Vodafone anuncia acordo para compra da Nowo

O que eu tentei referir, foi de que a NOWO, em termos de adesão inicial, é a que ainda tem preços mais baixos nos tarifários, para as pessoas no geral. Nos outros operadores, entramos sempre na linha de retenção, para sermos fidelizados novamente.
Quanto à expansão da NOWO, anteriormente era a Cabovisão controlada por canadianos, entre outros acionistas que frequentaram a estrutura acionista da Cabovisão, atual NOWO, logo não se pode comparar completamente com o que a MásMovil se encontra a fazer no momento. Certo que não fazem muito para se expandirem, e que têm que investir mais, mas com a rede da DST, em muitos sítios, já é possível termos NOWO com Fibra a 100%, o que já por si só, é algo benéfico para os consumidores em geral.

Cumprimentos.
No Móvel são ou já foram competitivos, as vzes é preciso sair da zona de conforto.
 
Olha, eles a quererem ficar com o espetro... Isso seria completamente surreal. Já aqui o defendi, o que devia acontecer era a Vodafone ser autorizada a comprar a rede fixa, mas não a operação e o negócio, e depois a Vodafone era obrigada a alugar gratuitamente a rede fixa à Nowo durante 30 anos. Se os espanhóis depois disso quisessem encerrar a Nowo e fechar a operação, seriam livres de o fazer. Era isto que a AdC devia dizer. O núcleo da rede construído em fibra óptica tem interesse financeiro. Já o last-mile construído em coaxial tem pouco interesse...

E quanto ao negócio da rede móvel MVNO nem se fala, a Nowo é das poucas que fez baixar os preços em Portugal nos últimos 5 anos no móvel. É portanto igualmente impensável, é quase pagar para ficar com os clientes sem que ninguém ganhe nada em termos tecnológicos ou nos mercados. Pelo contrário! Todos ficaríamos a perder porque é perder mais um player no mercado que concorre pelo preço.

E, ao contrário da decrépita operação da Nowo na rede fixa, a operação na rede móvel MVNO da Nowo nunca seria fechada porque é uma operação com valor económico....


Edit: Quanto à rede fixa, nos remédios devia ficar algo que já está previsto na lei e ninguém cumpre, que é arrancarem os cabos coaxiais das fachadas à medida que os clientes vão sendo desligados. A Altice não retira o cobre em algumas zonas nem o vigia e depois chegam lá os ladrões, dão um corte de cada lado e acabam a cortar os cabos de fibra que estão ao lado, com prejuízo e interrupções de serviço aos clientes

Edit 2: A AdC tem toda a razão em estar de pé atrás, porque sabe o que a casa gasta. Ainda há pouco tempo a AdC descobriu, e houve condenações em primeira instância em tribunal por isso, que a Nowo e a Altice tinham um acordo anti-concorrencial para que a Nowo não pudesse cobrir todo o país com os seus tarifários e que a Nowo não pudesse fazer ofertas a menos de 5 EUR por mês https://observador.pt/2022/07/04/__trashed-927/

A confirmar-se depois do recurso para a Relação, isto é cartel perigoso. Todo o cuidado é pouco! Bem a AdC
 
Última edição:
O mais interessante da notícia é mesmo a Vodafone dar a entender que não lhe interessa concluir o negócio caso não possa ficar com o espectro da Nowo para o 5G...
 
Eu não espero que o espetro da Nowo caia no vazio. Mesmo que os espanhóis quisessem encerrar a operação da Nowo no móvel (cenário pouco provável), o espetro podia ser leiloado outra vez

Agora a Vodafone ficar com o espetro de um novo entrante acho impensável
 
Pensando como empresa tem sentido...ou seja, se compro a empresa compro o que ela tem quer em rede, espetro ou infraestrutura....

Como cliente seria a coisa mais horrivel de acontecer...dava cabo do mercado concorrência...dado que a vdf e nowo foram individualmente ao mercado do espetro
 
Espero que a ADC trave a compra para bem dos nossos bolsos! A NOWO é a empresa com preços mais baixos do mercado e estava a instalar rede FTTH em Lisboa, Porto e regiões à volta. A VDF iria fazer o que outros no passado fizeram. Aumentar os preços dos pacotes. Aconteceu com a OPTIMUS, Pluricanal, CoimbraTel, TvTel, BragaTel, etc
 
Já aqui o defendi, o que devia acontecer era a Vodafone ser autorizada a comprar a rede fixa, mas não a operação e o negócio, e depois a Vodafone era obrigada a alugar gratuitamente a rede fixa à Nowo durante 30 anos. Se os espanhóis depois disso quisessem encerrar a Nowo e fechar a operação, seriam livres de o fazer.
Na ótica de manutenção do emprego esta solução é muito frágil. Se comprares apenas a rede e a empresa acabar por fechar (que futuro teria essa empresa? Ao fim de 30 anos ficava como? Só se voltasse a construir outra rede. E nesse tempo, estaria em condições "desleais" no mercado, com uma estrutura de custos impossível de replicar por qualquer outro operador), tens destruição de emprego.

E, ao contrário da decrépita operação da Nowo na rede fixa, a operação na rede móvel MVNO da Nowo nunca seria fechada porque é uma operação com valor económico....
Mas uma operação coxa, com menos oferta (sem pacotes convergentes), o que altera a capacidade de aumentar receita por cliente, e dependente de terceiros. O serviço pode continuar, mas a empresa seria mais pequena e menos relevante (estilo Lycamobile).

Pensando como empresa tem sentido...ou seja, se compro a empresa compro o que ela tem quer em rede, espetro ou infraestrutura....

Como cliente seria a coisa mais horrivel de acontecer...dava cabo do mercado concorrência...dado que a vdf e nowo foram individualmente ao mercado do espetro
Foram individualmente, e com condições diferentes. O concurso em que a Nowo participou tinha condições mais favoráveis a que a Vodafone não podia ter acesso.
 
Na ótica de manutenção do emprego esta solução é muito frágil. Se comprares apenas a rede e a empresa acabar por fechar (que futuro teria essa empresa? Ao fim de 30 anos ficava como? Só se voltasse a construir outra rede. E nesse tempo, estaria em condições "desleais" no mercado, com uma estrutura de custos impossível de replicar por qualquer outro operador), tens destruição de emprego.
A óptica que eu vejo primordial é a concorrência e os consumidores. E há emprego e emprego. Se for manutenção do emprego tipo pessoal a reformar-se aos 40 anos como tínhamos na antiga PT... Só serve para acrescentar custos aos clientes. Quero acreditar quanto a manutenção do emprego que o mercado adapta-se e torna a contratar quem seja preciso.

Atenção que eu não sei se me fiz explicar. Vejo um cenário possível que é a rede é vendida à Vodafone mas obrigada a partilhar com a Nowo durante uns anos. Perante uma decisão dessas da AdC, a MàsMóvil pode simplesmente preferir fechar o negócio fixo da Nowo, é um direito do dono de qualquer empresa que ache que a sua empresa não é viável no longo prazo. Foi isso que tentei dizer e nesse caso já não existia a partilha de rede com a Nowo, porque a empresa Nowo deixava simplesmente de existir.

Agora, por mim a Nowo continua a existir. Estou só a equacionar todos os cenários. E não pode ter uma estratégia assente no HFC, com tantos relatos de problemas técnicos como tem. Vivo isso num contrato da família. A NOS em HFC está muito melhor. Se houver viabilidade para a Nowo, é investir em FTTH como estava a fazer e a Vodafone interrompeu esse investimento que a Nowo estava a fazer com este anúncio da fusão
 
@RRJoao certo, compreendo. Isso do emprego é mais uma decisão política, acho que temos visto uma tendência de evitar deixar empresas falir (TAP, EFACEC) parcialmente por causa do emprego. A Nowo não tem o mesmo calibre, então não é muito justo pôr na mesma cesta, mas fiquei com isso em mente.
 
@bioniclizard sim, isso é uma preocupação. Quando uma empresa fecha há sempre pessoas sobretudo já perto dos 60 anos que ficam desamparadas porque ainda não têm idade para se reformar e têm mais dificuldade em ser contratadas ou não têm as qualificações que o mercado hoje pede. É mais uma questão nacional que como sociedade devíamos resolver. Nos EUA, abrir e fechar uma empresa, sair e entrar num emprego é a coisa mais normal do mundo. Cá também devíamos mudar essa mentalidade, sem descurar pessoas que possam ficar desamparadas e queiram continuar a trabalhar. Como sociedade devíamos ter uma solução para esses casos, até porque há negócios que com o passar do tempo inevitavelmente desaparecem, sempre foi assim
 
A rede fixa da nowo é boa.
Atualizaram routers, agora têm box TV Android 4k que é excelente. Têm App para ver TV fora de casa e recentemente renovaram toda a parte de gestão de cliente e têm boas Apps para gerir o serviço. Tudo excelente qualidade.
A qualidade/preço de serviço da Nowo atualmente é superior a Nos/vodafone/Meo. As pessoas metem fibra a 500Mb e nem 1% disso utilizam, é so marketing e andam a comer e a pagar marketing. Pensam que a internet e TV so funciona com o cabo de fibra a 500mb a porta.
Eu nao trocava a Nowo por nenhuma operadora neste momento, nem com fibra 500 a porta ao mesmo preço.

Na Polonia cartao SIM de 250Gb de internet custa 2.5 euros e um de 2.5 Terabytes custa 10 euros. Na Italia um cartao SIM de 2.5 Terabytes custa 8 euros. Em PT 10 euros da para uns miseros 10gb de trafego.
Em PT ha um cartel e a Nowo é o ultimo reduto de protecção contra o cartel.
 
A rede fixa na nowo é boa?
A qualidade de imagem na app na box android é muito inferior à do rf, isto quando funciona porque normalmente passa o dia todo a fazer buffering.
Isto para não falar da internet que em horas de pico está a 10% do valor contratado e muitas vezes menos.

Deixo aqui um teste em Wi-Fi 5Ghz ao lado do router


5638221763.png
 
A rede fixa na nowo é boa?
A qualidade de imagem na app na box android é muito inferior à do rf, isto quando funciona porque normalmente passa o dia todo a fazer buffering.
Isto para não falar da internet que em horas de pico está a 10% do valor contratado e muitas vezes menos.

Deixo aqui um teste em Wi-Fi 5Ghz ao lado do router


5638221763.png

20 Megas em hora de ponta para uma rede HFC com 30 anos não está mau ;)

Em FTTH a historia é outra
 
A rede fixa na nowo é boa?
A qualidade de imagem na app na box android é muito inferior à do rf, isto quando funciona porque normalmente passa o dia todo a fazer buffering.
Isto para não falar da internet que em horas de pico está a 10% do valor contratado e muitas vezes menos.

Deixo aqui um teste em Wi-Fi 5Ghz ao lado do router
Na minha zona isso não acontece.
Velocidades sempre no Top a qualquer hora do dia.

Acredito que ha zona melhores e outras piores. Espero que eles consigam colocar todas as zonas a boas velocidades.
Mas o que reportas acontece em todas as operadoras. Não é um problema exclusivo da Nowo. Se fores a Nos, Meo, Vodafone tens toneladas de reclamações.

Seria muito mais positivo para as comunicações em portugal um upgrade na rede da Nowo nas zonas criticas que estao com underperformance do que um takeover da Vodafone.

Cumps.
 
@DJ_PAPA só na pequena amostra deste fórum, é muita gente (demasiada) com problemas técnicos. E na minúscula amostra desta página desta thread temos dois clientes a dizer que têm problemas graves e um a dizer que não tem problemas. É demasiado para um operador tão pequeno
 
Na minha zona isso não acontece.
Velocidades sempre no Top a qualquer hora do dia.

Acredito que ha zona melhores e outras piores. Espero que eles consigam colocar todas as zonas a boas velocidades.
Mas o que reportas acontece em todas as operadoras. Não é um problema exclusivo da Nowo. Se fores a Nos, Meo, Vodafone tens toneladas de reclamações.

Seria muito mais positivo para as comunicações em portugal um upgrade na rede da Nowo nas zonas criticas que estao com underperformance do que um takeover da Vodafone.

Cumps.
A nos (FTTH) a meo e a Vodafone podem ter outros problemas, mas quedas constantes nas velocidades não têm. Não existe sequer comparação.

Tu estás numa zona com sorte, é só ires à thread da nowo e veres a quantidade de reclamações.
 
Eu também é raro ter problemas, sempre com velocidades 500/50 a qualquer hora do dia, mas mesmo nos últimos 22 anos de serviço que estou com eles com os iniciais 128kbps de 'banda larga' foram pontuais as falhas...
 
Eu tb tenho NOWO HFC e não tenho problemas nenhuns... Na pandemia tive aulas online durante meses e zero problemas, jogo online e zero problemas.

Acho que mais rapidamente o pessoal vem para fóruns quando tem reclamações do que quando tudo corre bem.
 
Back
Topo