1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VNC consome tráfego?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Corsair, 1 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2359)

1. Corsair

Corsair Power Member

Bom ano a todos!

Tenho casa em Mafra e a cobertura net é miserável -apenas posso ter sapo com a assinatura de linha telefónica, com tudo isto, e já que n utilizo o telf, os gastos mensais rondam os 45€ só para ter internet.

Em casa dos meus pais quem paga são...errr...os meus pais :) Logo a ideia é cancelar o serviço sapo que tenho em mafra e aceder remotamente ao pc que tenho em casa dos meus pais para acesso à internet já que o volume de tráfego que utilizo é bastante.

No entanto, a minha dúvida prende-se com os consumos através do acesso remoto. Será que a ideia de escolher um tarifário internet móvel pré-pago é absurda? Ou será melhor escolher um tarifário mínimo que ronda os 22€ mensais? O VNC ou SSL-Explorer consomem muito volume de tráfego?

Cumps

2. AwakE

AwakE Banido

Pensa em informação. Para tu veres a informação no teu PC, o outro PC tem de a enviar através na net.

Imagina que sacas um video para o outro PC, e depois tentas vê-lo por VNC. No fundo vais estar a fazer streaming do video, o que como deves imaginar, gasta bastante banda. Não gastaste banda (ou gastaste pouco) para o sacar, mas gastas para o ver.

Se tu não precisasses de ter muita banda para aceder ao outro PC, tinhas descoberto o Santo Graal da internet.

Conclusão: O consumo depende muito do que queres fazer via VNC.

Última edição: 1 de Janeiro de 2009
  3. Corsair

Corsair Power Member

Não pretendo fazer nenhum streaming. Apenas gestão de downloads que estão no pc de casa dos meus pais. Downloads esses feitos usando a rede deles. A minha servirá apenas para os gerir, ver mail e pouco mais. Daí a ideia de optar por um tarifário pré-pago. Mas a história dos 12 dias de utilização...

Acho que a melhor forma é simular o tipo de utilização que lhe vou dar e tentar contabilizar o tráfego gasto para ver se realmente compensa ou n...

4. Corsair

Corsair Power Member

Daí estar também a discutir a possibilidade de um tarifário pré-pago... ou com menos custos...

5. yahh

yahh I folded Myself

Vi mal, peço desculpa, sabes como é, efeitos da passagem de ano :x

6. Corsair

Corsair Power Member

;)

7. AwakE

AwakE Banido

Se só vais aceder a mail e pouco mais, para que raio precisas de fazer a ligação VNC? Só para gerir os downloads. De resto já que tens net (para usar o VNC), acedes directamente à web. Estás a fazer filmes para nada.

O pre-pago é vantajoso somente se não passas muito tempo nessa casa.

8. hgdn

hgdn Power Member

Mesmo que fizesses download de um vídeo na máquina remota e o abrisses remotamente, não seria streaming. O streaming e outros serviços usam protocolos especificos e as coisas não funcionam bem assim como o AwakE disse.

Apartir do momento que te ligares à máquina remota, o consumo será sempre o mesmo independentemente do que estiveres a fazer (excluindo file sharing claro). Se for para fazer apenas acesso remoto para gestão dos teus downloads, ler mails localmente e pouco mais é capaz de render mas não com net portatil pré-paga porque tens limites rídiculos. Vais gastar imenso dinheiro a recarregar aquilo e vais acabar por gastar mais do que se subscreveres um daqueles serviços de 1GB que na minha opinião já seria suficiente.

9. AwakE

AwakE Banido

Nem sequer é streaming, foi-se só para exemplificar. Aliás acho que video via VNC não funciona nada bem.
    O que eu quis dizer é que tudo o que ele fosse fazer através de VNC era mais eficiente fazer directamente. Não era por fazer via VNC que ia poupar trafego.

10. Corsair

Corsair Power Member

Se o consumo é sempre o mesmo a partir do momento que me ligo á máquina remota, está tudo mais que impecável! Nesse caso, até o pré-pago de 10€ mesmo que tenha um prazo de 12 dias acaba por compensar, já que inclusivamente não preciso de usar todos os dias. Em vez de 45€ mensais passo para 10€.

N vou fazer file sharing, para isso mais valia estar quieto... Nem consideraria internet móvel para o efeito. Nem ver videos, que através de VNC é para esquecer. Preciso é de gerir/descarregar alguns ficheiros volumosos a partir do pc que está em casa dos meus pais e precisava de saber como seria a contabilização de tráfego nesse caso. Se é "nulo" tanto melhor...

Obrigado a todos pela ajuda! ;)

11. AwakE

AwakE Banido

O que queres dizer com isto? Se acederes à net via VNC o trafego vai contar em ambos os PCs.

12. Corsair

Corsair Power Member

Tens a certeza AwakE? O hgdn diz-me que n.

Quem é que me está a aldrabar? :)

13. AwakE

AwakE Banido

Não penses em tecnologia, pensa em lógica (e teoria da informação se a conheceres).

A informação tem de chegar ao teu PC de alguma forma, isso implica bits (informação) passar na rede, que por sua vez implica tráfego. O tráfego pode não ser igual nos dois PCs, mas garanto-te que gastas tráfego no PC remoto.

Sou engenheiro electrotecnico, de telecomunicações. Acho que ainda sei mais ou menos do que estou a falar. Nem preciso de perceber de VNC para saber que vais gastar tráfego.

EDIT: Já para não falar que usar VNC a partir de uma ligação de pouca banda é um inferno. Uso VNC para me ligar a servidores remotamente via banda larga TMN, e a experiência não é propriamente fluida.

14. hgdn

hgdn Power Member

Ninguém te está a aldrabar. O que eu tentei fazer foi tentar fazer alguns reparos ao que o AWakE disse.

O tráfego será sempre o mesmo, com isso não quis dizer que não te consome tráfego. Por parte de ambos os computadores vai existir downloads e uploads. Lógicamente, a máquina remota vai fazer mais uploads e a local mais downloads. A questão é, apartir do momento que te ligares o volume de trafego por parte da máquina local de onde estas a aceder será sempre o mesmo, com isto quero dizer que o consumo estará sempre compreendido num espaço de valores e faças o que fizeres no computador remoto não te vai consumir mais nem menos.

Agora na parte da internet que queres contractar, para mim, net portátil pré-paga servirá na boinha se tu a utilizares exclusivamente para aceder à máquina remota e gerires os downloads que o outro computador está a fazer. Isto se a sessão não for muito longa. Mas, e tal como te tinha dito, Internet é Internet e a pessoa tem sempre tendencia para "ir ver só mais esta página" ou "só ver este vídeo no youtube" e tenho a sensação que vais dar por ti a carregar mais do que 2 ou 3 vezes por mês e vais pagar mais assim, mas isso já sou eu a pressupor.

15. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Porque não apontas no router do teus pais, a porta 3389 para o IP da máquina e acedes via RDP?
    A gestão de tráfego a meu ver é mais bem feita, do que usar o VNC através da net.

16. Corsair

Corsair Power Member

Tive a fazer experiências com o remote desktop do windows e os resultados são:

PC em minha casa- Consome o tráfego como se estivesse em casa dos meus pais. Acho até que consome mais que se estivesse a trabalhar no pc de casa dos meus pais sem qualquer ligação remota.
    PC em casa dos meus pais- Não consome tráfego nenhum... zero mesmo!

É como se passasse o testemunho...

Ainda assim, para ver mails e gerir os downloads que pretendo serve-me ter uma pré-paga na outra casa. Faço um schedule para início dos downloads e antes de começarem desligo a ligação remota.

O que eu queria saber de alguém que percebe disto melhor que eu é se existe forma de dar a volta a isto. As minhas suspeitas pendem para o n... :)

17. AwakE

AwakE Banido

Já te expliquei que não. Teoria da informação. Incerteza. Entropia. Para fazeres chegar a informação ao PC remoto tens de gastar banda, não há volta a dar.

E não preciso perceber nada de VNC. É uma questão de matemática e probabilidades.

Para quê? A não ser que estejas a olhar para a directoria de download, não passa nenhuma informação para o PC remoto. Pensa sempre em informação. Só a informação a que acederes é que gera tráfego (veres o rato a mexer é informação).

Última edição: 2 de Janeiro de 2009
  18. hgdn

hgdn Power Member

Desculpa lá mas continuas a estar errado.... Não podes falar em matemática nem probabilidades porque não tem nada a ver com o caso.

Quando ele (cliente) se ligar a um pc remoto (servidor) será criada uma ligação, "uma espécie de túnel", e o consumo será constante, independentemente de estar a olhar para uma directoria ou a mexer o rato ou outra coisa qualquer. Seja RDP, RFB ou outro protocolo qualquer, a partir do momento que a ligação estiver estabelecida irá sempre gerar trafego.

Existem é formas de poupar alguma largura de banda e evitar gastar tanto trafego, usando uma qualidade de imagem inferior, a preto e branco por exemplo. Também dá para forçar imagem apenas a 8-bit. E também existem programas (o VNC é um deles penso eu) que estão desenhados para que, quando minimazados, utilizem menos recursos e logo, gastem menos.

19. AwakE

AwakE Banido

Desculpa lá, não venhas discutir com a teoria básica por tras de comunicação. A serio.
    Estuda teoria de comunicação, e depois vem falar comigo.

Ele perguntou se VNC gasta banda. A resposta é sim, não há volta a dar-lhe, e isso está garantido pela teoria da informação. O movimento do rato que eu descrevi é informação. Se o protocolo envia apenas o movimento, ou se envia constantemente a imagem é apenas uma questão de eficiência de transmissão de informação, mas vai SEMPRE gastar tráfego, e não preciso conhecer o protocolo para o saber. Chega saber matemática e probabilidade aplicada.

Última edição: 3 de Janeiro de 2009
  20. seed.helper

seed.helper Power Member

vnc gasta bastante

para gerir downloads tudo bem agr para o resto :x2:

Partilhar esta Página