Visual Studio for Mac drena a bateria rapidamente

hferreira.80

Power Member
Sinceramente não sei se é local certo deste post é aqui ou em desenvolvimento.
Também não encontro informação sobre isto, o que é estranho.

Tenho um MacBook Pro há pouco mais do 1 ano.
A bateria durante perto das 10 h anunciadas.
Nos últimos meses verifiquei que andava sempre à carga, durava certo de 2 a 3 horas (às vezes menos) !
Pensei que fosse um problema de hardware (da bateria).
Acabei por descobrir que a origem está no Visual Studio fo Mac (principalmente se tiver o emulador mobile a correr), o que acabou por fazer sentido pois bate certo, uma vez que me queixo nos últimos meses que foi quando começei a usar o Visual Studio for Mac e tenho usado mais recentemente e a bateria não tem durado quase nada.

Alguém usa o Visual Studio no Mac e tem a mesma experiência que eu ?
 
Não uso, mas Xcode + Simulator tem um resultado semelhante...

Compilar código puxa pelo CPU, o que aumenta a energia consumida.
Testar num emulador consome recursos, e dependendo do caso pode também activar a gráfica dedicada (caso tenhas um MBP de 15").

Dois utilitários que tenho no meu portátil para ajudar com a bateria fizeram uma grande diferença para mim:
  • Turbo Boost Switcher Pro (http://tbswitcher.rugarciap.com), permite desactivar o turbo boost quando não estou ligado à corrente. Isto faz uma diferença absurda na bateria e temperatura média do CPU. Compilar demora um pouco mais, mas sinceramente não me faz diferença.
  • gfxCardStatus (https://gfx.io), permite saber facilmente qual a gráfica que está a ser utilizada pelo macOS. Super útil se o teu MBP for de 15".
 
Muito obrigado pelo seu comentário e pela dica do utilitário.
Vou experimentar e acredito que fará uma diferença absurda pois andei a analisar a bateria (algo que não tinha feito antes porque não tinha tido essa necessidade) e fiquei surpreendido como pequenas coisas influenciam dramaticamente o tempo de vida da bateria (falamos em horas).

Se o Xcode (que é um IDE da própria Apple) tem esse comportamento, então dificilmente outros ambientes de terceiros irão ser melhores.
Em relação ao simulador é exatamente o mesmo que é utilizador pelo Xcode.
 
Se o Xcode (que é um IDE da própria Apple) tem esse comportamento, então dificilmente outros ambientes de terceiros irão ser melhores.
Em relação ao simulador é exatamente o mesmo que é utilizador pelo Xcode.
O problema não é o Xcode em si, mas duas tarefas que puxam imenso pelo CPU: indexar o projecto (acontece ocasionalmente, necessário para o IDE fazer syntax highlight e code completion como deve ser) e compilar o código para testares num simulador ou device.

Seja como for, esses 2 utilitários vão-te ajudar certamente.

Boa sorte!
 
Sim, vêm com um preço mas são efetivamente utilitários importantes que nos dias de hoje já não podem ser dispensados.
Por um lado são efetivamente necessários à produtividade mas por outro de nada me servem se ficar sem bateria.

Vou testar o utilitário que indicaste, pois também prefiro sacrifar um pouco o tempo de compilação (quando tiver em modo de bateria) mas manter o potencial do IDE com a autonomia da bateria maximizada na medida do possível.
 
Sinceramente não sei se é local certo deste post é aqui ou em desenvolvimento.
Também não encontro informação sobre isto, o que é estranho.

Tenho um MacBook Pro há pouco mais do 1 ano.
A bateria durante perto das 10 h anunciadas.
Nos últimos meses verifiquei que andava sempre à carga, durava certo de 2 a 3 horas (às vezes menos) !
Pensei que fosse um problema de hardware (da bateria).
Acabei por descobrir que a origem está no Visual Studio fo Mac (principalmente se tiver o emulador mobile a correr), o que acabou por fazer sentido pois bate certo, uma vez que me queixo nos últimos meses que foi quando começei a usar o Visual Studio for Mac e tenho usado mais recentemente e a bateria não tem durado quase nada.

Alguém usa o Visual Studio no Mac e tem a mesma experiência que eu ?


O Visual Studio Code é uma web app disponibilizada através do Electron que acaba por ser nada mais do que uma instância do Chrome a correr, e que, sendo o Chrome gasta sempre mais memória do que se fosse o Safari

Por ventura o VS Code é uma das poucas optimizadas dentro deste universo. O Atom também é uma app Electron e era bastante mais lento no tempo que usei, tanto é que influenciou a mudança para o VS Code
 
O Visual Studio Code é uma web app disponibilizada através do Electron
Repara no título do post.
São IDE's totalmente diferentes.

Turbo Boost Switcher Pro
Já testei com a bateria a 100% e infelizmente não surtiu qualquer efeito.
A usar Visual Studio for Mac + emulador Android e em 10 minutos de utilização continua perdeu 1:40 de autonomia "estimada".
Sei que se continuar irá chegar até às 2 horas de autonomia rapidamente e 2 a 3 horas será a autonomia total real do Mac após ter sido carregado a usar continuamente este ambiente.

É algo que vou ter de viver com isso.
Imaginando que vou continuar a usar este ambiente e que não irá haver uma otimização mágica que resolva o problema, provavelmente dentro de 2 anos terei de andar com powerbank atrás.
 
Interessante essas apps @hugocampossousa .
Peço desculpa por vir a este post perguntar algo que vai fugir ao tópico, mas tem mais algumas apps/utilitários que recomenda para usar no macbook?
Atualmente uso apenas o mac fan control.
Obrigado
 
Já testei com a bateria a 100% e infelizmente não surtiu qualquer efeito.
A usar Visual Studio for Mac + emulador Android e em 10 minutos de utilização continua perdeu 1:40 de autonomia "estimada".
Sei que se continuar irá chegar até às 2 horas de autonomia rapidamente e 2 a 3 horas será a autonomia total real do Mac após ter sido carregado a usar continuamente este ambiente.

É algo que vou ter de viver com isso.
Imaginando que vou continuar a usar este ambiente e que não irá haver uma otimização mágica que resolva o problema, provavelmente dentro de 2 anos terei de andar com powerbank atrás.
É pena... sugere que o VS e Android emulator não estão mesmo nada optimizados.

Interessante essas apps @hugocampossousa .
Peço desculpa por vir a este post perguntar algo que vai fugir ao tópico, mas tem mais algumas apps/utilitários que recomenda para usar no macbook?
Atualmente uso apenas o mac fan control.
Obrigado
Algumas:
 
Não há muitos IDEs piores que o Xcode
Usei Xcode para criar um utilitário em modo janela para uso próprio para o meu mac e devo confessar que também achei o pior IDE de sempre. Como é algo que não uso diariamente, até pensei que fosse problema meu. Exagerando um pouco (ou não), até parece pior que os tempos do Visual Basic :P
 
Back
Topo