Vodafona fibra vs rede ITED

xiobetic

Membro
Boa tarde,


O motivo que me traz aqui é o seguinte: contratei já algum tempo o serviço fibra da vodafone, no entanto aquando da instalação, parece-me que os técnicos basicamente ignoraram a rede ITED que o apartamento possuía. Pela analise que fiz (sou um pouco “naif” na matéria, confesso!) existe um cabo de fibra ótica que vem do exterior do apartamento, atravessa o ATI e vai diretamente para uma caixa branca (é onde se faz a fusão da fibra?) na sala, sendo que é a partir daqui que toda a instalação foi realizada. Acontece que com isto, para além de ter perdido toda a rede RJ45, desligaram-me a ligação RJ11 com o alarme, o que faz que o mesmo não comunique aquando algum possível incidente.


Após alguma pesquisa, fiquei tentando em mover o router para junto do ATI, sendo que a partir daí tenciono fazer as ligações necessárias com o ATI de forma ativar a rede RJ45, o Alarme, etc...


Posto isto gostaria de vos solicitar alguns concelho, se estou a pensar corretamente na solução e se a mesma é exequível. Outra questão prende-se com a fusão da fibra junto ao novo local da instalação, é algo muito complexo de se executar? Que tipo de aparelhagem irei necessitar?


Obrigado.
 
Boas,

Esquece lá a fusão..

Deves é reclamar na vodafone que a equipa que ai foi não fez as coisas correctamente.

Basicamente foram mesmo pelo mais fácil.

Agora a questão é tens espaço para meteres o router all in one dentro do quadro ITED?? É provável que ao colocares o router lá dentro percas sinal wifi, mas nada que uns acess point não resolva.

Como é possível é terem feito isso... e o RF injectaram na tomada mais próxima não? Não estavas presente na instalação?

Boa sorte! :P
 
Agora sinceramente vai-te ser difícil "reclamares" a instalação.
A instalação foi efetuada e ao certo foi assinada uma guia de intervenção a confirmar que tudo estava correto conforme pretendias. Muito possivelmente para te refazerem a instalação vão-te cobrar porque, tal como disse acima, ao se assinar a guia de intervenção confirmou-se que a instalação ficou feita de acordo com o pretendido (e refazer a instalação conta com 100€+).

De qualquer das formas, passares a fibra para outro local, esquece. Simplesmente não vai acontecer. Primeiro, não tem comprimento suficiente e é suposto ficar como está (é suposto ter ficado o cabo de fibra enrolado e não esticado) para evitar partires o a cablagem.

Pelo que percebi, o máximo que poderás fazer é esticar um cabo RJ45 do router até à caixa ITED e para o alarme, ligares o RJ11 à caixa ITED (se tiver) e encaminhar para o router na porta telefónica. De notar que se só tiveres uma RJ11 na ITED, depois não consegues enviar o sinal telefónico para toda a casa.

Realmente para fazeres isto tudo sem custos, vais precisar mesmo de sorte.

Um conselho que te posso dar é: Se não foi assinada nenhuma guia de intervenção, aperta com eles e pede para fazerem a instalação como deve de ser (nem que te faças de parvo e digas que quando ligas um cabo RJ45 à tomada não tens NET). Alegas que os técnicos são eles e não tinhas que saber se era assim ou não que se fazia a ligação à caixa ITED... Sempre podes tentar, mas não acredito que caiam na situação.

Agora se tiveres guia assinado, vai ser muito muito complicado sem pagares...

P.S. Se tiveres que pagar e se estiveres perto do final da fidelização, sempre podes tentar negociar com eles a refidelização em troca de uma deslocação técnica para te fazerem a instalação como deve de ser.
 
@xiobetic coloca algumas, fotos sff, primeiro par aperceber qual a versão do ITED instalada, e para tentar perceber como foi feito o chanato, eu reclamei uma instalação onde ignoraram por completo o ATI, e tiveram de ir refazer tudo, durante a instalação apenas estive uma hora presente e fartei-me de chamar a atenção, quando cheguei estava tudo na mesma conforme eu tinha visto, seguiu reclamação.
 
Se o ited tiver certificado, se.foi construido por lei pelo projecto da casa. Nao pode ser alterado de.qualquer maneira. Os tecnicos nao podem alterar/remover cabos. e tudo que seja avarias relacionados com tomadas e cabos do ited e responsabilidade cliente
as muitos tecnicos que nao cumprem facilitam e nao.informam cliente dos q,s depois e so problemas.
 
Não podes injetar o sinal ethernet na tomada mais próxima, ligando-a ao router do ISP, e depois, com um switch no ATI, utilizar o ponto de rede - que estará na ficha correspondente à tomada da respetiva divisão -, de forma a distribuir para todas as divisões?
 
Desde já as minhas desculpas pela minha ausência e um obrigado às resposatas obtidas.

Vou tentar explicar de novo, tentando respondendo às perguntas que foram surgindo.

Ponto previo, devo indicar que a fibra optica passa pelo interior do ATI, simplesmente vem da canalisação proveniente do exterior e entra directamente na canalização que vai para a sala.

O ATI que possuo é da marca Quiterios, um modelo que tem uns comutadores mecanicos, que penso que só funcionarão para sinal telefonico. Portanto na minha perspectiva poderão existir duas soluções:
1 - Instalar o router da vodafone no ATI, tentando puxar a fibra que vai para a sala e fazer uma nova fusão e a partir daqui, sedativar as ligações aos tais comutadores mecanicos, ligando as tomadas RJ45 directamente no router. O sinal telefonico, por sua vez, sairia do router, passava pelo alarme e, finalmente, ligaria ao telefone. Na sala instalaria um switch que serviria para ligar a box e um servidor que possuo.
2 - Instalar o switch no ATI e deixar o router na sala. Neste cenario teria que trazer um cabo de rede da sala para o ATI, atravês da tomada de parede, fazer as ligações no switch e destribuir para o resto da casa. Neste cenario, o problema seria como trazer o sinal de telefone, juntamente como o de dados, pela tomada RJ45 instalada na parede. Existe de alguma forma de o fazer?

Aquando da instalação eu não me encontrava presente, supondo que a minha esposa tenha assinado a tal guia.

sinceramente, a rede informatica não será a minha propriedade porque tirando o servidor, só fazemos uso do wi-fi. A minha prioridade maxima é colocar o alarme outra vez a funcionar a 100%, sem ter que compra um modulo gsm.
 
sinceramente, a rede informatica não será a minha propriedade porque tirando o servidor, só fazemos uso do wi-fi. A minha prioridade maxima é colocar o alarme outra vez a funcionar a 100%, sem ter que compra um modulo gsm.

basta então, caso não estejas a utilizar a tomada de rede da parede, ligar o cabo de telefone ( o de 2 fios) na tomada, e no ATI colocar os comutadores mecênicos no OP1. por exemplo.

No entanto até é simples passar um cabo apenas para injectares o sinal de telefone, basta passar outro cabo, trocar o espelho da tomada para um que tenha duas tomadas de rede e o cabo novo liga noutro conector na tomada da parede e no ATI onde diz IN (deve ter um ligador RJ45) cravando uma fiche rj45 no cabo de rede. para quem costuma fazer "biscates" em casa é relativamente simples, pode ser mesmo um cabo cat5e mas de preferência igual ao que já tens instalado.

coloca uma foto do ATI frente e interior para poder ajudar mais, pois só de ideias não dá muito bem, a quitérios tem alguns modelos de ATI's...
 
Última edição:
Back
Topo