1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VMware e linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por noznika01, 8 de Abril de 2005. (Respostas: 38; Visualizações: 3644)

1. noznika01

noznika01 Power Member

que versão do VMware (workstation, server...) devo instalar num desktop para correr uma distro linux em windows?
    pelo q li deduzo q nem todas as versões (as últimas) de linux mais 'correntes' correm no VMware, certo?! em caso afirmativo e como europeu o q acham do Suse (v 9.1 suportado, acho) p/ 1 noob nestas coisas? só tenho xperiência em livecd's e num mandrake qlqr á muitos anos.
    obrigado.

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu tenho o VMware4.5 e funciona mto bem.
    o Suse é fácil de instalar. Para começar é uma boa distro.

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eles estão prestes a lançar o Vmware Workstation 5.
    No site podes fazer o download do 5 RC3 gratuitamente, se o quizeres experimentar. Tem um "time bomb" de 1 mês, se não me engano.

http://www.vmware.com/products/desktop/ws5_beta.html

A ultima versão estavel é o 4.5.2
    Só algumas distros são suportadas oficialmente. Red Hat/ Red Hat EL (as varias versões. O Fedora fica de fora), Suse e derivados (Sun JDS, Novell Linux), Mandrake e Turbo linux.
    As outras também não deves ter grandes problemas a instalar, talvez tenhas com o Vmtools, mas normalmente há forma de dar a volta.

Última edição: 8 de Abril de 2005
  5. noznika01

noznika01 Power Member

obrigado a todos pelo reply.
    e como ñ poderia deixar de ser, respostas originam + questões. 8o
    quanto ao referido VMtools, é necessário instalar tb? no guest system ou no host?
    pela lógica da coisa e pelas imagens do tutorial do Ubuntu (thanks Metro), posso correr um live cd qlqr no VMware, certo?!
    até já. :D

Última edição: 8 de Abril de 2005
  6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não é obrigatorio instalar o VMtools, mas é aconselhavel. É instalado no guest, depois da instalação.

No caso da versão 4.52 com guests linux, para instalar o VMtools, não podes estar a correr o X e precisas do "kernel source" se quizeres o shared folders (penso que é só para isto).

No caso do Ubuntu e penso que em todas as distros baseadas em Debian, no fim da instalação, tens que alterar o /etc/X11/xorg.conf na parte do rato, onde ele mete 'Device "/dev/mice/mouse0"' (penso que é isto que ele mete por default) para 'Device "/dev/psaux"'.

7. blastarr

blastarr Power Member

Um pouco off-topic:

Tenho aqui uns cd's com o FreeBSD 5.1
    Quero instalá-los com o virtual pc 2004 q tb tenho, mas já há mto tempo que não ligo a isto das máquinas virtuais (mais concretamente, desde os tempos do red hat 5.2/vmware 1.0 em windows 95).
    Há alguma maneira de aceder a opções básicas da bios "virtual" como acontecia no vmware para fazer boot de um cd ?

Thanks.

Edit:
    Never mind, found it. Del (duh) lol

Última edição: 10 de Abril de 2005
  8. Max[x]

Max[x] Power Member

Sim existe. F2 se não me engano.

9. paraver

paraver Power Member

O que queres dizer com "guest"?

Obrigado.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

host -> Maquina real
    guest -> Maquina virtual

Espero não estar a trocar a definição normalmente usada. :p

11. blastarr

blastarr Power Member

Alguém me pode dizer qual a placa gráfica que é emulada no vmware 5 ?

O virtual pc 2004 só emula S3 Trio3D/Virge de 4/8 MB de RAM e o Ubuntu fica-me com um desktop psicadélico... :(

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Olha eu consegui na boa instalar o Ubuntu np VMware e consigo ter o desktop a 1280X1024 na boa portanto dont worry.
    Penso que responde à tua questão:)

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não há emulação como no VirtualPC. A gráfica identifica-se como "Vmware SVGA II".
    Nas distros, normalmente não tens problemas, mas se tiveres corres o xorgconfig/xfree86config e escolhes "vmware" (penso que é o numero 29).
    Melhor ainda é instalar o VM tools, que te cria o xorg.conf

Em windows é só instalar o Vm tools.

Há mais opções, mas só editando os .vmx (aumentar a vram, suporte direct 3d)

Última edição: 17 de Abril de 2005
  14. Kain

Kain Power Member

Estava agora a testar o gentoo para amd64 com o VMWare e dps de um bip irritante a msg q ele me da e a seguinte:
    " Your CPU does not support long mode. Use a 32bit distribution."
    Um FX-55 nao da para 64 bit?? :D

Podera ser de estar a correr no VMWare?

15. blastarr

blastarr Power Member

Provavelmente, o VMware n emula aínda cpu's de 64bit.

16. Kain

Kain Power Member

ent vou ter de usar uma distro normal x86

bem era mesmo so para testar

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que o suporte 64 bit é só a nivel do host e não do guest.

http://www.vmware.com/products/desktop/ws_features.html

18. paraver

paraver Power Member

Obrigado.

Eu instalei a VMTools no PC, mas parece então que o deveria ter feito na máquina virtual, certo? Mas como faço isso se a istema da máquina virtual é um linux (ubuntu)?

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Instalas-te o Vmware tools no computador "real"? Isso não deu bronca? É que aquilo basicamente é drivers (se instalas-te num Windows).....

Podes instalar O vmware tools em linux, mas se calhar nem precisas. É mais se quizeres pastas partilhadas directamente entre a VM e a maquina real, o Vmnet, "acelaração" do rato (nota-se mais em windows), e o vmware-toolbox onde tens as varias opções e podes fazer defrag ao disco da VM, alinhar as horas com a maquina virtual, etc.

Para instalar em Linux também depende um pouco que versão do vmware estás a usar, mas no geral:

- Menu de cima -> VM -> Install vmware tools
    - Dentro da Vm deve-te correr o autorun do cd (é um iso do vmware com o vmtools), lá dentro tens 2 ficheiros, um tar e um rpm.
    - Descomprime o tar para o teu home por exemplo, com o archive manager ou "tar zxf" na linha de comandos
    - cd /home/xxxx/vmware-distrib-tools (acho que é este o nome)
    -./vmware-install
    -Ir respondendo às perguntas.

Agora três pormenores:
    1º Se for uma versão antes do 5, não podes fazer isto dentro do X
    2º Se quizeres instalar aquela coisa das pastas partilhadas e o Vmnet, faz primeiro "apt-get install linux-headers-2.6.10-5-386 build-essential", antes de instalares o vmware tools. Depois é só seguir as instruções durante a instalação.
    3º No fim da instalação, para acederes ao "control pannel" corre o ficheiro que está em /usr/bin/vmware-toolbox

20. blastarr

blastarr Power Member

PPL, arranjei uma versão do VMware 5 (já sem o time-bomb de 30 dias), tentei instalar o Ubuntu como no VirtualPC 2004 e até agora esbarro sempre no mesmo ecrã, independentemente do tipo de adaptador de rede q configuro na máquina virtual préviamente criada.

Tirei um snapshot do desktop para verem aqui:

http://img233.echo.cx/my.php?image=desktop6fl.jpg

Não passa daqui.
    Alguém pode ajudar ou volto para mandrake ?

P.S.: Até agora tenho achado o VPC 2004 muito mais rápido, com instalação da rede + facilitada e com velocidade VGA mto mais suave, embora tenha menos opções de configuração das VMachines do que o VMware 5.

Última edição: 18 de Abril de 2005

Partilhar esta Página