1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vodafone 3G no Toshiba Portege R500!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por DjAlmada, 1 de Maio de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1063)

1. DjAlmada

DjAlmada Power Member

Boas,

Por acaso algum utilizador do fórum tem ideia de como configurar um cartão que vem de uma placa 3g da Vodafone no modem interno HSDPA do Portege R500?

Agradecia se possivel alguma info sobre o assunto se alguem tiver.

Obrigado,

Tiago

2. LeeMan

LeeMan Power Member

Provavelmente não vai dar.
    O melhor que fazes é ligar à vodafone.

(Digo que não vai dar pq liguei no ano passado por causa de um UMPC c/ 3g q pretendia comprar e eles disseram que não dava...)

3. DjAlmada

DjAlmada Power Member

Bem... depois de muitas tentativas... consegui resolver o assunto e de uma forma estupidamente bastante facil... já agora LeeMan, agradeco a tua resposta e se quiseres usar esta forma para configurar é bastante facil...

Depois de investigar alguns tutoriais de como colocar as placas da Vodafone a funcionar em Linux, espremi toda essa info e acabei por chegar a uma simples conclusao.

No Portege R500 existe um utilitario chamado Mobillink que serve para gerir a placa 3G HSDPA integrada do mesmo. Dentro dessa placa se inserirmos um cartão Vodafone de dados (eu estava a usar um cartao vindo de uma Novatel PCMCIA) ele reconheceu logo e pediu o PIN e até dava para mandar SMS, o problema surge quando tentamos fazer a ligacao a net e ele simplesmente nao autentica...

Ora dentro desse utilitario, basta irmos ao Menu e irmos ao Gestor de Perfis, surgira uma janela com um perfil existente q deverá chamar-se HSDPA Connection, que nao permite alterações, criamos um novo que neste exemplo se chamara VODAFONE e o nome do APN será SEMPRE internet.vodafone.pt.

O campo nome da Portadora de Dados é um nome a vossa escolha, se quiserem chamem Conexão Fodavone que ele também deixa :).

Agora vem a parte estupidamente engraçada, o username é nada mais nada menos que o numero de telefone do cartão e a password é o PIN do cartão.

O tipo de autenticaçao é PAP, basta escolher na dropdown que esta nesse menu. Facam apply e VOILA, esta pronto a conectar e funciona.

Espero ter-vos ajudado nesta questao, se nao ajudei, apaguem o post... ha ai muito lixo por limpar :)

Cumps,

DjAlmada

4. LeeMan

LeeMan Power Member

Como descobriste isso?

A mim desseram-me o que o hardware 3g tinha que ser validado/ certificado por eles vodafone...

5. DjAlmada

DjAlmada Power Member

E assim, eu trabalho numa Fnac, eu tinha um deadline ate ontem a hora de almoco para solucionar o problema a uma cliente q gastou 2.999 euros num Portege R500. Ela devolvia o computador se nao conseguissemos arranjar uma solucao.

Eu basicamente tive que tentar TUDO, e em desespero de causa e como nao perdia nada apenas tentei e inseri essas configuracoes... Descubro tambem que a Vodafone nao faz mais do que intrujar as pessoas com as suas placas USB, Express Card e afins, tu podes muito bem no eBay comprar placas dessas com slot para SIM card e que fazem precisamente a MESMA maravilha... xD

Ainda bem que estas coisas nos acontecem a nos... tambem para mostrar um pouco a muita gente q o pessoal das Fnacs nao e todo burro :D

6. LeeMan

LeeMan Power Member

Tudo o q está a dizer já eu sabia.

Agora essa do nº de tel + pin resolver a questão é que me tiar o sono.

Mas parabéns! :002:

Partilhar esta Página