VMWare Workstation 6.0 já saiu. Drag and drop para todos.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Apesar de ser um software a pagar podem sacar a trial do site para verem como funciona.
A grande funcionalidade que trás é permitir drag and drop do host para a máquina virtual. Isso antes apenas era possivel entre windows.

Abri aqui este tópico porque o VMWare 6.0 está disponível para Windows e Linux e pode dar muito jeito mesmo a quem quer mudar-se de vez para Linux. Com um XP numa VM podem ter acesso a um ou outro programa que precisem mesmo de usar sabendo que para passar para o ubuntu é só arrastar.

Excelente é tb que entram e saiem com o rato da VM sem ter que fazer Ctrl + Alt. Eu pelo menos com dois monitores tenho a VM num e o XP no outro e não preciso de clicar em nenhum lado para o rato mudar.
Estou impressionadisso com o VMware 6.0. Também com a rapidez.
Melhor do que isto só o VMWare Server que é gratuito passar a ter esta funcionalidade do drag and drop. Esperemos que sim.

Não sei se já viram quem usa o Ubuntu e tem o automatix instalado que o VMware Server já faz parte dos programas no Automatix.
 
Última edição:
A grande funcionalidade que trás é permitir drag and drop do host para a máquina virtual. Isso antes apenas era possivel entre windows.

Com um XP numa VM podem ter acesso a um ou outro programa que precisem mesmo de usar sabendo que para passar para o ubuntu é só arrastar.

Drag and drop? Como assim? Por exemplo, para passar ficheiros do host para a máquina virtual?
 
Drag and drop? Como assim? Por exemplo, para passar ficheiros do host para a máquina virtual?

Exacto. Uma coisa que os Mac users já fazem há meses com o Parallels entre o OS X e o Windows. Isto e a passagem do mouse de uma lado para outro sem "sobressaltos" são essenciais para se ter uma experiência de virtualização com boa interligação entre sistemas operativos. Só estranho ainda não existir um modo de "coerência" à lá Parallels neste novo VMWare para Linux e Windows. Integrar os ambientes gráficos dos vários SOs virtuais é muito gratificante para quem usa e abusa deste tipo de tecnologia.
 
Drag and drop? Como assim? Por exemplo, para passar ficheiros do host para a máquina virtual?

O ajax já respondeu. Precisamente isso.
O parallels tem a vantagem do coerence mas tb tem um problema pelo menos para mim. Não permite activar os dois CPUs. Funciona apenas com um. A mim interessa-me por causa do folding pq estou a foldar dentro de uma VM.
Como já disse a experiência ainda faz mais sentido com dual display.

iGama:
Pelos vistos o Mark conseguiu ultrapassar a questão da licença com o VMware. Antes o automatix não tinha o server pq era necessário usar um serial number fornecido gratuitamente mas que tinha que ser colocado. Vi uma discussão no automatix na altura e como violava o EULA do VMware eles não tinham essa opção. Pelos vistos a coisa está cada vez melhor. A meu ver dudas coisas menos boas com a versão Server. Mais lento que este 6.0 e não ter o drag and drop.

ajax:

Confirma se o Fusion (nome deste 6.0 para Mac se não me engano) não tem o modo coerence. Penso que não mas se me lembro tem a vantagem tb de poder configurar 2 cpus.

Com a fasquia a este nível, mesmo sem coerência e com as várias opções que existem, não é só o VMware é tb o virtualbox, kvm, xen todos ainda uns furos atrás está aberto o caminho para uma enorme luta entre SOs dos quais sinceramente não sei o que vai acontecer. Bem pode ser um aumento cada vez maior do Linux. A apple tem no OS X um excelente SO como é obvio mas limitado ao seu hardware complica as coisas. Já o disse antes. A apple o que devia fazer era com o Leopard cá fora abrir o Tiger para todos os PCs (mesmo a custar dinheiro seria um sucesso fenomenal aposto. Se bem que o maior inimigo do Leopard pode mesmo ser o Tiger mas com o preço baixo do OS X o pessoal vai mudar (ainda estou para ver se o Core Animation funciona nos MacBook actuais. Se não funcionar vou dizer isso no forum da apple bem alto :D)

Em resumo se puderem experimentem. Dêm uma possibilidade ao Linux que pode bem ser uma excelente opção para todos. Qd vir um tutorial de instalação do VMware 6.0 em Linux coloco aqui.
Não deve ser muito diferente disto: http://www.howtoforge.com/ubuntu_vmware_server

Para instalarem as VMTools no VMware numa máquina virtual com o Ubuntu 7.04 é isto:

INSTALAÇÃO VMTools

Na consola escrever:

sudo apt-get install build-essential
De seguida:

sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
De seguida:

vmwaretoolsinstalleh6.png


Irá aparecer dentro da VM um CD-ROM com dois ficheiros lá dentro.

A seguir e sempre na consola escrever:

cp /cdrom/*.gz /tmp/
tar xvzf VM*.gz
sudo ./vmware-install.pl
A resposta a todas as perguntas é a default.

Para aceder ao VMTools:

/usr/bin/vmware-toolbox
Instalar o Ubuntu 7.04 podem ver aqui. É igual na versão 6.0:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=150314
 
Ok. Estão aqui a fazer uma confusão tão grande que até mete medo. Quem lê as notícias na diagonal é o que dá.

O Vmware com suporte drag&drop é o VMWARE WORKSTATION 6, não o Vmware server, que é grátis. O vmware workstation não é grátis, é pago, e bem pago. Eu edxperimentei o workstation 6 RC (release candidate) e a funcionalidade em causa funcionava perfeitamente, pelo menos entre linux e windows.

Agora a sério. Tenham mais cuidado com estas notícias lidas na transversal ...
 
Tens razão e por essa razão deverias ler o post do Metro que diz and i quote
"Melhor do que isto só o VMWare Server que é gratuito passar a ter esta funcionalidade do drag and drop. Esperemos que sim."
 
Comecei hoje a experimentar VMWare, e estou a adorar a experiencia. Mas, que é bastante útil o drag and drop nas VM lá isso é. Gostava de poder experimentar esta VMware Workstation 6.0, mas se é a pagar e bem como diz o ruimoura, passa a estar fora de questão.


Excelente é tb que entram e saiem com o rato da VM sem ter que fazer Ctrl + Alt. Eu pelo menos com dois monitores tenho a VM num e o XP no outro e não preciso de clicar em nenhum lado para o rato mudar.
Isto é das caracteristicas que mais confusão me faz, estar sempre a carregar CTRL + ALT para sair com o rato da VM. Tu usas VM com dois monitores, agora imagina tudo num monitor de 15".

Para mim das melhores coisas que me poderiam dar era a VMware Workstation, já que quero mudar de vez para Linux.

Com VM não temos aceleração gráfica, pois não?

[OFFTOPIC] Metro, os teus dois hobbies são VM e Folding, não são? :kfold:.[OFFTOPIC]
 
Mas o programa em causa não se chama VMware 6, chama-se VMware Workstation.

O VMware Server vai na versão 1.0.2...
De qq forma já edito o título.
A primeira frase do primeiro post diz logo que o programa é a pagar :)

Comecei hoje a experimentar VMWare, e estou a adorar a experiencia. Mas, que é bastante útil o drag and drop nas VM lá isso é. Gostava de poder experimentar esta VMware Workstation 6.0, mas se é a pagar e bem como diz o ruimoura, passa a estar fora de questão.


Isto é das caracteristicas que mais confusão me faz, estar sempre a carregar CTRL + ALT para sair com o rato da VM. Tu usas VM com dois monitores, agora imagina tudo num monitor de 15".

Para mim das melhores coisas que me poderiam dar era a VMware Workstation, já que quero mudar de vez para Linux.

Com VM não temos aceleração gráfica, pois não?

[OFFTOPIC] Metro, os teus dois hobbies são VM e Folding, não são? :kfold:.[OFFTOPIC]

A questão do monitor de 15 é a seguinte. A peça mais importante do PC deveria começar por ser o monitor, a seguir a cadeira e depois o resto. Ao preço dos monitores tem mesmo que se ter algo grande nos dias de hoje.
Dual display é realmente excelente e permite estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eu pago a factura de ter dificuldade em me concentrar em apenas uma coisa. E agora preciso bem disso:D

Se usares o VMware vais ver que te poupa imenso tempo. Nunca estragas um SO se quiseres...
 
Última edição:
Comecei hoje a experimentar VMWare, e estou a adorar a experiencia. Mas, que é bastante útil o drag and drop nas VM lá isso é. Gostava de poder experimentar esta VMware Workstation 6.0, mas se é a pagar e bem como diz o ruimoura, passa a estar fora de questão.


Isto é das caracteristicas que mais confusão me faz, estar sempre a carregar CTRL + ALT para sair com o rato da VM. Tu usas VM com dois monitores, agora imagina tudo num monitor de 15".

Para mim das melhores coisas que me poderiam dar era a VMware Workstation, já que quero mudar de vez para Linux.

Com VM não temos aceleração gráfica, pois não?

[OFFTOPIC] Metro, os teus dois hobbies são VM e Folding, não são? :kfold:.[OFFTOPIC]

Só precisas de fazer a tal combinação de teclas se tivers a vm em fullscreen. Se tiveres um monitor avantajado, podes muito bem ter a vm a 1024*768, em janela, e assim já não precisas das teclas.

A aceleração 3d está em estudo, tanto pelo vmware como pelo parallels (o vmware fusion, para mac, já suporta, numa fase muito beta, aceleração 3d, mas só para jogos directx 7, ou seja, já bastante antigos).
 
Tenho dual monitor, 1440x900 e 1024x768, e tenho linux instalado na VMware, como faço para não ter que fazer CTRL+ALT para libertar o rato sempre que tenho que mudar ?

Não consigo por isso a dar ...
 
Tenho dual monitor, 1440x900 e 1024x768, e tenho linux instalado na VMware, como faço para não ter que fazer CTRL+ALT para libertar o rato sempre que tenho que mudar ?

Não consigo por isso a dar ...

Já disse no post precisamente acima ... Se tiveres full screen tens que fazer essa combinação de teclas (ou outra por ti definida). Ou se não tens em full-screen e mesmo assim não consegues libertar o cursor automaticamente é porque tens obviamente que instalar o vmware-tools, também já referido acima.
 
Última edição:
Já disse no post precisamente acima ... Se tiveres full screen tens que fazer essa combinação de teclas (ou outra por ti definida). Ou se não tens em full-screen e mesmo assim não consegues libertar o cursor automaticamente é porque tens obviamente que instalar o vmware-tools, também já referido acima.

Com o 6.0 e depois de ter instalado as VMTools (não sei se antes funcionava) tendo em full screen a VM o rato anda sempre na boa de um lado para o outro.
Até permite mandar janelas do XP para cima da VM que não há problema. Clicando na VM elas passam para background.
Isto é a melhor invenção depois do pão às fatias :D
 
Com o 6.0 e depois de ter instalado as VMTools (não sei se antes funcionava) tendo em full screen a VM o rato anda sempre na boa de um lado para o outro.
Até permite mandar janelas do XP para cima da VM que não há problema. Clicando na VM elas passam para background.
Isto é a melhor invenção depois do pão às fatias :D

Mesmo em full screen? Cool ... Quanto tempo é que se pode experimentar?
 
Mesmo em full screen? Cool ... Quanto tempo é que se pode experimentar?

Sim.
Tenho o XP num monitor e a VM no outro. E como deixa colocar janelas do XP por cima da VM posso usar o espaço todo como se não tivesse a VM :)

Evaluate VMware Workstation

Register for your free 30-day evaluation license.
You will receive an email with a temporary serial number for VMware Workstation. Download product binaries from the link provided on the registration confirmation page. When you’re ready, please purchase a permanent VMware Workstation license.
 
Não percebi uma coisa, para que serve o Cycle Multiple Monitor ?

De resto já puz a dar, muito bom :) Agora é que vou começar a parender a mexer em linux, aproveitar e comprar outro monitor :)
 
Back
Topo