VLans em casa para acesso à internet

elchoko

Power Member
Olá pessoal,

Quero criar em casa uma rede própria para acesso à internet, outra para guests e outra para tudo o que é domótica e aparelhos.
Passo a explicar:
Guests - o próprio nome diz tudo. Quem vem, liga-se a esta rede. Ponto. Não podem ter acesso a mais nada. Nem ver outras redes. Impressora, playstation, tv, etc. Só vão à internet. Mas eu como dono da rede tenho acesso e posso ver o que se faz aqui.
Wifi - apenas portátil de trabalho, e telemóveis.
Cabo - bom... aqui só mesmo quem tem cabo se consegue ligar.
VLan - aqui reside a minha questão. A minha ideia é ter tudo o que são aparelhos e futura domótica nesta rede. Portanto, os guests nem conseguem sequer ver esta rede. Mas quem se ligar à principal pode vê-la e comunicar com ela. Ou seja, eu estou no meu telemóvel (wifi) e consigo por um vídeo na tv que está nesta rede. Aqui nem tudo estará ligado por cabo.

Para começar, este cenário faz sentido?
Que material seria necessário?
Portanto, tenho o router do ISP (que dá para wifi e cabo).
Criação da guest espero que o router da meo dê (o da vodafone dá)
Vlan só com um switch, penso eu.
 
Viva,
É como tenho aqui em casa, ainda precisa de afinaçoes
Tb tenho uma outra rede para IOT
O router da operadora do te permite a vlan guest e mais nada, afaik
Precisas de um switch que o permita e um router tb
Eu uso equipamentos da unifi, tb tens a gama da tplink omada que faz o mesmo e claro outros equipamentos ainda mais caros
Que budget tens?
 
@the_killer
Obrigado!

Bom, não sei que bugdet tenho... :D não faço/fazia a mínima do que iria necessitar.

Eu já vou necessitar de um switch pois onde vou ligar tv+receiver+Playstation+switch+box não vou poder colocar o router do isp (o quadro elétrico já tem o espaço para ele...) e então vou ter que ligar um switch para ter tudo aí ligado. Estava a pensar neste: TP-Link TL-SG108E

Depois é o resto.

Que tipo de router necessito?
Eu tenho um velhote, um asus rtn12. Achas que talvez seja melhor investir num novo?

Este router seria para criar apenas as redes de iot e domótica, certo?

Ou seja:
Router isp - vlan guest + acesso à Internet + portátil trabalho telemóveis (meu e da namorada)
Router novo - criação de redes internas, neste caso uma rede dentro de casa que será dividia em 2: iot + aparelhos.
Aqui nesta para se comunicar à Internet terá que existir um mapeamento qualquer do router desta rede para o router do isp e assim conseguir-se-á acesso então ao "exterior".

Só me estou a baralhar com a comunicação interna. Como é feito o mapeamento para que tudo isto funcione?
Precisei de garantir que o router do isp comunique com a rede iot e rede da domótica e vice-versa. Mas ondo guest vai... Bugiar! Só acede à Internet.
 
esse switch suporta vlans, pelo que me parece bem
o router não permite vlans, alias, como a grande maioria de routers consumers ainda nao permitem.. talvez com ddwrt permita, seja como for já esta obsoleto e ultrapassado em todos os aspectos

eu usaria um router para controlar tudo, o que é bem mais facil

mas no cenario de que falas,
é possivel, mas é complexo de implementar,
a saida do novo router para a internet é facil e banal,
a limitação das redes do router do ISP em termos de comunicação com as redes internas é mais complexa

é mais facil procurares por 'routers vlans iot' por ex na internet para ficares com uma ideia de todos os conceitos necessários
 
Obrigado @the_killer ! :)

Então mas diz-me, o que tens em casa em que é que difere do meu cenário?
Portanto, tens uma vlan para IoT, deduzo que tenhas uma guest mas e depois? Tudo o que tens está na rede wifi "normal" (todos os devices que sejam conectáveis via wifi) ?

(agora "adeu-se-me" cá uma nostalgia do CCNA :D ...... longos vão os dias em que passava o tempo no packet tracer e a configurar vlan e subnets em routers cisco)

Podes fazer uma lista do que tens em casa, por favor?
 
ok, boa! com o ccna ja tens know how para fazer o que queres :-)
tenho um unifi USG como router, um switch basico da unifi tambem e um acess point U6 LR
com todo o ecosistema da unifi consigo usar depois um controller, que esta numa maquina ligada 24x7 a controlar tudo

tenho vlan iot, guest e normal com as devidas restrições de comunicação, tendo tudo unifi depois é facil configurar
 
Back
Topo