VLAN – Servidor numa ligação Trunk

Apaxe

Membro
Olá a todos!
Possuo o Switch ZyXel ES-2024A e nele configurei 3 VLANs e uma porta Trunk para ligar lá um servidor com o Windows 2008 server.
A placa de rede do servidor é a SMC modelo SMC9452TX-2 que pelo que sei dá suporte ao protocolo 802.1Q. Então o meu problema é o seguinte:
No driver da placa de rede tenho a opção “Priority & VLAN” activa e no campo “VLAN ID” coloco o VID de uma das VLANs existentes no Switch.
O problema é que os computadores que pertencem a esse VID acedem ao servidor mas os computadores das outras VLAN não acedem ??!!
Pergunto o que me falta fazer para que eu tenha acesso ao servidor de qualquer VLAN?
Obrigados
 
Terás que adicionar aí as 3 VID's de cada Vlan para que todas elas possam aceder ao servidor e confirmar que no switch a porta que está como trunk tambem esteja configurada para as 3 Vlans

Cumps
 
Obrigado miraportuga pela tua resposta.

Eu tenho o servidor ligado à porta 25 do Switch.
A porta 25 está inserida em todas as VLANs existentes (VID 1 ; 2 ; 3 e 4) e está activado o Tagging e o Trunking nela.
Só os computadores que estão nas portas com PVID igual ao configurado na porta 25 é que conseguem aceder ao servidor. Os computadores dos outros PVID não consseguem aceder à porta 25 do servidor!!

O que me está a falhar?

Obrigado.

 
So uma questão, tens algum routing entre as vlans? Mesmo que tenhas um trunk para o servidor vais necessitar de routing para as vlans comunicarem entre elas. Provavelmente por isso é que só quem está na vlan do servidor é que chega a este.
Pensa nisto um pouco como um cenário típico de um Router on a Stick....
 
Back
Topo