que esclarecesses o que eu perguntei.
queres que o utilizador carregue na opção escolhida e depois carregue num botão para confirmar a escolha? Então basta criares as Options que quiseres e depois um botão onde metes o código que eu disse no post anterior

ou queres que a MsgBox apareça logo que se clique na opção? então tens que meter em CADA UMA das Options o código MsgBox "Errado", com um texto na Option correcta, claro
 
é exactamente assumindo que a Option que corresponde á resposta certa se chama option3. basta trocares esse nome pelo nome da option que queres
 
Olha, nao sei se é concretamente a tua duvia mas, é seguinte... EXISTEM formularios MDI, esses formularios sao considerados formularios "mae", sendo assim toda mãe pode ter filhos...é isso mesmo, ele é chamado de mãe pk permite k os forms "filhos" possam ficar dentro dele ou seja, todos formularios k serem filhos do MDI seram abertos abertos e ficaram como se tivesse tudo na mesma pagina... Olha pra adicionar um MDI é só ir ao menu Project e escolher a opção addMDIForm depois todos os foms "normais" pra torna-los filhos dos MDI basta ir a propriedade do form conecida como MDIChild=true....Agora pra testar coloque um menu no teu MDI e chame os forms filhos.....caso nao saiba criar menu contacte-me e eu lhe darei algumas dicas....Meu caro Programe até morrer....
 
Back
Topo