1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Vodafone ADSL+ST5x6v6+Bridge

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Johev, 21 de Abril de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 10085)

1. Johev

Johev Power Member

Caros Zwamanos,

Estou completamente esgotado com este problema, e depois de passar 3 horas ao telefone com o apoio tecnico da vodafone venho pedir-vos ajuda.

Aderi recentemente à Vodafone ADSL Duplex 12 megas. Antes tinha a Clix com a mesma velocidade, mas como o serviço da vodafone é equivalente e mais barato, decidi mudar.

Neste momento tenho dificuldade em configurar o router da vodafone Thomson ST5x6v6 com o meu Asus WL-500GP v2 (firmware oficial da asus 3.0.3.6).

Vou vos tentar explicar o estado da situação.

1) O router da vodafone ST5x6v6 já está em modo bridge (após ligar para a vodafone e mandar um mail para eles, activaram me uma opção que me dá a possibilidade de usá-lo em bridge)

IP do router da vodafone 192.168.1.254

VPI/VCI 0/35

DHCP no router da vodafone ligado

Configuração do router WL-500GP v2

IP 192.168.1.1
    DHCP ligado
    Modo de funcionamento é home gateway
    tipo de ligação é dynamic IP (foi o que me disseram na vodafone, visto não haver codigos para o PPPoE)

O router thomson ST5x6v6 liga-se ao Asus WL-500GPv2 na porta WAN.

Infelizmente não está a dar.

Antes com a clix tive que mudar o IP do router da clix para 192.168.0.1 e mantive o router da Asus em 192.168.1.1, configurando o PPPoE e ficava tudo bem, mas já entei de tudo e não estou a conseguir nada com a vodafone.

Perguntas:
    a) Será que devo mudar o IP dos routers, se sim, de qual e como?

b) O router da vodafone tem a opção DHCP activa, devo desactivá-la ou manter, visto que o meu outro router da asus a tem activa

c) o router da vodafone tem uma opção por baixo da opção dhcp "IP automático activo" devo manter desactivada ou não?

Obrigado a todos.

2. c03lh0

c03lh0 Power Member

1º erro - tens dois DHCP servers na mesma rede, e isso dá problemas logo é normal que não consigas. proponho desactivares o dhcp do asus

2º erro - 3 horas ao telefone com o apoio técnico? por norma estes serviços de apoio não propriamente especializados, tendo em conta que é um serviço residencial. creio que é mais produtivo pedir-lhes para passarem o caso para uma área mais especializada e aguardar um contacto deles e tentar resolver a partir daí

3º erro - não usaste o search deste forum :004: já existe um tópico que fala exactamente este problema...

DICA: liga o speedtouch a uma porta de lan do asus, desactiva o DHCP no asus e configura uma default route para o speedtouch - 192.168.1.254

Já agora onde foste buscar essa ideia de pedir à vodafone para configurar a tua ligação em bridge ? creio que isso é para poderes ter o teu router adsl, podendo dispensar o speedtouch...

cumps

3. Johev

Johev Power Member

1 ERRO - usei o search do forum, mas não consegui entender bem como resolver o meu problema.

2 Erro - não queria usar a opção de ligar o router a uma porta lan, visto estar a usar todas neste momento, e preferir usar a WAN (já me tinha sido proposta essa alternativa)

3 Esclarecimento - Para que apareça a opção Bridge ou Ponte no router da Vodafone, tem que se falar com o apoio técnico e eles fazem a activação dessa opção remotamente. Caso contrário não podia usá-lo em modo bridge.

Quando activada a opção bridge o meu router principal deve tomar controlo da internet e redistribui-la a todos os restantes compotadores.

Gostava de saber se me aconselham a mudar o IP do meu router da ASUS para algo como 192.168.2.1, para não colidir com o da vodafone que é 192.168.1.254?

PS: É possivel ter o router THOMSON ST5x6v6 em modo bridge, o problema é depois na configuração dos restantes equipamentos.

Última edição: 21 de Abril de 2009
  4. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Bem... Em primeiro lugar posso dizer que sou Clix e tenho um router/modem igual (só o firmware será diferente, claro) e tenho depois um LinkSys WRT160N, e posso dizer que quando comprei o SpeedTouch me vi à rasca para confugurar isto.
    No meu caso, fiz de tudo para activar o bridge nesse modem mas não consegui, tal como se atribuires, a partir do Speedtouch, um IP público ao teu Asus não funciona (pelo menos comigo não funcionou).
    A única solução que arranjei foi de facto ligar o speedtouch a uma porta LAN do meu router wireless invés de usar a WAN.
    No entanto, se consegues activar o modo bridge no speedtouch, penso que seja possível. Antes de ter o speedtouch tive um Aolynk da Clix e tive em modo bridge e funciona perfeitamente. Como o fiz.
    Primeiro tive de definir valores VPI e VCI diferentes para a net. Assim que o fizeres, deixas de ter net.
    Segundo, definires os valores VPI/VCI 0/35 para uma qualquer ligação LAN do teu Speedtouch (não sei se podes fazer isso, sendo que é um passo necessário).
    A partir desse momento, o Router/modem está em modo bridge.

Depois, ligas a LAN do teu speedtouch (a mesma que definiste VPI/VCI 0/35) à entrada WAN do teu Asus, e no Asus seleccionas a opção de autenticação PPPoE.
    Metes os dados de Login do teu ISP (username e password) no Asus, e principio deve dar.

Pelo menos foi estes passos que eu segui para por o meu Aolynk da Clix em Modo Bridge...

Cumps

5. c03lh0

c03lh0 Power Member

Nesse caso o Speedtouch deverá atribuir ao teu Asus o IP dado pelo DHCP rede da Vodafone, fica a questão se é necessário desactivar ou não o DHCP do SpeedTouch... :confused:

A opção que te falei anteriormente é no caso de não teres pedido qualquer alteração no Speedtouch, e acaba por ser um workaround pois o Asus acaba por ficar em cascata e fica dessa forma um pouco limitado nas suas funcionalidades e limitado também em menos uma porta de LAN (CAPTAIN OBVIOUS TO THE RESCUE!! :D)

Quanto à questão do IP do Asus: sim, parece-me importante, mas nesse caso será importante mudar não só o IP da lan como de toda a rede interna.

Pergunta1: já consegues aceder à net dessa forma ?
    Pergunta2: qual é o ip que estás a receber no asus ? Podes confirmar isso na parte de status, creio (não estou agora em casas)

Cumps

6. c03lh0

c03lh0 Power Member

Pois esta é a parte que me faz mais confusão neste serviço pois não é por PPPoE nem há autenticação. a autorização à rede ADSL é feita pelo mac address, por isso se como tu fizeste na Clix, na Vodafone terá de se clonar o mac do speedtouch no nosso... não vejo outra solução.

7. Johev

Johev Power Member

Aqui vai a solução para todos os vossos problemas. Já tenho isto a bombar a uma hora (hehe) não é muito, mas não descansei sem que resolvesse o problema.

A parte mais importante deste tutorial será ter MUITA MUITA paciência, porque o DHCP servidor da Vodafone é lento a atribuir IP's e pode demorar até mais de 20 min para o fazer.

Aqui vai a configuração:

Router Thomson ST5x6v6:

1) Ligar para o 16913 e pedir activação do modo bridge (eles obrigaram-me a mandar um e-mail para o [email protected] a pedir que me activassem o modo bridge, têm que mencionar o vosso ADSL ID no mail).

2) Depois de eles fazerem a alteração no vosso router, na pagina inicial vai aparecer uma coisa a dizer "configuração do router" (não do lado direito, mas como se fosse uma hiperligação azul debaixo do ver os detalhes da intente) +/-

3) Carregam nela, e aparece-vos uma janela nova a dizer que vão começar a configuração do router, carregue seguinte para continua. (seguinte)

4) Na janela aparecem 2 opções, uma a dizer modo router e outra modo ponte (aparece mesmo em português), seleccionar a modo ponte e carregar seguinte.

5) Aparece VPI/VCI - escolher 0/35 e seguinte

6) Aparece uma coisa a dizer DHCP server (e ao lado irá estar seleccionado), desseleccionar isto (MUITO IMPORTANTE) e carregar seguinte

7) Irá aparecer um sumario das configurações, deve aparecer modo bridge, VPI/VCI 0/35, e DHCP server desactivado. Caso seja o caso carreguem em concluir (isto pode demorar bastante tempo, acho que deve ter demorado para cima de 1 min).

Não esquecer que o servidor DHCP da Vodafone é bastante lento, logo tem que se ter paciência. Para verificar se esta bem configurado ao aceder à página do router da thomson deve vos aparecer tipo de ligação bridge (alterado pelo utilizador).

Para se certificarem que está tudo bem com a vossa ligação vodafone podem sempre fazer isto: iniciar/executar/cmd (depois de abrir a linha de comando escrevam ipconfig).
    Se aparecer algo do género vodafoneadsl.pt

O vosso IP ser algo estranho tipo 95.105.148.88, então está tudo bem. Configuraram bem o vosso router e está em bridge, neste momento estão ligados directamente à Vodafone, sem routers nem firewalls pelo meio (CUIDADO estão desprotegidos mas não se alarmem). Verifiquem se têm internet (abrir uma pagina do Google basta)

Resumo da configuração do Thomson ST5x6v6:
    IP: 192.168.1.254 (o IP de origem)
    Modo: Bridge ou Ponte
    DHCP server: Desactivado (MUITO IMPORTANTE)
    Automatic IP: Desactivado (caso não o activaram manualmente não se preocupem porque ele não vem activado de inicio)

Desliguem o router thomson do vosso PC e liguem no à porta WAN do router2.
    Agora configurar o outro router2:

No meu caso é um Asus WL-500gPv2 com o firmware oficial 3.0.3.6 (gosto do ambiente gráfico dele)
    Liguem o router2 ao vosso PC por cabo (Ethernet), também dá pela rede sem fios no caso de ele disponibilizar essa função, mas eu prefiro fazer estas configurações pelo cabo).

Aceder à pagina do router
    No meu caso era http://192.168.1.1/
    DHCP server activado

Eu fiz um restore /reset ao router antes de iniciar tudo isto, para limpar tudo o que tinha da Clix nele, mas não deveria ser necessário.

Agora acedam à parte da configuração da internet do router2. No meu caso bastou ir ao Network-Map do lado esquerdo e carregar no ícone com a imagem do mundo por cima do router. Depois do lado direito vai vos aparecer do lado direito uma opção “quick internet setup” carregar no GO.

Após fazer isso, irá aparecer uma imagem a dizer “Please Choose the WAN connection type provided by your ISP.”

Entre várias opções vai aparecer:
    Dynamic IP: (Escolher ESTA para a Vodafone ADSL)
    PPPoE:
    Static IP:
    Etc.
    No hostname e MAC address não metem nada, e nos DNS1 e 2 também deixam tudo em automático. Fazem “apply” e aguardam.

Deve aparecer uma imagem a dizer que o router está a tentar obter as configurações automaticamente (começa a contar as tentativas de 1 a 9, durante 20 seg). Caso não consiga adquirir os dados pede para os configurar manualmente, mas isso não queremos. Voltem a tentar a detecção automática.
    Aqui é que muita gente comete o erro em não ter muita paciência. Infelizmente o DHCP da Vodafone é lento ou deve ter alguma coisa bloqueada que apenas atribui IP’s de X em X tempo. E como a vodafone atribui os IP’s pelo MAC, quando ligam o router a um PC e depois de seguida o desligam a voltam a ligá-lo a outro PC ou router2 a vodafone detecta novos MACs e vai tentar atribuir novo IP. Infelizmente isso pode durar até 20 min.

Aqui vem a paciência: vão tomar um café e voltem mais tarde para tentar a detecção automática das configurações no router2. Caso mesmo assim ao fim de uns largos minutos não detecte nada automaticamente, desliguem e voltem a ligar o router da Thomson (não o router2) e tentei novamente a detecção automática mal ele acabar de sincronizar, isto é quando as 4 luzes ficarem acesas).
    Se correr tudo como deve ser, o router2 (no meu caso o Asus) detecta as configurações e na pagina do router da ASUS aparecerá o vosso IP externo. Nesse momento já têm internet em todos os PC’s e quem está a gerir tudo isso é o router2.
    Boa sorte e caso não entendam alguma coisa, é só perguntar. :009:

8. c03lh0

c03lh0 Power Member

Muito bom!!

vou testar e também e enviar desde já o mail a pedir o bridge.

Essa alteração ficou feita no mesmo dia ?

cumps

9. Johev

Johev Power Member

Eles dizem que demora umas 8 horas, mas quando apertei com eles, e tendo em conta que me deram um router estragado o homem do suporte técnico fez a alteração em 5 min, e disse-me agora desliga o e volta a ligar router e por cima da opção reiniciar modem na página do router inicial vai aparecer uma nova opção a dizer configurar router.

Por isso, o tempo que isso demora são uns 5 min, ou menos, mas burocracias podem levar mais tempo.

É que quando activado o modo bridge eles deixam de poder ver o teu IP, e outras informações do router, e de fazer qualquer alteração nele.

Agora não te preocupes, eles disseram-me que se fizeres um reset ao router, ele fica com as opções de origem, o que significa que no caso de não conseguires ou não gostares podes sempre voltar atrás.

Outra observação, eles deram-me uma informação errada (cá para mim nem eles sabem). Se fizeres o reset ao router, ele realmente volta aos valores de origem, e voltas a ter net normalmente, mas a opção para o por em bridge não sai (pelo menos comigo não saiu), o que Significa que mais tarde podes voltar a meter em bridge sem os contactares :001:.

É que no desespero das coisas eu pensei, que se lixe vou meter isto na porta lan1 e fica o thomson a gerir a minha rede inteira, e realmente fiz o reset ao router. Funcionou, mas a opção manteve-se, e depois que vi isso, reparei que o servidor de DHCP deles demorava imenso tempo a atribuir-me um ip externo e que afinal o problema era deles e não meu.

Espero que corra tudo bem contigo, caso possa ajudar é só avisar. Se tiveres paciência, tira uns print screens, durante a configuração, já que quando consegui meter isto a funcionar já não arrisquei a fazer p reset e voltar a fazer tudo de novo.

Boa sorte.

10. Wonderm00n

Wonderm00n Power Member

Johev:

És o "máior"!

Já pedi a alteração para bridge e agora é aguardar e meter o meu smoothwall a bombar e ganhar controlo sobre a minha ligação ;-)

11. paulo1024

paulo1024 Power Member

Obrigado Johev finalmente consegui o que sempre quis fazer na minha ligação á internet, ter controlo total sobre ela.
    Mandei o tal email para a vodafone, e sim senhor, deram-me os previlégios para configurar completamente o router e ter acesso a essa funcionalidade (o brigde).
    Demorou uns dias mas já tenho ligação á internet através do thomson tg585 v7 a servir apenas de modem, e o meu belkin gateway está a servir de router.
    Mas agora existe um pequeno problema, já não consigo aceder ao thomson através do ip 192.168.1.254, apenas consigo aceder a uma página oculta que a vodafone tem acesso também (remotamente).
    A página é esta:
    Agora vem a parte menos boa disto tudo, não consigo aceder á pagina de configuração do router (o thomson)de nenhuma maneira.
    Segundo o que li, só dá por telnet, e eu sou muito sincero com vocês, nunca mexi com isso, como tal não percebo nada. Alguém me pode dar uma ajuda nesta situação?
    Queria aceder ao thomson e continuar com o router em brigde.
    Agradeço a vossa ajuda ;)
    Abraço.

12. amjpereira

amjpereira Folding Member

Ao alterar para modo bridge perde o acesso á página.

Não consegue ter as duas coisas, modo bridge e acesso á página via GUI.

Cumprimentos

13. paulo1024

paulo1024 Power Member

Eu acho que dá por telnet, mas não sei como fazer :S
    Obrigado

PS: Confusão minha, pensei mesmo que dava, porque a vodafone disse se clica-se num link, tinha acesso a uma página escondida que dava para configurar o router em brigde.
    Muito obrigado a todos, em especial ao amjpereira, e ao Johev, que por u2u me ajudou bastante.

Boas!

Confirmo que consigo aceder á GUI do router mesmo em brigde, para isso basta ligar a primeira porta lan do router ao pc, depois configurar manualmente o ip do computador (pode ser 192.168.1.100), depois meter o gateway principal o 192.168.1.254 , por fim aceder normalmente á GUI e fazer as alteraçoes que pretenderem.
    Posso dizer também que consegui configurar o router em brigde sem pedir á vodafone nem o desbloque-ei, demorei dias a conseguir resolver o problema, mas consegui, desactivei todas as funçoes do router ST516 v6, menos o modem obviamente :D

Está um mimo agora, sincronizado a 17.4mbps e 975kbps de upload.

Obrigado aos user´s que puseram informaçoes do género no fórum, valeu ;)

Cumprimentos

Última edição: 25 de Novembro de 2009
  14. Wonderm00n

Wonderm00n Power Member

Epá... paciência é favor... o raio do IP nunca mais chega!

É normal fazer o ipconfig /renew no PC e dar erro??

15. MaskedHero

MaskedHero Power Member

Isso é q consegues! Tive o meu speed mto tempo assim e conseguia sem problemas. Nao se pde é usar akele ip da gestão como gateway

16. MaskedHero

MaskedHero Power Member

sim... infelizmente demora bue

17. Johev

Johev Power Member

Desculpem nunca mais ter dito nada, mas até já me tinha esquecido deste post.

Ainda bem que foi útil a mais gente, visto que na vodafone me tinham sugerido que ligasse o router da thomson a uma posta lan (ex lan4) e que fosse ele a gerir toda a minha net. Ao que respondi, não gastei 60€ para ter um router de 5€ a mandar nisto tudo. :lol:

Um bom ano 2010 a todos.

18. paulo1024

paulo1024 Power Member

Mesmo, depois de buscas intensivas, até telnet domino. E tudo graças ás dicas do teu post.
    Bem hajam user´s assim.
    Obrigado

19. notepad

notepad Banido

Boas, se puderes, posta ai o mail que mandaste, visto que eu pretendo enviar um igual.

cumps

20. paulo1024

paulo1024 Power Member

È facil e tens que ser mentiroso :D
    Eu mandei um mail á vodafone mais ou menos assim:

Bom dia, o meu nome é : xxxxx e falei com a vossa linha de apoio a clientes (16913) e pedi para me darem informações acerca de como configurar o meu router em brigde. Prontamente disseram que só mandando um email para o apoio técnico ([email protected])é que será possivel fazer tal procedimento, como tal venho pedir desta forma.
    O meu nome é :xxxxxxx o meu ADSL ID é o : xxxxx, e venho por este meio solicitar ao apoio técnico que me dê os previlégios de configuração do meu router para modo brigde, o modelo do router é: xxxxx com o MAC number nº: xxxxxxxx e com o serial number nº :xxxxxxx.
    Tenho noção que perderei suporte remoto por parte da vodafone, mas preciso realmente que façam isso.
    Obrigado.

Partilhar esta Página