VNC consome tráfego?

Corsair

Power Member
Bom ano a todos!

Tenho casa em Mafra e a cobertura net é miserável -apenas posso ter sapo com a assinatura de linha telefónica, com tudo isto, e já que n utilizo o telf, os gastos mensais rondam os 45€ só para ter internet.

Em casa dos meus pais quem paga são...errr...os meus pais :) Logo a ideia é cancelar o serviço sapo que tenho em mafra e aceder remotamente ao pc que tenho em casa dos meus pais para acesso à internet já que o volume de tráfego que utilizo é bastante.

No entanto, a minha dúvida prende-se com os consumos através do acesso remoto. Será que a ideia de escolher um tarifário internet móvel pré-pago é absurda? Ou será melhor escolher um tarifário mínimo que ronda os 22€ mensais? O VNC ou SSL-Explorer consomem muito volume de tráfego?

Cumps
 
Pensa em informação. Para tu veres a informação no teu PC, o outro PC tem de a enviar através na net.

Imagina que sacas um video para o outro PC, e depois tentas vê-lo por VNC. No fundo vais estar a fazer streaming do video, o que como deves imaginar, gasta bastante banda. Não gastaste banda (ou gastaste pouco) para o sacar, mas gastas para o ver.

Se tu não precisasses de ter muita banda para aceder ao outro PC, tinhas descoberto o Santo Graal da internet.

Conclusão: O consumo depende muito do que queres fazer via VNC.
 
Última edição:
Não pretendo fazer nenhum streaming. Apenas gestão de downloads que estão no pc de casa dos meus pais. Downloads esses feitos usando a rede deles. A minha servirá apenas para os gerir, ver mail e pouco mais. Daí a ideia de optar por um tarifário pré-pago. Mas a história dos 12 dias de utilização...

Acho que a melhor forma é simular o tipo de utilização que lhe vou dar e tentar contabilizar o tráfego gasto para ver se realmente compensa ou n...
 
Última edição:
Não pretendo fazer nenhum streaming. Apenas gestão de downloads que estão no pc de casa dos meus pais. Downloads esses feitos usando a rede deles. A minha servirá apenas para os gerir, ver mail e pouco mais. Daí a ideia de optar por um tarifário pré-pago. Mas a história dos 12 dias de utilização...
Se só vais aceder a mail e pouco mais, para que raio precisas de fazer a ligação VNC? Só para gerir os downloads. De resto já que tens net (para usar o VNC), acedes directamente à web. Estás a fazer filmes para nada.

O pre-pago é vantajoso somente se não passas muito tempo nessa casa.
 
Não pretendo fazer nenhum streaming. Apenas gestão de downloads que estão no pc de casa dos meus pais. Downloads esses feitos usando a rede deles. A minha servirá apenas para os gerir, ver mail e pouco mais. Daí a ideia de optar por um tarifário pré-pago. Mas a história dos 12 dias de utilização...

Acho que a melhor forma é simular o tipo de utilização que lhe vou dar e tentar contabilizar o tráfego gasto para ver se realmente compensa ou n...


Mesmo que fizesses download de um vídeo na máquina remota e o abrisses remotamente, não seria streaming. O streaming e outros serviços usam protocolos especificos e as coisas não funcionam bem assim como o AwakE disse.

Apartir do momento que te ligares à máquina remota, o consumo será sempre o mesmo independentemente do que estiveres a fazer (excluindo file sharing claro). Se for para fazer apenas acesso remoto para gestão dos teus downloads, ler mails localmente e pouco mais é capaz de render mas não com net portatil pré-paga porque tens limites rídiculos. Vais gastar imenso dinheiro a recarregar aquilo e vais acabar por gastar mais do que se subscreveres um daqueles serviços de 1GB que na minha opinião já seria suficiente.
 
Mesmo que fizesses download de um vídeo na máquina remota e o abrisses remotamente, não seria streaming. O streaming e outros serviços usam protocolos especificos e as coisas não funcionam bem assim como o AwakE disse.
Nem sequer é streaming, foi-se só para exemplificar. Aliás acho que video via VNC não funciona nada bem.
O que eu quis dizer é que tudo o que ele fosse fazer através de VNC era mais eficiente fazer directamente. Não era por fazer via VNC que ia poupar trafego.
 
Última edição:
Se o consumo é sempre o mesmo a partir do momento que me ligo á máquina remota, está tudo mais que impecável! Nesse caso, até o pré-pago de 10€ mesmo que tenha um prazo de 12 dias acaba por compensar, já que inclusivamente não preciso de usar todos os dias. Em vez de 45€ mensais passo para 10€.

N vou fazer file sharing, para isso mais valia estar quieto... Nem consideraria internet móvel para o efeito. Nem ver videos, que através de VNC é para esquecer. Preciso é de gerir/descarregar alguns ficheiros volumosos a partir do pc que está em casa dos meus pais e precisava de saber como seria a contabilização de tráfego nesse caso. Se é "nulo" tanto melhor...

Obrigado a todos pela ajuda! ;)
 
Tens a certeza AwakE? O hgdn diz-me que n.
Não penses em tecnologia, pensa em lógica (e teoria da informação se a conheceres).

A informação tem de chegar ao teu PC de alguma forma, isso implica bits (informação) passar na rede, que por sua vez implica tráfego. O tráfego pode não ser igual nos dois PCs, mas garanto-te que gastas tráfego no PC remoto.

Sou engenheiro electrotecnico, de telecomunicações. Acho que ainda sei mais ou menos do que estou a falar. Nem preciso de perceber de VNC para saber que vais gastar tráfego.

EDIT: Já para não falar que usar VNC a partir de uma ligação de pouca banda é um inferno. Uso VNC para me ligar a servidores remotamente via banda larga TMN, e a experiência não é propriamente fluida.
 
Última edição:
Tens a certeza AwakE? O hgdn diz-me que n.



Quem é que me está a aldrabar? :)


Ninguém te está a aldrabar. O que eu tentei fazer foi tentar fazer alguns reparos ao que o AWakE disse.

O tráfego será sempre o mesmo, com isso não quis dizer que não te consome tráfego. Por parte de ambos os computadores vai existir downloads e uploads. Lógicamente, a máquina remota vai fazer mais uploads e a local mais downloads. A questão é, apartir do momento que te ligares o volume de trafego por parte da máquina local de onde estas a aceder será sempre o mesmo, com isto quero dizer que o consumo estará sempre compreendido num espaço de valores e faças o que fizeres no computador remoto não te vai consumir mais nem menos.

Agora na parte da internet que queres contractar, para mim, net portátil pré-paga servirá na boinha se tu a utilizares exclusivamente para aceder à máquina remota e gerires os downloads que o outro computador está a fazer. Isto se a sessão não for muito longa. Mas, e tal como te tinha dito, Internet é Internet e a pessoa tem sempre tendencia para "ir ver só mais esta página" ou "só ver este vídeo no youtube" e tenho a sensação que vais dar por ti a carregar mais do que 2 ou 3 vezes por mês e vais pagar mais assim, mas isso já sou eu a pressupor.
 
Porque não apontas no router do teus pais, a porta 3389 para o IP da máquina e acedes via RDP?
A gestão de tráfego a meu ver é mais bem feita, do que usar o VNC através da net.
 
Tive a fazer experiências com o remote desktop do windows e os resultados são:

PC em minha casa- Consome o tráfego como se estivesse em casa dos meus pais. Acho até que consome mais que se estivesse a trabalhar no pc de casa dos meus pais sem qualquer ligação remota.
PC em casa dos meus pais- Não consome tráfego nenhum... zero mesmo!

É como se passasse o testemunho...

Ainda assim, para ver mails e gerir os downloads que pretendo serve-me ter uma pré-paga na outra casa. Faço um schedule para início dos downloads e antes de começarem desligo a ligação remota.

O que eu queria saber de alguém que percebe disto melhor que eu é se existe forma de dar a volta a isto. As minhas suspeitas pendem para o n... :)
 
O que eu queria saber de alguém que percebe disto melhor que eu é se existe forma de dar a volta a isto. As minhas suspeitas pendem para o n... :)

Já te expliquei que não. Teoria da informação. Incerteza. Entropia. Para fazeres chegar a informação ao PC remoto tens de gastar banda, não há volta a dar.

E não preciso perceber nada de VNC. É uma questão de matemática e probabilidades.

Faço um schedule para início dos downloads e antes de começarem desligo a ligação remota.
Para quê? A não ser que estejas a olhar para a directoria de download, não passa nenhuma informação para o PC remoto. Pensa sempre em informação. Só a informação a que acederes é que gera tráfego (veres o rato a mexer é informação).
 
Última edição:
Já te expliquei que não. Teoria da informação. Incerteza. Entropia. Para fazeres chegar a informação ao PC remoto tens de gastar banda, não há volta a dar.

E não preciso perceber nada de VNC. É uma questão de matemática e probabilidades.


Para quê? A não ser que estejas a olhar para a directoria de download, não passa nenhuma informação para o PC remoto. Pensa sempre em informação. Só a informação a que acederes é que gera tráfego (veres o rato a mexer é informação).

Desculpa lá mas continuas a estar errado.... Não podes falar em matemática nem probabilidades porque não tem nada a ver com o caso.

Quando ele (cliente) se ligar a um pc remoto (servidor) será criada uma ligação, "uma espécie de túnel", e o consumo será constante, independentemente de estar a olhar para uma directoria ou a mexer o rato ou outra coisa qualquer. Seja RDP, RFB ou outro protocolo qualquer, a partir do momento que a ligação estiver estabelecida irá sempre gerar trafego.

Existem é formas de poupar alguma largura de banda e evitar gastar tanto trafego, usando uma qualidade de imagem inferior, a preto e branco por exemplo. Também dá para forçar imagem apenas a 8-bit. E também existem programas (o VNC é um deles penso eu) que estão desenhados para que, quando minimazados, utilizem menos recursos e logo, gastem menos.
 
Desculpa lá mas continuas a estar errado.... Não podes falar em matemática nem probabilidades porque não tem nada a ver com o caso.
Desculpa lá, não venhas discutir com a teoria básica por tras de comunicação. A serio.
Estuda teoria de comunicação, e depois vem falar comigo.

Ele perguntou se VNC gasta banda. A resposta é sim, não há volta a dar-lhe, e isso está garantido pela teoria da informação. O movimento do rato que eu descrevi é informação. Se o protocolo envia apenas o movimento, ou se envia constantemente a imagem é apenas uma questão de eficiência de transmissão de informação, mas vai SEMPRE gastar tráfego, e não preciso conhecer o protocolo para o saber. Chega saber matemática e probabilidade aplicada.
 
Última edição:
Back
Topo