Browser Vivaldi

Boas pessoal,


para os que não conhecem, anda por aí um novo browser em testes chamado Vivaldi (CEO acho que era da Opera).

Acho que os webdevelopers também devem dar uma olhada, tem algumas diferenças em relação ao que estamos habituados:

- Velocidade (2x mais rápido a carregadar do que o chrome, fiquei feliz)
- Developer Mode (com um botão , podemos escolher entre modo invertido, cores invertidas, outlines/highlights - para novos developers, ajuda a perceber como é tudo dividido em qualquer página web)
- Inspect Element igual ao do Chrome
- Se notarem, o fundo da página do google, comparando Chrome vs Firefox vs Vivaldi, notam que as cores no google chrome, são um pouco saturadas


Recomendo testarem.
 
Eu comecei há uns minutos.
De facto nota-se que é um browser simples... o que mais notei foi a falta de optimizaçao para pt_PT (acentos don't work at all), o meu pc e fullhd pelo que tenho estar constantemente a esticar para 120 ou 130%.

Nao noto encravanços como no firefox... Estou a gostar!
 
Eu comecei há uns minutos.
De facto nota-se que é um browser simples... o que mais notei foi a falta de optimizaçao para pt_PT (acentos don't work at all), o meu pc e fullhd pelo que tenho estar constantemente a esticar para 120 ou 130%.

Nao noto encravanços como no firefox... Estou a gostar!

Vai ao website deles e envia esses erros para que sejam corrigidos.
Quando for assim, não se queixem aqui.. vão la e mandem um email a explicar o sucedido só assim podem corrigir-lo.
 
Eu testei mas notei um pormenor: a reprodução de cores é ligeiramente diferente de outros browsers (sou designer e noto a menor das diferenças).

Eu usei desde que está closed beta (muito antes deste thread) e a cada update, existe uma melhoria (nota se o empenho).

Em termos de performance, render e segurança ainda está longe da concorrência, até mesmo do mais recente Edge.

Vejo uma mudança para este browser?
Agora, não! Daqui a muitos meses. Sim.

Utilizo para ver compatibilidade com páginas, por isso tenho todos os browsers (até o maldito ie 7, em VM), não posso usar apenas um mas o still number 1 é o Chrome, para mim.

Envio feedback mensal para os developers sobre as novas builds. Queria ter testado uma versão no OSX mas já não tenho um Apple :(.

Seria um browser brutal para mobile, dado que é super rápido e leve.

Só falhou uma vez, no menu das opções (uninstall), de resto tudo OK.

Espero melhorias de segurança em breve ou saber o que pretendem fazer no futuro.

Thats my review :D
 
Muito obrigado pelo teu feedback! Relativamente a erros de tradução, caso os encontrem, podem falar comigo (e quanto aos outros também, mas essa já não é a minha área). :)
 
Muito obrigado pelo teu feedback! Relativamente a erros de tradução, caso os encontrem, podem falar comigo (e quanto aos outros também, mas essa já não é a minha área). :)

Já fui tradutor do Maxthon e quando mudaram de plataforma rasgaram todo o meu trabalho. Por uns pagam os outros, acredita que a minha tradução estava sempre próximo, senão mesmo, nos 100%. E não era Google translate em cima, era linha por linha!

Vês agora a tradução e aquilo é meio robótica, meio brasileira (agora há a desculpa do AO90, mas entende-se quando está na grafia brazuca). Pior foi só o mudarem de plataforma e nem contactarem quem fazia as traduções... Uma falta de respeito.

Se eles se comprometerem a respeitar-me como tradutor posso juntar-me aos tradutores mas gato escaldado de água fria tem medo.
 
Já fui tradutor do Maxthon e quando mudaram de plataforma rasgaram todo o meu trabalho. Por uns pagam os outros, acredita que a minha tradução estava sempre próximo, senão mesmo, nos 100%. E não era Google translate em cima, era linha por linha!

Vês agora a tradução e aquilo é meio robótica, meio brasileira (agora há a desculpa do AO90, mas entende-se quando está na grafia brazuca). Pior foi só o mudarem de plataforma e nem contactarem quem fazia as traduções... Uma falta de respeito.

Se eles se comprometerem a respeitar-me como tradutor posso juntar-me aos tradutores mas gato escaldado de água fria tem medo.

Eu acompanhava o Maxthon e é verdade que a tradução, de um momento para o outro, mudou bastante... agora percebo.

Quanto ao Vivaldi, neste momento, sou o único tradutor pt-PT. Está tudo traduzido (incluindo as novas linhas de hoje), mas a ajuda de alguém com experiência seria sempre bem vinda! Até agora, senti sempre uma excelente comunicação entre a equipa e os tradutores, quer através da plataforma que utilizamos, quer através da mailing list e mesmo contactos privados.

Caso tenhas alguma dúvida, podes contactar-me. Para te juntares à equipa pt-pt, cria uma conta na comunidade (www.vivaldi.net), e contacta o Ilya Shpankov em Inglês (ou russo, se falares :P), por e-mail: ilya[arroba]vivaldi.com. Nesse e-mail, deve constar o teu nome, e-mail, país e idioma que queres traduzir (pt-pt, neste caso).

:)
 
Eu acompanhava o Maxthon e é verdade que a tradução, de um momento para o outro, mudou bastante... agora percebo.

Quanto ao Vivaldi, neste momento, sou o único tradutor pt-PT. Está tudo traduzido (incluindo as novas linhas de hoje), mas a ajuda de alguém com experiência seria sempre bem vinda! Até agora, senti sempre uma excelente comunicação entre a equipa e os tradutores, quer através da plataforma que utilizamos, quer através da mailing list e mesmo contactos privados.

Caso tenhas alguma dúvida, podes contactar-me. Para te juntares à equipa pt-pt, cria uma conta na comunidade (www.vivaldi.net), e contacta o Ilya Shpankov em Inglês (ou russo, se falares :P), por e-mail: ilya[arroba]vivaldi.com. Nesse e-mail, deve constar o teu nome, e-mail, país e idioma que queres traduzir (pt-pt, neste caso).

:)

Só preciso de saber se no Vivaldi faz-se a edição em bruto, ou seja é directamente ou é gerado o ficheiro?
Depois como é que podemos trabalhar em conjunto, no caso de se ter de enviar o ficheiro?
 
Só preciso de saber se no Vivaldi faz-se a edição em bruto, ou seja é directamente ou é gerado o ficheiro?
Depois como é que podemos trabalhar em conjunto, no caso de se ter de enviar o ficheiro?

É colaborativo, numa plataforma online (transifex). Podes, por exemplo, traduzir uma string, se eu não concordar (e vice-versa) posso deixar um comentário e discutimos a melhor forma de traduzir. No final, todas as traduções são aprovadas após revisão -- no caso do projeto pt-PT, sou eu o revisor desde fevereiro de 2015. Até agora, porque sou o único ativo, não temos feito uso desta funcionalidade de comentários e sugestões, mas, existindo mais alguém ativo a traduzir, será bastante útil.

(Nota: No início, a edição era num ficheiro .po, mas isso entretanto passou à história, e ainda bem.)
 
Última edição:
É colaborativo, numa plataforma online (transifex). Podes, por exemplo, traduzir uma string, se eu não concordar (e vice-versa) posso deixar um comentário e discutimos a melhor forma de traduzir. No final, todas as traduções são aprovadas após revisão -- no caso do projeto pt-PT, sou eu o revisor desde fevereiro de 2015. Até agora, porque sou o único ativo, não temos feito uso desta funcionalidade de comentários e sugestões, mas, existindo mais alguém ativo a traduzir, será bastante útil.

(Nota: No início, a edição era num ficheiro .po, mas isso entretanto passou à história, e ainda bem.)

Ainda bem, a conta para o fórum já a criei, tenho de tratar de pedir agora autorização ou se tiveres afinidade com ela diz-lhe que sou o viperbruno no fórum :D
 
Ainda bem, a conta para o fórum já a criei, tenho de tratar de pedir agora autorização ou se tiveres afinidade com ela diz-lhe que sou o viperbruno no fórum :D

Falo com ele com alguma frequência, mas é melhor entrares em contacto, pois será preciso criar uma conta na plataforma, e receber algumas instruções gerais acerca do funcionamento da mesma :)
 
Falo com ele com alguma frequência, mas é melhor entrares em contacto, pois será preciso criar uma conta na plataforma, e receber algumas instruções gerais acerca do funcionamento da mesma :)

Já enviei, assim que tenha resposta começamos a falar a partir de lá para voltar às traduções, a ver se há terceira corre bem, pois além do Maxthon já tinha traduzido um software da IOBit e aconteceu quase a mesma coisa...
 
Please test carefully, as we did a major upgrade of Chromium and that can introduce new issues or regressions.

Download (1.0.357.5)
Changelog
  • VB-11598 [Window][Linux] Main / horizontal menu changes: transition to native menus (in progress, more work to be done)
  • VB-9527 [Window][Linux] No shortcuts listed for Undo, redo, cut, copy, paste, select all in horizontal / main menu
  • VB-10953 [Linux] APT warning about two identical sources files: warning will go away from next update
  • VB-11709 [Linux] PPAPI Flash not detected on Mandriva and derivatives
  • VB-10141 [Mac] Backspace does not work as go back in history
  • VB-11591 Empty window is left after detaching last tab
  • VB-11571 Links issue with target="_blank"
  • VB-11566 No Next Tab (Recent) in Quick Commands
  • [Window][Linux] Prevent tab closing on last default startpage (Speed Dial)
  • Audio icon should adhere to “Tabs → Animation” setting
  • Copy protocol on all urls, not only http(s) in address field
  • Fullscreen not persisting after restart
  • Updated Chromium to 48.0.2564.48
Last modified on Tuesday, 22 December 2015 13:58

https://vivaldi.net/en-US/teamblog/76-snapshot-1-0-357-5-a-few-last-fixes-for-2015
 
Como user totalmente fiel do antigo e do novo opera, ainda não me vejo a alterar para o vivaldi tão cedo. As funcionalidades estão lá, o "feel" de browser completo também, mas falta o essencial para mim pelo menos, performance. Vejo algum delay ( principalmente no opening). De resto vi MUITA coisa boa. Mas espero que melhorem o performance, ao usá-lo dá a sensação de browser "pesado", coisa que detesto. Se ultrapassarem esse factor, passa a ser o melhor browser de todos por larga margem. Está excelente.
 
Como user totalmente fiel do antigo e do novo opera, ainda não me vejo a alterar para o vivaldi tão cedo. As funcionalidades estão lá, o "feel" de browser completo também, mas falta o essencial para mim pelo menos, performance. Vejo algum delay ( principalmente no opening). De resto vi MUITA coisa boa. Mas espero que melhorem o performance, ao usá-lo dá a sensação de browser "pesado", coisa que detesto. Se ultrapassarem esse factor, passa a ser o melhor browser de todos por larga margem. Está excelente.

Concordo quase plenamente contigo. Neste momento, o maior drawback é mesmo essa sensação de navegador pesado. Acredito que esteja relacionado com a forma como o Vivaldi está construído (semelhante ao Maxthon, onde acontecia o mesmo). Não sei se alguma vez irá melhorar. É uma questão de esperar.

Também será interessante ver o caminho que ambos os navegadores, Vivaldi e Opera, vão seguir. A Opera Software está na iminência de ser comprada por uma empresa chinesa; dependendo das consequências disso, pode levar-me a deixar o Opera por completo. No entanto, o Opera tem vindo a fazer progressos interessantes nas últimas versões. O Vivaldi tem a filosofia do antigo Opera, isso é certo, e tem introduzido ferramentas interessantes (algumas eu uso, outras nem tanto). Enfim, é preciso esperar. :)
 
0.png


Vivaldi Beta 3 já disponível!
 
Back
Topo