1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VLAN – Servidor numa ligação Trunk

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Apaxe, 27 de Maio de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 1392)

  1. Olá a todos!
    Possuo o Switch ZyXel ES-2024A e nele configurei 3 VLANs e uma porta Trunk para ligar lá um servidor com o Windows 2008 server.
    A placa de rede do servidor é a SMC modelo SMC9452TX-2 que pelo que sei dá suporte ao protocolo 802.1Q. Então o meu problema é o seguinte:
    No driver da placa de rede tenho a opção “Priority & VLAN” activa e no campo “VLAN ID” coloco o VID de uma das VLANs existentes no Switch.
    O problema é que os computadores que pertencem a esse VID acedem ao servidor mas os computadores das outras VLAN não acedem ??!!
    Pergunto o que me falta fazer para que eu tenha acesso ao servidor de qualquer VLAN?
    Obrigados
     
  2. miraportuga

    miraportuga Power Member

    Terás que adicionar aí as 3 VID's de cada Vlan para que todas elas possam aceder ao servidor e confirmar que no switch a porta que está como trunk tambem esteja configurada para as 3 Vlans

    Cumps
     
  3. Obrigado miraportuga pela tua resposta.

    Eu tenho o servidor ligado à porta 25 do Switch.
    A porta 25 está inserida em todas as VLANs existentes (VID 1 ; 2 ; 3 e 4) e está activado o Tagging e o Trunking nela.
    Só os computadores que estão nas portas com PVID igual ao configurado na porta 25 é que conseguem aceder ao servidor. Os computadores dos outros PVID não consseguem aceder à porta 25 do servidor!!

    O que me está a falhar?

    Obrigado.

     
  4. Kain

    Kain Power Member

    So uma questão, tens algum routing entre as vlans? Mesmo que tenhas um trunk para o servidor vais necessitar de routing para as vlans comunicarem entre elas. Provavelmente por isso é que só quem está na vlan do servidor é que chega a este.
    Pensa nisto um pouco como um cenário típico de um Router on a Stick....
     

Partilhar esta Página