VMware e linux

noznika01

Power Member
que versão do VMware (workstation, server...) devo instalar num desktop para correr uma distro linux em windows?
pelo q li deduzo q nem todas as versões (as últimas) de linux mais 'correntes' correm no VMware, certo?! em caso afirmativo e como europeu o q acham do Suse (v 9.1 suportado, acho) p/ 1 noob nestas coisas? só tenho xperiência em livecd's e num mandrake qlqr á muitos anos.
obrigado.
 
noznika01 disse:
que versão do VMware (workstation, server...) devo instalar num desktop para correr uma distro linux em windows?
pelo q li deduzo q nem todas as versões (as últimas) de linux mais 'correntes' correm no VMware, certo?! em caso afirmativo e como europeu o q acham do Suse (v 9.1 suportado, acho) p/ 1 noob nestas coisas? só tenho xperiência em livecd's e num mandrake qlqr á muitos anos.
obrigado.

Eles estão prestes a lançar o Vmware Workstation 5.
No site podes fazer o download do 5 RC3 gratuitamente, se o quizeres experimentar. Tem um "time bomb" de 1 mês, se não me engano.

http://www.vmware.com/products/desktop/ws5_beta.html

A ultima versão estavel é o 4.5.2
Só algumas distros são suportadas oficialmente. Red Hat/ Red Hat EL (as varias versões. O Fedora fica de fora), Suse e derivados (Sun JDS, Novell Linux), Mandrake e Turbo linux.
As outras também não deves ter grandes problemas a instalar, talvez tenhas com o Vmtools, mas normalmente há forma de dar a volta.
 
Última edição:
obrigado a todos pelo reply.
e como ñ poderia deixar de ser, respostas originam + questões. 8o
quanto ao referido VMtools, é necessário instalar tb? no guest system ou no host?
pela lógica da coisa e pelas imagens do tutorial do Ubuntu (thanks Metro), posso correr um live cd qlqr no VMware, certo?!
até já. :D
 
Última edição:
Não é obrigatorio instalar o VMtools, mas é aconselhavel. É instalado no guest, depois da instalação.

No caso da versão 4.52 com guests linux, para instalar o VMtools, não podes estar a correr o X e precisas do "kernel source" se quizeres o shared folders (penso que é só para isto).

No caso do Ubuntu e penso que em todas as distros baseadas em Debian, no fim da instalação, tens que alterar o /etc/X11/xorg.conf na parte do rato, onde ele mete 'Device "/dev/mice/mouse0"' (penso que é isto que ele mete por default) para 'Device "/dev/psaux"'.
 
Um pouco off-topic:

Tenho aqui uns cd's com o FreeBSD 5.1
Quero instalá-los com o virtual pc 2004 q tb tenho, mas já há mto tempo que não ligo a isto das máquinas virtuais (mais concretamente, desde os tempos do red hat 5.2/vmware 1.0 em windows 95).
Há alguma maneira de aceder a opções básicas da bios "virtual" como acontecia no vmware para fazer boot de um cd ?

Thanks.

Edit:
Never mind, found it. Del (duh) lol
 
Última edição:
Alguém me pode dizer qual a placa gráfica que é emulada no vmware 5 ?

O virtual pc 2004 só emula S3 Trio3D/Virge de 4/8 MB de RAM e o Ubuntu fica-me com um desktop psicadélico... :(
 
blastarr disse:
Alguém me pode dizer qual a placa gráfica que é emulada no vmware 5 ?

O virtual pc 2004 só emula S3 Trio3D/Virge de 4/8 MB de RAM e o Ubuntu fica-me com um desktop psicadélico... :(

Olha eu consegui na boa instalar o Ubuntu np VMware e consigo ter o desktop a 1280X1024 na boa portanto dont worry.
Penso que responde à tua questão:)
 
blastarr disse:
Alguém me pode dizer qual a placa gráfica que é emulada no vmware 5 ?

O virtual pc 2004 só emula S3 Trio3D/Virge de 4/8 MB de RAM e o Ubuntu fica-me com um desktop psicadélico... :(

Não há emulação como no VirtualPC. A gráfica identifica-se como "Vmware SVGA II".
Nas distros, normalmente não tens problemas, mas se tiveres corres o xorgconfig/xfree86config e escolhes "vmware" (penso que é o numero 29).
Melhor ainda é instalar o VM tools, que te cria o xorg.conf

Em windows é só instalar o Vm tools.

Há mais opções, mas só editando os .vmx (aumentar a vram, suporte direct 3d)
 
Última edição:
Estava agora a testar o gentoo para amd64 com o VMWare e dps de um bip irritante a msg q ele me da e a seguinte:
" Your CPU does not support long mode. Use a 32bit distribution."
Um FX-55 nao da para 64 bit?? :D

Podera ser de estar a correr no VMWare?
 
Kain disse:
Estava agora a testar o gentoo para amd64 com o VMWare e dps de um bip irritante a msg q ele me da e a seguinte:
" Your CPU does not support long mode. Use a 32bit distribution."
Um FX-55 nao da para 64 bit?? :D

Podera ser de estar a correr no VMWare?

Acho que o suporte 64 bit é só a nivel do host e não do guest.

Support for certain 64-bit host OSs and 64-bit extended processors

http://www.vmware.com/products/desktop/ws_features.html
 
Nemesis11 disse:
host -> Maquina real
guest -> Maquina virtual

Espero não estar a trocar a definição normalmente usada. :p

Obrigado.

Eu instalei a VMTools no PC, mas parece então que o deveria ter feito na máquina virtual, certo? Mas como faço isso se a istema da máquina virtual é um linux (ubuntu)?
 
paraver disse:
Obrigado.

Eu instalei a VMTools no PC, mas parece então que o deveria ter feito na máquina virtual, certo? Mas como faço isso se a istema da máquina virtual é um linux (ubuntu)?

Instalas-te o Vmware tools no computador "real"? Isso não deu bronca? É que aquilo basicamente é drivers (se instalas-te num Windows).....

Podes instalar O vmware tools em linux, mas se calhar nem precisas. É mais se quizeres pastas partilhadas directamente entre a VM e a maquina real, o Vmnet, "acelaração" do rato (nota-se mais em windows), e o vmware-toolbox onde tens as varias opções e podes fazer defrag ao disco da VM, alinhar as horas com a maquina virtual, etc.

Para instalar em Linux também depende um pouco que versão do vmware estás a usar, mas no geral:

- Menu de cima -> VM -> Install vmware tools
- Dentro da Vm deve-te correr o autorun do cd (é um iso do vmware com o vmtools), lá dentro tens 2 ficheiros, um tar e um rpm.
- Descomprime o tar para o teu home por exemplo, com o archive manager ou "tar zxf" na linha de comandos
- cd /home/xxxx/vmware-distrib-tools (acho que é este o nome)
-./vmware-install
-Ir respondendo às perguntas.

Agora três pormenores:
1º Se for uma versão antes do 5, não podes fazer isto dentro do X
2º Se quizeres instalar aquela coisa das pastas partilhadas e o Vmnet, faz primeiro "apt-get install linux-headers-2.6.10-5-386 build-essential", antes de instalares o vmware tools. Depois é só seguir as instruções durante a instalação.
3º No fim da instalação, para acederes ao "control pannel" corre o ficheiro que está em /usr/bin/vmware-toolbox
 
PPL, arranjei uma versão do VMware 5 (já sem o time-bomb de 30 dias), tentei instalar o Ubuntu como no VirtualPC 2004 e até agora esbarro sempre no mesmo ecrã, independentemente do tipo de adaptador de rede q configuro na máquina virtual préviamente criada.

Tirei um snapshot do desktop para verem aqui:

http://img233.echo.cx/my.php?image=desktop6fl.jpg

Não passa daqui.
Alguém pode ajudar ou volto para mandrake ?

P.S.: Até agora tenho achado o VPC 2004 muito mais rápido, com instalação da rede + facilitada e com velocidade VGA mto mais suave, embora tenha menos opções de configuração das VMachines do que o VMware 5.
 
Última edição:
Back
Topo