1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Visual Studio 2008 - Ligação a BD e Manipulação da mesma

Discussão em 'Programação' iniciada por Rexobias, 17 de Maio de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 1592)

1. Rexobias

Rexobias Power Member

Boas pessoal.

Bem, preciso de ajudar um colega meu num projecto de Visual Basic simples. Venho pedir ajuda pois já não trabalho com B desde o meu 1º 12º (faz 6 anos) e do que eu usava para este 2008 muita coisa mudou.

Bem, o projecto é simples. Consiste num programa em Visual Basic que manipule e gere uma pequena BD em Access.

Andava aqui a fazer uns testes numa aplicação teste. Criei uma BD em Access apenas com uma tabela com apenas dois campos (nome e idade) e preenchi os mesmos em Accesse com 4 registos, e no VB criei uma Windows Form Application.

Nesta App coloquei duas TextBox's e dois Buttons. As TextBox's têm como objectivo apresentar os dados dos dois campos da BD e os butoes é para navegar nos registos (próximo e anterior).

Antes tinha que usar um DataSet para fazer a ligação á BD ... no 2008 descobri que basta fazer a ligação no menu Data/DataBase Connection.

Depois fiz o DataBinding com das TextBox's com os campos da BD pretendidos ... confesso que fiquei supreendido com a facilidade. Teste uma ComboBox que apresentava o campo nome (atraves do DataBinding) e notei que ele mudava as TextBox's com o conteudo seleccionado - exelente.

As minhas duvidas sao as seguintes:

Qual o código que tenho que colocar no Evento Click dos botões para navegar os registos?

Criando um botão "Novo", como faço para criar e guardar um novo registo?

Qual o código para eliminar?

Por último, qual é o código para abrir forms através de botões (abrir uma outra janela - util para os menus ...)?

Obrigado pela atenção.

2. Rexobias

Rexobias Power Member

Já descobri como se navega :D ... mas ainda estou com dúvidas em relação a guardar as alterações na BD.

Por exemplo, quando faço eliminar registo (Me.PessoaBindingSource.RemoveCurrent()) ou adicionar registo, as alterações não são guardadas na BD, pois não fiz o Update ... como faço?!

Já agora, a questão de abrir janelas mantém-se.

Cumps.

3. Rexobias

Rexobias Power Member

Mas que LOL, entretanto já descobri ...

Esqueçam :P

4. Muuu

Muuu Power Member

podes partilhar ?!

tambme estou a fazer uma bd com ligação a acess e nao me consigo safar nestas ligações no visual studi 08... se poderes partilhar alguns comandos como os principais agradeço

cumprs

5. jota WA

jota WA [email protected] Member

Boas
    Para navegar no BindingSource basta no botão de Seguinte (por exemplo) colocares TeuBindingSource.MoveNext,no Anterior TeuBindingSource.MovePrevious,etc...
    Cumps

6. ceptrus

ceptrus Power Member

para quem nao se safa com as ligações à BDs, desenvolvi uma biblioteca para ajudar nessa tarefa.

assim se quiseres ter full control sobre a tua BD através de sql podes usar a minha biblioteca, o link é: http://ceptrus.blogspot.com

experimentem e dêem algum feedback.

obrigado.

7. kiotto

kiotto Power Member

Boas pessoal, nao deve ser o melhor local para postar isso mas peço desculpa

A configurar os webservices no visual studio na altura de testar pelo browser diz que a pagina nao é encontrada, já pesquisei ja perguntei a professora e ela nem sabe :S

Alguem que me possa ajudar?

Partilhar esta Página