1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Visual Studio | Publicar Solução

Discussão em 'Programação' iniciada por diog0silva, 22 de Maio de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 1530)

1. diog0silva

diog0silva Power Member

Boas. Por causa do meu projecto de fim de curso, tenho estado a fazer uma aplicação no Visual Studio em VB.NET, suportada por uma base de dados em SQL Server. O projecto pressupõe a interacção com uma empresa e, como tal, a aplicação que desenvolvi seria para a empresa. A empresa em causa gostou e quer ficar com a aplicação, mas eu tenho algumas dúvidas naquilo que tenho que fazer para poder instalar isto na empresa.

A empresa está toda ligada por rede. Tem licenças SQL Server, portanto esse, à partida, não será um problema. A questão é que eu nunca publiquei sequer um projecto, não faço ideia como fazer para chegar à empresa, e lhes dar a aplicação para eles instalarem.

Essencialmente, tenho quatro questões:

- como publicar uma aplicação que interage com uma base de dados? (isto é, eu faço a ligação através da connectionstring que foi gerada quando adicionei a DataConnection; mas ao mudar a localização da BD, a ligação à BD vai falhar, certo?)

- o visual studio que utilizo não é original; vai ser um problema?

- a aplicação contém relatórios que foram feitos em crystal reports; já me disseram que a empresa terá que adquirir uma licença crystal reports; é verdade?

- existem custos associados a publicação de uma aplicação?

Agradeço desde já a todos aqueles que me puderem ajudar.

Cumprimentos.

2. diog0silva

diog0silva Power Member

Se alguém puder ajudar agradeço mesmo.. é mesmo importante esclarecer isto.

3. Podes fazer de duas formas:
    • Publish
    • Criar um projecto de Setup

O publish cria um setup rápido e não permite alterar grande coisa (ex: não fica na pasta dos programas, vai para uma pasta de utilizador), ou seja não é recomendável.
    A outra solução é mais avançada, mas não é por isso que é difícil, é uma questão de explorares as opções.

4. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

1-certo :P Altera a aplicação para puder ser configurável o endereço da BD e o login do utilizador é a autenticação na BD (pelo menos foi assim que sempre vi isso implementado).

2-Não. Desde que adiciones um license agreement ao programa a autorizar o seu uso na empresa não há problema. Isto é se não a venderes à empresa... nesse caso terás de ter uma licença (que não pode ser a do msdnaa ou equivalentes) e declarar nas finanças para que depois a empresa não tenha problemas ;)

3-Penso que seja verdade mas não tenho a certeza... Normalmente o que acontece é que o CR vem num bundle de uma aplicação e a licença apenas serve para quando é usado com essa aplicação :S

4-Não!

5. diog0silva

diog0silva Power Member

Obrigado aos dois :D

Já agora, muddymind, quando referes "Altera a aplicação para puder ser configurável o endereço da BD", tou farto de matutar, mas não sei como fazer isso. Se pudesses dar umas luzes era fantastico lol E já agora, como adiciono ou license agreement?

Cumprimentos

6. miguas

miguas Power Member

passas a ler o endereço da BD a partir de uma variável que lês de um ficheiro de config ( simples ) ou do registry ( não sei o nivel de complexidade de fazer isto )

O endereço da bd é a parte da connection string que tem o nome/ endereço IP do server SQL

7. diog0silva

diog0silva Power Member

Hm.. isso foi meio confuso para mim lol :\

O meu programa tá a funcionar mais ou menos assim:

Declarei uma variavel que vai buscar a ConnectionString que ficou definida quando adicionei a conecção (fiz através do Server Explorer, Add New Data Connection...)

Public ConString As String = ConfigurationManager.ConnectionStrings("projecto_1.My.MySettings.bdConnectionString").ToString()

Depois, sempre que quero fazer uma ligação à BD faço:

Dim Connection As New SqlConnection (ConString)
    Connection.Open()

Pelo que eu percebi, tenho que arranjar maneira de conseguir que a ConString seja configurável, só ainda não descobri como.

8. é simples, primeiro vais buscar o valor dessa connection string, que há-de ser qualquer coisa do genero

Código:
    Data Source=myServerAddress;Initial Catalog=myDataBase;User Id=myUsername;Password=myPassword;
    depois é fazer isto

Public ConString AsString = "Data Source=" & My.Settings.IPServer & ";Initial Catalog=myDataBase;User Id=myUsername;Password=myPassword;"

Caso não saibas o que é o My.Settings podes usar outra forma para guardar definições do programa, mas aconselho essa forma (por ser fácil de usar). Convém criar um form que possibilite a alteração do ip, username, password e secalhar a BD.

9. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Para adicionar a licença podes fazer algo tão simples como adicionar um ficheiro txt à pasta do projecto ;)

10. Thorak

Thorak Power Member

A tua aplicação será instalada em toda a empresa?
    A base de dados vai ser cental ou colocada em cada posto ?

Já testaste a tua aplicação em ambientes cliente-servidor ? Se não testaste, deverias experimentar para ver se funciona tudo ok...

Se a base de dados vai ser instalada num servidor central, é melhor instalares manualmente a bd no servidor e tomares nota. Se por acaso a empresa tiver um Gestor de rede que gere também o servidor de base de dados, ele deve saber concerteza instalar a BD e depois dá-te a informação necessária para alterares a connection string da tua aplicação.

Assim não precisas de te preocupares com a parte da BD.

Última edição: 25 de Maio de 2009
  11. diog0silva

diog0silva Power Member

A aplicação vai ser instalada apenas num departamento da empresa. Praí em 5 ou 6 computadores, em que todos vão aceder à mesma base de dados. Eu vou testá-la, mas queria testar a instalação também.

12. Thorak

Thorak Power Member

Eu alterei o post anterior.

Normalmente os Gestores da Rede não gostam de mexidas nos servidores deles.
    E não consegues instalar a BD do programa sem teres permissões a nível de servidor que só estes podem dar.

O melhor mesmo é deixares que sejam eles a instalar.
    Ou é uma empresa de fora que faz a manutenção da BD ou então têm alguem ai encarregue dessa tarefa.

13. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Se o teu código está assim, não é preciso mudares nada... quando publicares o projecto, vais ao ficheiro .config e está lá a connectionString para alterares.

14. diog0silva

diog0silva Power Member

Obrigado a todos. Acho que por agora estou esclarecido, mas se entretanto surgir mais alguma questão entro em contacto convosco :D

Partilhar esta Página