Visual Studio 2008 - Ligação a BD e Manipulação da mesma

Rexobias

Power Member
Boas pessoal.

Bem, preciso de ajudar um colega meu num projecto de Visual Basic simples. Venho pedir ajuda pois já não trabalho com B desde o meu 1º 12º (faz 6 anos) e do que eu usava para este 2008 muita coisa mudou.

Bem, o projecto é simples. Consiste num programa em Visual Basic que manipule e gere uma pequena BD em Access.

Andava aqui a fazer uns testes numa aplicação teste. Criei uma BD em Access apenas com uma tabela com apenas dois campos (nome e idade) e preenchi os mesmos em Accesse com 4 registos, e no VB criei uma Windows Form Application.

Nesta App coloquei duas TextBox's e dois Buttons. As TextBox's têm como objectivo apresentar os dados dos dois campos da BD e os butoes é para navegar nos registos (próximo e anterior).

Antes tinha que usar um DataSet para fazer a ligação á BD ... no 2008 descobri que basta fazer a ligação no menu Data/DataBase Connection.

Depois fiz o DataBinding com das TextBox's com os campos da BD pretendidos ... confesso que fiquei supreendido com a facilidade. Teste uma ComboBox que apresentava o campo nome (atraves do DataBinding) e notei que ele mudava as TextBox's com o conteudo seleccionado - exelente.

As minhas duvidas sao as seguintes:

Qual o código que tenho que colocar no Evento Click dos botões para navegar os registos?

Criando um botão "Novo", como faço para criar e guardar um novo registo?

Qual o código para eliminar?

Por último, qual é o código para abrir forms através de botões (abrir uma outra janela - util para os menus ...)?

Obrigado pela atenção.
 
Já descobri como se navega :D ... mas ainda estou com dúvidas em relação a guardar as alterações na BD.

Por exemplo, quando faço eliminar registo (Me.PessoaBindingSource.RemoveCurrent()) ou adicionar registo, as alterações não são guardadas na BD, pois não fiz o Update ... como faço?!

Já agora, a questão de abrir janelas mantém-se.

Cumps.
 
Boas
Para navegar no BindingSource basta no botão de Seguinte (por exemplo) colocares TeuBindingSource.MoveNext,no Anterior TeuBindingSource.MovePrevious,etc...
Cumps
 
para quem nao se safa com as ligações à BDs, desenvolvi uma biblioteca para ajudar nessa tarefa.

assim se quiseres ter full control sobre a tua BD através de sql podes usar a minha biblioteca, o link é: http://ceptrus.blogspot.com

experimentem e dêem algum feedback.

obrigado.
 
Boas pessoal, nao deve ser o melhor local para postar isso mas peço desculpa

A configurar os webservices no visual studio na altura de testar pelo browser diz que a pagina nao é encontrada, já pesquisei ja perguntei a professora e ela nem sabe :S

Alguem que me possa ajudar?
 
Back
Topo